Not My Problem

Not My Problem Ciara Smyth

Resenhas - Not My Problem

Renée 09/04/2021

[ Nota não arredondada: 4.5 ]

Eu estaria mentindo se dissesse que não gostei desse livro. O romance não era óbvio desde o início, apesar de eu ter, sim, torcido para que fosse desde os primeiros capítulos, por ser enemies-to-lovers (uma colega de classe que você não gosta pode ser considerada uma inimiga em um cenário que não envolva guerra? Porque não é exatamente uma rivalidade...) e o livro não é o que eu normalmente leio. Quer dizer, é young adult, queer (mais especificamente, sáfico) e se passa no Ensino Médio, então, de certa forma, é exatamente o que eu normalmente leio, mas a vibe era diferente. Como eu não sei explicar melhor, vou prosseguir falando de outros aspectos.

Um dos meus favoritos foi o jeito que Smyth desenvolveu a dinâmica entre os personagens: é incrivelmente diverso nesse sentido, indo de relacionamentos amorosos para amizades e relações de pais e filhos, todas bem desenvolvidas e sem vilanizar personagem algum (exceto o pai da Aideen. Mas ele mereceu. Uma das coisas que eu não gostei no livro foi ele não sofrer as consequências das suas ações nojentas).

A proposta da história também é interessante: Aideen, uma adolescente no Ensino Médio com vários problemas (principalmente familiares), acaba acidentalmente criando um negócio de resolver problemas dos outros em troca de favores, mas continua a fazê-lo deliberadamente, por não conseguir resolver os seus próprios. Durante o processo, ela cria laços genuínos. A criatividade do enredo foi a razão pela qual eu escolhi ler esse livro e eu posso lhe assegurar que vale a pena fazê-lo. Ele é lançado no dia 25 de maio (obrigado, Edelweiss, pela ARC), marquem nos seus calendários!

Red 14/07/2021

Not what I was expecting, again
Overall great book. Made me cry a little make me laugh a lot.

TW: alcohol abuse from a family member. It's a secondary plot. Self harm as a mean for "salvation", it doesn't fixate on it.

I love the three and how their friendship is shown and how it grows. I adore the whole The Godfather vibes, it's like a mafia of do-goodery with the power of curiosity and friendship amazing.

It does explore a lot of teenage issues that are not, honestly, exclusive to teenagers, but also does this without getting TOO deep in the emotion of it, which I thought was good makes it easier to process doesn't make the book gloomy or dark.

It was not what I was expecting in the way that I went for a cheesy teenager lesbian romance and I got some tears and some views in mental health and family problems and how other people might hurt you without meaning to so it was not the most joyful ride.

Overall it's a great book, do recommend.

bibiteodora 31/07/2021

uai mas acabou????? e o romance??????? porra cara eu li o livro todo pra ter um beijinho so? mas eu achei a escrita engraçada, entao nao foi de todo ruim

Jéssica 26/09/2021

Que delícia de livro, levinho, super engraçado, personagens bem desenvolvidos, história envolvente daquelas que não dá vontade de parar mas ao mesmo tempo não quer que acabe. Onde é que eu acho outro desse?

clarys 08/10/2021

PERFEITO
a escrita dessa autora é tão levinha e envolvente, os diálogos são incríveis e todos os personagens (menos alguns) são perfeitos. Trata sobre assuntos importantes mas também tem momentos engraçados e icônicos. Só não consideraria um romance, o foco tá em outras coisas, o que não é ruim. LEIAM

Beatriz 25/10/2021

perfeito
primeiramente amo enemies to lovers, mas o mais lindo nesse livro é que não é SÓ focado no romance. tem também reflexões super importantes sobre se sentir inferior numa amizade, pressão que os pais botam nos filhos para serem perfeitos, filhos que lidam com pais alcoólatras? amo muito também quando a narradora é sarcástica, cheia de piadas e [*****] porque eu me identifico hihihi enfim amei

Juliana.Mendes 29/10/2021

Adorei, mas poderia ter tido um pouco mais de romance
Eu simplesmente amei essa leitura leve e fácil e a protagonista é uma narradora maravilhosa. É uma história bobinha pra passar o tempo com personagens fofos e algumas reflexões sobre amizade que eu amei. Acho q tem muito potencial pra uma parte 2, recomendo.

sofs 29/12/2021

Not my problem
Que livro maravilhoso!Virou uns dos meus favoritos.A amizade da Aideen com a Meabh e com o Kavi é a coisa mais fofa do mundo, os três são personagens maravilhosos com personalidades incríveis.
Amei ver a Aideen resolvendo o problema dos outros porque ela não conseguia resolver seus próprios problemas.Eu e Aideen temos muito em comum e toda hora eu me via no livro.Ela levou um tempo pra ver que a amizade dela com a Holly era tóxica e isso retratou muito oque acontece na vida real, gostei muito de como ela resolveu isso.
Ela vendo que precisa de ajuda durante o livro é incrível porque todos nós precisamos de ajuda, não só ela mas a Meabh, o Kavi e todas as pessoas que eles ajudaram com os favores.O relacionamento dela com a Meabh é muito fofo mesmo que não seja muito o foco do livro.Amei o livro, ri muito lendo ele, recomendo muito!

deadpoetz 08/01/2022

que livro bom, cara. a história é tão envolvente que você não consegue largar e eu me apeguei tanto aos personagens que fiquei torcendo pro fim não chegar nunca. o livro foi bem concluído, mas queria muito uma continuação.

Isadora.Collins-Ja 28/01/2022

Masterpiece
Esse livro é perfeito.

Todos os adjetivos positivos do mundo não podem descrever o quanto eu gostei dele.

Simplesmente impecável, não sei nem o que falar.

Um livro, que me fez rir horrores, que me fez ficar com o coração quentinho, mas que também me fez chorar e me emocionar.

Ari 29/01/2022

Estão planfetando esse livro da maneira errada
Eu fui ler esse livro, ?Not my problem?, da Ciara Smyth, porque eu tinha visto q era um livro wlw
Ele é, eu n irei mentir, mas ele n é sobre isso, e é por isso q eu demorei tanto pra ler um livro com tanto potencial
Esse livro n é sobre romance, e se for é o maior slow burn da historia, pq o romance n da nem indícios de sua existência ate as ultimas 100 paginas
Ele é um livro sobre saude mental, relações familiares fodidas e como uma adolescente de 16 anos tem que cuidar da mãe, da escola e tudo isso enquanto tenta incumbir a negligencia da mãe da escola e dos assistentes sociais
Tw: negligencia parental, mãe alcoólatra, traição, manipulação, amizade toxica

Camila 04/02/2022

Zero defeitos
Eu amei demais. A personagem principal é muito engraçada, o que faz com que a leitura seja muito de boa. O livro é longo, mas a história é tão legal e interessante que nem parece tão longo assim. não queria que tivesse acabado.

Liv 18/02/2022

Eu amei esse livro. Ele é e nn é leve ao mesmo tempo e enfim nn sei explicar mas ele é mto bom sério.

melissa 18/03/2022

screaming sobbing crying fainting & throwing up
sério, que livro bom.

eu disse numa resenha de um outro livro como os livros YA estão ficando cada vez mais desinteressantes pra mim, mas esse daqui, meus amigos..........

encontrei ele sem querer enquanto procurava romances sáficos no goodreads. gostei da capa e resolvi dar uma chance. pois eu amei.

primeiro que esse livro é muito divertido! marquei várias coisinhas porque a protagonista é muito engraçada. aliás, faz um tempão que um YA me deu vontade de fazer tantas marcações como esse daqui.

a relação dos personagens, amorosas & de amizade, é construída muito bem e não achei nada forçado. curti demais.

os conflitos da protagonista foram muito bem trabalhados e gostei pra onde a história se encaminhou.

enfim, recomendo demais. esperava um livro divertido pra espairecer mas acabei encontrando um 5 estrelas. estava precisando de um assim ultimamente.