A Casa Holandesa

Resenhas - A Casa Holandesa

Clara Vellozo 03/12/2023

É um livro acolhedor
A CASA HOLANDESA

Tem certos livros que pegam a gente sem nem mesmo entendermos porque. Foi o que aconteceu com a leitura deste livro tão agradável, tão simples e tão leve. Apenas quando tinha lido mais da metade que descobri o motivo do apego - me lembrou em partes a história do que já vivi - uma casa que representa o paraíso na Terra em uma época que não volta mais.

Ninguém quer ficar preso ao passado, mas sempre acontece dele se fazer no presente, seja em forma de pessoas, de um objeto, um cheiro, um lugar. É a missão deste narrador e personagem principal que está o tempo todo procurando entender o que aconteceu no passado que o transformou em que ele é no presente - as pessoas que amou, as decisões que tomou, os lugares que frequentou - e o que fazer agora em diante.

É um livro acolhedor, que acalma e acalenta o coração, veio em boa hora nesse sufoco que torna-se o fim de ano.

lAvia 03/12/2023

A casa holandesa
Uma das melhores leituras do ano. um livro sobre relações familiares, sobre o peso que o passado tem no nosso presente e sobre como esse peso, muitas vezes, só é carregado por hábito. todos os personagens são extremamente bem escritos, palpáveis, acreditáveis e, principalmente, humanos. lindo!
thvyzl 03/12/2023minha estante
com sua resenha me deu mais vontade de ler

Aninha 29/11/2023

A Casa Holandesa
Não sei exatamente o que me fez ler esse livro em 4 dias. Apesar da narrativa devagar, sem muita atenção, o livro me prendeu. Talvez eu tenha ficado pensando: será que a vida deles vai se resumir a isso? E fiquei esperando que algo acontecesse. Aconteceu. Muitas coisas. Muitas reflexões sobre o passado e muitos ?se?. Será que a vida deles teria sido diferente se eles não fossem tão obstinados pelos passado e pela casa? Até que ponto vale o apego ao passado? Até onde somos capazes de aceitar o outro e de perdoar?

RayLima 27/11/2023

Sobre os fantasmas do passado, redenção e perdão
?A Casa Holandesa? de Ann Patchett é uma história apaixonante, um romance familiar que passeia entre o passado e o presente da vida de Danny e Maeve, um casal de irmãos do subúrbio da Filadélfia. Filhos de Cyril Conroy, um homem simples que conseguiu fazer uma pequena fortuna no ramo imobiliário e comprar uma mansão para presentear sua esposa, o que ele não esperava era que a Casa Holandesa (como a propriedade era conhecida por todos) acabaria por ser a ruína de sua família.

?Existem momentos na vida em que damos um salto, e o passado que nos sustentava até então sai de trás de nós e o futuro onde pretendíamos aterrissar ainda não está em seu lugar, e por um instante ficamos suspensos, sem reconhecer nada nem ninguém, nem a nós mesmos.?

A história é narrada por Danny, o filho mais novo, mas creio que a personagem principal seja Maeve. Com sua autoconfiança e personalidade forte, Maeve toma para si a tarefa de cuidar do irmão caçula. Essa ligação entre irmãos é cada vez mais fortalecida pelo tempo e pelas adversidades que eles passam. E é notável a influência que a irmã tem sobre o irmão, pois ao contrário dela, Danny é passivo e acata tudo que a irmã decide, até mesmo sobre o seu próprio futuro. Apesar de tudo, entre os altos e baixos da vida, a única certeza que eles tem é de que o outro sempre estará lá quando for preciso. E assim essa história emocionante vai sendo contada, ao longo de cinco décadas vamos acompanhar os desdobramentos e as reviravoltas dos irmãos Conroy.

Não quero falar muito sobre a história, pois o quanto menos você saber, melhor. É uma história muito bonita e bem escrita. Fala sobre as imprevisibilidades da vida, perdão, maternidade, casamento e a brevidade de tudo isso que faz parte daquilo que chamamos humanidade.

?Homens abandonam os filhos o tempo todo e o mundo os perdoa. Buda foi embora e Odisseu foi embora e ninguém deu bola para os filhos deles. Eles partiram em suas nobres jornadas para fazer o que bem quisessem, e milhares de anos depois ainda estamos cantando sobre isso.?

Além de tudo isso, é um livro viciante, todo o tempo eu queria que tivesse alguém que estivesse lendo comigo para poder conversar sobre esses personagens. A autora consegue te fazer sentir vários sentimentos diferentes, pois ela nos desperta empatia pelos protagonistas, então tudo que acontece com eles é como se estivesse acontecendo com alguém que nós conhecemos. Senti raiva, angústia, tristeza, mas principalmente amei Danny e Maeve, queria protegê-los e acolhê-los. Preciso confessar que comprei esse livro porque achei a capa linda, e me surpreendi, pois se tornou um dos meus favoritos do ano.
Fabio 27/11/2023minha estante
Estava com saudade das suas resenhas, Ray!?
Parabéns por mais um belíssimo texto!

RayLima 27/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio ? Esse não tinha como eu deixar de resenhar!

lele 25/11/2023

Uma leitura que vai estar comigo
é o tipo de leitura que eu amo. a narrativa é incrível, me emocionei tantas vezes. é um livro que vc precisa ler com calma e ir absorvendo. amei a construção da maeve e do danny. a sandy e a jocelyn são personagens tão carismáticas e até mesmo a may que apareceu pouco. favoritei.

Laura 23/11/2023

Esse livro foi realmente bom, principalmente a primeira parte e a terceira parte do livro. Infelizmente não gostei tanto da segunda parte porque achei os fatos que aconteciam menos interessantes. Achei interessante a ligação diferente que cada personagem tem com a casa , e como ela une tantas pessoas diferentes. Gostei de saber do drama da vida da Meave e do Danny, e como essa história é tão real e tocante. A escrita não é pesada e nem arrastada , mas eu achei que faltou para mim algo a mais nesse livro, gostaria que a trama tivesse se passado mais tempo nessa casa.

Ana 23/11/2023

A leitura é bem fluida, dá para ler o livro rapidinho, mas a história no meu ver, não apresentou grandes emoções, não teve nada de diferente.

kkkkkaren 15/11/2023

Sobre o luto e o perdão
Quanta falta faz uma mãe e quando falta ela deixa de fazer? É um livro muito bonito sobre o amor é o perdão. E sobre o luto.

Isabel 15/11/2023

Conforto
Numa maré de falta de empolgação com leituras, comecei a ler esse. Amei a narrativa, criei muito afeto pelos irmãos Maeve e Danny.
É uma história familiar cotidiana, com as surpresas da Casa Holandesa, feridas abertas do passado e muito amor e suporte entre os personagens. Gostei muito! ??

Livinha 11/11/2023

Um livro diferente. A protagonista aqui é a casa, não os personagens. Aqui temos a descrição de histórias de famílias que tiveram a experiência de morar na Casa Holandesa, trazendo uma em particular. Uma obra que fala sobre amor - ou a falta dele, perdão, falta. Uma mãe que abandona os filhos e o marido para ir em busca de si mesma. E filhos lidando com a ausência da figura materna - e colocando a casa quase como um símbolo de acolhimento (ou, mais uma vez, a falta dele). Aqui também temos a fetichilizacao da desgraça, muito bem desenvolvida pelos irmãos, que, mesmo após anos, ainda voltam à Casa Holandesa para vê-la de longe. É um livro lento, mas muito bom.

mdudalivros 29/10/2023

A Casa Holandesa foi um livro em crescente. A narrativa cresceu em mim ao longo das páginas à medida que Danny e Maeve, eles próprios, amadureciam (ou tentavam). Esse livro aborda sobretudo o que é ser família. Muito mais do que laço sanguíneo e parental, família é cuidar. É se fazer presente. E muitas vezes, não recebemos isso de quem se espera receber, provocando traumas que podem perdurar até a vida adulta.

Criei um carinho enorme por esses 2 irmãos
e respeito pelo amor - muitas vezes não saudável - que eles tinham pelo passado na Casa Holandesa, um castelo de um conto de fadas que durou pouco e marcou muito.

Foi uma leitura extremamente fluída e reflexiva, senti muito pelos personagens e por mim mesma, ao me imaginar perdendo a minha própria ?Casa Holandesa?. Ansiosa para ler mais livros da autora ou nessa pegada de drama familiar ??