Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Viviane 06/01/2023

O amor é sempre um tema inesperado?
bell hooks sempre foi uma mulher admirável! Na minha opinião, um dos maiores expoentes do feminismo negro. Mesmo tendo passado por vários percalços, é comovente ver como ainda consegue trazer sensibilidade e doçura ímpares para falar de um tema tão negligenciado como é o amor. De fato, nas linhas afiadas de sua escrita é possível um olhar aprofundado, e bastante pragmático, sobre esse sentimento (?) que move o mundo desde seus primórdios. Embora eu não concorde com todos os aspectos abordados, a relevância da obra consiste em trazer luz a um tema pouco estudado, sob um viés crítico e moderno. Sem dúvida, somente a adoção de uma ética amorosa como amálgama social será capaz de refrear o individualismo que move nossa Sociedade de Consumo.
Suzana.Kawai 07/01/2023minha estante
Fiquei curiosa. Estava achando que seria um romanção água com açúcar. É um ensaio?

Viviane 07/01/2023minha estante
É um ensaio sobre o amor, não tem nada de romance.

Suzana.Kawai 07/01/2023minha estante
Empresta!

Viviane 08/01/2023minha estante
Claro! Só pegar aqui

by.dassa 29/04/2024

Tudo sobre o amor
O livro poderia ser ?tudo sobre o amor da bell hooks?!!! Apesar dos pesares, esse livro me prendeu bastante no início e me deixou reflexiva durante dias, as colocações dela são mto boas e cirúrgicas!!! gostei bastante do livro ( menos dos capítulos religiosos dela) e quero ler mais dela
sarararah 29/04/2024minha estante
vc achou ele muito sobre ela? tipo perspectiva dela, isso que quis dizer?

by.dassa 29/04/2024minha estante
sim!!

laura solzinho 07/05/2024minha estante
kkkkkkk exatamente. é um autorelato

ericaribs 04/04/2023

Queria gostar muito dele mas percebi que estava me forçando
Tem umas pautas extremamente interessantes, mas poderia ter metade do tamanho. Acabou sendo uma repetição de ideias e uma propaganda cristã.
Larissa.Zvuk 04/04/2023minha estante
Ele seria bom se não tivesse essa pauta religiosa

Luís Otávio 05/04/2023minha estante
Exatamente o que comentei na minha resenha. Os capítulos sobre a infância e sobre o luto são obras primas, mas o livro passa a maior parte do tempo vendendo a religiosidade da autora (sendo que nao foi essa a promessa).

yara 09/03/2024

"o caminho para o amor não é árduo ou oculto, mas precisamos escolher dar o primeiro passo. se não conhecemos o caminho, sempre há um espírito amoroso com a mente aberta e iluminada, capaz de nos mostrar como pegar a trilha que leva ao coração do amor, o caminho que nos leva de volta ao amor."
yara 09/03/2024minha estante
e eis aqui só um pouquinho do imenso montante que o meu amorzinho é e representa para mim. chorando há 45 minutos porque não poderia me sentir mais grata pelo quanto já vivemos juntos e pelo quanto ainda vamos viver juntos.

Fabmatos_ 09/03/2024minha estante
Ai, que lindo ???????? amar é bom demais!

gabiomg 13/10/2022

O amor vai muito além de um sentimento, eu escolho amar!
Este livro é extremamente especial por vários motivos. Fala sobre a potência do amor em todos os âmbitos da nossa vida e o quanto ele é necessário para desenvolvermos uma sociedade mais genuína e mais humana, além disso, a escrita é muito acessível, trazendo esse conhecimento não somente para quem possui um conhecimento linguístico aprimorado, mas para todos os públicos que realmente querem buscar mais sobre esse tema. A autora aborda com clareza os mais diversos aspectos do amor, trás exemplos práticos e busca expor como na prática o amor aparece em nossas vidas e nem fazemos questão de perceber.
Mari 13/10/2022minha estante
Oi td bem? Vc sabe a idade recomendada?

gabiomg 13/10/2022minha estante
Infelizmente não consegui achar essa informação, mas acredito não ser um livro que aborde assuntos extremamente delicados, ou obscenos, é mais um livro informativo e de reflexão sobre qual valor nós damos ao amor em nosso cotidiano.

Thárin 17/04/2021

?Um guia sobre como não perder a esperança e adotar uma prática amorosa em todos os aspectos da vida''. Assim eu descreveria esse livro de bell hooks a quem pedisse minha opinião sobre ele.

A autora traça uma narrativa paralela entre os acontecimentos dolorosos que marcaram sua vida e os ensinamentos que obteve com cada episódio. Acabei me identificando logo de cara porque bell vem de um berço disfuncional e violento, algo que conheço bem demais.

Em muitos aspectos foi uma leitura muito dolorida por todos os gatilhos acionados de memórias da infância e adolescência que eu sou ótima em jogar pra debaixo do tapete.

Porém também lembrei de toda a jornada de auto perdão e libertação que me permiti fazer até esse momento pra não me tornar refém de um passado, na maior parte do tempo, trágico.

Além disso, identifiquei várias ferramentas que desenvolvi ao longo dessa busca, mesmo que de forma inconsciente, que me ajudaram a seguir em frente liberando ódio e aprendendo a substituir pelo amor que eu não tinha recebido, mas que podia eu mesma me dar.

hooks parte de sua perspectiva individual e chega ao panorama da sociedade doente em que estamos inseridos, onde o desamor e o individualismo são a nova lei.

Nesse cenário, é extremamente comum que os lares sejam violentos e autoritários, que as crianças não tenham sua individualidade preservada e respeitada, e que reproduzam o padrão que conhecem em sua vida adulta pois nunca houve uma outra referência ou alternativa amorosa que lhes guiasse a um destino diferente.

Ao mesmo tempo que faz suas análises autobiográficas e sociais, hooks apresenta possíveis soluções para as problemáticas e ferramentas para adoção de atitudes e práticas amorosas na vida.

Como sobrevivente de uma família disfuncional, que passou boa parte da vida trabalhando pra curar os próprios traumas, considero esse livro uma leitura essencial. Deu vontade de sair distribuindo por aí e de obrigar as crianças a ler na escola pra se tornarem indivíduos melhores no futuro.

?Se queremos uma sociedade eticamente amorosa, precisamos desmascarar o mito de que abuso e negligência podem coexistir com amor. Onde há abuso, a prática amorosa fracassou." - bell hooks
Ludmilla 17/04/2021minha estante
Identifiquei-me. Mais um na lista.

Thárin 17/04/2021minha estante
Fico feliz!!!

DebsMonte 07/02/2024

Ai gente
Eu me odeio por não ter gostado desse livro, juro que tentei porque amo a bell hooks mas não deu, pai amado ?
Maria19530 09/02/2024minha estante
Achei q fosse a única

DebsMonte 10/02/2024minha estante
Foi bem frustrante :/

Yas 15/05/2024

Tudo sobre o amor
A bell hooks consegue trabalhar brilhantemente entre a relação de amor, poder e infância. Não existe amor quando se há relação de poder. Esse livro é um ótimo guia pra quem quer te ressignificar a sua visão sobre o amor e sobre suas relações.
Sarita 16/05/2024minha estante
quando vi você postando sobre ele, me deu vontade de ler

Yas 17/05/2024minha estante
Vale a penaaa

Eduarda 10/12/2023

Eu venero a bell
Sou fã assumida da bell hooks desde que a li na graduação. Amo como a escrita de hooks demonstra sensibilidade para com os medos e os anseios das mulheres pretas. Eu enxergo muita potência nas palavras dela.
Leiam bell hooks e tirem suas próprias conclusões, vocês não vão se arrepender.
Estephane 11/12/2023minha estante
aaa estou louca para ler esse

Eduarda 17/12/2023minha estante
Amiga, não perde tempo e aproveita??

Samyra33 27/02/2023

Chorei no primeiro capítulo, mas teve outros que só queria terminar os mais rápido possível. É um bom livro, mas ele migra entre um "estudo" sobre o amor, e um papo meio coach/auto ajuda, que eu particularmente não gosto muito. Tem lições muito importantes que nos despertam pro entendimento de porquê agimos como agimos, mas teve partes mais maçantes e coachs.
sara 28/02/2023minha estante
Descreveu exatamente o que eu senti kkk

Samyra33 04/04/2023minha estante
Fico feliz que não tenha sido só eu, achava que ia ser o livro da vida, mas não foi ?

pineberry 23/11/2022

tudo sobre o amor
Me sinto horrível não tendo gostado desse livro tão importante e ao falar mal dele, mas infelizmente eu esperava coisa muito diferente. Sim, alguns capítulos são incríveis e possuem várias frases profundas e reflexivas, mas no geral não apresentou o que eu procurava (bom, aí o erro foi meu né hehe).
Não esperava que esse livro tivesse tantos vieses religiosos, pois esperava algo mais científico através de pesquisas, mas infelizmente vi muitos conceitos conservadores com base na religião, não consegui tirar muito aprendizado do livro por causa disso, infelizmente.
Gaby 23/11/2022minha estante
Não sabia que ela era religiosa. Ainda não li os livros dela, tá na minha lista

lulsweber 01/02/2023minha estante
Tive o mesmo sentimento lendo. Acho que ela se deixou levar muito pelo moralismo em vários momentos e tem capítulos extremamente enviesados pra religião. Não sei se exatamente "científico" é a palavra, mas eu também esperava algo mais fundamentado e embasado e menos "achismo".

Isabel583 30/09/2022

Tudo sobre o amor
Acabo de terminar essa leitura linda. Bell oferece ao leitor relances de suas reflexões pessoais através de suas experiências e sempre levando em conta o caráter sociopolítico das coisas. Me tocou em vários pontos, ao passo em que comecei essa leitura em um momento em que eu mesma pensava sobre o tema e conversava muito disso com a minha amiga Rita. O livro é bastante perspicaz, porém a sua maior qualidade é de fato sua sensibilidade. Confesso que boiei em alguns momentos em que Bella fala sobre a religião e a prática religiosa, mencionando diversas vezes a sua criação cristã e os impactos disso em suas concepções de amor e de mundo. Talvez, sejam experiências mais tangíveis para religiosos ou alguém que cresceu em um lar assim. Discordo da ideia de mudança social apresentada sobre a lente da prática amorosa diária pessoal, porém isso não atrapalha a minha admiração pelo livro. kinga
Isabel583 30/09/2022minha estante
*Bell digitei errado

gabriela 01/10/2022minha estante
nao tava esperando pelo kinga no final kkkkkkkkkk

Arthur.AmbrAsio 10/11/2023

Hype infundado
Dei 3 estrelas, que é considerado 'bom', pq não é de nenhuma forma um livro ruim, pelo contrário, tem bons insights que, para uma primeira leitura do caso, podem fazer uma pessoa refletir bastante

Porém, a estrutura da escrita é extremamente arrastada, senti que li os mesmos trechos dezenas de vezes, que cansa muito, sem contar em algumas incongruências que achei nas próprias ideias da autora em si, além da discordância de alguma delas por achar que ela parte muito pra um lado utópico da coisa, que mesmo eu entendendo a mensagem que ela quer passar, sinceramente, se torna um conceito na linha tênue do possível/impossível

A leitura não foi transformadora pra mim, pois já tinha lido em outras obras praticamente tudo o que ela aborda de uma forma muito mais sucinta, que pode ter diminuído minha experiência com esse livro

A forma em que ela escreve, entretanto, é fluida e de fácil entendimento, isso é um ponto positivo, não tem nenhum vocabulário ridiculamente difícil nem fora do padrão cotidiano. Sinto que se o livro tivesse pelo menos 50 páginas a menos do que tem, ele poderia ser um 4 estrelas
Camila Roque 20/11/2023minha estante
Finalmente alguém com quem eu concordo! Não sei, mas algo na escrita desse livro me incomodou muito. Tava com altas expectativas, dada a importância de bell hooks, mas esse livro não me desceu. Parece que ela coloca um ponto final no que é o amor e não há o que discutir. Claro, algumas ideias são excelentes, mas outras... Questiono

Arthur.AmbrAsio 22/11/2023minha estante
Pra mim existem dois tipos de "verdade", que são a verdade individual e a verdade universal. A individual reflete algo que acreditamos por nós mesmos, mas que começa e geralmente acaba dentro de nós, podendo existir num âmbito maior, dentro da própria cultura e convívio pessoal. Já a verdade universal é aquela que simplesmente é, não importa o local e a pessoa, e um dos problemas desse livro, pra mim, realmente se encontra nisso.
A Bell Hooks tenta transformar sua idealização de amor, sua "verdade individual", em uma "verdade universal", mas, como vc mesmo disse, se torna algo imutável, como se não pudesse ser discutido
Gosto de escrever resenhas assim que acabo o livro, pois depois, refletindo mais, consigo ver a evolução da minha percepção sobre a obra, e agora estou inclinado a diminuir a nota pra um 2,5

Isaaquerson 01/03/2023

Me deu mesmo novas perspectivas
Tenho a impressão de que esse livro puxou alguma alavanca no meu coração, apesar da heteronormatividade.

Sempre tive muito medo de entender o amor como um produto a ser comercializado, como um sentimento instigado pela troca de favores ou algo assim. Entender que apesar de não ser esse o caso, o amor realmente não é tão espontâneo assim e que isso na verdade é uma coisa boa mudou completamente meu jeito de ver minhas relações. Não é necessáriamente espontâneo e idealmente nem deve ser. É uma ação, que tem muito mais valor quando se torna uma escolha. Percebi que não amo quem eu amo simplesmente por afinidade, eu escolhi amar aquelas pessoas e me esforçar por elas.

Quanto a heteronormatividade, entendo completamente que é necessário revisitar os padrões e os ciclos em qua estão presos os relacionamentos heteroafetivos principalmente como uma forma de combater o chamado "heterofatalismo", e sei que meus pais re-pensariam muito a vida deles se lessem esse livro, mas eu simplesmente vejo essa realidade e os impactos dela. É muito diferente pensar sobre um relacionamento como o meu, entre um homem trans e uma pessoa não binária por essas lentes. Não obstante, achei a leitura sobre o amor romântico muito pertinente à minha cabecinha assexual.
itamaracunha 08/03/2023minha estante
Por que você é tão perfeito? ??
???

itamaracunha 08/03/2023minha estante
Comecei a ler ontem esse livro. Depois te conto o que eu achei ?