Not My Problem

Not My Problem Ciara Smyth

Resenhas - Not My Problem

Renée 09/04/2021

[ Nota não arredondada: 4.5 ]

Eu estaria mentindo se dissesse que não gostei desse livro. O romance não era óbvio desde o início, apesar de eu ter, sim, torcido para que fosse desde os primeiros capítulos, por ser enemies-to-lovers (uma colega de classe que você não gosta pode ser considerada uma inimiga em um cenário que não envolva guerra? Porque não é exatamente uma rivalidade...) e o livro não é o que eu normalmente leio. Quer dizer, é young adult, queer (mais especificamente, sáfico) e se passa no Ensino Médio, então, de certa forma, é exatamente o que eu normalmente leio, mas a vibe era diferente. Como eu não sei explicar melhor, vou prosseguir falando de outros aspectos.

Um dos meus favoritos foi o jeito que Smyth desenvolveu a dinâmica entre os personagens: é incrivelmente diverso nesse sentido, indo de relacionamentos amorosos para amizades e relações de pais e filhos, todas bem desenvolvidas e sem vilanizar personagem algum (exceto o pai da Aideen. Mas ele mereceu. Uma das coisas que eu não gostei no livro foi ele não sofrer as consequências das suas ações nojentas).

A proposta da história também é interessante: Aideen, uma adolescente no Ensino Médio com vários problemas (principalmente familiares), acaba acidentalmente criando um negócio de resolver problemas dos outros em troca de favores, mas continua a fazê-lo deliberadamente, por não conseguir resolver os seus próprios. Durante o processo, ela cria laços genuínos. A criatividade do enredo foi a razão pela qual eu escolhi ler esse livro e eu posso lhe assegurar que vale a pena fazê-lo. Ele é lançado no dia 25 de maio (obrigado, Edelweiss, pela ARC), marquem nos seus calendários!

cresstaris 27/03/2022

Mot My Problem
aideen também é outra protagonista que passou por muita muita coisa e amei ela demais!
o plot também foi bem legal, assim como o romance (muito lindas).
foi incrível ver a aideen se livrando da amizade com a holly e percebendo que ela tinha seu valor e que as pessoas queriam ser amigas dela, e, por último, finalmente pedindo ajuda sobre a situação da mãe dela. muito muito lindo, gostei bastate!

Ari 29/01/2022

Estão planfetando esse livro da maneira errada
Eu fui ler esse livro, ?Not my problem?, da Ciara Smyth, porque eu tinha visto q era um livro wlw
Ele é, eu n irei mentir, mas ele n é sobre isso, e é por isso q eu demorei tanto pra ler um livro com tanto potencial
Esse livro n é sobre romance, e se for é o maior slow burn da historia, pq o romance n da nem indícios de sua existência ate as ultimas 100 paginas
Ele é um livro sobre saude mental, relações familiares fodidas e como uma adolescente de 16 anos tem que cuidar da mãe, da escola e tudo isso enquanto tenta incumbir a negligencia da mãe da escola e dos assistentes sociais
Tw: negligencia parental, mãe alcoólatra, traição, manipulação, amizade toxica

Mari 04/02/2023

Que livro incrível
Sério, amo amo a protagonista, ela tem uma vida tão complicada, alguém ajuda ela por favor.
O livro é extremamente engraçado, uma pegada "darry girls" que eu adoro, com as situações mais doidas e divertidas que eu poderia imaginar (eles invadem a escola cara) só lendo pra entender.
ENEMIES TO LOVE SÁFICO.
Achei que merecia continuação pq ficaram mts pontas soltas, só quero ver a Aideen bem.

bianca81 02/04/2023

Essencial: viciante, hilário e bem escrito
O que a Ciara Smyth fez em “Not My Problem” é impressionante porque captura personagens muito “redondas” e acreditáveis de forma que não parecem personagens, mas pessoas reais. Eu achei genial escalar uma personagem tão bagunçada, engraçada e no melhor modo “giving zero fucks” para ser uma antítese de outra personagem que luta com todos as forças para dar o melhor de si a ponto de estar à beira de um colapso de pânico e a ansiedade. Essa dinâmica não só foi extremamente agradável de acompanhar como muito viciante, definitivamente um dos pontos altos da obra. Porém, o livro não se intercala só aí. Ele consegue explorar as complexidades de ser uma adolescente de classe média que não se encaixa, é lésbica e tem poucos amigos. Existe uma grande responsabilidade em lidar com a mãe, que enfrenta problemas com vícios – algo que é extremamente desafiador, especialmente se você não tem as ferramentas necessárias para lidar com isso. Questões como dinheiro, vício e solidão são muito bem contempladas aqui. Aideen é um caos, mas acha prazer em ajudar os outros (o que é bastante compreensível) e mesmo lidando com questões sérias ela não perde o tom de comédia. O livro é hilário. Ao chegar ao final da história, eu percebi que não havia uma única forma de concluí-la, e gosto de finais abertos – afinal, a vida é uma linha sem pontuação final. Contudo, “Not My Problem” é bom demais para terminar de forma definitiva. O literal “o único problema é que acaba”. E uma última ressalva: é um ultraje não existir uma versão em português do livro publicada no Brasil, na minha opinião ele é um essencial no gênero “coming of age” (especialmente paras meninas queer+), mesmo assim o Inglês dele é muito simples e compreensível. Vale a pena dar uma chance e ser feliz.

bibiteodora 31/07/2021

uai mas acabou????? e o romance??????? porra cara eu li o livro todo pra ter um beijinho so? mas eu achei a escrita engraçada, entao nao foi de todo ruim

Beatriz 25/10/2021

perfeito
primeiramente amo enemies to lovers, mas o mais lindo nesse livro é que não é SÓ focado no romance. tem também reflexões super importantes sobre se sentir inferior numa amizade, pressão que os pais botam nos filhos para serem perfeitos, filhos que lidam com pais alcoólatras? amo muito também quando a narradora é sarcástica, cheia de piadas e [*****] porque eu me identifico hihihi enfim amei

deadpoetz 08/01/2022

que livro bom, cara. a história é tão envolvente que você não consegue largar e eu me apeguei tanto aos personagens que fiquei torcendo pro fim não chegar nunca. o livro foi bem concluído, mas queria muito uma continuação.

sofs 29/12/2021

Not my problem
Que livro maravilhoso!Virou uns dos meus favoritos.A amizade da Aideen com a Meabh e com o Kavi é a coisa mais fofa do mundo, os três são personagens maravilhosos com personalidades incríveis.
Amei ver a Aideen resolvendo o problema dos outros porque ela não conseguia resolver seus próprios problemas.Eu e Aideen temos muito em comum e toda hora eu me via no livro.Ela levou um tempo pra ver que a amizade dela com a Holly era tóxica e isso retratou muito oque acontece na vida real, gostei muito de como ela resolveu isso.
Ela vendo que precisa de ajuda durante o livro é incrível porque todos nós precisamos de ajuda, não só ela mas a Meabh, o Kavi e todas as pessoas que eles ajudaram com os favores.O relacionamento dela com a Meabh é muito fofo mesmo que não seja muito o foco do livro.Amei o livro, ri muito lendo ele, recomendo muito!

ceci (@lercomoarte) 04/01/2024

Se eu tivesse lido ele na minha adolescência eu iria amar, sinto que eu não sou mais o público alvo, mas ainda sim foi fofinho e me animou em uma fase que eu tava meio triste

Isadora.Collins-Ja 28/01/2022

Masterpiece
Esse livro é perfeito.

Todos os adjetivos positivos do mundo não podem descrever o quanto eu gostei dele.

Simplesmente impecável, não sei nem o que falar.

Um livro, que me fez rir horrores, que me fez ficar com o coração quentinho, mas que também me fez chorar e me emocionar.

Biin 05/09/2023

Psicólogo é bom, recomendo
Terapia e diálogo resolveriam não só os problemas da Aideen, mas de praticamente todos os personagens desse livro (mas não deixa de ser uma leitura agradável)

Gabi 15/12/2022

Propaganda enganosa (no bom sentido)
Peguei esse livro pra ler depois de várias recomendações no Tik Tok pensando que seria um romance lésbico colegial bobinho e, bem... Fui enganada.

A melhor parte? Eu adorei quebrar a cara.

O livro aborda temas muito sérios de forma leve, sem deixar de te dar uns bons tapas na cara enquanto ainda te tira umas risadas.

A narrativa flui super bem e você se apaixona por todos os personagens e o negócio pouco convencional que a Aideen se mete.

É um livro ótimo que talvez seja prejudicado pela divulgação errada.

Ah, e o romance - o pouco que temos dele - é bem bonitinho. Mas, definitivamente, esse não é o foco da trama.

romancejunkie 12/02/2023

Que livro bom!
"Everyone would think I was class and then I’d be like, Have you met my wife, Kristen Stewart?" Essa história é muito importante pro público jovem ler, fala de assuntos muito importantes de um jeito legal, e o final do livro lidou muito bem com essa situação. Mas mesmo tendo uma temática séria com relação a mãe da protagonista o livro tem muita comédia acontecendo com os personagens adolescentes e com o desenvolvimento fofo de um romance.