A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Nay C 12/05/2024

Você é o que fizeram com você
Essa história é sobre não conseguir esquecer o passado, não conseguir superá-lo. É sobre ter um evento na sua vida que te marca tanto que chega a definir todas as suas escolhas a partir daquele momento, mesmo que você não queira ser dependente daquilo. E você não percebe que suas ações giram em torno desse evento.

"O hábito é uma coisa engraçada. Podemos achar que o compreendemos, mas nunca vemos exatamente como ele é quando o estamos praticando."

O livro é um drama familiar, muito bem narrado e bem escrito, que me envolveu bastante, mesmo com a ausência de um clímax. O grande problema dessa família é a falta de diálogo, do pai com os filhos, da madrasta, da irmã com irmão, que por mais que os irmãos conversem e sejam tudo um para o outro, muitas vezes não desbravam tópicos sensíveis, que poderiam abrir os olhos uns dos outros. É pela visão de Danny, o filho da Casa Holandesa, que temos a história contada, e ele apresenta a sua percepção do passado, e quando os fatos aconteceram, ele ainda era uma criança e depois um adolescente, e não enxergava com clareza tudo o que se passava, até porque sua irmã mais velha Maeve o protegia demais das situações, por isso não temos um panorama completo do que como foi a infância deles na Casa Holandesa.

O que foi vivido na infância fez com que os personagens fossem quem eles são. E isso serve de reflexão para nós hoje. Muito do que somos vem da nossa infância e quem teve uma infância difícil pode carregar mais peso do que imaginamos.

“– Eu vejo o passado como ele realmente aconteceu – respondeu Maeve, olhando para as árvores. – Mas nós sobrepomos o presente a ele. Olhamos para o passado pela lente do que sabemos agora, então não o vemos como as pessoas que éramos, vemos com os olhos das pessoas que somos hoje, o que significa que o passado foi radicalmente alterado.”

yescristal 09/05/2024

E se pudesse ter sido diferente
Muito doloroso seguir a história dessa casa e dessa família, faz o leitor pensar em tantos "e se" que poderiam ter mudado completamente o curso da vida desses personagens.

Início meio travado, confesso que tentei iniciar esse livro umas 2 vezes, mas depois que consegui não me arrependi nem um pouco.

O final também agarra um pouco, e é corrido demais, juro quando vi as crianças já estavam tudo grande, meu Deus como pode isso.

Uma leitura que te faz refletir sobre família, legado, vida e sonhos.

lipelimma 09/05/2024

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Cris 03/05/2024

03.05.2024
História interessante de uma família que vai morar na casa holandesa. Em que pese a casa seja um sonho para o pai, é um martírio para a mãe. Aqui vemos os ideais de vida bem distintos: o pai sempre sonhou em ter uma casa grande, com criadas e espaço para as crianças, pois tinham um casal, Maeve e Danny. E a mãe, achava que era um desperdício terem essa casa tão grande com piscina e ainda por cima, pessoas a servindo, sem poder mais cozinhar, coisa que gostava tanto. Então, um dia, ela saiu de casa para ajudar os pobres na Índia. E a partir daí vamos acompanhando as consequências desse acontecimento na vida dos filhos. Enredo muito intenso e a reflexão sobre os problemas psicológicos que o abandono de uma mãe pode causar na vida adulta.

Vladia Castro 29/04/2024

A casa holandesa
Ann Patchett. Talvez a personagem principal desse romance. As pessoas que moram ou moravam orbitam em torno dela. Maeve é Danny são irmãos. A mãe foi embora sem dar muitas explicações e o pai não demonstra muito afeto. Maeve é inteligente, mas se acomoda em um emprego. Danny vai fazer medicina, mesmo sem querer, por influência da irmã. Ambos, adultos, sentam no carro, em frente à casa, só para olhar. A história é bem construída e vc fica se perguntando porque os irmãos se acomodam naquele tipo de vida.

Alexandra50 27/04/2024

Comecei este livro três vezes pra conseguir engatar a leitura. Mas depois das 30 primeiras páginas, o livro pega um ritmo ótimo. Uma história de relações familiares e todos os desdobramentos das decisões que tomamos.

Alessandra 26/04/2024

Tudo dói
O que dizer deste livro que não tem nenhuma acontecimento terrivelmente triste, mas ao mesmo tempo, parece que o livro inteiro tem um ar de tristeza, dor e esperança?
Cada coisa que acontecia aqui parecia horrível, mas nem era tanto. O livro tem diálogos lindos e eu vou ficar muito tempo pensando nas coisas que li aqui
Lucas.Godoi 26/04/2024minha estante
????????

kmarti 26/04/2024

No começo eu adorei. adorei mesmo.
achei que seria uma história e tanto!
mas, do meio pro final começou a dar uma desandada. ficou tudo muito monótono.
e ai nas últimas páginas a autora resolve jogar as bombas e correr muito.
eu pisquei e os filhos do danny estavam na faculdade (???)
acredito que a história tinha potencial pra um final melhor... menos confuso, menos reflexivo.
é um livro excelente pra quem gosta de pensar. especialmente sobre a vida.
no geral, não achei ruim! mas posso dizer que o único drama familiar que funcionou comigo foi malibu renasce

Luciana 07/04/2024

Um livraço!
O livro narra a história de uma família e todas suas desventuras, contando grande parte de suas vidas!!
O livro é muito bem escrito, impossível parar de ler, gera raiva, tristeza, carinho e tantos outros sentimentos!
Todos os personagens citados, são explorados e vão conquistando um lugar no coração?Vale demais ler, super recomendo!
Me emocionei!

Bruna Lima 03/04/2024

Quando comecei essa leitura, achei que era uma coisa, mas ao longo fui percebendo que não era nada que imaginei.

É um drama que explora as relações familiares durante as décadas que acompanhamos a história, tendo a ?casa? um papel importante nas conexões dos personagens, refletindo intrinsecamente no passado, presente e futuro.

Acho que a autora poderia ter trabalhado melhor alguns aspectos da trama, o que iria agregar bastante para história, algumas ?respostas? senti que não foram tão bem pensadas.

A história não é ruim, só não funcionou comigo da melhor forma (além dos pontos que comentei), tinha algumas expectativas (talvez erro meu) que não foram alcançadas.

Gabriela 29/03/2024

É um drama familiar, que tem início com a aquisição de uma casa e a vida da família depois disso. Acompanhamos de perto os irmãos, que tem um elo muito forte, muita cumplicidade, confiança e apoio um com o outro.
Toda a história tem relação com a casa e com coisas que acontecem na infância e refletem em outras fases da vida.

Um livro que eu não tava muito entusiasmada pra ler, parado na estante há um ano. Não costumo ler muitos dramas, mas eu realmente gostei desse. Foi uma surpresa muito positiva, uma leitura densa e ao mesmo tempo leve e envolvente, traz uma sensação de familiaridade, como se você conhecesse os personagens.
A história se aprofunda e vai muito além da casa como "lugar", mas sim trazendo uma sensação de pertencimento, de lar, de família.

Marine 27/03/2024

Não prometeu nada... Mas entregou TUDO!
Confesso que não estava muito animada para ler esse livro, só o peguei por pegar mesmo. E ainda bem que peguei!

Não sei explicar muito bem qual é a história do livro, mas posso dizer que é a história de uma casa e de uma família. Aliás, das pessoas que moram ou moraram na casa, que não necessariamente eram uma família.

É um livro lindo, que debate sobre sentimentos complexos, nossa relação com o passado e a influência que ele tem no futuro, sobre perdão e as pessoas com quem nos relacionamos.

Recomendo super!