A cachorra

A cachorra Pilar Quintana

Resenhas - A Cachorra

Josy 28/08/2022

"Chirli, como a filha que nunca tive."
Essa é a história de Damaris, uma mulher colombiana que desejava ter filhos e nunca conseguiu, porém acabou experienciando um pouco da maternidade ao adotar uma cadelinha filhote e indefesa com um dia de vida, que tinha poucas chances de sobreviver.

É um livro curto, breve até, mas bastante doloroso e totalmente dúbio: a começar pelo cenário descrito com uma beleza quase onírica: um rochedo, uma angra, uma floresta, um céu límpido e um povoado à beira mar. E ao mesmo tempo, apesar de tanta beleza há a perigosa subida da maré, que carrega os mais desatentos, as tempestades intensas e assustadoras, a pobreza e a desigualdade social então sempre paira uma tensão e sensação de perigo em tudo que é descrito no livro.

Também é dúbia a análise que fazemos da protagonista, vítima e vilã de si, pela qual as vezes sentimos intensa compaixão para logo em seguida sentir um profundo desprezo.

Damaris é uma mulher cheia de traumas e frustrações, teve uma infância péssima, sem mãe, com um acontecimento trágico que mudou toda sua vida daquele momento em diante e a encheu de uma culpa permanente, um auto-desprezo, presente em quase todas as suas atitudes.

Também é bastante metafórico em tratar sobre as interações femininas, mães, filhas, mulheres casadas, sadias e doentes, há uma conexão entre elas, uma sutileza que permeia suas vidas e as aproxima apesar de tantas pluralidades, enfim, há várias camadas além do óbvio e é muito bom poder destrinchar as entrelinhas da obra.

Foi minha primeira experiência com a literatura colombiana, e preciso ressaltar que foi muito agradável sentir que em alguns momentos a história poderia se passar em alguma parte do Brasil, seja pelo cenário paradisíaco, seja pelas personagens tão parecidas com as mulheres reais da minha vida.

Nat 30/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Damaris leva uma vida amargura, leva-se a crer que por conta de uma tragédia durante sua infância e também pelo fato e nunca ter conseguido ter filhos. Até que um dia ela adota uma cachorrinha, que fica super apegada a ela – porém, ainda assim, a cachorra fica escapando e fugindo às vezes. Gostei muito da ambientação da história, do local, a descrição dos personagens – é um livro curto, porém tudo isso é feito muito bem. No entanto, a história em si, não me cativou muito, acredito que por não ter nenhuma identificação com a personagem principal e também pelo que ela faz no final.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

vanessa.pivotto 24/01/2024

A complexidade do ser humano, suas emoções, projeções, medos e atitudes impulsionadas pelo inconsciente. O recorte da vida de uma mulher sofrida, que não pode ter filhos e que, ao adotar uma cachorrinha, projeta sua maternidade nela, mas de maneira conturbada.
A escrita da autora é fluída, o livro tem vários significados, mas não é uma história memorável, pelo menos não para mim.

Drica Feitosa 28/03/2021

Reflexivo
Um livro curto e com uma escrita fluída, no entanto impactante, cruel, um verdadeiro soco, não apenas no estômago.
Como a vida, as pessoas e as condições pode mudar tanto os sentimentos da pessoa?! Emoções díspares e profundas!

Lara BL 08/04/2023minha estante
Também não gostei do final, sem contar que me incomodei com a forma que a cachorra foi tratada. O nome era ?a cachorra? então não era minha expectativa assistir a bichinha ser penalizada pelas expectativas frustadas de humanos

Bottonlina 07/05/2023minha estante
Sim, Lara.
Sim, Lara. Acho que os traumas foram trazidos e executados na cachorra.
Sobre sentimento de roteiro.. o fim parece que ficou faltando algo.
Foram levantados vários pontos na narrativa, mas no fim...nada se explicou.

Nathália 08/06/2022

Ter ouvido um podcast a respeito mudou minha percepção...
Acho muito importante buscar por fontes que expandam o conhecimento acerca de determinados títulos, principalmente quando abordam questões tão complexas.
No caso de "a cachorra" em particular confesso que daria uma nota inferior se não tivesse compreendido todo o contexto por detrás da trama. Mas após ter ouvido uma conversa sobre onde se passa a história, a ambiguidade do título, questões raciais, sociais, inferiorização da mulher diante do não-maternar e outros pontos de extrema relevância, vi o quanto foi bem escrito principalmente se considerarmos em que momento a Pilar Quintana o escreveu (durante o puerpério).
Recomendo muito a leitura e mais ainda a imersão. Fica aqui também a dica do canal do podcast que ouvi:
"Põe Na Estante, por Gabriela Mayer"

DANILÃO1505 08/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Zelinha.Rossi 22/06/2022minha estante
Obrigada pela indicação do podcast! Muito bom mesmo!

romulorocha 04/06/2023

A cachorra, de Pilar Quintana - 10/10

Editora: @intrinseca 2020
Gênero: romance
País: Colômbia
160 págs

A cachorra conta a história de Damaris, uma mulher de meia idade que vive em um povoado no litoral da Colômbia. Com uma vida cheia de perdas e um grande vazio por não ter conseguido ser mãe até então, Damaris segue uma rotina desesperançosa ao lado de seu companheiro Rogelio. Isso tudo muda quando a cachorra da vizinha pare muitos filhotes e precisa doá-los para que não morram. Damaris adota uma fêmea, ainda de forma despretenciosa, mas antes que ela perceba, muitos de seus traumas e expectativas vão sendo depositados na cachorrinha, um exemplo está no nome que ela lhe dá, Chirli, o nome que seria de sua filha. À medida que Chirli vai crescendo, as expectativas de Damaris vão também e junto delas muitas surpresas e decepções.

Eu gostei demais desse livro. Não foi só a escrita ou roteiro que me tocaram, mas os inúmeros momentos em que somos pegos de surpresa refletindo a relação de Damaris e chirli, pois de longe se trata apenas de uma relação tutora-pet. Ela pode ser pai/mãe-filhe, amige-amige, parceires amorosos, etc.

A cachorra é um livro sobre relacionamentos, expectativas e sobre como lidamos com isso. É um livro sobre mulheres também e sobre como essa “expectativa social” em torno da maternidade pode adoecer.

#acachorra #literaturacolombiana #pilarquintana #resenhasdoromulo

Fernanda 31/08/2022

Materno e brutal
Tão curto e impactante.
As relações - principalmente, as familiares - tratadas nesse livro foram tão bem construídas e brutalmente concluídas.
Recomendo ??

Elaine - @narealidadedasletras 18/06/2022

Visceral, angustiante
Minha descrição dele é :
Indigesto, visceral, angustiante, assustador, mas vale a pena ler pelas questões abordadas pela autora.
Que são:dinâmicas sociais, casamento, maternidade e o principal o livro fala sobre as profundezas da mente humana e os terrores que a habitam.

Elaine cris 15/04/2022

Chorei
Escrita é com uma linguagem popular, livro de poucas páginas e história com muito conteúdo.
Para compreender a história como um todo, não pode se agarrar aos personagens, entender as características de cada e as entrelinhas.
A narrativa gira entre um casal e a esposa que adotou uma cachorra, as entrelinhas são, pessoas simples, rudes e os seus problemas emocionais não tratados. Ótimo para quem gosta de psicologia.

Fabi 09/01/2023

Sem saber se entendi TUDO o que o livro se propõe, mas se sim, eu adorei! Fui pega desprevenida e a autora escreve de forma simples, mas muito envolvente.

Ana Tambara 11/08/2021

Para amar esse livro é necessário pensar muito além do que está escrito e conectar os acontecimentos com a própria história da personagem, para então entender o enredo todo.

É uma história de ciclos e repetições e mais ainda: de culpa.

Recomendo, é um bom livro para ler rapidinho.

Kess 07/10/2023

É a história de Damaris, uma mulher que não pode ter filhos. Desde criança, a vida de Damaris é marcada por perdas, tristeza e solidão, e sua trajetória é narrada por meio dos acontecimentos de sua vida adulta em seu relacionamento com uma cachorra que ela adota, Chirli.

A história me amarrou por completo e confesso que senti na pele o suspense do final do livro junto a essa melancolia que acompanha toda a narrativa. A escrita também é maravilhosa, a forma de ir e voltar nos pensamentos e ações, passado, presente e ânsia do futuro.

Aborda questão bem interessante sobre a vulnerabilidade e pobreza de povoados isolados na Colômbia, reconhecer as violências que Damaris sofreu ao longo da vida e ainda assim te faz sentir muita raiva dela.

PS: Ao final do livro, você se pergunta: quem é a cachorra? Quem foi mais animalesca? Quem realmente é irracional e age por instinto?