O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Juliana885 07/03/2023

Uma mistura de amor e odio
O livro conta a história de uma família que mora na Síria e que está no meio de uma guerra civil e da história de Rawiya, que iniciou uma jornada para ser aprendiz do cartógrafo.
A parte em que conta a estória da família contém partes pesadas, que podem ativar gatilhos, principalmente nas pessoas que infelizmente já passaram por está situação.
Eu achei a leitura bem difícil, arrastada até uns 2/3 da leitura. Mas achei o enredo muito bom.

theoflores12 07/03/2023

O mapa é tudo aquilo que somos
Uma emocionante história sobre jornada (uma forcada e outra não), mapas e superação! O livro alterna entre as histórias de Nur (uma garota nascida nos EUA, mas que tem que se mudar para a Síria após a morte do pai) e Rawiya (a protagonista das histórias que o pai de Nur contava), onde os lugares por onde passam e mapas são seus pontos de conexão.
Essa alternância ajuda a aliviar o peso que é a narrativa de uma jornada de uma famílias refugiadas buscando abrigo após explosões em Homs, seu lar na Síria.
As cenas da guerra podem até soar um pouco ?batidas? após mais de 10 anos de conflito, mas nem por isso você deixa de sofrer e torcer pela personagem. Ficando apreensivo em diversos momentos. A narrativa fica ainda mais enriquecedora e até poética, se é que podemos dizer que um livro sobre guerra é poético, quando as descrições ganham formas e cores devido a Nur ter sinestesia.
Super recomendo!

Laura 25/02/2023

Sobre mapas e histórias
O livro vai intercalando 2 histórias diferentes, separadas por séculos: uma família síria refugiada contada sob a visão da filha mais nova Nur e o conto de Rawiya, aventuras de uma menina muitos séculos antes. Fora o fato de que a história de Rawiya era importante emocionalmente p Nur (ela lembrava do pai contando a história), não entendi como as 2 histórias se conectavam, achei que não houve uma ligação maior, algo para justificar estarem em um mesmo livro. A parte de Nur, a trajetória da família, é bem impactante e mais interessante mas a escrita é um pouco descritiva demais nas "sensações" e sentimentos da Nur. Nota 3/5, pois tinha uma expectativa maior.

Na 18/02/2023

?Então nosso lar é aqui?
Recomendo demais! Tem gatilhos, obviamente, pois trata de uma guerra. A descrição é dilacerante e tem personagens encantadores.

O autor do livro é sírio-americano e no final ele traz várias referências de outros livros, pdfs e artigos para conhecermos mais sobre o oriente médio, as *pessoas*, os povos da região e suas histórias.

?Espero que este livro sirva como um ponto de partida para informar e criar empatia, e que os leitores procurem fontes adicionais, particularmente aquelas escritas por sírios com suas próprias palavras.?

Kelyn 05/02/2023

Tudo que os personagens vivem é detalhado de uma maneira que me fez sentir como se estivesse vivendo junto deles todo o sofrimento, lutas, desafios, tristezas, esperanças... Amei!

Julia.Nayme 16/01/2023

Que livro! A maneira como retrata a crise dos refugiados é arrebatadora. O livro é lúdico e realista ao mesmo tempo. Recomendo.

Carla.Cerqueira 01/12/2022

Esperava muito mais
Livro cansativo. História mais sem nexo. Não gostei. Decepcionou. Custei a ler. O estilo dele me cansou. Não indico a leitura

Nath 26/11/2022

Como defensora dos direitos humanos de pessoas migrantes e em situação de refúgio, algumas cenas foram bem difíceis de ler, sabendo que tenho amigos e colegas que passaram por situações similares. Esse livro, apesar de ser ficção, nos envolve e nos faz amar Nur e sua inocência.
Acho que não entendi completamente a história de Rawiya e achei que foi contada de forma muito simples. Sinto que talvez o autor poderia ter explorado as duas histórias em livros diferentes. Mas acho que não entendi a proposta.

Juliana 21/11/2022

História bonita...
Gostei bastante do livro, a história é bem bonita, entrelaçando passado e presente, entretanto tive dificuldade em me prender a leitura e demorei bastante para terminar. Mesmo assim valeu a leitura, recomendo.

Vivs | vivsbookshelf 09/09/2022

O ritmo da narrativa me incomodou
A princípio gostei muito do enredo da historia. Preciso reler para entender toda a narrativa? Talvez sim! Confesso que não sei se deixar passar alguma coisa, porque durante a leitura fiquei um pouco perdida com as mudanças de protagonistas.

Deixei algumas coisas de lado obviamente, mas foi uma leitura interessante. É um tema bem pesado, mesmo sendo ficção, sabemos que muito dessas guerras foram e são reais. Vale a pena a leitura, principalmente pela escrita e sensibilidade, mas precisa ficar atento na narração, o que acaba sendo mais cansativo. Certeza que não foi o momento certo para esta leitura?

Amelie 05/09/2022

Apaixonada nesse livro
Esse livro é sensacional pra retratar uma situação real que deve ser questionada e combatida, a vida de refugiados sírios por conta da guerra, com uma narração subjetiva e simplesmente encantadora. A história tem muitos acontecimentos tristes, muitas jornadas sofridas, mas a forma como ela é contada é muito bonita. Cada detalhe se conecta, a narração da Nur com toques de sinestesia deixa tudo muito bem conectado. Já a história de Rawiya me encantou pelo fundo histórico e místico, gostei muito como ela se entrelaça com a história da Nur. Sinceramente, esse livro me encantou de várias maneiras. A única coisa que me incomodou um pouco foi o ritmo da leitura, que é mais "arrastado" mesmo, mas acho que o intuito é pra ser uma leitura contemplativa mesmo.
(Menção honrosa ao Abu Said, amei esse personagem, provavelmente meu favorito e o mais poético de todos os personagens desse livro)

Sté.Souza 29/08/2022

Eu gostei muito dessa história, em algumas partes me emocionei demais, tem algumas partes que foram muito tristes.
No geral, eu gostei muito.

Ariadne 25/08/2022

Após a morte de seu pai, o mundo de Nur muda drasticamente. Embora toda sua família seja síria, ela é uma criança nascida e criada nos EUA que subitamente se vê em um país bem diferente ao que está habituada.

O idioma falado na Síria é praticamente um desconhecida para ela, mas esse está longe de ser o maior obstáculo enfrentado. Em um piscar de olhos, o seu lar deixa de existir, e a família parte da cidade em busca de um local seguro que parece não haver em lugar nenhum.

Essa história se passa bem no inicio da guerra civil síria, e aqui não posso deixar de julgar imensamente a mãe dela, que move a família inteira para lá. O conflito ainda não havia ocorrido quando elas se mudaram, mas não é como se não houvessem sinais de que uma hora algo maior fosse ocorrer, já que elas ouvem sobre as diversas manifestações violentas que ocorrem no país antes da mudança.

Outro ponto negativo, para mim, são que histórias que abarcam alguma guerra através do olhar de crianças acabam por me distrair. Reconheço que Nur é uma pessoa encantadora de diversas formas, mas a leveza (e ingenuidade) com que a personagem tratava tudo não funcionaram para mim.

Em paralelo ao tempo presente, o autor nos conta a lenda de Rawiya, uma jovem que percorre o mesmo caminho que Nur cerca de mil anos antes, em uma história que mistura personagens reais como o cartógrafo Al Idrisi e o Rogério II da Sicília com vários seres fantásticos.

Foi com a lenda, aliás, que o livro me ganhou, e brilhou intensamente. Esse toque de fantasia com realidade me lembrou bastante as mil e uma noites, e Rawiya é nada menos do que incrível e muito carismática.

Um ponto muito interessante é que ambas as histórias compartilham o amor pelos mapas, já que a cartografia é algo extremamente presente durante toda a obra. É por meio deles que as personagens se orientam, tanto fisicamente quanto em busca de si mesmos. E creio ser essa a maior lição do livro: como é esse mapa que carregamos, a história de nossas vidas, afinal?

site: https://www.instagram.com/p/Chkxwdiv1Be/