O Corpo Guarda as Marcas

O Corpo Guarda as Marcas Bessel van der Kolk

Resenhas - O corpo guarda as marcas

mpettrus 18/12/2022

O Poder da Neurociência no Trauma
??O Corpo Guarda as Marcas? foi escrito pelo psiquiatra Bessel Van der Kolk e trata do delicadíssimo assunto que é a saúde mental. Mas, especificamente aqui nessa obra, o autor aborda a saúde mental para os profissionais da área, que não dão a devida atenção ao tema e, por vezes, muitas vezes, podem confundir os sintomas com outros transtornos afetando não somente o paciente, mas também as suas relações interpessoais.

? Esse livro, de não-ficção, esclareça-se, é na realidade a inspiradora história de como um grupo de terapeutas e cientistas - junto com seus pacientes corajosos e memoráveis ??- lutou para integrar os recentes avanços na ciência do cérebro, pesquisa de apego e consciência corporal em tratamentos que podem libertar sobreviventes de traumas e da tirania do passado.

? Com base em mais de trinta anos na vanguarda da pesquisa e da prática clínica, o autor, que é psiquiatra, e é realmente um cientista e clínico bastante respeitável e amplamente considerado uma das maiores autoridades mundiais em trauma e sequelas de trauma, mostra que o terror e o isolamento no cerne do trauma literalmente remodelam o cérebro e o corpo.

Novas percepções sobre nossos instintos de sobrevivência explicam por que pessoas traumatizadas experimentam uma ansiedade incompreensível e uma raiva entorpecente e intolerável, e como o trauma afeta sua capacidade de concentração, de lembrança, de formar relacionamentos de confiança e até mesmo de se sentirem em casa em seus próprios corpos. Tendo perdido o senso de controle de si mesmos e frustrados por terapias malsucedidas, eles geralmente temem que estejam danificados além do reparo.

? É um rico tesouro de informações das fronteiras da pesquisa, etiologia, diagnóstico e tratamento do trauma. Ele faz um ótimo trabalho defendendo indivíduos que muitas vezes são rejeitados pelo campo da psiquiatria. Pacientes que trazem relatos confusos que muitos psiquiatras creditam a falsas memórias. Como as falsas memórias são reais e causaram estragos na vida frágil de uma pessoa já traumatizada, muitos aspectos que levam à lembrança de memórias reprimidas foram criticados. Isso serviu para invalidar as experiências reais e verdadeiras sofridas por muitas pessoas durante a infância, por exemplo. Sob escrutínio particular está a dissociação, algo que pode ser particularmente difícil para os sobreviventes lidarem, e é tratado como se não existisse.

Adorei sua ênfase em incorporar a biologia e as relações sociais em nossa compreensão do trauma, pois eventos terríveis afetam tanto o corpo quanto a vida real de um indivíduo em dificuldades. Ele esclarece muitos equívocos ao enfatizar quantas vítimas de abuso infantil costumam ser ignoradas quando comparadas aos veteranos de guerra, e argumenta com muita lógica que não podemos usar drogas apenas para tratar o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e outras doenças mentais. Devemos tratar a pessoa como um todo. Ele inclui descrições e estudos de pesquisa para apoiar uma gama de metodologias, variando de terapia cognitivo-comportamental (TCC) a terapia de dessensibilização por movimentos oculares (EMDR), neurofeedback e muito mais.

? Em particular, gostei de ler sobre a abordagem do Sistema Familiar Interno (IFS), um modo de psicoterapia do qual nunca tinha ouvido falar, que achei esclarecedor e holístico. O autor enfatiza a importância de voltar a entrar em contato com nossas emoções e nossos corpos após o trauma, e ele dá muitas maneiras práticas de fazer isso, como terapia de conversação e ioga, só para citar alguns. Expor o abuso e a violência promove o desenvolvimento de um sistema de alarme hiperativo e molda um corpo que fica preso em luta/fuga e congela.

O trauma interfere nos circuitos cerebrais que envolvem foco, flexibilidade e capacidade de manter o controle emocional. Uma constante sensação de perigo e impotência promove a secreção contínua de hormônios do estresse, que causa estragos no sistema imunológico e no funcionamento dos órgãos do corpo. Apenas tornar seguro para as vítimas de trauma habitar seus corpos e tolerar sentir o que sentem e saber o que sabem pode levar a uma cura duradoura. Isso pode envolver uma série de intervenções terapêutica, incluindo várias formas de processamento de traumas, neurofeedback, teatro, meditação, brincadeiras e ioga.

Vale comentar também que o autor é um pesquisador científico com uma longa história de medição do efeito do trauma na função cerebral, memória e resultados do tratamento, e um terapeuta ativo que continua aprendendo com seus pacientes o que mais os beneficia . Isso contribui para uma abordagem profundamente pessoal, analítica e altamente legível (para não mencionar incrivelmente comovente) ao tópico da recuperação do trauma. Sua vulnerabilidade com sua própria história modela uma mensagem para todos nós: somente confrontando e aceitando o passado podemos aprender a viver no presente.

Ele escreve sobre a importância de desestigmatizar as doenças mentais e relaciona a questão do trauma a vários fatores sociais, como a quantidade prolífica de violência armada nos Estados Unidos e a falta de educação socioemocional dada aos filhos. O Dr. Van der Kolk, com grande humildade e perspicácia, detalha sua admiração por cada um de seus pacientes - porque eles superaram dificuldades tão devastadoras e tiveram a coragem de compartilhar suas histórias com ele e, em alguns casos, com outros também.

O trauma é onipresente em nossa sociedade. Eles deixam vestígios na biologia e na identidade das pessoas e têm consequências sociais devastadoras ? doenças médicas, problemas de desempenho escolar e profissional, dependência de drogas e uma variedade de doenças psiquiátricas.

Com o avanço da medicina, o autor demonstra que a neurociência na redescoberta do trauma ajuda os profissionais da área a compreender o impacto dos traumas na vida de seus pacientes, bem como ajuda esses mesmos pacientes a se curarem de experiências de vida terrivelmente avassaladora. Percebemos aqui o quão grande pode ser o poder da neurociência no trauma: ler o cérebro para curá-lo é de um avanço enorme na ciência e na medicina do século XXI.

Sim, muitos não conseguirão se curar, assim como, tantos outros conseguirão continuar vivendo suas vidas, suas histórias em paz com seus traumas, suas tragédias e suas derrotas. Serão felizes? O autor não nos responde de maneira enfática. Deixa o final em aberto, porque saúde mental é assim: nunca o mesmo método funciona igual para a mente humana.

Cixie 12/05/2023

O corpo guarda as marcas.
É um livro intenso mas muito interessante.

Um pouco mais "difícil" que minhas leituras cotidianas porque aborta muitos termos acadêmicos e estudos científicos, o que sai um pouco da minha zona de conforto de leitura.
Apesar disso, achei muito proveitoso. Acredito que quanto mais entendemos como funciona nosso corpo e nosso cérebro diante aos traumas, mais perto estamos de achar uma forma de caminhar pra cura.

Recomendaria pra quem tem bastante interesse no tema. Informativo.

Vinicius 26/01/2021

Por uma psiquiatria que tenha esse cuidado
Difícil organizar numa resenha todos os motivos para se ler um livro como esse, mas seguem alguns.

Toda a história e a dedicação desse médico para o cuidado e busca por diferentes tratamentos de seus pacientes é tocante.

Longe de entender o trauma como um evento raro, que atinge poucas pessoas, o dr Bessel desmistifica o quanto isso é comum em nossa sociedade (ex. uma a cada 5 crianças americanas sofreu abuso sexual) e os estragos (sociais, educacionais, econômicos e, claro, na saúde mental) decorrentes disso, nas pessoas ao redor e inclusive gerações futuras.

Poder olhar além das drogas que apenas nos dopam e buscar por ferramentas que nos tragam de volta à segurança do corpo e à vida em grupo tem sido uma prioridade em seus tratamentos.

Sonhamos com um futuro em que as pessoas olhem para o nosso tempo e se espantem: "como eles negligenciavam isso?"

Marcia 24/06/2023

Minhas impressões sobre o livro
Um livro muito bom. Linhagem técnica porem fácil de compreender. Eu como sou leiga no assunto não tive dificuldades, e aprendi muito.
O escritor descreve no livro seus estudos e descobertas sobre os traumas que tantas pessoas tiveram e precisam conviver, muitas até com dificuldades em sobreviver. O foco principal são traumas pós guerra, abusos e desastres porém quem le compreende e consegue expandir para outros problemas/traumas, até mesmo em graus leves.
Conhecer um pouco sobre o cerebro, como funciona, como age o lado direito e o lado esquerdo e como reage diante de traumas. A partir daí entender e buscar formas de lidar com esses traumas. Entender que esses momentos dificílimos que os pacientes viveram não serão apagados mas ha formas de superar e aprender a viver.
O escritor aborda a forma como muitos psiquiatras atuam e esclarece, mostrando suas pesquisas, forma de melhoria. Ele também aborda o tema dos remédios, os fármacos. Como agem no organismo, como muitos sao receitados de forma rápida e mantido o uso sem aprofundar na origem do trauma.
Buscar entender e trabalhar junto ao paciente, compreende os danos no cérebro e buscar a tranquilidade e o devolver o equilíbrio. Alguns casos poderão resolver sem a necessidade de medicamentos contínuos. Outros casos ja são mais complexos. Música, teatro, yôga sao meios que auxiliam muito nos tratamentos.
Livro muito bom, gostei e aprendi muito.
Valeu!

Amanda.Bandeira 02/05/2021

Terminei!!!
O livro é denso mas vale a pena!
"cultivar a percepção sensorial construi um aspecto crítico da cura do trauma"

Lory fada 18/04/2023

Não imaginam o prazer que é estar de volta.
Depois de deixar meu skoob as moscas por dias, sem uma mísera atualização no meu histórico de leitura finalmente EU VOLTEI.
Ter uma vida social tem atrapalhado muito as minhas leituras, estudar também vem dificultando meu hábito de ler conquistado a duras penas.

Vou parar de palhaçada, vamos seguir com a resenha desse livrão. ?

É um livro bem denso com capítulos longos, tive um pouco de dificuldade pra engatar a leitura no começo mas quando peguei o esquema menines o negócio foi que foi. Vale ressaltar que o livro possui passagens de relatos bem fortes de todos os tipos de violência que você possa imaginar então fiquem atentos na questão dos gatilhos. Marquei tantos trechos desse livro, achei tudo muito interessante e eu gosto muito de livros que abordam esses temas.
Fala sobre neurofeedback, EMDR, terapias não convencionais, medicamentos, avanços na área e claro sobre as dimensões e impactos de abusos seja ele qual for ao longo da vida.
É 5 estrelas pra mim, ele já tinha entrado pra lista de favoritos antes mesmo de eu terminar de ler. Foi uma experiência incrível.
Recomendo muito.

Fabiana.Marino 05/01/2022

Interessante ?
O livro retrata 30 anos de estudo do autor em relação ao trauma e suas consequências. Achei muito interessante, mas esperava mais variedade nos traumas, visto que o autor se prende mais em pessoas que tiveram estresse pós traumático em guerras e um pouco, em crianças que sofreram abusos sexuais. Mas mesmo assim achei bem interessante.

tal 24/03/2022

o peso das marcas do trauma
?O trauma nos põe frente a frente com nossa fragilidade e com a desumanidade, mas também com nossa extraordinária resiliência?

Demorei mais de um mês e meio para terminar esse livro. Além do número de páginas, eu precisei parar várias vezes porque tive também que lidar com meus traumas.

Um livro muito bem escrito, que vai direto ao ponto (o que para muitos pode ser um gatilho emocional extremamente forte) e nos da uma ampla percepção de, não só como o trauma opera na vida das pessoas, mas também de alternativas de como tratá-lo.

Se você é uma pessoa que tem um trauma forte e que não está se tratando, ou está se tratando mas ainda se sente frágil, não recomendo a leitura. Sugiro também que se sentir muito mal enquanto lê, que pare a leitura e volte quando se sentir mais forte, porque esse livro vai trabalhar feridas profundas da psique.

Ao meu ver um livro incrível, que me deu ainda mais certeza de que quero trabalhar auxiliar pessoas a curar seus traumas.

hessssss 27/04/2024

Uma leitura difícil de digerir já que o assunto é delicado, intenso e com muitos exemplos fortes da realidade de muitas crianças e pessoas norte-americanas. A primeira parte do livro me chamou muita atenção por falar sobre o contexto histórico da compreensão do trauma e como ele é percebido culturalmente. A segunda, já nem tanto porque tinha algumas maneiras de como trabalhar o trauma que vão muito além da minha prática clínica - mas amei muito a parte de atenção plena, ioga e teatro, e, mesmo tendo sido difícil de compreender sobre SCI e neurofeedback, fiquei contente em ampliar meus conhecimentos sobre o trauma porque, ao longo da leitura, percebi a diferença que fez na minha compreensão com alguns pacientes (sou psico) com relatos similares aos exemplos do livro.

MiPaterno 12/02/2022

Esse livro é uma aula sobre trauma e sobre como precisamos desenvolver em nós autocompaixão, cuidado e regulação emocional para criarmos uma sociedade melhor no futuro. É um livro necessário e recomendo a leitura, mas com ressalvas e um alerta, eu sou terapeuta e trabalho com trauma, já tive contato com muitas histórias difíceis, mas ainda assim muitas das histórias do livro me atravessaram de forma profunda, e se conectaram com minha história. Se você passou por traumas e abusos o livro pode te engatilhar e ser muito difícil de ler.

Dani 08/03/2022

Livro importante para todos que trabalham com saúde mental. Interessante e de fácil entendimento. Recomendo.

Le Vieira 08/03/2022

Livro de fácil leitura, apesar do conteúdo um tanto técnico.
Acredito que seja uma leitura muito importante para profissionais da área de psicologia e psiquiatria, mas também para pessoas como eu, que mesmo não sendo da área, possuem grande interesse pelo assunto e buscam entender a si próprios - o que obviamente não dispensa a ajuda profissional.
Para mim, uma das principais lições do livro se relaciona com a frase "pessoas feridas ferem as outras pessoas", já que mostra as consequências do trauma nos comportamentos e relações das vítimas. Nunca sabemos o que tem por trás daquela pessoa que consideramos difícil de lidar.
E acima de tudo, a lição: o corpo guarda as marcas, mas é capaz de ser curado.

Yasmin1674 02/10/2022

Tinha abandonado ele na metade, agora acabei de terminar todo ele, e continuo com o mesmo pensamento: Desenvolvimento pessoal não é pra mim ?

iara 15/01/2022

Excelente para compreender como os traumas impactam pessoas
Livro bem embasado com pesquisas e exemplos práticos, ajuda a entender o que os gatilhos provocam em pessoas que sofreram traumas

Kamis 21/11/2022

Uma visão integrada do todo.
Terminando de ler esse livro incrível, que mostra a origem do trauma, o que acontece no cérebro de uma pessoa traumatizada e as possíveis formas de tratamento do estresse pós-traumático.
É um livro necessário e recomendo a leitura, mas com ressalvas e um alerta, trabalho com trauma, já tive contato com muitas histórias difíceis, e também já fui diagnosticada com TEPT, e ainda assim muitas das histórias do livro me atravessaram de forma profunda, e se conectaram com minha história. Se você passou por traumas ou abusos o livro pode te engatilhar e ser muito difícil de ler.
"Muitos valentões foram eles mesmos vítimas de intimidação e desprezam meninos que lhes lembram a própria vulnerabilidade.?