Realismo Capitalista

Realismo Capitalista Mark Fisher

Resenhas -

binnie_ 22/12/2023

Bom demais da conta
Quebrou minha cabeça todinha, mesmo assim não tem muitas palavras complicadas e ele contextualiza muito bem suas referências mesmo que eu tenha anotado muitas para checar depois, pois acredito que vale a pena. Um livro ótimo pra entender muitos dos processos que estamos inseridos, além disso o fato dele utilizar filmes/livros famosos me encantou muito.
Recomendo muito pra quem está começando a ler autores socialistas fora de marx-engels, especialmente os mais modernos, e também para aqueles que não necessariamente se interessam por isso mas estão paralisados pela falta de perspectiva política, social ou econômica.

mulderfumante 21/12/2023

Outro que li faz um tempão e que preciso rever umas anotações rs mas é isso, estamos todos caminhando sobre o corpo quase morto do neoliberalismo

yasmin 21/12/2023

Um livro extremamente importante para compreender um pouquinho que algumas doenças/transtornos não estão relacionados com o "individual" e sim como o modo de produção da nossa sociedade

camilabonse 18/12/2023

Imprescindível
Que livro. Confesso que achei que já saberia muito do conteúdo, por ter uma certa familiaridade com o assunto. Minha ideia inicial era, devido a isso, mais direcionada a ler o livro apenas para afirmar que o li do que por imaginar que aprenderia novas coisas, então me surpreendi positivamente com algumas discussões trazidas por Fisher e com a potência carregada por elas. Não é uma leitura difícil, pelo contrário, aparecem vários exemplos culturais - especialmente filmes - que contextualizam a discussão. Os tópicos principais abordados são a saúde mental, com a privatização do estresse, e a burocracia neoliberal, encarnada em um "stalinismo de mercado", mas o livro vai além disso. Achei incrível o conceito de hiperstição trazido no pósfacio, e como ele se relaciona com a ideia de utopia. Tive muita vontade de reler o livro logo quando o acabei. Recomendo fortemente a leitura.

Lenú 05/12/2023

Todos os problemas citados, todas as questões levantadas, todas as críticas feitas? em uma conversa direta com zizek, deleuze, foucault e até cronenberg?? um moooonte de coisa sendo dita várias pertubações??. é de se entristecer muito que mark fisher não tenha reparado em nenhum momento que a construção de um modelo alternativo de desejo capaz de competir com o imposto pelo capital já é algo extremamente debatido minuciosamente e elaborado em vários escritos de autores de teoria queer, feminista e negra há mais de 3 décadas antes da publicação desse livro. não recomendo a substituição de kafka por le guin (que é citada brevemente), mas um mundo onde os dois possam sentar e tomar um café (acho que sairia dali um diálogo muito interessante), um mundo onde o conceito de responsabilização criado por butler (que também é citada muito brevemente) possa constratar e confluir com a ?responsabilidade? de haraway, um mundo onde todos estes homens héteros, cis e brancos possam sentar e elaborar suas ideias com os condenados da terra. também achei engraçado pois recentemente li ?a arte queer do fracasso? onde jack halberstam cita o slogan ?falhar de novo, falhar melhor? de samuel beckett como um lema a ser explorado e desmiolado como alternativas ao neoliberalismo, mas fisher nos revela que odeia esse slogan :/// que a esquerda se regojiza muito do fracasso, que precisamos aceitar a possibilidade do sucesso? infelizmente a esquerda de fisher não é a esquerda na qual acredito (e nem a esquerda que acredita em mim kkkkkkkkkkk)

p.s.: na minha edição vem alguns textos do blog dele que gostei: ?não prestar para nada? e ?ninguém está entediado, tudo é entediante?, me fez pensar muito no tedioso/chato como alternativa também ao capital e como o ?slow cinema? opera nesse sentido? talvez um dia escreva sobre isso aql
Lenú 05/12/2023minha estante
pq vc tá separando as esquerdas lenú

Lenú 05/12/2023minha estante
me deixa

Mateus 05/12/2023

Disputa de realidades
Por anos ouvia o nome de Mark Fisher e um pouco sobre sua principal obra: "Realismo Capitalista". No entanto, o que mais me deu vontade de conhecer um pouco mais sobre seu pensamento foi a premissa de seu livro, estampada na frase "É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo".
E de fato, é assustador quando olhamos ao nosso redor todas as narrativas de como seria o fim do mundo, principalmente hollywoodianas, e em praticamente todas o capitalismo é soberano. Porém, Fisher não trata apenas deste aspecto, mas também do que o capitalismo produz, como doenças psíquicas, desesperança e suicídios em massa. Acredito que todos deveriam ler Fisher e descobrir um pouco mais de nossa triste realidade.

Jadoki 05/12/2023

E o fatalismo neoliberal que 🤬 #$%!&
Essa é a primeira vez que leio Fischer.
O que mais me chamou atenção foi a pauta sobre a individualização das patologias mentais tão presentes nesse "país chamado realismo capitalista". É uma problemática que persiste no mundo todo. O capitalismo suga a saúde mental dos indivíduos a partir da precarização do trabalho, da privatização e inflação de preços de serviços necessários para garantir nossa subsistência, e o problema vai para além disso, como descreve Fischer neste livro.
Em resumo: manter a classe trabalhadora adoecida e individualizar esse adoecimento é projeto.
Cabe a nós resgatar a consciência de grupo e mostrar a potência do coletivo.
E o fatalismo neoliberal que 🤬 #$%!& .

renat.of.ábriga 15/11/2023

Visceral e necessário
Mark Fisher se vale de filmes, música, literatura e cultura pop em geral pra fazer uma análise social, cultural e política do estágio em que nos encontramos no neoliberalismo. O que nos restou depois da queda da URSS? O que nos legaram os imperialismos das políticas de Reagan e Thatcher nos anos 80? O quanto perdemos socialmente? O que nos faltou fazer após o vacilo do neoliberalismo na crise de 2008? A abordagem de Fisher é visceral e dolorosa, mas importante. Difícil saber se será mais dolorosa àqueles que viveram os anos 70 e 80 ou àqueles jovens de agora que não perderam nada porque nada tiveram em termos de seguridade e representatividade social. Ao fim, ao menos, Mark nos deixa uma mensagem positiva, de que é possível pensar e pôr em prática uma forma mais humana de sociedade, com a força da coletividade renovada, e que supere as imposições do capital. Leitura essencial.

umreplicante 03/11/2023

Ótimo
Fisher me fez ficar vidrado em análises sociais usando filmes como ponto de partida para explicar um conceito. O trabalho dele é muito bom, principalmente quando ele disserta sobre os problemas psicológicos no capitalismo tardio. A forma como ele ainda articula uma forma de unidade, e propõe uma saída à esquerda, faz o livro não cair num pessimismo e renova a esperança no futuro.

nandassumpcao 28/10/2023

Considero essa uma obra essencial para o leitor interessado em entender os desdobramentos do sistema capitalista na atualidade, em especial o modelo neoliberal que colocou os seus tentáculos em proporções nunca antes vistas na história.
o autor propõe uma leitura do capitalismo para além de um sistema apenas econômico e político, sendo também construtor de um novo ethos social/subjetividades, e de como esse mesmo sistema atravessa o campo do adoecimento mental e da gestão do psiquismo de uma coletividade.
ao mesmo tempo em que possui um tom pessimista, quando por exemplo constata o estado atual daquilo que ele denomina de realismo capitalista, onde os afetos encontram-se engessados e muitas das vezes parece impossível de se imaginar um outro modelo de sociedade que não esse atual, ele consegue trazer em sua escrita um certo otimismo e aponta para possibilidades e apostas de novos caminhos.
foi e continua sendo uma das principais obras que tenho como referencia para minha formação profissional, e foi também crucial no meu processo pessoal de radicalização político-ideológica. definitivamente um 5/5

Marilia.Capinzaiki 18/10/2023

Atual e assustador
Um livro de 2009 que (infelizmente) envelheceu bem e continua atual. Mesmo escrevendo logo após a crise de 2008, o livro não é nada datado e antecipa algumas questões que tem se tornado muito mais críticas atualmente, diante da iminência do apocalipse climático.

JoAo.Nhan 05/09/2023

Ninguém está entediado, tudo é entediante.
O livro foca em duas coisas principais a burocracia e a saúde mental no capitalismo. Apesar da parte burocrática ser chata ela é legível e muito bem escrita. O autor sempre faz uma analogia com a cultura pop e trás pra uma realidade além da teoria. Já a parte de saúde mental é perfeita. Vale muito a pena a leitura.

Larissa.Colares 04/09/2023

Livro interessantíssimo, Fisher apresenta o conceito de realismo capitalista com embasamento teórico e com referências atuais, o que faz o leitor entender tanto a teoria e como ela se reflete na nossa vida como parte de uma sociedade capitalista neoliberal. O último texto sobre saúde mental é incrível

daibs 02/09/2023

Leitura obrigatória
Muito muito muito bom, principalmente pra quem tá começando leitura de não ficção e atualidades/capitalismo. O Mark deixa nesse livro uma escrita simples e super completa, ao mesmo tempo introdutória