Anchieta

Anchieta Joaquim Tomás

Resenhas - Anchieta

Aislany0 03/04/2023

Muuuuuito bom
Quebra todo o estigma de padres maus e opressores que aprendemos na escola. Pelo contrário, vemos como eles foram corajosos de catequizar índios CARNIBAIS e quanta pureza e castidade Deus os concedeu para conviver com as índias.
E eu soube com esse livro que ele, PADRE JOSÉ ANCHIETA FEZ A GRAMÁTICA DO TUPI GUARANI!!!!!!!!!! Pq a gente não aprende a louvar esse tipo de gente na escola? Pq não conhecemos a nossa própria história?

Cassia.Santos 23/11/2022

Belos relatos; bons fatos
A história de Anchieta é cativante. A doação de si pelos índios que aqui encontrou e o esforço para levar a alma de cada um deles ao Pai. A descrição das batalhas entre os indígenas e os relatos das tribos que praticavam a antropofagia são impressionantes. É um bom livro para curiosos. Também contribui muito para enxergamos a visão dos padres em relação a cada um dos índios que estavam ali.

Sabrina 08/11/2022

Devo minha fé a Anchieta ??
Que livro belíssimo!!!
Esperava conhecer um santo, mas aprendi a história do meu país, e a origem da minha cidade. Quanto conhecimento maravilhoso!
Sem dúvidas a frase "não se ama aquilo que não se conhece" nunca fez tanto sentido! Não imaginava que a história da Cidade de São Paulo era essa. Li tantos nomes conhecidos de ruas da cidade, e agora vou apreciar com outros olhos todos, principalmente o Páteo do Colégio que foi onde a cidade teve seu início com a Santa Missa e eu não fazia ideia e agora vou marcar pra ontem uma visita ao museu do Anchieta que tem lá rs.

Que santo foi São José de Anchieta em!! Ele quem devia ser o exemplo de pedagogo do Brasil. Homem que teve a sabedoria de adaptar completamente o cristianismo para que os índios compreendessem, os levando a civilização através de Cristo. A maneira como ele tinha paciência de ensina-los, é incrível demais. E como os protegia dos colonizadores então?! Como pode alguém ousar dizer que ele não merece o título de apóstolo do Brasil????

Graças a Anchieta, temos hoje um PAÍS CATÓLICO, não um país laico como dizem por aí. Nossa origem é católica, e a negar não vai mudar isso. Graças a Anchieta hoje eu tenho a graça de ter diversas paróquias no meu bairro e poder visitar o Santíssimo Sacramento nelas.
Como é belo ver como o esforço, e a santidade de um simples homem como Anchieta mudou a história de um país e de uma nação!

São José de Anchieta, rogai pela nação brasileira! Cuida desta terra de Santa Cruz, que tanto querem perverter ????

Carla 15/03/2022

Anchieta, apóstolo e santo do Brasil
Os Santos sempre me constrangem e impactam! Não foi diferente com este santo forjado no Brasil. Vida incrível e inspiradora entrelaçada a história do Brasil. Leitura muito rica, embora, por vezes, tanto enfadonha, pelo estilo do autor. Porém, livro recomendadíssimo!

Pe. Jeferson 07/02/2022

Santo e Civilizador
De modo geral o livro não é de difícil compreensão, embora possa causar alguma estranheza a quem não estiver familiarizado com o estilo de escrita dos anos 50.
O autor não foca tanto nos milagres de São José de Anchieta, embora fale também sobre eles. Penso que a intensão do autor, como mostra o subtítulo, era demonstrar a importância civilizatória do santo para o nosso país, e isso ele faz com perfeição. Além de santo, Anchieta é o pioneiro brasileiro da literatura, do teatro, da pedagogia, da linguística, da historiografia e de mais um sem-número de artes e ciências.
Não digo com isso que o autor separe as coisas, como tendem a fazer autores contemporâneos, Ele mostra que em Anchieta todo o seu empenho civilizatório nasce de seu amor a Deus e do desejo de salvar almas.
Todo o contexto histórico é muito bem explorado, o que ajuda não só na devoção ao Santo, mas também na admiração ao Herói da Pátria.
É uma pena que São José de Anchieta não seja mais conhecido e, principalmente, mais amado pelos católicos brasileiros de hoje; aliás, pelos católicos do mundo inteiro. Sua biografia não deve nada aos santos mais populares da Igreja.

Lilliam 14/01/2022

Apóstolo do Brasil
O livro nos relata a vida de santidade e os recursos utilizados por São José de Anchieta para catequizar os índios.

Alex.Ferreira 07/09/2021

História do Brasil
Vale muito a pena ler uma fonte confiável sobre a História da Igreja no Brasil. Muito recomendável

Zezinho 18/06/2021

Missionariedade
O apóstolo do Brasil é um missionário por excelência! Nos tempos de seminário, este livro poderia ter me impressionado mais. Muita analise histórica. Nao é uma biografia romanceada. O livro também nao se detem muito em aspectos pitorecos da vida do santo. Livro escolhido para apresentar a vida do santo, deixa de fora aspectos importantes, como o inicio da vocação. Como disse, em outros tempos teria me impressionado. Hoje, não me cativou...

Danilo546 09/06/2021

Livro de alto valor histórico!
A história de São José de Anchieta é impressionante e deveria ser conhecida por todos os brasileiros, já que ele foi, inegavelmente, um dos principais responsáveis pelo início da história do nosso país. Gostei muito de conhecer mais sua história.
Quanto ao livro, em partes ele é muito detalhista e adota um tom bastante técnico (historicamente falando), de modo que a leitura não é tão agradável em alguns capítulos. No entanto, isso demonstra o valor do trabalho do autor, que realmente se debruçou na pesquisa e na escrita desse livro que realmente serve de fonte para nossos estudos e formação.
Recomendo a leitura!

Andre.S 01/04/2021

Na origem do Brasil
Este livro narra a vida do nosso São José de Anchieta, Jesuita que habitou e trabalhou incansavelmente no Brasil recém descoberto. Um documento bem completo e pormenorizado, porém achei de difícil leitura até pela linguagem do português dos anos 50(ano de publicação do livro original). Esta edição da MBC está muito bonita, como outros livros da editora.

Ir.Vivian.CMES 28/03/2021

Herói da fé do Brasil
Me perdoem os que acham que os jesuítas estragaram o nosso país. São José de Anchieta foi na verdade um herói da fé, e trouxe para o Brasil, teatro, educação e muitas outras coisas, amava os indígenas e o Brasil, foi um verdadeiro herói da fé brasileira.

Franciele143 20/03/2021

Padre José de Anchieta o apóstolo do Brasil, ao iniciar a leitura imaginei já de cara, encontrar escritos da vida do Santo, porém me surpreendi, já no prólogo, está descrito a passagem de alguns santos espanhóis e claro que são José de Anchieta não fica de fora, ele é o principal do estudo, ainda no prólogo é citado o triunfo que a Espanha obteve em seus escritos originais espanhóis, que ganha o prêmio de um concurso pelo ministério da educação, que é material para roteiro de filme. Um pouco adiante, um pouco da história da Espanha seu heroísmo e beleza, legenda o heroísmo de guerreiros, cavaleiros andantes, a beleza das poesias, missionários com fascínio do Quixote, o Estoicismo de são Francisco Xavier e sua paixão pelos sacramenos, e o novo mundo pelas velas de Cristóvão Colombo. No primeiro capítulo é descrito de forma genuína em cópias legitimas transcritas, de cartas de Pero Vaz de Caminha, e a primeira carta que datou 1 de maio de 1500, o primeiro a informar sobre os índios e a terrinha. O continente americano ganhou o nome América, em homenagem a Américo Vespúcio, um grande mercador e explorador Italiano naturalizado na Espanha, que foi responsável pela logística e viagens de Colombo.
Ao contrário do que ouvi repetidas vezes, não somos a escória de Portugal nem tão pouco de outros países, somos a unificação de vários povos que desbravaram e aqui conquistaram seu espaço trazendo cultura e esperança, força, coragem e fé, somos o passado de expansão marítima e territorialização, Portugal não só buscava enaltecer-se com viagens e busca de condimentos mas fixar território e tornar-se um Reino Unido a Portugal, porém o calor da terrinha cativou os próprios envolvidos na barganha, e cá estamos nós... Somos a união de coragem e força!
Somos o Brasil de forte doutrina cristã, catequizado por um servo tão humilde o José de Anchieta, com seu exemplo, de bondade catequisou os índios com sua persistência e bondade, cativou os canibais, seu amor a mãe Maria é algo incomparável, ele que se auto titulava como pobre inútil José.

"Estamos em um pleno ambiente de um lendário Brasil de paisagem verde e exótica..." Anchieta um santo homem que veio da Europa em 1553 para educar e catequizar sul-americanos com bases filosóficas, mitológicas assim criando uma cultura e cativando nativos pagãos, que grande parte eram antropófagos, comiam carne humana por crença. Como formar o imaginário sem essas bases, a literatura é fantástica pois engloba todo esse acoplado educativo, se assim posso dizer. Ele além de preparar o imaginário, cuidou, alimentou, salvou vidas, e fez milagres, viveu no Brasil por 44 anos, na companhia dos Jesuítas, 47 de de religião e 64 de idade, faleceu no dia 9/7/1597 padres e índios choravam a despedida desse irmão tão virtuoso. Bem, assim como no momento que li me emocionei, não tem como não se emocionar. A nossa história é linda, conta o desbravamento de homens que se lançaram ao mar para o desconhecido, em busca de espansão territórial e fortalecer o comércio, a primeira carta escrita aqui foi pelas mãos de Pero Vaz de Caminha, ele falou o que viu dos nativos e parte da descrição foi "os índios são pessoas inocentes, não são idólatras apenas agem por instinto," . O beato Anchieta com seu amor apaixonou a todos, seus restos mortais foram motivo de tumulto a procura de milagres, e foram vários os milagres ultrapassaram os 200 no primeiro ano.

@minhabibliotecacatolica