Not My Problem

Not My Problem Ciara Smyth

Resenhas - Not My Problem

ceci (@lercomoarte) 04/01/2024

Se eu tivesse lido ele na minha adolescência eu iria amar, sinto que eu não sou mais o público alvo, mas ainda sim foi fofinho e me animou em uma fase que eu tava meio triste

elli elli 08/10/2023

Ótimo!
Um ótimo livro young adult, muito bom mesmo. Com personagens realistas, identificáveis e completos, uma protagonista engraçada e um enredo interessante. Me identifiquei muito com alguns sentimentos da protagonista e com a relação dela com outras pessoas, é um retrato bem fiél da adolescência, sem exageros como de costume. Não é um livro parado e eu estranhamente consigo vê-lo se tornando um filme bem coming-of-age no futuro. Só perdeu meia estrela porque eu gostaria de ter o romance mais explorado e um final mais fechado. Fora isso, perfeito.

Biin 05/09/2023

Psicólogo é bom, recomendo
Terapia e diálogo resolveriam não só os problemas da Aideen, mas de praticamente todos os personagens desse livro (mas não deixa de ser uma leitura agradável)

emi 15/07/2023

Not my problem
Quando eu comecei a ler, não acreditei que iria gostar, mas a verdade é que não tem palavras pra descrever o quanto que eu amei esse livro. Ele é perfeito! A escrita é fluida num nível que você se vê intrigado com a história desde o primeiro capítulo. A autora soube misturar perfeitamente comédia com drama, o que deixou a leitura mais prazeirosa. A Aideen é incrível, já gostei dela desde o primeiro capítulo. Me identifico demais com ela pois eu também gosto de evitar os meus problemas e procurar o melhor em pessoas ruins, e com a Maebh pois também sou extrema demais com as coisas que acredito e gosto ?. O romance das duas foi lindo, extremamente sútil, você conseguia perceber como ele ia crescendo mesmo sem ser o tópico principal na maior parte do livro. A amizade da Aideen com alguns colegas da escola, principalmente o Kavi é tão linda que me faz querer chorar, a autora soube retratar muito bem a dinâmica de amizades, o que é difícil de se fazer com tanta precisão.
Enfim, Not My Problem é uma leitura que vale muito a pena sem dúvidas, recomendaria pra qualquer um que gosta de um bom livro com uma sinopse tão peculiar quanto seus personagens!

Mylena 09/06/2023

Adorei a proposta do livro e foi bem executado, foi muito bom acompanhar os favores e torcer para os personagens.
O romance foi bem construído e no final queria acompanhar por mais tempo

bianca81 02/04/2023

Essencial: viciante, hilário e bem escrito
O que a Ciara Smyth fez em “Not My Problem” é impressionante porque captura personagens muito “redondas” e acreditáveis de forma que não parecem personagens, mas pessoas reais. Eu achei genial escalar uma personagem tão bagunçada, engraçada e no melhor modo “giving zero fucks” para ser uma antítese de outra personagem que luta com todos as forças para dar o melhor de si a ponto de estar à beira de um colapso de pânico e a ansiedade. Essa dinâmica não só foi extremamente agradável de acompanhar como muito viciante, definitivamente um dos pontos altos da obra. Porém, o livro não se intercala só aí. Ele consegue explorar as complexidades de ser uma adolescente de classe média que não se encaixa, é lésbica e tem poucos amigos. Existe uma grande responsabilidade em lidar com a mãe, que enfrenta problemas com vícios – algo que é extremamente desafiador, especialmente se você não tem as ferramentas necessárias para lidar com isso. Questões como dinheiro, vício e solidão são muito bem contempladas aqui. Aideen é um caos, mas acha prazer em ajudar os outros (o que é bastante compreensível) e mesmo lidando com questões sérias ela não perde o tom de comédia. O livro é hilário. Ao chegar ao final da história, eu percebi que não havia uma única forma de concluí-la, e gosto de finais abertos – afinal, a vida é uma linha sem pontuação final. Contudo, “Not My Problem” é bom demais para terminar de forma definitiva. O literal “o único problema é que acaba”. E uma última ressalva: é um ultraje não existir uma versão em português do livro publicada no Brasil, na minha opinião ele é um essencial no gênero “coming of age” (especialmente paras meninas queer+), mesmo assim o Inglês dele é muito simples e compreensível. Vale a pena dar uma chance e ser feliz.

romancejunkie 12/02/2023

Que livro bom!
"Everyone would think I was class and then I’d be like, Have you met my wife, Kristen Stewart?" Essa história é muito importante pro público jovem ler, fala de assuntos muito importantes de um jeito legal, e o final do livro lidou muito bem com essa situação. Mas mesmo tendo uma temática séria com relação a mãe da protagonista o livro tem muita comédia acontecendo com os personagens adolescentes e com o desenvolvimento fofo de um romance.

Mari 04/02/2023

Que livro incrível
Sério, amo amo a protagonista, ela tem uma vida tão complicada, alguém ajuda ela por favor.
O livro é extremamente engraçado, uma pegada "darry girls" que eu adoro, com as situações mais doidas e divertidas que eu poderia imaginar (eles invadem a escola cara) só lendo pra entender.
ENEMIES TO LOVE SÁFICO.
Achei que merecia continuação pq ficaram mts pontas soltas, só quero ver a Aideen bem.

luiza 13/01/2023

Sobre a adolescência e, principalmente, amizade.
Demorei para descobrir um título para resenha desse livro. Acho que oque eu botei não transborda o quão bom esse livro é.

Aideen Cleary é uma adolescente com diversos problemas próprios que não sabe resolver, sendo como lidar com sua mãe alcoólatra ou com sua única amiga que está se afastando. Entretanto, tudo muda quando um dia encontra sua ?inimiga? certinha Meabh Kowalski surtando no banheiro feminino de sua escola obre seu excesso de obrigações. Aideen comovida resolver ajudar- sugerindo a empurrar das escadas, para que assim ela fosse dispensada de algumas atividades, sem imaginar que a outra fosse aceitar.

Problema resolvido. Porém, Aideen não imaginava que estava sendo observada e que iria acabar entrando em um negócio de fazer favores escondido em sua escola.

Mas por quanto tempo ela vai conseguir resolver os problemas dos outros, sem lidar com os seus próprios?

?If you accept that there?s a problem, then you have to do something about it.?

Not my problem lida com assuntos pesados, como alcoolismo, bullying e negligência parental, sem deixar de ser uma leitura envolvente, divertida e engraçada.

Para mim, a melhor parte da história foi a amizade que se formou entre Aideen e todos que ela ajudou, não só dela e eles, mas como entre eles. A cena que ajudam o David em grupo e a cena onde todos se juntam, diferentes do jeito que são, para ajudar a Meabh a se candidatar é muito boa de ler, apesar do final.

?Angela was already filming a live video. Orla had a box of flyers on her lap, Daniel Something was in the boot, and Laura was sitting on Kavi?s knee and he was spitting out stray wisps of blonde hair. He didn?t look upset about it. There was space for Meabh to squeeze in beside them. We probably wouldn?t die. ?What is going on?? she asked. I barely heard her because I was concentrating on how she?d taken my hand and was pulling me back into the hallway, out of sight of the car. ?We?re canvassing. We have over a hundred houses to hit so you?d best get your butt in the car.?

O romance apesar de ser bom e nos fazer torcer por elas do início ao fim, para mim não supera a amizade dos personagens.

Concluindo, gostei muito do livro. Sinto que é um ótimo Coming of Age e uma leitura muito boa para adolescentes em geral, visto que o livro lida com muitas coisas que acho que todo mundo passa um pouco no ensino médio. Me fez muito feliz enquanto eu li, e comovida.

Gabi 15/12/2022

Propaganda enganosa (no bom sentido)
Peguei esse livro pra ler depois de várias recomendações no Tik Tok pensando que seria um romance lésbico colegial bobinho e, bem... Fui enganada.

A melhor parte? Eu adorei quebrar a cara.

O livro aborda temas muito sérios de forma leve, sem deixar de te dar uns bons tapas na cara enquanto ainda te tira umas risadas.

A narrativa flui super bem e você se apaixona por todos os personagens e o negócio pouco convencional que a Aideen se mete.

É um livro ótimo que talvez seja prejudicado pela divulgação errada.

Ah, e o romance - o pouco que temos dele - é bem bonitinho. Mas, definitivamente, esse não é o foco da trama.

bigeyes_ 19/08/2022

crying on the inside
This book made me very sad several times. If you have: family problems, toxic friendships or difficulties in your relationships with other people, you will identify with many things. If you read it and identify with it, please go to therapy.

The stars are for the sadness I felt reading

Ana 11/07/2022

Quem tem amigos, tem tudo.
Esse livro foi uma grata surpresa pra mim.
Não esperava gostar tanto e encontrar tantas coisas legais sendo faladas no enredo.

Aideen tem uma vida problemática que quer esconder a qualquer custo e com um "empurrãozinho" da vida começa a resolver os problemas de outros.

Eu AMO o quão divertido é quando ela ajuda alguém e que a cada favor que ela cumpre, temos um motivo real que nos faz ter empatia pelo personagem.

É muito incrível ver ela evoluindo e o como ela própria se enxerga durante a estória.

Ela passa pelo processo de fazer e perder amigos , de ajudar os outros e pensar em pedir ajuda.

O romance é suuupeer em segundo plano, mas quando acontece é todo fofinho e gostoso.

O final é muito bom, acho que só faltou ter certo personagem escroto indo pro infern0.

É isso....

cresstaris 27/03/2022

Mot My Problem
aideen também é outra protagonista que passou por muita muita coisa e amei ela demais!
o plot também foi bem legal, assim como o romance (muito lindas).
foi incrível ver a aideen se livrando da amizade com a holly e percebendo que ela tinha seu valor e que as pessoas queriam ser amigas dela, e, por último, finalmente pedindo ajuda sobre a situação da mãe dela. muito muito lindo, gostei bastate!

C Lemos 24/03/2022

gostei demais
Eu acabei encontrando esse livro por ele ser um livro safico, achei muito que ele iria ser um pouco como "sua Alteza real" ou "don't kiss your roommate" com foco no romance, um pouco de enemies to lovers e o plano de colegial de fundo, mas não é bem isso, foca mais nos problemas da aideen a amizade dela com a meabh e o kavi, eles são a coisa mais fofa de todas, o jeito que ela percebeu que a Holly não fazia bem pra ela, e que ela poderia sim ter pessoas que amam ela e que se importam de verdade como a Ms. Devlin

Meabh é tão fofa da vontade de proteger e colocar num potinho