Os últimos melhores dias da minha vida

Os últimos melhores dias da minha vida Gilberto Dimenstein

Resenhas - Os últimos melhores dias da minha vida

Mariana 21/12/2020

Viver bem é a melhor vingança.
Um relato de vida, de amor, de esperança... o jornalista Gilberto Dimenstein deixa sua última obra, esse emocionante relato sobre sua luta contra um câncer de pâncreas. Impossível não se emocionar!

Andrea 14/04/2023

Gostei muito deste livro. Peço de antemão que me desculpem, mas não sabia quem era Gilberto Dimenstein.

Neste relato autobiográfico, ele relata sua vida, iniciando com a notícia de um grave câncer no pâncreas e como enfrentou todo um processo de busca da cura junto à família e amigos. Este livro é uma declaração de amor à vida.

Gilberto mostra que, apesar do título, seus últimos melhores dias não foram os únicos grandes momentos de sua vida. Ele relata sua vida profissional, suas viagens a NYC - cidade onde quis muito morar- sua paixão por música, pelas obras sociais, pela Vila Madalena e sua vida pessoal, filhos, esposa e neto.

Estes momentos mais difíceis da vida, quando nos encontramos com a finitude, foram os mais profundos e felizes.
Para alguém que, em suas próprias palavras, ?passou a vida toda desconectado, apavorado e ansioso?, a sensação de estar vivo e de poder compartilhar a vida com as pessoas que ama, agregando novo significado à existência, se compara ao momento em que a taturana se reconhece como borboleta.
Vale a pena a leitura.

Gabi Buarque 23/11/2021

amor
a leitura me levou pra lugares tão distintos. um sentimento de gratidão, compaixão, tristeza, dor, mas, em meio às lágrimas, lendo o trecho final, o amor foi o maior deles. Gilberto Dimenstein, jornalista e ativista renomado, escreve sobre seus últimos melhores dias, após a descoberta de um câncer letal. o livro, seu derradeiro projeto, foi realizado juntamente com Anna Penido, jornalista, especialista em educação, e amor da sua vida.

mariaritamdantas 27/02/2021

Resenha: "Os últimos melhores dias da minha vida"
Olá, pessoal! Ontem eu terminei de ler "Os últimos Melhores dias da minha vida", livro que me acompanhou durante todo o mês de fevereiro. Li bemmm devagar mesmo, para apreciar a leitura, absorver tudo e porque essa é uma obra delicada que merece ser lida pausadamente, em meio a tantas reflexões e falas sensíveis. Apesar disso, suas 140 páginas podem ser tranquilamente lidas em 1 ou 2 dias: um livro para te acompanhar em uma tarde tranquila e um chá. Peguei emprestado da minha mãe, que gosta bastante do jornalista e autor da obra. É engraçado: vim conhecê-lo esse ano, por causa da escola, mas parece que eu já o acompanhava há muito mais tempo - talvez porque esse livro tenha sido marcante para mim...

"Os últimos melhores dias da minha vida" foi escrito por Gilberto Dimenstein (famoso jornalista brasileiro, fundador da Catraca Livre e autor do meu livro de sociologia, "O cidadão de papel") e sua esposa e companheira de profissão Anna Penido. A obra autobiográfica retrata as vivências de Gilberto ao descobrir que está com câncer a partir de um sonho. A partir daí, podemos acompanhar suas reflexões sobre a vida e sobre o que ele aprendeu com a doença, do que ele se arrependeu e qual legado ele quer deixar. Além disso, ele também retrata a morte e sua perspectiva sobre ela, além de como ele se sente com a certeza de que irá falecer (ele morreu em 29 de maio de 2020, após 9 meses de luta contra o câncer). O livro também conta com delicadas ilustrações de Paulo Von Poser, o que deixa a leitura ainda mais dinâmica e sensível.

O livro é dividido em três partes: na primeira e segunda partes, ele retrata a descoberta do câncer e o que aprendeu com a doença. Gilberto Dimenstein conta como ele lidou a enfermidade e seu avanço, além de falar um pouco sobre o seu cotidiano antes e depois da doença. A terceira e última parte retrata a morte e como ele lidou com a certeza da proximidade do ponto final. Além disso, a obra ainda conta com uma carta belíssima e emocionante de Anna para seu falecido marido, onde ela fala sobre a história de amor dos dois (que é muito bonita, por sinal. Coisas do destino, penso eu) e sobre como ela está lidando com a situação.

Arrisco-me a dizer que este foi um dos livros mais sensíveis que eu já li, daqueles que tocam no fundo da sua alma. Acredito que vejo a vida de forma diferente agora. Um livro marcante, sem sombra de dúvidas. Impossível não se emocionar com as doces, melancólicas e reflexivas palavras que permeiam a obra! Todos deveriam lê-lo, pois ele carrega consigo lições importantíssimas! ❤

Não é um livro triste. É uma celebração à vida.

RESENHA DISPONÍVEL NO MEU BLOG ;)

site: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2021/02/os-ultimos-melhores-dias-da-minha-vida-resenha.html

andrealog 14/03/2021

Não é uma leitura fácil, mas vale a pena
Você conhecia alguma coisa sobre Gilberto Dimenstein? Se sim, esqueça tudo porque o homem que aparece no livro não tem nada da celebridade do importante jornalista e fundador do Catraca Livro. É um Gilberto ainda mais gigante, ainda mais cativante, que nos pega pela mao desde a primeira palavra para ensinar a importância de cada momento da vida.

Gomes 06/04/2021

Morte, com muita vida!
É uma texto muito intenso. Que deixa as emoçoes bem afloradas. Uma mistura de esperança, tristeza, incerteza e muita, muita felicidade.
Uma narrativa linear, que não requer muito esforço para ser entendida. Linguagem clara, sem ser concisa. Há momentos de muita objetividade e, momentos de muita subjetividade.
O que marca, no entanto, é o quanto todos os envolvidos estão sentindo, sentindo e sentindo.
Indico sem medo de decepcionar quem lerá!

Luluzinha 03/06/2021

Livro sensível e que relata com muita serenidade os últimos dias do seu autor. Nos deixa com a reflexão sobre a beleza e as oportunidades da finitude da vida. Vale muito a leitura!!!

Juliana 13/11/2021

Dias de ensinamentos
Excelente livro para quem, como eu, gosta de relatos pessoais sobre processos de adoecimento. O ponto de vista do paciente é sempre um excelente mestre!

Martabook 28/12/2021

Gilberto, um renomado jornalista, traz de forma emocionante o seu adoecimento. Um homem que lutou até o último instante, que se colocou disponível para todos os tratamentos de quimioterapia, no intuito de se colocar como ?experimento?, que traz o bairro da vila Madalena sob sua ótica delicada e admirada.
Enfim, um livro que fala de morte, mas traz a vida como coadjuvante.

Gabi 20/05/2022

?Câncer é algo que não desejo para ninguém, mas desejo para todos a profundidade que você ganha ao se deparar com o limite da vida.?

Os últimos melhores dias da minha vida é um relato autobiográfico do jornalista Gilberto Dimenstein, no qual ele narra como o câncer mudou sua perspectiva de vida.
Um livro emocionante, recomendo a leitura.

Eleonardo 08/04/2021

Viver é a melhor vingança
Esbarrei com esse livro nas buscas da Amazon por um acaso (ou não). Conta a história de um jornalista de renome e sua luta contra um câncer. Mas o livro vai além disso, nos mostra a importância de valorizar cada particularidade da nossa vida. Vale a leitura!

Bruna 20/12/2022

O que você faria se soubesse a data da sua morte (ou pelo menos, a proximidade dela)? Gilberto Dimenstein escreve nesse livro, seus últimos momentos após a descoberta de um câncer, que apesar das tentativas de cura, foi devastador. Falar sobre a morte sempre é muito difícil, ainda mais quando é em primeira pessoa. A todo momento me perguntei?se fosse eu, será que também escreveria um livro? Será que encararia esses últimos dias de forma tão poética? De qualquer forma, esse texto é um presente para quem conheceu o jornalista, em especial para sua família. Para nós leitores, é uma reflexão sobre o que estamos priorizando enquanto estamos vivos e com saúde.

Lilian 15/06/2021

Finitude
Um livro emocionante. Fala sobre a finitude da vida é nos faz refletir sobre a importância de viver plenamente os momentos em família, os momentos simples. Nos faz refletir sobre a morte e sobre como viver a vida!

Fernando 23/06/2021

O ser humano na forma mais crua
O livro narra uma fase da vida de um paciente com câncer que vai analisando e retirando suas camadas de emoções, erros, acertos...

Arthur Nowakowski 04/01/2023

Que livro lindo e triste. Por já ter enfrentado com meu pai essa situação o livro me tocou profundamente e me fez pensar em tudo que passamos. Recomendo a leitura.