Temporada de furacões

Temporada de furacões Fernanda Melchor

Resenhas - Temporada de Furacões

Isa 28/09/2021

Forte, indigesto e necessário
Leitura forte, com passagens agressivas e extremamente profundas. Uma leitura difícil de tão indigesta.

Leila 31/12/2022

Que livro! Que livro!!!
Esse foi um daqueles que tive que parar de ler várias vezes para respirar e também é daqueles casos que começa meio assim assim, mas que super vale a pena insistir.
Linguagem nua e crua, a autora vai deixando pistas para o leitor ir montando e desmontando o quebra cabeças da historia e é muito massa como ela faz isso. Em alguns momentos você ficará pensando que o que está lendo não faz sentido ou não tem conexão com nada, mas você não sabe de nada jovem gafanhoto! tem simmm, é simplesmente genial. E o mais bacana é que Fernanda Melchor não subestima o leitor, ela acredita na nossa capacidade de entender e tirarmos nossas próprias conclusões. Mas vá avisado, é pesado, é denso, é paulada na cabeça...o ser humano mostrado na sua feiura total. O enredo não tem nada de ohhh que diferentão, mas com certeza o jeito de contar essa historia sim e está aí todo o diferencial de essa ser uma leitura tão sensacional. Só leiam e depois voltem aqui para me contar.

Marilia Verdussen 24/04/2022

Cruz credo
Comecei empolgada lendo sem parar. Aí a miséria começou a crescer. A violência aumentou. Veio o grotesco nojento e nem me lembro mais do que gostei no início. De revirar o estômago e os olhos. Muito bem escrito e desnecessariamente pesado.

Carolizons 24/12/2020

Leitura de fôlego, já que os parágrafos duram um capítulo inteiro. No início pode parecer cansativo, mas a estrutura é adequada ao que se conta. De repente, você se sente completamente envolvido na trama, sem tempo nem de respirar entre uma frase e outra. História pesadíssima. A cada capítulo um uma camada da história é explicado.

Icaro 09/10/2022

Excelente
Uma belíssima porrada no estômago, nunca imaginei um livro tão pesado e tão visceral. Texto escrito de forma diferente, com pouco pontos, o que causa uma necessidade de leitura direta o tempo todo.

@lucassntn 26/12/2022

Arrebatador
Uma bruxa é encontrada morta na beira de um canal numa zona rural do México, e a partir daí vemos o que aconteceu antes e depois do assassinato. O livro é um furacão, como o título diz, um fluxo de pensamento contínuo e arrebatador que dura páginas e mais páginas sem quebras de parágrafos, e assim a gente devora e é engolido por essa história que fala sobre misoginia, transfobia, homofobia e as heranças da miséria e negligência do Estado num país colonizado. De longe a minha melhor leitura do ano.

desejoumlivro 08/04/2022

O livro tem início com um crime a ser desvendado: o assassinato de uma bruxa que foi encontrada às margens de um rio.

A escrita da autora é genial, com capítulos que vão desvendando o mistério aos pouquinhos, parágrafos longuíssimos que vão e voltam no tempo sem perder a coerência.

É uma leitura rápida, pois a narrativa é extremamente envolvente, mas não é uma leitura leve. Personagens constantemente drogados, problemas familiares pesados, prostituição, violência, assédio sexual, homofobia e linguagem crua que não poupa palavrões e termos obscenos. Tudo isso para inserir completamente o leitor na vida real dessas pessoas.

Posso dizer que esta leitura me tirou da zona de conforto e terminei com aquela sensação ambígua de ler um livro desconfortável e ao mesmo tempo muito bem escrito. E sim, recomendo muito pra quem tiver fôlego e estômago!?

@desejoumlivro

#temporadadefuracoes #fernandamelchor #dicadeleitura #livros #desejoumlivro

Marina.Bosso 03/11/2022

Realmente um furacão
Se você leu a sinopse e acha que vai ler um thriller policial, você está enganado!
Este livro é uma descrição das mazelas humanas, falta de dignidade, prosperidade, amor, estado e moral. A história é escrita em fluxo de pensamento, o que dá a sensação de furacão na história, você sente a história indo de mal a pior num fluxo intenso. A bruxa é o personagem que está no olho desse furacão, sendo o personagem principal de toda a narrativa, mas sem ter voz durante todo o livro.
É uma história forte, com episódio de muita violência explicita e mal-estar. É um livro muito importante, mas deve ser lido se estiver a fim de ler algo dessa magnitude e intensidade. Livro incrível, mas para ser lido apenas uma vez.

Paulo1376 02/03/2024

Este livro me surpreendeu. A realidade violenta, cruel e homofóbica latino-americana manifestada num crime e contada através das várias facetas dos personagens. No início parece muito caótico, porém o enredo é circular e tumultuoso como um furacão. Muito bom. 4.4

jegrandini 25/06/2023

Temporada de furacões
É difícil dizer que gostei, porque o livro traz temas e assuntos muito difíceis de lidar, e que por vezes, preferimos não ver, pra justamente não ter que transferir energia para eles, pois infelizmente não há ações cabíveis por nós para que a realidade mude. E isso dói, ter a consciência disso dói, mas não poder fazer nada dói o dobro, é angustiante.

Então minha opinião após ler o livro era que eu não havia gostado e que não recomendaria para qualquer pessoa.

A leitura foi difícil, pelo conteúdo, mas principalmente pela escrita. Capítulos longos, sem nenhuma paragrafação, demorei pra engatar, ainda sim, alguns capítulos eu tive de ler mais de uma vez para entender, e ainda sim, em um deles, ficaram algumas dúvidas.

Mas depois de conseguir digeri-lo, refletir sobre e trocar opiniões no clube de leitura que faço parte, consegui acolher o livro, consegui entender que, de fato, o que mais me incomodou nele, foi admitir que os assuntos que estavam ali eu fingia não ver, porque era dolorosos demais pra mim.

Mas a história é realmente intrigante, fantástica, de uma sensibilidade impecável, a autora que tem sua escrita diferenciada, embora tenha sido incomum e difícil pra mim, eu tenho que reconhecer seu talento, ainda mais para uma mulher escrever tantas dores e verdades sem nenhum filtro!

Temporada de furacões, é sem dúvida, um furacão na sua vida, não há como não se sentir em um lendo o livro e não há como sobreviver à ele sem nenhuma consequência, pois ainda que não possamos fazer para que as realidades mudem, ainda sim, ter consciência dela já é alguma coisa!

Por fim, recomendo esse livro, mas alerto, que você deve estar atento aos vários gatilhos que ele pode trazer, aos vários assuntos pesados que irá abordar, e para que você leia com a cabeça aberta, porque irá precisar.. mas se der na telha, só vai também! Rss

Carla Verçoza 21/01/2021

Primeiro livro entregue pelo clube literário Tortilla, um livraço da mexicana Fernanda Melchor.
O êxito que o livro vem alcançando é justificado, com sua estrutura frenética (cada parágrafo dura um capítulo inteiro) e escrita sem filtros, honesta.
A ideia partiu de um acontecimento real, um assassinato de um bruxo em um vilarejo do México. Desse ponto, a autora cria personagens que estão ligados ao caso de alguma maneira, que vão narrando o acontecimento de seus pontos de vista. Daí, a meu ver, vem o grande mérito do livro, a autora entrega personagens extremamente humanos, com seus defeitos e nuances, que se tornam críveis. A ambientação na pequena vila do interior, poderia muito bem representar alguma cidadezinha do brasil, afastada do mundo, com suas misérias e sem lei, inundada de homofobia, machismo, superstições e crendices, além de abusos de todos os tipos.
Leitura de fôlego, impressionante, cada capítulo e cada personagem entrega algumas peças que vão construindo e interligando a história. Muito massa, espero que seja lido por muitas pessoas.

Pretti 04/01/2022

Livro excelentemente horrível ou horrivelmente excelente?
Depois de terminar a leitura, fiquei um tempo pensando em como definir este livro. Ele é bem escrito, envolvente, fluido, fácil de ler. Ao mesmo tempo, grotesco, nojento, rançoso, violento. Onde firmar o ponteiro. É um livro ótimo? É um livro horrível?

Em Temporada de Furacões, Fernanda Melchor nos coloca nessa posição de admiração estética do horror desde o começo, já que abre com a descoberta do cadáver putrefato da Menina Bruxa nas margens de um canal.

A partir dos relatos dos envolvidos nesse assassinato, cria um panorama de uma pequena vila mexicana e de seus horrores, que envolvem pobreza, superstição, machismo, homofobia, transfobia, misoginia, estupro, pedofilia, zoofilia e crime. Tudo isso a partir de uma narrativa não linear e espiralada, com imensos blocos de texto que percorrem capítulos inteiros e fluem em tom de oralidade caótica.

O texto é extremamente visual, cru e violento, e sua narrativa intensa e vertiginosa pode muito facilmente ser aproximada da ideia mesma de um furacão, como se o furacão que destroçou La Matosa antes do início da história passasse pelas páginas e deixasse tudo assim, intranquilo e devastado. Outra possibilidade seria dizer que a narrativa reflete a constante vertigem dos personagens, vários intensamente drogados em grande parte do tempo (maconha, cocaína e uns comprimidos não nomeados), outros violentados, assustados, angustiados e amedrontados pelas superstições e preconceitos dentro dos quais foram educados. A narrativa frequentemente se dobra sobre si, o tempo vai e volta, espiralado, e é impossível não nos sentirmos, enquanto leitores, dentro do olho do furacão que é esta narrativa.

Melchor denuncia o horror, a ruína de uma sociedade, ao mesmo tempo em que nos mostra os personagens como profundamente humanos - até os piores deles. E isso é tocante e arrasador (como um furacão).

Além de dizer o quanto este livro é excelente, quero deixar um parabéns especial ao Antônio Xerxenesky pela tradução primorosa que, creio eu, deva ter sido especialmente desafiadora.

Nota: ????? (comecei o ano muito fácil ou será que são os livros que estão bons mesmo? veremos)

Ana 22/03/2023

4.5*****

Assuntos sensíveis: violência contra a mulher em geral, pedofilia, zoofilia, descrição detalhada de cenas, homofobia.
Colenci 25/05/2023minha estante
assuntos sensíveis: todos

Lili 18/10/2022

Viciante e Chocante
Um grupo de cinco garotos desbravam portando estilingues um canal de irrigação investigando a origem daquele fedor infernal, que revelou a imagem igualmente infernal da Bruxa de La Matosa morta sobre a espuma amarela da água, entre juncos e lixo com os dentes à mostra formando um assombroso sorriso. A partir daí a autora explora um pouco da vida de todos aqueles com uma relação direta ou indireta com o assassinato dessa figura que gera sentimentos tão conflitantes entre seus conterrâneos, a gente desse povoado precário, esquecido pelas instituições.

A estrutura de individualizar pontos de vista e ações, aprofundando nos eventos anteriores que levaram cada personagem ao ponto em que gira toda a história, permitiu, além de criar essa atmosfera de suspense por liberar lentamente informações sobre o acontecido, trabalhar um leque maior de temas nessas subtramas igualmente interessantes: o machismo, a LGBTfobia, o racismo, a violência doméstica, os abusos, o aborto, a falta de esperança de uma população, sobretudo jovem, desassistida, e a repressão de identidade perante tanto preconceito.

Achei que teria dificuldade com essa falta de respiro dos parágrafos únicos para cada capítulo. Engano! A escolha foi perfeita para o estilo da narrativa. Melchor despeja com a força do deslizamento que acometeu seu povoado fictício, toda a miséria, abandono, preconceito, ira e violência na qual estão atoladas as pessoas de La Matosa, utilizando uma linguagem sem a assepsia que domina boa parte da literatura, e que na maioria das vezes me deixa entediada, as vozes empregadas condizem com seus cenários e com as pessoas. A autora não economiza nos palavrões, no obsceno, nos detalhes nauseantes, com um ritmo e energia que tornam a leitura contagiante. Livraço! Mal posso esperar por novos livros da autora.

Lulys 14/01/2022

Impactante
História construída através de fluxos de pensamento. Só em dois momentos do texto vemos parágrafos e apesar da linguagem crua crua visceral durante todo o texto o último capítulo apresenta uma linguagem poética.