Pachinko

Pachinko Min Jin Lee

Resenhas - Pachinko

gean. 03/11/2022

Esse é meu segundo livro de literatura asiática, acredito eu. Eles possuem um método de escrita muito leviano e detalhista mas para alguns, pode ser cansativo.

Pachinko foi uma leitura um pouco demorada, dada a quantidade de páginas também que influenciou mas no geral me prendeu.

Algumas mudanças bruscas e sumiço de personagens fez com que eu achasse intrigante e interessante ao mesmo tempo.

Desapegue-se dos personagens: essa a primeira e única dica.

Essa não é uma história de amor e caos comum.

Nicole Pazzini 18/01/2024

Ótima leitura
Esse livro é muito interessante, ele é capaz de fazer sentir tantas coisas...
Sunja é exemplo de uma mulher forte, não tem como descrevê-la de outra forma.
O colonialismo não é fácil, fica claro no livro o quanto o povo colonizado sofre.
A incessante busca de aceitação também não é algo a ser pensado nesta história, principalmente porque te colocam como um ser inferior, apenas em face da sua nacionalidade.
Foi a primeira leitura de 2024 e estou muito contente, não poderia ter escolhido melhor.
Por fim, considero o livro como sinônimo de força, esperança e coragem.

Alan.Felipe 05/05/2021

O Pachinko era um jogo tolo, mas a vida não era
Saí da minha zona de conforto com os tipos de leitura e conheci essa incrível história sobre a vida de Sunja e a vida de coreanos vivendo no Japão.

A vida de coreanos no Japão não é fácil, ainda mais para as mulheres. Conhecemos Sunja (uma mulher forte) e seus filhos, e suas trajetórias emocionantes ao decorrer de quase 100 anos.

A narrativa é muito boa de forma que a torna bastante envolvente e faz você se surpreender com os acontecimentos.

wendygabrielle 20/04/2024

Pachinko
Que livro SENSACIONAL. perfeito. virou um dos meus favoritos da vida. A cada acontecimento da história eu parava e pensava "é serio?", a autora foi genial, ela conseguiu fazer com que eu estivesse tão ligada com a história que eu sentia a dor dos personagens como se fossem meus conhecidos

Ale Lima 29/09/2022

Vida árdua
Começo dizendo que essa autora tem a escrita maravilhosa. Falar da saga de uma família coreana que por décadas teve sua geração testada em suas convicções e raizes diante uma vida árdua, com privação, guerra e preconceito, não é nada fácil ou romântico. Foi uma leitura extremamente interessante, seja por apresentar a cultura coreana, seja pela extensão de avançar além dos personagens, que por sinal, tiveram cada um o seu momento, sem nunca cansar a narrativa. Recomendo.

Bastos 21/08/2021

Meio difícil fazer essa resenha, fui ler esse livro com uma puta expectativa e no começo estava amando ele, só que depois da página 400 o livro começa a ficar bem tedioso com alguns capítulos que não acrescentaram em nada, a Ayame aparece em alguns capítulos e depois já era, parece que tava ali só pra encher linguiça.

Só estou dando 4 estrelas por causa dessas 400 páginas em que a história estava maravilhosa antes de ficar meia boca.

mariana 22/03/2022

Flor de asfalto
Esse é um livro diferente dos que já li, são cerca de 500 páginas que voam e mais parecem 5 mil. Você participa do nascimento de famílias como se fosse uma doula e então torce por eles, sonha com eles e vive com eles. E assim é exposto ao inevitável: as coisas não pedem nossa permissão para acontecer. Para mim o livro muito foi sobre entender que as circunstâncias fazem e desfazem os homens e para enxergar de perto nossa própria crueldade e avareza. E que ainda assim, em meio ao trágico, a fé, a esperança e a sobrevivência muitas vezes conseguem encontrar brechas para resistir e viver ao nosso lado.
Mariana 22/03/2022minha estante
Quero muito esse ???

Tarcila 09/12/2020

MARAVILHOSO
O livro narra a história de uma família coreana durante a colonização japonesa. Livro extremamente sensível, com relatos históricos que nos fazem querer saber mais sobre todo o contexto envolvido.
É incrível o quanto se pode aprender com uma atividade recreativa, que é a leitura... Me prendeu tanto e me cativou a ponto de fazer buscas para me apropriar de todo o contexto histórico envolvido no enredo.
Achei que faltou conclusão para o núcleo familiar de Totoyama, mas isso não faz do livro menos maravilhoso. Uma leitura pra vida.

leiturasdaursula 09/05/2021

Que jornada!
Esse livro é complexo, posso dizer que trata-se de um romance histórico de formação pois vamos acompanhar a história de Sunja desde criança até chegar à velhice. A história narra sobre a xenofobia sofrida pelos imigrantes coreanos no Japão. Chorei, ri, fiquei chocada, aprendi... diria que é um grande novelão com muitos personagens, tramas, dramas, enfim amei!

Altina.Magda 09/09/2023

No início me prendeu bastante, pensei; será um livro que ia me prender de capa a capa, e posso até dizer que quase conseguiu. Narrativa fluída, bem gostosa de ler, algumas curiosidades que acabei conhecendo. Mas deixou alguns fins soltos, sem solução. Mas sim, é um bom livro! Resumidamente gostei, e recomendo!

Samara279 24/04/2023

Que experiência
Eu tinha ouvido muita coisa boa sobre esse livro e eu julguei necessário ler um livro asiático para diversificar as culturas que eu lia. Fuii em busca de prata e encontrei um mar de lágrimas.
Sou o tipo de pessoa que se entrega aos sentimentos que o livro pode passar, o que significa que sou suscetível a desabar em lágrimas por motivos que talvez a maior parte não reaja da mesma forma e digo tudo isso em um tentativa de explicar o quão eu me conectei com essa família, amei todos e as vezes os odiava por sua ações que eu julgava tolas, chorei em suas mortes e agora que terminei esse livro sinto um certo vazio, pois não vou mais acompanhar a tragédia das futuras gerações.
recomendo muito esse livro porque ele me mostrou uma visão de mundo que eu nunca havia conhecido e nem tinha um grande interesse que conhecer.

amanda weibel 22/04/2021

esse livro foi uma novela - literalmente kkkkk
demorei umas duas semanas pra terminar ele pq li pelo Kindle e senti que isso não deixou minha leitura ser tão fluída. tirando esse ponto, a leitura da autora eh muito gostosa... os detalhes vívidos de cada acontecimentos são incríveis e me senti muito apegada a história...

Beatriz2371 13/11/2020

Clube Intrínsecos
Uma história impactante, que leitura meus amigos, leitura essa que me deixou impactada e pensativa, com várias citações que me fizeram amar cada vez mais a leitura.

"Um grande tributo às pessoas que a história parece querer apagar." - The Guardian.

Contada com início em 1900 com a história de Sunja e seus descendentes passando pela guerra, falando da imigração dos Coreanos ao Japão. Onde se tem o ponto central das convergências pois envolve a identidade, pátria e pertencimento.

E o papel da mulher ao longo das décadas. Uma história que me marcou e que com ela conheci um lado sobre a Guerra entre Japão e Coreia .. Uma leitura que super indico.

? ... " ... Ela não havia ensinado os filhos a ter esperança, a acreditar na possibilidade, talvez absurda, de ganhar. O Pachinko era um jogo tolo, mas a vida não era. ..." ...

?... " ... O Governo ainda se recusa a reconhecer seus crimes de guerra!..." ...

?..."... O mundo é imundo, Solomon. Ninguém está limpo. Viver nos deixa sujos." ...

Kaiã 08/04/2021

Pachinko é um drama familiar ao longo de 4 gerações em um contexto histórico um pouco desconhecido por mim, da Ásia. Me senti conectado com todos os personagens e sofria junto, torcia para as coisas darem certo, chorei com alguns desfechos e refleti bastante sobre o significado de pátria e família. Recomendo para todos!