Filosofia do Vazio

Filosofia do Vazio Igor Teo

Resenhas - Filosofia do Vazio

Geisalanis 25/05/2024

Apesar de curto e rápido achei o livro de uma profundidade agradável e acolhedora. Me sinto em paz após a leitura

mac 04/05/2024

Filosofia do Vazio
Em meio a uma ressaca literária, causada por tantos problemas em minha vida, resolvi ler esse livro que estava de graça na amazon. Me surpreendi. Acredito que o motivo de ter dado cinco estrelas é porque esse livro foi lido no momento certo. As reflexões do autor trazem a ideia de respeitar o vazio, o momento do silêncio em diferentes aspectos.

Thetheu 27/04/2024

A falta, o vazio existe sendo falado de forma bem leve e de fácil entendimento, mesmo sendo curto faz refletir sobre umas coisas que mesmo sendo óbvias as vezes são tão estranhas.

Tiago Bessa 06/04/2024

Vazio do Desejo
O livro ?Filosofia do Vazio? de Igor Teo oferece uma profunda reflexão sobre o vazio do desejo e suas implicações na busca por significado e realização na vida. Através da lente da psicanálise e de outras correntes filosóficas, o autor explora a natureza humana em sua incessante busca por satisfação e plenitude, destacando como essa busca constante pode, ironicamente, levar a um sentimento de vazio existencial.
Como Teo destaca, ?Na ausência de um objeto que possa finalmente nos complementar e realizar a nossa vida, interpretamos a falta como impedimento. Entendemos por limitação. Porém, o objeto não falta. Ele é inexistente e, portanto, vazio?. Essa reflexão nos leva a questionar a validade de uma vida pautada unicamente na realização de desejos e na busca por objetivos externos.
Ao abordar o vazio do desejo, o autor nos convida a considerar a insaciabilidade inerente aos desejos humanos. Essa constante insatisfação pode gerar um ciclo de busca incessante por algo que nunca será completamente alcançado.
Em suas reflexões, Teo nos leva a refletir sobre a importância de encontrar um equilíbrio entre a busca por realizações pessoais e a aceitação da impermanência e limitações da existência. Como ele destaca, ?Através de figuras e experiências como o vazio da palavra (silêncio), o vazio da ação (quietude) e o vazio do desejo (angústia), tentei pensar o vazio de nossas vidas?. Essa abordagem nos convida a repensar nossas prioridades e a cultivar uma relação mais saudável com nossas aspirações e expectativas.

Corvere 21/03/2024

Vazio é ausência
Simplesmente amei a forma de pensar sobre a ausência e apreciá-la mesmo assim!

Tomei tapa de mão de luva na parte de produtividade e como tentar preencher esses dias que você está em "falta" me faz mal e eu poderia simplesmente aceitar um dia de ausência, e tá tudo bem!

Diversas outras reflexões podem ser feitas, mas amei tirar essa em específico para minha vida.

Carlinha 21/03/2024

Livro curto porém profundo.
Escrito durante a pandemia, relembra e repensa nossos momentos de confinamento, principalmente o desconforto de estarmos "inativos" e tem o objetivo de nos mostrar que a inatividade é tão importante quanto a atividade. A presença de ambas energias constitui um equilíbrio importante para a nossa saúde mental.
Achei o conteúdo de grande importância, pq vivemos a era da produtividade, onde muitos acham que dormir é para os fracos, que só será bem sucedido quem trabalhar enquanto os outros descansam, entre outras frases de impacto...
Tbm nos mostra o quanto é difícil (e muitas vezes nos sentimos culpados por) não fazer nada, sempre buscando algo para ocupar nosso tempo.

Pumps 24/05/2024minha estante
Muito grata pela resenha.Vou lê-lo em breve!

Yohanzinho 15/03/2024

Querido Vazio;
Este livro me trouxe à mente um dos meus vídeos favoritos do YouTube, "Carta Aberta para o Vazio" de Ludoviajante. Ambos compartilham muitos elementos em comum, com a única diferença sendo a abordagem adotada. Em "Filosofia do Vazio", Igor Teo utiliza sua experiência como psicanalista em atendimento para elaborar uma fascinante conexão entre o budismo, o Taoismo e a psicanálise.

Tanto o vídeo quanto o livro conseguem transmitir uma sensação reconfortante de esperança. Apesar de suas breves 28 páginas e dos 11 minutos de duração do vídeo, ambos capturam com precisão os complexos sentimentos que aparecem quando nos sentimos vários.

A citação "Rir com leveza daquilo que não sabemos e não podemos mesmo saber. E que este vazio que sente e leva consigo é confortável, tranquilo e fonte de uma paz sempre disponível a si." encapsula brilhantemente o tom reconfortante e reflexivo presente tanto no vídeo quanto no livro.

Larama 13/03/2024

Vazio
Fiquei muito impactada com essa leitura! É super rápida, mas extremamente profunda. Terei que ler mais vezes com certeza.
Recomendo a todos que se interessam por filosofia e/ou psicologia. Muito bom para refletirmos sobre nossa vida e o que estamos fazendo dela.

Charly1 24/02/2024

O livro é bom mas...
O livro e bom possui uma base cientifica realmente de se levar em consideração, porem o mesmo não é capaz de manter a atenção do leitor ou coisa do tipo

Danilo.Sousa 20/02/2024

Vazio....
Um livro muito bom. Iniciei a leitura com poucas expectativas do mesmo. Mas, com o andar da leitura fui notando que o autor foi muito feliz em alguns aspectos e escritos. Além de usar e citar grandes pensadores, como filósofos e psicólogos. Um texto e ao mesmo tempo uma obra de boas reflexões sobre a vida do vazio.

Karine338 20/02/2024

Encontrei esse achado na Amazon gratuito e gostei da leitura apesar de ser bem curtinha.
"Falo em filosofia do vazio porque entendo que a filosofia não é um mero conhecimento abstrato e teórico sobre a vida e o universo ensinado com palavras difíceis nos cursos acadêmicos. Entendo a filosofia como pratica de vida um modo de viver e encontrar a sua própria espiritualidade."
"os budistas dizem que tentar controlar a mente é como segurar um macaco. Você simplesmente não consegue... O silencio e a quietude não podem ser forçados . não podem ser controlados apenas devem ser permitidos."
Esse livro foi escrito na pandemia e sinto por todos que foram afetados num grau maior e ainda não se recuperaram, foi tempos difíceis tanto pra economia como para saúde mental.

iarasiper 05/02/2024

Filosofia do vazio
?a partir do momento em que crio meu personagem existencial com minhas identificações imaginárias, eu garanto simbolicamente minha existência. deixo de ser um vazio e passo a ser alto no mundo que creio profundamente ser?.

Aime 03/02/2024

Reflexivo
Muito bom, te faz analisar como você vi. O quanto o medo da solidão te domina, quantos não tinham medo de ir ao cinema sozinho, a uma lanchonete, no fim é apenas um vazio que faz parte do fato de existir.