A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

clara464 07/01/2024

E tudo terminou como começou.
Chorei igual uma criança ao perceber os paralelos e semelhanças que encontrei no final.

Coloquei muita expectativa nesse livro, não vou mentir. Sou suspeita pra falar, já que amo livros que se passam antes dos anos 2000, principalmente quando a história tem uma família complicada envolvida. Não sabia muito bem o que esperar, mas não me decepcionei em nenhum aspecto.

O livro é narrado pela perspectiva do Danny, e isso me intrigou muito. O fato de a história começar quando ele ainda era criança deixou tudo mais interessante, adoro ver os personagens crescendo. A irmã dele me deixou ainda mais apaixonada pelo livro, Maeve é uma mulher incrível (só conseguia pensar em "mirrorball" toda vez que ela aparecia). Ver os traumas e dificuldades que os dois passaram refletir nas relações interpessoais deles foi muito interessante. E a relação de irmãos deles é a coisa mais linda!

É uma história sobre abandono, perdão, relação entre família, aprendizado, crescimento, e o principal: perdas.

A escrita é ótima! Não fiquei cansada ao ler, e nem tive dificuldade de entender. Não posso deixar de falar como esse livro é LINDO, por dentro e por fora!

Estou incrivelmente feliz de terminar a primeira leitura do ano com essa obra de arte ?
Erika Neves.1 12/05/2024minha estante
Não entendi muito bem pq vc deu 2 estrelas já que gostou tanto do livro ?

clara464 12/05/2024minha estante
Pra mim tá 5 kkkk

annikav.a 06/01/2024

Andorinhas e salmões
Acho que muito da apreciação desse livro depende de quem lê ser capaz de fazer da nostalgia de um vovô alheio a sua própria. A partir dessa "concessão", Danny, Maeve e outra personagem (sem spoilers) alugaram um triplex na minha mente, porque identifiquei muitos aspectos da minha própria familia ali. Esse grupo de pessoas forçosamente unidos pelo completo acaso do nascimento é tão real (e igualmente frustrante) que o retrato de Maeve na capa parece tangível à nós. Embora a escrita não tenha se destacado para mim, à exceção de um ou dois momentos, a narrativa como um todo é com certeza muito bem tecida, nada está ali por acaso.

giuuzc 05/01/2024

Um livro que conta a história de 3 gerações de uma família e sua estadia na casa holandesa, uma temática interessante que me fez ficar curiosa o livro inteiro, muito fácil de se apegar aos personagens e odiar completamente outros. A leitura, entretanto, é bem estática em certos momentos e em outros é uma leva de informações, o que eu achei que trouxe uma certa realidade a história.

Lisi 04/01/2024

A história é muito bonita e comovente, só não me pegou do jeito que imaginei. Achei que tudo foi acontecendo muito devagar, num passo lento e as reviravoltas foram meio apagadas e tão foi um livro que demorei MUITO pra ler porque achei que na maioria das vezes foi chatinho.

Wanessa Rastoldo 04/01/2024

Assim que comprei esse livro, na bienal, eu sabia que seria uma leitura marcante e incrível, e eu estava certa.

devorei essa leitura como não devorava há meses. me senti totalmente submersa nessa trama e principalmente com os irmãos. me apeguei à relação de Danny e Maeve e principalmente à Casa Holandesa. faz tempo que não lia algo que me impactasse dessa forma e me fizesse me conectar tanto e tão rápido.

quando você entende a capa do livro?.. sua cabeça parece que explode. que obra genial.
quero ler mais coisas da ann parchet! comecei o ano muito bem no quesito leituras!

Hugo. 30/12/2023

Um diamante mal lapidado.
Eu amo romances de formação, amo histórias de irmãos, o início foi muito bom toda a infância deles, só que começou a se tornar morno, monótono, o plot da história fraquíssimo, a irmã mais velha uma chata de galocha ditadora. O livro ao meu ver apresentou mais uma relação tóxica de irmãos do que uma parceria, entendo o cuidado enquanto criança mas depois de adulto ficou uma coisa chata de ver. Tem o desenvolvimento do irmão que é ótimo, pra mim o livro deveria ser narrado pelos dois, para talvez entendermos as ações da Maeve. O plot final sem clima nenhum, zero emoção. Esperava mais, e a história tinha tudo pra ser boa, mas infelizmente foi chata.

skuser02844 30/12/2023

A Casa Holandesa
Achei clichê e arrastado . As 345 páginas para dizer que dessa vida nada levamos , que ?vingança? não compensa , ser má muito menos .

? Temos que servir a quem necessita e não apenas a quem nos fez o bem !?

banana20 28/12/2023

O livro tem 3 partes. A 1 fala sobre a infância deles triste, a 2 fala sobre a vida completamente chata do danny, a 3 volta a acontecer coisas curiosas.
Passei a parte 2 inteira me atormentando pelas situações pacatas e pela escrita que nao era boa o suficiente pra sustentar uma parte inteira de absolutamente nada.
Único momento que eu senti algo realmente belo na escrita desse livro foi nas duas ultimas paginas, foi a unica vez que eu consegui me emocionar nesse livro.

Particularmente não compreendo a enxurrada de notas 5 perfeitas pra esse livro normal e sem particularidades na escrita. Vejo ele não como excelente mas como um livro de acontecimentos um pouco interessantes que as vzs as pessoas gostam de ler, não por ser necessariamente bom mas pela situação que envolve você, uma história não grandiosa que pode ser confortável se você tiver saco pra aguentar.

Rebeca517 22/12/2023

Conforto nostálgico
O livro trás um conforto nostálgico incrível, é como se fizéssemos parte desta família perturbada, mas vou ser sincera a história da mãe e da mavie não me agradou tanto

Aylane Nunes 17/12/2023

Uma looonga história....
Do tanto que falam bem desse livro, e olhe que só ouvi falar bem, não atendeu as minhas expectativas.
Achei bem mediano ...
Não achei tão dramático assim, não me convenceu...
Apesar de ter sido um livro que não me fez ter vontade de abandonar, pois eu fiquei curiosa com o desenrolar das coisas, não foi um livro que funcionou pra mim.
Ainda assim, deixo a recomendação, pois afinal não é mal escrito, mas a autora poderia ter provocado mais sabe? Faltou isso...

Ellen 17/12/2023

?Homens! - disse Maeve, quase gritando. - Homens abandonam os filhos o tempo todo e o mundo os perdoa.?

Joyce 16/12/2023

Simplesmente amei!
Nessa história vamos acompanhar uma família e sua degradação? os pais possuem problemas e os filhos vivem mais com as empregadas do que em família. Todos vão morar na Casa Holandesa e a partir daí acontecem algumas coisas que nos levam a entender a história da casa e dessa família. O pano de fundo da história é a guerra, mas não é falado dela em si. O livro é dividido em 3 partes, e vamos acompanhando o desenvolvimento dos personagens. Esse livro despertou várias emoções diferentes em mim e eu amei a forma como os personagens enfrentaram os problemas e como a autora nos fez sentir na pele dos personagens. Indico para quem gosta de drama familiar forte.

Duda 16/12/2023

A casa que foi da família do pai, da mãe e do pai do Danny, dps virou a casa dele com a mulher e as crianças para enfim ser a casa da filha dele, que realmente ama aquela casa.
Uma história de uma família, drama familiar, amor, confusão e tradição

Cinthia 11/12/2023

Esperava mais!
Li algumas resenhas muito positivas sobre esse livro. Estava com altas espectativas e me decepcionei um pouco. Achei uma narrativa lenta e entediante. Achei que teriam grandes acontecimentos, mais emoção... E na verdade fiquei foi entediada.