Anchieta

Anchieta Joaquim Tomás




Resenhas - Anchieta


26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Carla 15/03/2022

Anchieta, apóstolo e santo do Brasil
Os Santos sempre me constrangem e impactam! Não foi diferente com este santo forjado no Brasil. Vida incrível e inspiradora entrelaçada a história do Brasil. Leitura muito rica, embora, por vezes, tanto enfadonha, pelo estilo do autor. Porém, livro recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Sabrina 08/11/2022

Devo minha fé a Anchieta ??
Que livro belíssimo!!!
Esperava conhecer um santo, mas aprendi a história do meu país, e a origem da minha cidade. Quanto conhecimento maravilhoso!
Sem dúvidas a frase "não se ama aquilo que não se conhece" nunca fez tanto sentido! Não imaginava que a história da Cidade de São Paulo era essa. Li tantos nomes conhecidos de ruas da cidade, e agora vou apreciar com outros olhos todos, principalmente o Páteo do Colégio que foi onde a cidade teve seu início com a Santa Missa e eu não fazia ideia e agora vou marcar pra ontem uma visita ao museu do Anchieta que tem lá rs.

Que santo foi São José de Anchieta em!! Ele quem devia ser o exemplo de pedagogo do Brasil. Homem que teve a sabedoria de adaptar completamente o cristianismo para que os índios compreendessem, os levando a civilização através de Cristo. A maneira como ele tinha paciência de ensina-los, é incrível demais. E como os protegia dos colonizadores então?! Como pode alguém ousar dizer que ele não merece o título de apóstolo do Brasil????

Graças a Anchieta, temos hoje um PAÍS CATÓLICO, não um país laico como dizem por aí. Nossa origem é católica, e a negar não vai mudar isso. Graças a Anchieta hoje eu tenho a graça de ter diversas paróquias no meu bairro e poder visitar o Santíssimo Sacramento nelas.
Como é belo ver como o esforço, e a santidade de um simples homem como Anchieta mudou a história de um país e de uma nação!

São José de Anchieta, rogai pela nação brasileira! Cuida desta terra de Santa Cruz, que tanto querem perverter ????
comentários(0)comente



Ãngelo97 04/02/2021

Herói Nacional
Sobre a leitura de "Anchieta: o Apóstolo do Brasil" devo classificá-la como imprescindível aos habitantes da Terra de Santa Cruz. Somos um povo rico e pobre, explico-lhes: ricos no imenso número de grandes nomes que compõe o canône de nossa história, todavia pobres pelo desprezo que damos a nossos heróis.
-
Anchieta é um desses magnos que confunde sua história com a da fundação de nossa Nação, outros são os que nasceram num Império ou República já consolidada, devemos tanto a Bonifácio, Gilberto Freyre, Mario Ferreira dos Santos e uma miríade de personagens que não posso citar aqui. Todavia, para que Anchieta não esteja só no rol dos grandes estrangeiros que amaram mais essa terra que muitos de seus filhos, cito S.A.I.R. D. Leopoldina, austríaca por nascimento, brasileira por amor.
-
O referido livro é um tesouro tanto pela figura que retrata quanto pelo rigoroso trabalho do autor. Anchieta é recordado aqui desde seu nascimento na Espanha até sua canonização pela Igreja, poderíamos dizer que em vida foi da Espanha para o Brasil, em morte, do Brasil para o Universo, seu trabalho junto às aldeias em vários aspectos ajudaram a formar o Brasil, na língua, no teatro, no amor, eis o grande educador de nossa Nação. De forma maestral, trata dos pontos principais da vida do taumatúrgo sem pedantismo. O trabalho é genial, o que não é espantoso pelos grandes prêmios que recebeu.
São José de Anchieta é necessário para que valorizemos nossa história.
comentários(0)comente



Thiago.AugustoCG 30/11/2020

Uma Bela homenagem a esse personagem de suma importância pro Catolicismo no Brasil... O livro é muito bom, a leitura flui bacana pra uma biografia
comentários(0)comente



Zezinho 18/06/2021

Missionariedade
O apóstolo do Brasil é um missionário por excelência! Nos tempos de seminário, este livro poderia ter me impressionado mais. Muita analise histórica. Nao é uma biografia romanceada. O livro também nao se detem muito em aspectos pitorecos da vida do santo. Livro escolhido para apresentar a vida do santo, deixa de fora aspectos importantes, como o inicio da vocação. Como disse, em outros tempos teria me impressionado. Hoje, não me cativou...
comentários(0)comente



Alex.Ferreira 07/09/2021

História do Brasil
Vale muito a pena ler uma fonte confiável sobre a História da Igreja no Brasil. Muito recomendável
comentários(0)comente



Marília 14/11/2020

Que ótima biografia do apóstolo do Brasil. Mostra como ele já tinha as virtudes de um santo.
comentários(0)comente



Lilliam 14/01/2022

Apóstolo do Brasil
O livro nos relata a vida de santidade e os recursos utilizados por São José de Anchieta para catequizar os índios.
comentários(0)comente



Angerson 28/10/2020

Ótimo livro
Livro muito bom, narra a história de São José de Anchieta e apresenta muita história do Brasil recém descoberto.

Leitura leve e dinâmica, se aprende tanto sobre o grande santo como também sobre a história do Brasil e vê-se que sem os jesuítas e o catolicismo não seria possível entender os índios e os fazer entendidos.

"Os missionários católicos - como tão bem lembrava o escritor luso Pinheiro Chagas - construíram o Brasil"
comentários(0)comente



Aislany0 03/04/2023

Muuuuuito bom
Quebra todo o estigma de padres maus e opressores que aprendemos na escola. Pelo contrário, vemos como eles foram corajosos de catequizar índios CARNIBAIS e quanta pureza e castidade Deus os concedeu para conviver com as índias.
E eu soube com esse livro que ele, PADRE JOSÉ ANCHIETA FEZ A GRAMÁTICA DO TUPI GUARANI!!!!!!!!!! Pq a gente não aprende a louvar esse tipo de gente na escola? Pq não conhecemos a nossa própria história?
comentários(0)comente



Marcio 26/10/2020

Personagem importante para a consolidação do Brasil
Esse livro traz a biografia de São José de Anchieta, principalmente o período após a sua chegada ao Brasil em 1553.
Imagino que por ser um período tão recuado no tempo, seja difícil fazer a reconstrução mais detalhada da vida do Santo.
Faltaram maiores detalhes na vida pregressa em Portugal e também o contexto da sua formação, a congregação a qual pertencia, o contexto do Brasil da época.
No entanto, o que mais me impressionou era o protagonismo de Anchieta junto aos índios para tecer acordos de paz entre as tribos e tentar costurar uma paz que evitasse as constantes guerras entre as tribos e a prática do canibalismo dos mortos nas guerras.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR