A cachorra

A cachorra Pilar Quintana

Resenhas - A Cachorra

Mari158 09/10/2022

Desde muito cedo, a vida de Damaris é marcada por tragédias e, apesar da companhia de Rogelio, carrega uma solidão que talvez tivesse sido aplacada pelo filho que nunca conseguiu ter

Maria 25/12/2022

A cachorra
Quando comecei a ler o livro, achei que ia me incomodar muito e não conseguiria continuar a leitura. Porém, fiquei presa a história de Damaris, Rogelio e Chirli até o fim.
Damaris sonha em ser mãe e Rogelio embarca nesse sonho, porém após anos de tentativas infrutíferas, o casal se afasta mesmo debaixo do mesmo teto.
Damaris vê na adoção de Chirli, uma cachorra, a possibilidade de realizar seu desejo de ser mãe
A história apesar de curta é muito densa e cheia de nuances, de conflitos e de sentimentos.
Gostei muito da leitura!
andressaclemente 25/12/2022minha estante
Li numa sentada. Achei a história linda, muito bem escrita e o plot twist então hehe. Indico muito

Larissa 18/07/2023

Um livro perturbador
Um livro que perturba, que trata da desigualdade, da solidão, do machismo, da depressão tão clara e que ninguém vê
Vania.Cristina 18/07/2023minha estante
Adorei esse livro.

Tatiane 06/10/2022

A infertilidade
Existem inúmeros livros que falam sobre a maternidade, mas são raros o que falam sobre infertilidade e as inúmeras tentativas e frustrações de quem sonha em ser mãe. Gostei muito do tema, porém senti que o final poderia ter se estendido um pouco mais.

Robert Alvees 29/09/2021

Gostei demais...
Desde muito nova, Damaris sonha em ter um filho. Ano após ano, vê a ideia de ser mãe se esvair à medida que a infertilidade é atestada por falidas infusões de ervas, rezas e consultas com um médico indígena. Ao beirar os 40, idade em que ?as mulheres secam?, adota uma cachorra e a batiza de Chirli. A protagonista, então, projeta nela suas questões mais íntimas com a maternidade ? sanando algumas e descobrindo outras.

callmedante 16/11/2022

muito bom
realmente é uma história para se refletir, é um livro curto mas com uma grande profundidade e uma escrita densa. quero conhecer mais livros nesse estilo

Aylana Almeida 19/10/2022

Curto e muito bom!
Pilar Quintana prova com A Cachorra que boas histórias não precisam ser longas para serem bem contadas! Um livro curto porém impactante na escrita e nos eventos que ocorrem ao longo da jornada de Damaris, nossa protagonista! Adorei!

Beca 05/05/2021

Meu Deus, que livro foi esse? Uma história pesada, cheia de traumas, abandonos e agressividade.
Um livro rápido de ler, difícil de esquecer! Se você busca uma história impactante, super recomendo.

Renata 05/09/2022

Sabe aquele livro que a gente lê “numa sentada”?

A Cachorra é o primeiro livro de Pilar Quintana publicado no Brasil. Conta a história de Damaris, uma mulher que adota uma cachorra ainda filhote, cuja mãe havia sido envenenada.

Damaris sempre quis ter um filho, mas nunca engravidou. Quando leva a cachorra para casa, dá-lhe o nome que daria à filha que gostaria de ter tido: Chirli.

Ela se desdobra em carinhos e cuidados para a cadelinha e inicia uma relação de amor e maternidade com ela. A cachorra cresce e naturalmente começa a ter comportamentos de cachorro, alguns desapontam e desagradam Damaris profundamente.

Há um momento da narrativa em que a cachorra some por vários dias. Após muito tempo, quando Damaris desiste de ir à sua procura, ela retorna. Na verdade, ela ficara no cio e fugira de casa intencionalmente. Muito desapontada fica ao perceber que a cachorra votara gestante.

Damaris passa a viver emoções contraditórias em relação à Chirli. Alguns fatos trazem à tona situações do passado que já estavam enterradas. Nessa gangorra de amor e ódio, ela é capaz de escolhas absurdas.

Decisões que não seriam tomadas com um filho humano, são tomadas pela mulher, com naturalidade. A personagem representa uma pessoa que sempre foi boa, aparenta ser boa, mas que se torna má de repente.

O ritmo da leitura é fluido, é uma obra difícil de largar, mas à medida que a leitura avançava, eu me deparava com sentimentos conflitantes em relação à protagonista. Uma curiosidade foi tomando conta de mim para saber como terminaria a trama.

A pergunta que não quer calar, ao terminar o livro: Podemos esconder um monstro dentro de nós?

Recomendo!

Renata Saraiva

Glauciareads 23/09/2023

Livro seco, dramático... Não curti!
Livro curto, fluído, mas com uma história intensa e marcante.
Os personagens são bem construídos, mas não senti empatia por nenhum, somente pela cachorra Chirli.
A história trata sobre a vida de Damaris, seu passado meio sombrio e sofrido, suas dores atuais, a solidão, a cobrança em ser mãe, o relacionamento instável, a pobreza e a falta de recursos.
Foi minha primeira leitura da autora e achei ok. Dei duas estrelas e meia pela história interessante, a escrita fluida e a boa construção dos personagens (mas por ter tido empatia somente por um descontei meia estrela). Os cenários são bem descritos mas não me geraram uma sensação boa.
É um livro difícil de digerir e com uma carga pesada. Não recomendo se vc quer uma leitura levinha ou divertida, pois de leve e divertido esse livro não tem nada.
O final partiu meu coração e ficou meio em aberto o que não me agradou, mas entendo ser um recurso pra estimular a imaginação do leitor e a possibilidade de múltiplas interpretações.

mairesse 22/07/2022

A Cachorra
Um baita livro angustiante que faz você se sentir mal e dar um abraço no seu doguinho. Essa história me trouxe um sentimento horrível, mas ao mesmo tempo é um livrasso.
A personagem principal tem vários problemas consigo mesma e com seu passado. Isso reflete no seu futuro, que acaba sendo obscuro e cruel. Sinto pena daquela cachorra e senti muito por tudo o que ela passou. A bichinha não entendia porque aquilo tudo acontecia, e mesmo sendo tratada daquela maneira, estava lá para sua dona, caso ela precisasse dela.
rhuancsl 23/07/2022minha estante
??????

livrotonina 03/03/2022

#livrotonina
Damaris teve a vida marcada por tragédias desde muito cedo quando sua mãe foi embora e seu melhor amigo, por quem era apaixonada, morreu. Anos se passaram, virou adulta e a vontade de ser mãe era maior que tudo, até que depois de inúmeras tentativas percebeu que não conseguia realizar esse sonho. Se encantou por uma cadela bebê e a adotou, mas entendeu que cuidar de um ser tão independente não era tão fácil assim e seu amor se transformou em puro ódio fazendo Damaris mudar completamente. Achei uma história bem conturbada e precisa ter estômago pra encarar algumas páginas pesadas.

Thais Moreira 13/01/2024

As ações e reflexos da vida e os extremos de um ser humano
Gostei da escrita da autora. Foi meu primeiro contato com alguma obra dela. A história é demais envolvente, apresenta a situação de vida da protagonista, suas dores, anseios e pensamentos, que pode até parecer simples demais, contudo, é intrigante.

A curiosidade bateu forte pra saber como iria terminar. E o final foi, pra mim, não totalmente inesperado. Até tinha pensado no começo que poderia fechar daquela maneira, mas tinha esquecido ao continuar lendo o livro e terminaria de outra maneira, mas até entendi o ponto da autora para a conclusão da trama.

Os personagens não chegam a ser cativantes pelas características e personalidades distintas, mas a trama te prende a ponto de querer saber até as simples decisões na vida da personagem.

Uma história rápida, com momentos trágicos (talvez muitos), e que escancara aos olhos do espectador as vivencias e atrocidades que permeiam a vida e condição humana.

Aline 01/06/2022

O livro aborda as nuances da maternidade (e da falta dela), trazendo a tona questões sobre a solidão e para mim deixa claro o questionamento: será que toda mulher nasceu para ser mãe?