Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

maria 31/12/2023

História um pouco diferente do que costumamos ver da CoHo, mas tão boa quanto as outras. Para um livro em que o foco maior era o relacionamento entre mãe e filha, senti falta do desenvolvimento dele.

Achei a Clara muito enjoada, mas tolerável. Me incomodei com algumas reações e atitudes da Morgan, mas estando na situação em que ela está, é algo que muitos fariam. Já o Miller e o Jonah, achei eles um amores, bem o típico garoto bom dos livros da Colleen.

Amei o plot. Enfim, foi uma boa leitura.

Ana Lu 13/08/2023

Apaixonante
Mais um da fabulosa Colleen Hoouver e sem palavras o livro é fantástico, apesar de um pouco previsível é um livro muito bom que te prende e não te deixa parar até que termine o livro. Simplesmente apaixonada pelo amor Sincero de Jonah por Morgan. A história deveria ser apenas sobre eles, as partes em que Clara narra não são tão boas quando as de Morgan

Fernanda 17/06/2022

Capítulo ?34 / pág 357
??Fico pensando nisso, e chego à conclusão de que tudo se resume a uma coisa.
Altruísmo.
Parece algo tão insignificante, mas não é. Minha mãe passou pelo evento mais enlouquecedor, doloroso e trágico da sua vida.
Mesmo assim, como sempre, me colocou em primeiro lugar. Antes da sua raiva ou tristeza. Ela fez tudo que podia para me proteger da verdade, mesmo que isso significasse levar a culpa injustamente.
Não duvido do amor do meu pai por mim, mas não sei se ele faria o mesmo caso a situação fosse ao contrário. E tia Jenny também.
Por mais que eu esteja arrasada com a verdade, é menos difícil agora do que quando achei que minha mãe fosse a errada.
Desde que nasci, todas as decisões que ela tomou foram para me beneficiar. Eu sempre soube disso. Mas acho que nunca me senti grata por seus sacrifícios antes de hoje.?

Lelê 23/03/2024

Simplesmente perfeito!
Já tinha visto várias críticas negativas sobre esse livro, mas gente, eu simplesmente amei! Com toda certeza tá no meu top 3 da Collen Hoover!

Não é simplesmente um romance, é um livro sobre família, relacionamento entre mãe e filha, luto, recomeços, traição.

O plot inicial, confesso que não imaginava! Tive inúmeros momentos de raiva com as atitudes da Clara, raiva pela Morgan não contar a verdade, e ainda não consigo acreditar que a Morgan não leu as cartas. Como assim gente? Me deixou na curiosidade de saber de tudo.

Enfim, um livro cheeeeeinho de emoções! Super vale a pena!
Bea 23/03/2024minha estante
AMEIII ESSE
Nunca acredito nas críticas negativas da CoHo, eu já li todos dela. E poucos me decepcionaram kkk

Bea 23/03/2024minha estante
?Hanking Coho?
LITERALMENTE NO MEU TOP 3 KKK

?Até o verão terminar
?As mil partes do meu coração
?É assim que começa
?Layla
?Tarde demais

bbruuuu 03/03/2022

Esperava mais
Por ser da CoHo, eu sempre vou com muita expectativa, mas esse com certeza foi o livro que menos gostei dela! Achei previsível demais, faltou aqueles plot twist que deixam a gente chocadas!
Manu 03/03/2022minha estante
Eu não gostei de ?Todas as Suas Imperfeições?

Taty.Ribeiro 20/03/2024

Drama familiar sobre amadurecimento!
Nota 5 de 5 estrelas (?????). Este é o 9° livro da Colleen Hoover que leio e foi o primeiro que dei nota máxima, porque neste livro especificamente não somos levados a dar aquela "passada de pano" pra situações problemáticas e inaceitáveis (como ocorre frequentemente nos livros dela néh kkkkkkkk). Tivemos sim situações complexas, mas não houve nenhuma reviravolta do passado para tentar justificar ou amenizar os erros de alguns personagens.

O livro acompanha a evolução do relacionamento de MORGAN e CLARA (mãe jovem e filha adolescente) após a morte de seu marido CHRIS e sua irmã JENNY em um acidente de carro. Mostra os altos e baixos da convivência entre as duas durante o processo de luto e amadurecimento pessoal de ambas. Basicamente temos nessa história:
- Traição, Luto e Perdão;
- Adultos que não se comunicam;
- Adolescente irritante e rebelde;
- Vovô fofo e engraçado;
- Romance leve.

O que não temos: plot incrível e arrebatador, PORÉM, o fato da evolução dos personagens ocorrer sem uma reviravolta mirabolante foi o que tornou esta leitura incrível para mim, pois a empolgação de ler mais e mais não foi afetada, segui a leitura sem aquela vibe de "quero saber o que houve" pq desde início sabemos o que aconteceu e o que há de errado entre as duas, mas continuamos lendo na esperança de se acertarem logo. Foi o livro mais tranquilo da CoHo que li até hoje, por ser um drama familiar com um belo combo de "casos de família" achei que seria mais pesado, me surpreendeu positivamente.

Chris Costa 21/01/2022

A leitura é fluida, a escrita é envolvente! O desenvolvimento surpreende o leitor! Recomendo a leitura.
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

Sofis @leiturasdasof 01/06/2021

Ruim
Desculpa CoHo, mas entre Layla e esse, eu sinceramente não sei qual é o pior. Péssimos.

Se colocarem a Clara e o Leeds no mesmo cômodo que eu, certeza que eu surto.
Gabyz.z 01/06/2021minha estante
Relaxa
Colleen Hoover é assim mesmo
As leituras delas são montanha russa. Algumas vc odeia e outras vc ama.

Sra. Simpática 24/11/2022

Se não fosse você
Mais uma vez CoHo estragando o final do livro...... que decepção!!
O livro começa espetacular, a proposta foi genial !! , o primerio plot twist foi de pirar a mente...... eu estava amando MUITO. Porém , depois de um certo capítulo os personagens foi ladeira abaixo .
Conclusão péssima, PÉSSIMA . Prolongou o segundo plot twist por nada!
Clara foi uma insuportável o livro todo, e na hora da redenção, foi deplorável. Suas atitudes e ações só me fez passar raiva ( sei que a intenção era essa mas teve um certo acontecimento que me impede de passar um pano) .
Morgan rainha, o resto nadinha !
Sério, não vai tá escrito o quanto me apaixonei por ela, que personagem forte e bem construída, AMEI . Porém, o final " feliz" que ela teve não desceu, não sei explicar mas na minha percepção Morgan merecia mais ......
Faltou o bendito epílogo! Quase surtei quando vi que não tinha .
A Conclusão em si foi muito rasa , faltou uma conversa mais elaborada entre mãe e filha, fora que a Clara se conformou muito rápido.

Foi como eu disse, proposta espetacular para uma resolução decepcionante .
" Se não fosse você " não vai estar no meu top5 favs da autora, mas foi uma boa leitura . A CoHo escreve maravilhosamente bem, é impossível ler um livro dela sem terminá-lo totalmente submerso a narrativa. E isso é um dos motivos deu ainda continuar lendo seus livros heheehe

Tirem suas próprias conclusões sobre o livro, porque apesar de tudo, foi uma leitura emocionante .

Kennia Santos | @LendoDePijamas 01/11/2020

Desabafo de uma fã que costumava enaltecer cada obra da Colleen Hoover.
Título: Se Não Fosse Você | Autora: Colleen Hoover | Classificação: 3/5

Morgan Grant engravidou muito cedo, aos dezessete anos. Desde então, qualquer plano que tinha para si mesmo e para seu futuro foi colocado de lado. Ela decidiu que jamais negligenciaria a filha como foi feito com ela, e daria o seu melhor, todo o carinho e dedicação à sua filha e seu marido, Chris.

“Não entendo como meu corpo pode estar cheio de tudo que nos preenche -ossos e músculos e sangue e órgãos-, e, ainda assim, meu peito parecer oco, como se pudesse ecoar caso alguém gritasse na minha boca.” (p.7)

Já Clara, no auge da sua adolescência, aos dezesseis anos, acha a mãe completamente previsível – algo que ela jamais quis para si mesma. Seu sonho é ir para a faculdade e estudar teatro, um sonho que seus pais não apoiam, pois pra eles o melhor caminho é que a garota siga uma carreira estável.

Ambas possuem personalidades completamente diferentes e com pensamentos e valores divergentes, o convívio das duas parece ir cada vez mais água abaixo, uma vez que não há diálogos e elas mal passam tempo juntas. Chris parece ser o único capaz de criar um equilíbrio ali na casa, uma vez que é o porto seguro de Morgan e Clara.

“Tenho orgulho do meu marido e da minha filha, mas, quando olho para mim e minha vida, vejo que ela se separa deles, há muito pouco do que se orgulhar. Sinto como se estivesse cheia de potencial desperdiçado. Às vezes, meu peito parece oco, como se eu tivesse passado a vida sem encontrar nada importante o suficiente para preenche-lo.” (p.62)

Mas algo trágico acontece que muda a realidade de ambas, e movidas pela dor, mãe e filha parecem se distanciar ainda mais. Morgan precisa se reconstruir com essa nova realidade e tomar decisões sérias para o futuro das duas, e Clara se torna cada vez mais rebelde e revoltada com tudo.

“Essa semana provou para mim que nem todas as tempestades melhoram. Às vezes, os danos são catastróficos demais para serem consertados.” (p.90)

Uma sequência de mal-entendidos se desenrola com o passar do tempo, resultado da falta de comunicação entre as duas. E a distância fica cada vez maior -mais segredos, lágrimas e rebeldias.

Será o fim da linha para Morgan e Clara? Como começar a consertar algo que você não sabe onde errou?

Em “Se Não Fosse Você”, Colleen Hoover vem mais uma vez com suas histórias impactantes e dramas que costumavam me encantar..., mas hoje, não mais.

Conseguimos perceber que nos últimos livros da autora ela mudou seu segmento de escrita, uma vez que antes costumava escrever romances com drama, hoje ela aborda temas um tanto sensíveis que precisam ser tratados com muita delicadeza e sabedoria para serem devidamente contextualizados. E eu sinto que a Colleen não faz isso.

Desde “É assim que acaba”, sinto que ela quer abordar tantas coisas importantes, mas não tem o mínimo de know how pra isso, não mesmo. Então acaba ficando um monte de coisa importante jogada ao ar sem a contextualização e abordagem adequadas. O mesmo com: As mil partes do meu coração, Todas as duas imperfeições e agora, Se não fosse você.

Aqui vão os motivos:

1) A BASE DE CONTEXTO PARA TODOS OS FATOS OCORREREM É HORRÍVEL E EXTREMAMENTE MAL DESENVOLVIDA. SÉRIO.

Minha nossa senhora da bicicletinha, eu demorei uns 4 dias pra passar do primeiro terço do livro só por causa disso. Achei tudo tão tão horrível e injusto, e isso realmente mexeu com meu psicológico e precisei dar uma segurada na leitura, com o intuito de que não fosse estragar toda minha experiência. Achei pouco explorado, como se a CoHo dissesse: É ISSO QUE ACONTECEU E ACABOU, ACEITA. E não acho isso correto. Não quando se trata de algo tão grave e importante para a história.

2) O LIVRO NÃO ANDA

É muita descrição dos dias corridos, muuuuuuita enrolação e as coisas não engatam nunca. Sempre é Morgan e Clara tirando suas próprias conclusões e sofrendo sozinhas, mas a história não anda, não se desenvolve. Me senti presa com um monte de descrição de sentimentos e tristezas, mas nada mostrava um avanço.

3) DEPOIS DA ENROLAÇÃO, VEM O DESFECHO MILAGROSO

Quando chega na reta final da história, mais precisamente nas últimas 50 páginas, todo o drama que parecia sem fim, encontra milagrosamente uma solução. De repente todo mundo encontra uma saída, todo mundo fica maduro e consciente e é isso. Tipo assim, um livro TODO de agonia e rebeldia e revolta, pra maturidade surgir do dia pra noite???

A história me deixou frustrada de várias formas, e enfatizo aqui que o fato principal, que desencadeia a trama, me incomodou a ponto de estragar grande parte da leitura pra mim e atrapalhar eu ter um senso melhor sobre cada personagem.

Como li com uma amiga psicóloga, ela conseguiu me mostrar de forma muito mais clara e sensata tudo que ocorreu e ainda olhando com mais sensibilidade para algumas coisas, a leitura não foi impressionante pra mim, apenas mais do mesmo.

Sinto falta da Colleen Hoover que tinha um poder de transformar o clichê em extraordinário, um drama em algo de tirar o fôlego... hoje só vejo histórias com grande potencial não sendo devidamente desenvolvidas, e isso me chateia muito.

Talvez quem ler e for mãe tenha uma percepção diferente e melhor do livro, mas do meu ponto de vista, o livro foi isso. Não me impactou em nada, não me emocionou em nada. Eu passei muita raiva e achei tudo injusto, e essas coisas não funcionam pra mim.

Os personagens secundários têm mais minha afinidade que os principais, como Miller e Lexie. Mas o Vovô é o MELHOR PERSONAGEM DO LIVRO E ESSAS TRÊS ESTRELAS SÃO PRA ELE!

Enfim, gente. Se você assim como eu já foi um grande admirador da autora e tem expectativa de que nesse livro algo melhora, sou bem clara: NÃO MELHORA. Mas não perca suas esperanças, assim como eu não perdi.

Logo vem o “Talvez Agora” e AI DA COLLEEN SE ELA ESTRAGAR A SEQUÊNCIA DO MEU LIVRO FAVORITO DE TODOS. Grande abraço, passar bem =)

Iza 21/12/2022

?Às vezes, acho que deve ser muito mais fácil ser adulto do que ser adolescente, porque, a essa altura, você já deveria saber o que está fazendo da sua vida. Os sentimentos estão mais amadurecidos, e isso melhora a capacidade de lidar com as crises. Mas ver Jonah tentando se concentrar agora e assistir à minha mãe tentando seguir em frente, como se ainda tivesse forças, é a prova de que preciso para constatar que adultos são tão perdidos quanto adolescentes. Eles só usam máscaras melhores.?

Mariana_ 23/07/2021

Gostei
Um dos lançamentos recentes da autora que eu mais queria ler! Uma ou outra coisa me surpreenderam, não gosto muito dos capítulos grandes. Clara me irritou um pouco. Recomendo!!!

Joyce Adrielle 21/11/2020

Você é capaz de perdoar?
Sou muito suspeita para comentar sobre os livros da Hoover. Por que sou fã da escrita dela, das histórias e das reflexões que ela quer passar.

Com Se não fosse você, a sensação não foi diferente. A história é fantástica! Ela mostra o relacionamento mãe e filha, foca nos segredos guardados e no resultado disso. Mostra que uma mentira pode ter consequências gigantescas. E que o amor e confiança são importantes.

Como todo o livro temos dois casais em desenvolvimento, mas não são o foco principal. Nesse livro vemos que o amor verdadeiro ultrapassa barreiras, distâncias, circunstâncias e no final pode dar certo...não importa o tempo.

Karenok 03/07/2023

Tinha tudo pra ser uma história incrível, cheia de drama e emoções, mas acho que a CH se perdeu e acabou fazendo um água com açúcar sem muito enredo adicional. Não é ruim, mas esperava muito mais.

Isabelle 24/01/2023

Drama familiar
É a primeira vez q eu leio esse gênero, adorei a forma q os personagens se desenvolverão (apesar da Clara ser insuportável com a Morgan) ela melhorou bastante no final do livro. CH n sabe terminar os livros dela!! Eu esperava mais no final :(
MilenaSales00 25/01/2023minha estante
CONCORDO !!!!!!!! Revoltada com as cartas rasgadas !!!!!