O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Eva 06/04/2022

Este é um livro de leitura fluida e de historia envolvente, não dar vontade de parar de lar. Leitura mais que recomendada!!

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 03/03/2022

Uma história sobre refugiados
Este livro traz duas histórias em paralelo: A história de Rawyia, no século XI, que é uma lenda fantástica de uma jovem menina que se disfarça de menino, partindo para uma aventura, para ajudar sua mãe viúva. E a história de Nur, criança refugiada Síria nos dias atuais, também órfã de pai.
A história de Rawyia apoia Nur durante toda sua trajetória. Ambas são corajosas e destemidas mesmo frente a acontecimentos difíceis e traumáticos.
A história de Nur nos faz refletir sobre a grande questão atual dos refugiados, mesmo sendo fictícia, está acontecendo nesse momento: jovens tem sua infância arrancada pela guerra.
Nesse livro, os mapas são uma alegoria interessante: mais que rotas; eles contam quem os personagens são e de onde vem.
Demorei bastante para me prender ao livro, mas depois que isso aconteceu (marcado por um acontecimento grande! Sem spoilers aqui), a história fluiu de uma forma muito prazerosa. Mesmo com 800 anos de diferença, Nur e Rawyia compartilham a mesma história de dor, triunfo e coragem.

Ana Livia 25/02/2022

O Mapa de Sal e Estrelas
Duas histórias se intercalam, em tempos diferentes, porém pelo mesmo caminho traçado. Duas meninas fortes superando inúmeras dificuldades.
Umas guerreira, em busca de uma vida melhor para a família, se junta a um famoso cartógrafo e viaja o mundo para desenhar um mapa.
Outra, uma criança, refugiada da Síria em busca de um lugar seguro, após sua cidade ser bombardeada. Sua Mãe desenha mapas.
História triste, com angústia e muita superação, com um final que eu gostei!

Thai.Campos 21/02/2022

Refugiados
Mapa de sal e estrelas narra em dois tempos o mundo árabe. No tempo de Nur, o Livro revela a visão da infância sobre os conflitos e as dificuldades enfrentadas por quem tenta sobreviver.

Atenção: O livro possui gatilho de estupro.

Faby 20/02/2022

Muito bom!
Um livro envolvente! Cativa desde o início até o fim! Emocionante! Me fez roer as unhas em alguns momentos e lacrimejar em outros. O autor conseguiu cruzar as duas histórias presentes no livro de uma maneira muito boa de ler, não ficou confuso, achei magnífico.

Vanessa.Liandro 20/02/2022

Todo lugar onde você vai se torna uma parte de você
Toda essa história é ao mesmo tempo sensível e brutal. Uma história de amadurecimento e de encontrar seu lugar no mundo. Nur e Rawiya são duas jovens que estão traçando seus caminhos em direção do autoconhecimento. Duas jovens que sofrem perdas e ao mesmo tempo curam velhas feridas.
Ao iniciar esse livro compreendi que estaria adentrando em um mundo de sofrimento e esperança. Através da personagem Nur você consegue visualizar um pouco da realidade dos refugiados nas guerras, mas pra mim foi o suficiente para me sentir angustiada e torcendo pelo melhor. Nur tem por volta de 14 anos de idade é americana por nascimento, mas toda sua família é Síria. Quando a jovem chega na Síria, ela tem muitas dificuldades tanto com a língua ou com alguns costumes. Em meio a isso ela também tem conflitos com uma de suas irmãs e sofre ainda com a perda de seu Baba. Ao ser deflagada a guerra e ter sua casa destruída ela e sua família são obrigados a fugir. E assim começa sua jornada.
Rawiya tem sua história contada um milênio antes da sua conterrânea Nur. Ela sonha em se tornar aprendiz do famoso cartógrafo Al-Idrisi. E assim também inicia sua jornada cheia de aventuras, descobertas, perigos e mistérios.
As duas histórias estão ligadas principalmente pelo amor aos mapas. Isso torna a profundidade das histórias contadas aqui mais emocionante ainda. Mapa de sal e estrelas se tornou pra mim uma história de superação e de tristezas e, principalmente de encontrar seu próprio caminho no mundo.

Ana 12/02/2022

Na história, vamos acompanhar a trajetória de Nur e sua família tentando escapar da guerra civil na Síria, em 2011. A narradora é apenas uma criança e é exposta às crueldades do mundo tão cedo, o autor quis mostrar um pouquinho de como é a situação dos refugiados, mas não é possível entender a verdadeira dimensão de como é passar por isso é realmente trágico. O autor procura mostrar em seu livro a solidão dos refugiados e como as autoridades públicas e humanitárias falham em estender seus esforços para ajudar as pessoas que estão nessa situação, que são forçadas a deixarem seus lares para poder sobreviver, eles não pertencem a mapa nenhum.
Em paralelo a história de Nur, o leitor também acompanha as aventuras de Rawiya que faz o mesmo trajeto que ela, quase um milênio antes. Rawiya e seus amigos são personagens da história que o Baba de Nur contava a ela todas as noites antes de morrer. Me apaixonei pelas histórias e aventuras da Rawia, é compreensível como esses contos ajudaram Nur a seguir em frente enfrentar as dificuldades que o mundo trouxe. Um ponto muito precioso desse livro é como essas duas histórias se entrelaçam, é como se o pai de Nur estivesse ajudando ela a passar por tudo que ela passou mesmo não estando junto.
Sobre a escrita do autor: a narrativa é bem diferente, bem fora da caixinha e pode causar estranheza ao início, mas depois de um tempo começou a fluir melhor. Uma coisa apenas que me incomodou durante a leitura foi o uso de palavras muito difíceis e isso dificultava a imaginação dos cenários, porém no fim do livro já estava acostumada e serviu para aumentar o meu vocabulário.
É um livro denso e com uma história difícil, mas é necessário para entendermos pelo menos um pouquinho mais sobre essa situação real que muitas pessoas do mundo passam e talvez nos ilumine a chegar numa solução para ajudar esses seres humanos.

Chris 11/02/2022

O mapa de si mesmo
A medida que as histórias de Nur e Rawiya vão se entrelaçando e elas vão percorrendo as cidades, cada uma faz um mapa de si mesmas, com suas vivências e perdas.
Rafael Kerr 11/02/2022minha estante

Matheus.Konrad 04/02/2022

Que história bonita, eu me apaixonei demais pelas personagens e tu sente o sofrimento e a dor delas de terem q abandonar suas próprias casas.

Andressa466 03/02/2022

A estória da nur foi cativante
Embora sejam duas histórias simultâneas, ligadas pelo mapa, não consegui criar nenhum vínculo com rawyra, mas quando se falava sobre as dificuldades de nur e sua família, sentia a dor no meu coração.

Lalalala 24/01/2022

"As histórias mapeiam a alma, disfarçadas de palavras"
Eu estava querendo ler esse livro já faz um tempo, e tinhas expecativas bem altas. Infelizmente elas não foram cumpridas, das duas histórias que acompanhamos (Nur e Rawiya) eu só gostei das partes da Rawiya. A escrita da autora é boa, mas vazia. Eu não consegui entrar na história e me solidarizar com os personagens pq os seus sentimentos não são bem expressos. Apesar disso, tem umas frases legais (como a do título da resenha) que fazem o livro ficar mais interessante. Sem falar que a edição é linda demais.

Sofia.Oliveira 21/01/2022

Resenha: mapa de sal e estrelas
?Histórias são poderosas, mas se você guardar demais no coração as palavras dos outros, elas afogarão as suas próprias.? ??

Leitura em parceria com a editora dublinense ?

Esse livro existe pra tirar a gente da nossa zona de conforto, do nosso mundo cor de rosa, e jogar na nossa cara a realidade nua e crua de milhares de pessoas não só da Síria mas do oriente médio como um todo.

O livro aborda duas histórias: a primeira é a história de Nur e sua família que, após a morte do pai, se mudam dos Estados Unidos de volta para a Síria, seu país de origem. Após um tempo no país, a situação local piora e uma bomba explode próximo de onde elas moram, resultando na destruição total de sua casa. Após esse acontecimento, vamos seguindo essa família pelos desafios da busca por segurança e qualidade de vida como refugiadas.
A segunda história retrata a história contada pelo pai de Nur a ela: a história de Rawiya. Nessa, encontramos um refúgio do clima pesado da história principal e entramos num mundo mais fantasioso sobre uma menina que quer aprender cartografia, conhecer novas terras e dar uma melhor qualidade de vida pra sua mãe.

O autor não deixa a desejar nas partes incômodas. Como eu disse, a história mostra de forma nua e crua o que acontece com os refugiados sírios - então vemos o nível absurdo de sofrimento pelos quais eles passam apenas para ter algo que é de direito de todos: a vida.

As duas histórias possuem diversas similaridades, em principal a ordem da viagem feita pelos personagens, suas lutas contra as adversidades, suas forças, suas esperanças e seus crescimentos pessoais.

O livro possui diversas passagens bem bonitas e reflexivas, o que sempre me ganha bastante. A edição da TAG e a da dublinense estão impecáveis, a letra é de um azul escuro e tem mapas bem bonitos com poemas bem tocantes (que fazem total sentido no final); e esse foi um dos poucos livros que não achei nenhum erro de digitação.

A personagem principal (Nur) é sinestésica, relacionando sons/letras/cheiros com cores, e é algo que o autor retrata tão bem, fazendo com que seja muito agradável acompanhar essa nova forma de sentir.

Os personagens secundários das duas histórias são bem desenvolvidos e dou um foco pra Zahra, a segunda irmã mais velha da Nur, que cresceu e teve um desenvolvimento bem bonito. E a Huda, a irmã mais velha, que mostra como a fé pode nos levar longe e nos ajudar a entender e ultrapassar os obstáculos da vida.

No geral, este livro trás três pontos muito importantes e necessários de terem destaque:

1 - ele trás, sob o ponto de vista de uma criança (a Nur), o tamanho da destruição, do perigo e da imprevisibilidade de uma guerra, mostrando que ninguém está seguro. Também deixa explícito a injustiça e a brutalidade dos governos com os cidadãos do próprio país ou para com seus vizinhos exilados - um exemplo disso é quando a casa é totalmente destruída pela bomba e Nur ingenuamente acredita que o governo iria reconstruí-la, algo que claramente nunca aconteceu. Também é retratado quando nenhum governo dá auxílio às famílias afetadas pela destruição de uma guerra que não é delas.

2 - trata a figura feminina com destaque, transbordando força nas personagens.

3- há uma marcação histórica que contribui para nossa imersão na cultura Síria (mas também do oriente médio e norte da África) e também para nossa conscientização do que ainda, mesmo após 10 anos, ocorre na região.

Tirei 0,5 estrelas apenas pq achei que em alguns momentos o pensamento e a forma de falar pra personagem Nur não condizia com uma criança de 12/13 anos. E também porque os capítulos são enormes.

Recomendo demais essa leitura, principalmente pra quem deseja ler algo fora da zona de conforto e pra quem deseja conhecer através da leitura uma cultura pouco retratada em livros e negligenciada no mundo.

Jéssica 18/01/2022

Demorei bastante pra conseguir fazer a leitura engrenar, a forma como o autor inclui descrições na narração, a divisão entre duas histórias diferentes a cada novo capítulo e o fato de que parece que só acontece desgraça atrás de desgraça me fizeram ter bastante dificuldade pra seguir lendo. Mas perto da metade do livro finalmente consegui pegar o ritmo e me apegar aos personagens. É uma história muito bonita e que traz visibilidade para a situação da Síria, além de incluir uma boa aula de história.

Ester 16/01/2022

qual será a cor da felicidade?
No começo eu enrolei um pouco pra ler, mas depois eu não consegui parar. A história parte o coração em mil pedaços, mas lhe deixa com uma ponta de esperança linda. Acho que a pior parte da história é você saber que muitas pessoas passam por dores e traumas semelhantes. Esse livro me fez repensar muitas coisas, me fez chorar diversas vezes. Crianças doces em mundos cruéis. Crianças no mundo dos adultos. Esse livro é incrível. Eu fiquei maravilhada com a brilhante ideia do autor de traçar histórias parecidas, em realidades diferentes, no mesmo trajeto.