O ano em que menos é muito mais

O ano em que menos é muito mais Cait Flanders

Resenhas - O ano em que menos é muito mais

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 20/05/2024

Vale olhar para a sua vida.
Li sem expectativa e gostei muito. A autora não vem com o intuito de lhe mostrar como viver com menos, mas ela abre o seu intimo para lhe mostrar como sua vida estava e como ela a mudou. Senti falta de uma ida a terapia? Sim! Porém o livro não perde o seu brilho por isso. De forma madura e mostrando as suas quedas e como se reergueu as paginas fluem para uma leitura que indico.

Iza 04/05/2024

Bom.................
"Viver um dia de cada vez, apreciar um momento de cada vez."

Uma obra que te leva a parar e a pensar sobre suas compras e modo de vida. A escrita é envolvente e informal, mas é impossível ler tudo de uma vez, a cada capítulo é necessário um tempo para refletir.

Mimaria 22/04/2024

? Mais um livro que não estava na minha meta de leitura, e uma vez inserido, tomou a frente de outros títulos, mas a causa é nobre. Este livro aborda um ano de comprometimento da autora consigo e com seu modo de existir e usufruir de seus bens e recursos. As vezes é bom sair do seu estilo literário e enfrentar pela perspectiva do outro um problema que também é seu. Assim como a autora também preciso desapegar e aprender a ser mais minimalista. Ja sigo algumas regrinhas nesse sentindo, e esse livro (que não foi comprado! Esta no meu plano de livros digitais ?) é um carinho para me incentivar e seguir firme.

A história de Cait é forte e a autora é muito corajosa em compartilhar aspectos delicados de sua vida com o leitor. A narrativa em primeira pessoa é envolvente e Cait vai conduzindo o leitor por seus dilemas de maneira muito sensível. A liberdade em se descortinar nos seus mais íntimos sentimos conecta com o leitor. Excelente fonte de inspiração para quem quer mudar sua relação com o consumo.

Cris 20/04/2024

20.04.2024
O livro traz uma proposta boa no mundo em que o consumo está exagerado. Para certas pessoas é uma doença, culpam a ansiedade. E a personagem mostra que podemos viver com pouco. E gastar o dinheiro com coisas que realmente importavam para ela: viajar.

@natallyacioli 26/03/2024

Cait Flanders é uma compradora compulsiva e está disposta a parar de gastar com o que não precisa. Ela se deu conta disso após tentar achar um objeto em uma gaveta de utensílios e não conseguir encontrá-lo devido a quantidade de coisas que acumulava.

“O ano em que menos é muito mais” nos convida a reavaliar a nossa relação com o consumo. Para isso, Flanders decide passar um ano sem comprar por impulso e cria uma lista do que pode/não pode comprar.

Entre os itens permitidos estavam alimentos e utensílios básicos de cozinha; cosméticos e higiene pessoal (só quando acabar); produtos de limpeza; presentes para outras pessoas; e itens da lista aprovada de compras.

O que não era permitido: café para viagem; roupas, sapatos, acessórios; livros, revistas, cadernos; objetos para a casa (velas, decoração, móveis, etc); e eletrônicos.

A lista aprovada de compras contava com coisas específicas e “qualquer coisa que tenha que ser substituída, mas o objeto original deve ser descartado ou doado”.

Após criar as regras para um ano sem compras, Cait amontoou tudo o que tinha no chão do apartamento e encarou as pilhas de objetos. Esse momento foi marcado por uma autorreflexão: dinheiro desperdiçado, sonhos desperdiçados, oportunidades desperdiçadas.

É claro que essa não foi a primeira vez que Flanders tentou deixar de ser consumista, mas ali, naquele momento, ela decidiu se comprometer publicamente com o desafio de ficar um ano sem comprar através de publicações em seu blog.

O começo do experimento rendeu quatro sacos plásticos com roupas, casacos, cachecóis e bolsas para doação; cerca de 55% do que tinha no guarda-roupa foi embora.

Ao longo da leitura fica nítido que a compulsão por gastos tinha a ver com as emoções de Cait. Se estava feliz, comprava algo para comemorar; se estava triste, gastava para ficar feliz; e por aí vai. A questão é que isso estava impactando na saúde financeira e, consequentemente, mental dela.

Durante o experimento, Flanders percebeu os gatilhos que a faziam gastar por impulso. O resultado: ela passou viver com o que realmente precisava; o apê ficou organizado e funcional; além de economizar dinheiro para ser usado de maneira mais consciente.

site: https://www.instagram.com/leiturasnat/

JefersonJota 20/02/2024

Menos é mais.
Inspirador ver que você pode ser feliz por o pouco. É fácil se apegar a vícios, mas eles só fazem você se afastar mais de você mesmo.

nay.gba 15/02/2024

Diário de uma ex viciada
O livro é uma autobiografia da Cait em sua jornada para largar a bebida e as compras compulsivas.

Não é bem um guia de como fazer e sim como ela fez. Sem recorte social ou aprofundamento das questões emocionais e culturais que levam a maior parte dos americanos a estarem endividados ou fazerem uso de algum tipo de droga.

O modo que ela fez totalmente independente e sem ajuda profissional é bastante curioso, visto que as chances de recaídas são imensas.
Sou do princípio que se eu não sou especialista eu fico calada, achei perigoso a crítica que ela fez ao AA. (Não que eu discorde do ponto dela), mas que crítica por crítica sem solução não acresce e só afugenta algum leitor que poderia se beneficiar.

Por mais que ela cite fontes, o método dela não tem base científica e acho que é válido mais como um relato pessoal do que guia para organização financeira e pessoal.

"Uma das maiores lições é que, sempre que você pensa em cometer excessos, é porque sente falta de alguma coisa em você ou na sua vida, e nada do que beba, coma ou compre pode reparar essa falta."

Não cabe a mim indicar profissionais de saúde, mas se você oscila entre a depressão e a euforia que leva a problemas com bebida, com dinheiro, com compras e com a sua comunidade busque ajuda terapêutica. O problema pode ser mais que relaxo.

Ju Amaral 08/02/2024

O Ano que Menos é Mais!
Um bom livro pra quem quer ideias para tentar mudar hábitos e economizar mais.
Porém, como a autora é canadense, a realidade vivida é muito diferente da nossa brasileiros, economicamente falando!
Enquanto ela luta pra pagar a dívida de cartão de crédito, seu maior inimigo, e lidar melhor com os excessos de compras e álcool (o três principais itens que consomem seu orçamento), aqui no Brasil, a gente luta pra conseguir manter as contas mensais em dia, enquanto o valor do aluguel é exorbitante e a cada dia mais o poder de consumo diminui, porque ir no mercado é deixar basicamente seu salário!
Mas há pontos que podem ser aplicados com certeza em nossas vidas brasileiras, como a redução do uso e consumo de álcool, a lista de proibições de compras e a lista do que podemos comprar, saber identificar os nossos gatilhos para compras exacerbadas.
Tirei boas ideias do livro!

Cristiane 04/02/2024

Muito interessante!
Mais do que um livro, é um relato de superação. A história de uma pessoa que tinha vários problemas e que sentia que sua vida precisava de uma mudança urgente, então correu atrás para fazê-la acontecer.
O que mais me prendeu nesse livro foi todo o processo de reconhecimento da autora. O modo como ela reconheceu seus problemas, como lutou contra a urgência em fugir deles, como permaneceu e lutou para mudar de hábitos e de vida.
Reconhecer nossos próprios problemas, perceber o que está errado, é o primeiro passo para fazer mudanças acontecerem em nossas vidas.
Um relato de vida, repleto de dicas e de apoio para todos aqueles que julgam não poder mudar, não poder sair de um poço de incertezas e de inseguranças.
É possível sim mudar de vida, de ares, de hábitos. Basta querer, e ser forte o suficiente para jamais desistir.
Recomendo!

Carla 15/12/2023

Um livro sobre compulsividade
Uma autobiografia que fala sobre uma mulher que chegou ao fundo do poço entorno dos 30 anos, por conta de sua compulsão, a principio com a bebida, flutuando pela compulsão alimentar e chegando q compulsão por compras. Apesar de umas partes de excesso de informações que em nada agregam, o livro é bem interessante e traz reflexão pra quem se identificar (meu caso com as compras ?) No geral bom livro. Recomendo.

Manuella 10/12/2023

Olhar para o que merece atenção
Refletir sobre nosso consumo é algo urgente. Este livro nos leva a repensar a maneira como compramos, nos alimentamos, como gastamos nosso tempo, como respeitamos nosso corpo, nossos sentimentos e traz dicas valiosas para quem deseja ter uma vida mais leve, mais nítida e presente. Aproveitar os momentos de forma consciente.

Nouzaíra 02/12/2023

É um livro que trás boas reflexões, questionamentos sobre o que realmente é importante, muitas vezes nos enchemos de coisas totalmente sem sentido. Gostei muito.
Heitor.Monteiro 02/12/2023minha estante
Adicionei agora na minha estante, agora é descobrir como compro e envio aqui pra Portugal pra ler? ???

Miriam172 17/11/2023

A leitura é interessante e bem fluída. O fato dela escrever em primeira pessoa ajuda muito. Apesar de falar sobre deixar de ser consumista, na verdade esse livro fala sobre ser consciente a respeito do que se compra, do que se assiste, do que se tem, do que sente... ser consciente em relação a vida.

1 | 2 | 3 | 4