Anchieta

Anchieta Joaquim Tomás

Resenhas - Anchieta

Saulo115 19/10/2020

Vigor...
"...nas enfermidades é que se aperfeiçoa a virtude."(IICor 12,9)

Marcio 26/10/2020

Personagem importante para a consolidação do Brasil
Esse livro traz a biografia de São José de Anchieta, principalmente o período após a sua chegada ao Brasil em 1553.
Imagino que por ser um período tão recuado no tempo, seja difícil fazer a reconstrução mais detalhada da vida do Santo.
Faltaram maiores detalhes na vida pregressa em Portugal e também o contexto da sua formação, a congregação a qual pertencia, o contexto do Brasil da época.
No entanto, o que mais me impressionou era o protagonismo de Anchieta junto aos índios para tecer acordos de paz entre as tribos e tentar costurar uma paz que evitasse as constantes guerras entre as tribos e a prática do canibalismo dos mortos nas guerras.

Angerson 28/10/2020

Ótimo livro
Livro muito bom, narra a história de São José de Anchieta e apresenta muita história do Brasil recém descoberto.

Leitura leve e dinâmica, se aprende tanto sobre o grande santo como também sobre a história do Brasil e vê-se que sem os jesuítas e o catolicismo não seria possível entender os índios e os fazer entendidos.

"Os missionários católicos - como tão bem lembrava o escritor luso Pinheiro Chagas - construíram o Brasil"

Leonardo 29/10/2020

Livro muito bom
Livro ideal para quem busca conhecer a vida deste santo da Igreja Católica. Aborda o início do processo de colonização do Brasil.

Marília 14/11/2020

Que ótima biografia do apóstolo do Brasil. Mostra como ele já tinha as virtudes de um santo.

Thiago.AugustoCG 30/11/2020

Uma Bela homenagem a esse personagem de suma importância pro Catolicismo no Brasil... O livro é muito bom, a leitura flui bacana pra uma biografia

Fabiano.Sousa 07/12/2020

História da Igreja no Brasil
Simplesmente uma história maravilhosa a vida deste Santo. Como Anchieta foi um marco na vida cristã dos brasileiros.

Wanessa135 30/12/2020

Padre Anchieta ganhou minha admiração e meu coração
Tinha bons pressentimentos quanto ao livro e eles estavam corretos. Minha admiração por Padre Anchieta só crescia a cada página. Ainda visitarei o local do seu sepultamento. Encerrando minhas leituras de 2020 com chave de ouro.

Ãngelo97 04/02/2021

Herói Nacional
Sobre a leitura de "Anchieta: o Apóstolo do Brasil" devo classificá-la como imprescindível aos habitantes da Terra de Santa Cruz. Somos um povo rico e pobre, explico-lhes: ricos no imenso número de grandes nomes que compõe o canône de nossa história, todavia pobres pelo desprezo que damos a nossos heróis.
Anchieta é um desses magnos que confunde sua história com a da fundação de nossa Nação, outros são os que nasceram num Império ou República já consolidada, devemos tanto a Bonifácio, Gilberto Freyre, Mario Ferreira dos Santos e uma miríade de personagens que não posso citar aqui. Todavia, para que Anchieta não esteja só no rol dos grandes estrangeiros que amaram mais essa terra que muitos de seus filhos, cito S.A.I.R. D. Leopoldina, austríaca por nascimento, brasileira por amor.
O referido livro é um tesouro tanto pela figura que retrata quanto pelo rigoroso trabalho do autor. Anchieta é recordado aqui desde seu nascimento na Espanha até sua canonização pela Igreja, poderíamos dizer que em vida foi da Espanha para o Brasil, em morte, do Brasil para o Universo, seu trabalho junto às aldeias em vários aspectos ajudaram a formar o Brasil, na língua, no teatro, no amor, eis o grande educador de nossa Nação. De forma maestral, trata dos pontos principais da vida do taumatúrgo sem pedantismo. O trabalho é genial, o que não é espantoso pelos grandes prêmios que recebeu.
São José de Anchieta é necessário para que valorizemos nossa história.

Wedson 28/02/2021

Muito bom conhecer mais da história desse grande Santo que passou nas terras brasileiras. Uma história que inspira e nos faz conhecer mais sobre a história das origem do nosso país.

Jéssany 19/03/2021

São José de Anchieta soube comunicar o que ele mesmo experimentou de Cristo. Não estudou teologia, nem filosofia mas com o olhar cheio de alegria ele foi aonde o mandaram testemunhar a alegria cristã.

Franciele143 20/03/2021

Padre José de Anchieta o apóstolo do Brasil, ao iniciar a leitura imaginei já de cara, encontrar escritos da vida do Santo, porém me surpreendi, já no prólogo, está descrito a passagem de alguns santos espanhóis e claro que são José de Anchieta não fica de fora, ele é o principal do estudo, ainda no prólogo é citado o triunfo que a Espanha obteve em seus escritos originais espanhóis, que ganha o prêmio de um concurso pelo ministério da educação, que é material para roteiro de filme. Um pouco adiante, um pouco da história da Espanha seu heroísmo e beleza, legenda o heroísmo de guerreiros, cavaleiros andantes, a beleza das poesias, missionários com fascínio do Quixote, o Estoicismo de são Francisco Xavier e sua paixão pelos sacramenos, e o novo mundo pelas velas de Cristóvão Colombo. No primeiro capítulo é descrito de forma genuína em cópias legitimas transcritas, de cartas de Pero Vaz de Caminha, e a primeira carta que datou 1 de maio de 1500, o primeiro a informar sobre os índios e a terrinha. O continente americano ganhou o nome América, em homenagem a Américo Vespúcio, um grande mercador e explorador Italiano naturalizado na Espanha, que foi responsável pela logística e viagens de Colombo.
Ao contrário do que ouvi repetidas vezes, não somos a escória de Portugal nem tão pouco de outros países, somos a unificação de vários povos que desbravaram e aqui conquistaram seu espaço trazendo cultura e esperança, força, coragem e fé, somos o passado de expansão marítima e territorialização, Portugal não só buscava enaltecer-se com viagens e busca de condimentos mas fixar território e tornar-se um Reino Unido a Portugal, porém o calor da terrinha cativou os próprios envolvidos na barganha, e cá estamos nós... Somos a união de coragem e força!
Somos o Brasil de forte doutrina cristã, catequizado por um servo tão humilde o José de Anchieta, com seu exemplo, de bondade catequisou os índios com sua persistência e bondade, cativou os canibais, seu amor a mãe Maria é algo incomparável, ele que se auto titulava como pobre inútil José.

"Estamos em um pleno ambiente de um lendário Brasil de paisagem verde e exótica..." Anchieta um santo homem que veio da Europa em 1553 para educar e catequizar sul-americanos com bases filosóficas, mitológicas assim criando uma cultura e cativando nativos pagãos, que grande parte eram antropófagos, comiam carne humana por crença. Como formar o imaginário sem essas bases, a literatura é fantástica pois engloba todo esse acoplado educativo, se assim posso dizer. Ele além de preparar o imaginário, cuidou, alimentou, salvou vidas, e fez milagres, viveu no Brasil por 44 anos, na companhia dos Jesuítas, 47 de de religião e 64 de idade, faleceu no dia 9/7/1597 padres e índios choravam a despedida desse irmão tão virtuoso. Bem, assim como no momento que li me emocionei, não tem como não se emocionar. A nossa história é linda, conta o desbravamento de homens que se lançaram ao mar para o desconhecido, em busca de espansão territórial e fortalecer o comércio, a primeira carta escrita aqui foi pelas mãos de Pero Vaz de Caminha, ele falou o que viu dos nativos e parte da descrição foi "os índios são pessoas inocentes, não são idólatras apenas agem por instinto," . O beato Anchieta com seu amor apaixonou a todos, seus restos mortais foram motivo de tumulto a procura de milagres, e foram vários os milagres ultrapassaram os 200 no primeiro ano.

@minhabibliotecacatolica

Ir.Vivian.CMES 28/03/2021

Herói da fé do Brasil
Me perdoem os que acham que os jesuítas estragaram o nosso país. São José de Anchieta foi na verdade um herói da fé, e trouxe para o Brasil, teatro, educação e muitas outras coisas, amava os indígenas e o Brasil, foi um verdadeiro herói da fé brasileira.

Andre.S 01/04/2021

Na origem do Brasil
Este livro narra a vida do nosso São José de Anchieta, Jesuita que habitou e trabalhou incansavelmente no Brasil recém descoberto. Um documento bem completo e pormenorizado, porém achei de difícil leitura até pela linguagem do português dos anos 50(ano de publicação do livro original). Esta edição da MBC está muito bonita, como outros livros da editora.