Filosofia do Vazio

Filosofia do Vazio Igor Teo

Resenhas - Filosofia do Vazio

Rafa 14/11/2023

Não é só a filosofia do vazio, é o vazio por completo
Honestamente, esse ebook não me pegou.

Talvez se tivesse lido em outro contexto, outra época, a sensação seria diferente.

Mas é simplesmente o autor falando "nada com coisa nenhuma" enquanto cita diversas figuras da psicologia/psicanálise só para dizer que é formado na área.

Cita taoismo e tenta fazer uma reflexão sobre o vazio, da palavra (silêncio), da ação (quietude) e desejo (angústia).

Por fim fecha o livro dizendo que se alguém se sentir frustrado e achar que a leitura foi vazia, ele alcançou o objetivo. Arrogância? Me pareceu.

Enfim, talvez no futuro eu leia novamente e possa até mudar de ideia. Mas no momento, não recomendo a leitura.
SraD 25/11/2023minha estante
O mais engraçado é que ao final o autor já espera por esta sua reação: "(...)se alguém ficar irritado, decepcionado, e achar que a leitura foi vazia e eu não disse nada significativo, ironicamente, talvez tenha conseguido alcançar meu objetivo: falar sobre nada, ou não falar nada."

Rafa 01/01/2024minha estante
Exatamente. O cara escreve uma porcaria de livro, e ainda tem a audácia e a arrogância de dizer que atingiu o objetivo.

Pumps 24/05/2024minha estante
Muito grata pela resenha.Vou lê-lo em breve!

Marcela 12/07/2023

Leitura obrigatória pra qualquer um que se perdeu pelo 1 vez ao longo desses 2 anos de pandemia ! Esclarece muita coisa, mudou minha maneira de ver o o mundo !
fontbooks 12/07/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Michel 03/01/2022

Reflexão necessária para quem não sabe lidar com o nada
Aqui o autor mostra formas de encarar o nada, principalmente durante o momento da pandemia em que foi preciso ficar trancado em casa. O vazio é esse espaço que estamos sempre tentando preencher e que causa certa ansiedade, por que se não preenchemos, geralmente nos sentimos culpados por não estar sendo "produtivos", só que não é bem assim.
CristianeKLOTH 03/01/2022minha estante
Gostei, coloquei na meta desse ano

Geisalanis 25/05/2024

Apesar de curto e rápido achei o livro de uma profundidade agradável e acolhedora. Me sinto em paz após a leitura

escritorpn7 20/12/2020

Sobre o que ninguém mais quer olhar
Refletir sobre as questões existenciais, o mundo abstrato que nos influencia, e espiar o que há por trás da cortina das nossas vidas, com certeza, não faz parte dos hábitos do homem pós-moderno. Estamos na era do aqui e agora, do que é rápido, fugaz e sem significado, e qualquer coisa que sugira algo diferente disso é desvalorizado e não recebe a devida atenção. E não se pode deixar que lamentar que tenhamos chegado a esse ponto.

O livro vai contra a onda da superficialidade e propõe uma reflexão profunda sobre o grande buraco que existe no ser humano. Esse vazio angustiante que não deixa o homem quieto, impedindo-o de se apossar da sua própria vida é o cerne no livro. E é dele que derivam as mais profundas considerações sobre aquilo que não se vê, mas que é de extrema importância na vida humana. De forma clara e objetiva, referenciando seus pensamentos com autores renomados, e a partir de seu isolamento por causa da pandemia de Covid-19, o psicanalista integra o budismo, taoismo e psicanálise com a intenção de mergulhar o leitor nesse grande nada, e, de lá, provocá-lo a uma vida mais cheia de espiritualidade e significados.

Recomendo a leitura de “Filosofia do vazio”, de Igor Teo. E os motivos pelos quais a faço estão intimamente ligados a fantasia que tenho de que o ser humano seria alguém mais interessante se fosse menos narcisista e reconhecesse suas angústias como algo inerente à sua condição humana, ou pelo menos tentasse fazer isso.

Sempre considerei que os livros necessitam de uma revisão gramatical mais esmerada antes da publicação. Um pouco mais de atenção quanto a isso não faria mal ao livro, sendo este o único aspecto que aponto como crítica construtiva.

Nota do livro “Filosofia do vazio”, de Igor Teo: 4/5.

Esta resenha é de autoria do escritor e revisor Paulo Nunes, autor do romance erótico "Meu irmão e eu". Para mais informações sobre suas obras literárias e trabalho como revisor, entrar em contato.

Contatos do autor:
E-mail: escritorpaulonunes@gmail.com
Tel./WhatsApp: +55 54 9 9707 8071

NOTA
Como autor exclusivo dos conteúdos de propriedade intelectual do blog Escritor Paulo Nunes, não autorizo a cópia e/ou qualquer tipo de variação artística com os textos de minha autoria ou autorizados por terceiros a ser publicados neste blog sem prévia anuência. Responsabilizo, se o contrário ocorrer, a responder judicialmente sob as disciplinas da lei 9.279 (lei de propriedade intelectual).

site: https://www.instagram.com/escritorpn7/

May 25/01/2021

reflexões muito válidas e enriquecedoras :)
adorei a forma como o igor deixa tudo claro com uma linguagem simples, um raciocínio bem desenvolvido sobre a vida e questões tão essenciais! pensar sobre o vazio é realmente importante, afinal, dessa forma, talvez, possamos começar a aprender e refletir mais sobre nossa existência por aqui :)

Ranya. 28/01/2021

Vazio, diferente de nada
Igor Teo, em uma linguagem bem acessível e clara, trás questionamentos sobre o vazio em nós.

"tá, mas que vazio é esse?" - você me pergunta

É esse que tanto fugimos, que tanto queremos colocar algo para tampona-lo, esse vazio que se fez tão prensente nessa pandemia.

O vazio da palavra (silêncio)
O vazio da ação (quietude)
O vazio do desejo (angústia)

Lhyz 30/03/2021

"Aceitar a morte é reconhecer o nosso próprio vazio."
"As nossas definições simbólicas não são apenas compreensões de uma realidade independente, pois são também maneiras de nos ancorarmos em uma identidade, em uma forma de existência. Adquirir materialidade para este eu invisível que habita em algum lugar estranho de nós. A partir do momento em que crio meu personagem existencial com minhas identificáveis imaginárias, eu garanto simbolicamente minha existência. Deixo de ser um Vazio e passo a ser algo no mundo que creio profundamente ser."

O autor-psicanalista, Igor Teo, consegue - nessas poucas páginas - tirar o peso da produtividade, do ser útil, do estar sempre preenchendo nosso tempo. Aos poucos, ele introduz a ideia da meditação - quebrando a ideia de controle mental - com budismo e o taoísmo.

Achei super interessante e foi uma leitura que eu estava precisando... Às vezes, a gente precisa lembrar que não precisamos estar correndo o tempo todo.

bru 28/04/2021

?memento mori?
tive uma ótima experiência com essa leitura, acalmou meu dia e me fez muito bem! me fez pensar na vida e no vazio de uma forma que eu nunca imaginei, vou tentar levar para o resto da vida os ensinamentos e por em prática a meditação. portanto, super recomendo, é bem curtinho o livro.

Nicolli.Alves 27/07/2021

Filosofia do vazio
Leitura curta e objetiva.
É quase uma carta de boa sorte pra vida.
Compreender o vazio e toda a sua significância e amplitude é libertador.
Amei.

LALA LITERARIOS 20/09/2021

"A vida é, em última instância, a história que contamos dela. O que fazemos dessa folha vazia e em que podemos escrever nosso caminho"

L. Vertuan 27/09/2021

Me fez rever minha própria necessidade de sempre estar produzindo como o problema que é. A gente precisa do vazio, é pausa, é resignificação, é levantar da mesa de trabalho e desligar a mente, é a vida parando pra esticar as pernas e respirar.

Que nos sintamos confortáveis com nossos vazios.