O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Carol 20/08/2022

Eu adoro ler e descobrir histórias de outras culturas. Apesar de muito melancólico em alguns momentos, afinal uma guerra é sempre muito triste, adorei as personagens do livro, suas relações. Algumas falas e diálogos são tão profundos e bonitos.

As duas protagonistas, Nur é Rawiyla são fortes, marcantes ?

Rianne.Brito 15/08/2022

História linda!
Uma história muito bonita porém muito triste. Na verdade são duas histórias uma do passado e outra atual, sobre refugiados sírios. Eu achei um pouco arrastado, particularmente não gosto de muita descrição das coisas kkkkk mas é muito bom.

Jaqueline 28/07/2022

"Mama uma vez disse que a cidade era um mapa de todas as pessoas que viveram e morreram nela, e Baba disse que todo mapa era, na verdade, uma história."

O livro narrada a travessia e fuga de uma família para encontrar um lugar seguro depois de estourar a guerra civil na Síria e ao tempo tempo narra outra história, que vai seguindo ao mesmo tempo. Achei bem arrastado o livro de início, mas é uma história emocionante e triste. Mesmo que os personagens não sejam reais, ainda é uma realidade que aconteceu com muita gente refugiada e é doloroso ler toda essa trajetória. E é livro que mostra muito sobre cultura, principalmente pela outra história que aparece e acabei procurando as cidades que são narradas pra ver como era caminho e as distâncias percorridas. E toda história é narrada por uma garotinha, que perdeu o pai, nasceu em outro país e o lar é em outro lugar, conforme cada situação que ela passa uma parte dela muda junto ou se perde. Gostei de ler.

Isabella 26/07/2022

Uma viagem sensível e sinestésica
O primeiro ponto a se destacar nesse livro, antes mesmo da história, é a sensibilidade trazida nas palavras empregadas, a beleza que o poder da metáfora carrega, bem como o impacto de ver o mundo pelos olhos de uma menina que faz mais do que narrar fatos.

Resumindo um pouco do contexto desse livro, posso dizer somente que a história se passa em duas linhas temporais, interligadas de alguma forma, e que nos levam a aventuras inimagináveis, cada uma empregada em momentos diferentes e importantes para a cultura árabe. O núcleo principal narra a história de Nur e sua família, que buscam um lugar onde possam viver e fugir da violência instaurada com o estopim da guerra civil síria; e não somente isso, acompanhamos da maneira mais delicada e doce possível, através do ponto de vista da caçula da família, Nur, ou apenas nuvenzinha. É impossível não se emocionar.
O segundo, e não menos importante, traz a história épica de Rawiya. Ela parte em uma viagem de reconhecimento territorial pelo Oriente Médio com o cartógrafo al Idrisi e vive o inimaginável, em meio a uma descoberta tanto científica, quanto de si mesma.

O mapa é um ponto a parte nesse livro, tendo quase vida própria, o que me fez repensar e admirar algo que antes era tão trivial para mim. Você vai entender o que estou dizendo quando ler essa preciosidade.

Sobre as minhas impressões: apesar de tudo, não foi um livro fácil para mim, demorei um pouco para terminá-lo, talvez por eu estar num momento mais sensível psicologicamente, mas a experiência no final valeu muito a pena. Apesar da doçura das palavras, ele não deixou de ser pesado em alguns momentos.

Uma dica que dou a quem quiser, que pode enriquecer muito a experiência de leitura, é de aproveitar todos os minuciosos detalhes de localização de cidades e monumentos entregues pelo autor e ir acompanhando por um mapa mesmo (acompanhei pelo Maps). A história se torna se certa forma mais palpável e você consegue sentir o que esses personagens viveram.
nic 26/07/2022minha estante
Nossa, esse título foi CIRÚRGICO! Passa muito do que esse livro representa. Muito bomm ?????

Gabi 13/07/2022

Conhecer outra realidade e cultura é bem interessante.
E a escrita do livro é muito boa...
Além dos personagens serem cativantes

Mari 12/07/2022

Um livro bonito
Começando pelas páginas, pela estética, pela cor...
É bonito do inicio ao fim.
Também é triste, tenso, cheio de amor, de dor e crescimento.
Uma leitura sem igual!
Foi literalmente uma viagem, demorada, mais apreciada em cada pedacinho.

Djamila.MagalhAes 10/07/2022

É um livro interessante com uma escrita poética. A história é uma jornada, a leitura ela perpassa despertando nosso interesse e nos envolve, mas não me causou o frenesi e urgência em chegar ao fim.

Gabis 04/07/2022

Delicado e necessário
Meu sonho é ser uma escritora de obras delicadas. Obras que tocam tão fundo na alma, com um personagem tão profundo e, ao mesmo tempo, que não seja difícil de compreender.

Nur e Rawya são essas personagens, e me espantou demais virar a dobra do livro e ver que essas personagens nasceram de um autor homem. Eu esperava que delicadeza feminina fosse exclusividade nossa.

Ledo engano, delicadeza é algo que temos que buscar constantemente, ou nascer com ela.

Bruuh 20/06/2022

Resenha: O Mapa de Sal e Estrelas ??
Nota: 2/5 ?

Em meio a protestos, conflitos e bombardeios durante a guerra civil de 2011 na Síria, a jovem Nur é forçada a deixar o país em busca de segurança. Quase mil anos antes, Rawiya, aprendiz de cartografia, traça exatamente a mesma rota, numa saga épica por terras desconhecidas. As duas jornadas de amadurecimento se intercalam, enquanto que as protagonistas, embora separadas por séculos de história, espelham as diferentes faces de milhões de refugiados do Oriente Médio e norte da África.

Esse livro me fez entrar uma ressaca literária. Uma leitura nada fluida, mas muito emocionante.
A escrita não me envolveu e não me fez criar laços com os personagens. ?

Você já leu esse livro? O que achou? ?

#bookstagram #bookgram #lgbt #resenha
#umaquaseredatora

-HR 17/06/2022

Achei a leitura essencial mas é muito arrastada. Demorei para acabar porque ficava no tédio, algumas informações são bem repetidas.

Hellen (@literatucracia) 10/04/2022

O mapa de sal e estrelas
Gostei muito, principalmente das reflexões que essa narrativa proporciona. Em tempos de guerra na Europa, é acidamente percebível como as questões políticas / questões de guerra no Oriente Médio são ignorados pela massa mundial.
A história desse livro é contada a partir dos olhos e da vivência de uma criança, o que ao mesmo tempo ajuda a amenizar a gravidade dos acontecimentos e ajuda um adulto a perceber como sabemos promover o mal de forma bem gratuita.
A narrativa é envolvente, as páginas vão passando rapidamente e a gente percebe toda a emoção e sentimento contida nas páginas ao retratar as dores, perdas e impactos que essa guerra causou e causa ainda.
Leia com um lencinho em mãos.