A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

adendoliterario 13/02/2024

Chocho, capenga, manco, anêmico, frágil e inconsistente!
Para quem gosta de histórias super descritivas, "A Casa Holandesa" é um prato cheio.

Queria entender o hype desse livro, pois vi elogios como "livro emocionante", "meu favorito" e criei expectativa, confesso! ?

O livro conta a história de uma família mal estruturada com foco nos dois irmãos Danny e Maeve que são abandonados pela mãe quando ainda eram crianças. O tal "sumiço" da mãe é um assunto meio tabu com o pai e as empregadas.

O pai é um homem emocionalmente fraco e se casa com uma outra mulher bem megera, então o conflito está armado. A madrasta "presenteia" os dois irmãos com vários momentos disfuncionais dentro da enigmática Casa Holandesa.

Sinceramente, esse drama familiar tinha tudo para dar certo, eu fiquei esperando pelo plot até o último capítulo, imaginei muitas possíveis reviravoltas, mas não aconteceu! ?????

Com 346 páginas, fui fazendo anotações até a página 127, depois começou a tal "Parte Dois" e eu esperando alguma "surpresa surpreendente", mas nadinha de nada!

Parei de anotar quando percebi que podia ler as páginas de qualquer ponto e não iria me perder na história, pois ela é repetitiva e cansativa.

Na minha opinião, o Danny é um homem fraco igual o pai e a Maeve, embora tenha intenção de cuidar do irmão, ainda assim é uma menina mimada e manipuladora. Claramente, ambos precisavam de ajuda psicológica, pois criaram uma obsessão pela Casa Holandesa que parece doentio.

Eles perdem tempo demais falando sobre a casa, sobre herança e olhando para o passado, principalmente Maeve que carrega muita raiva dentro de si e influencia seu irmão mais novo, o Danny, que é quem narra toda a história, ou seja, o drama é contado a partir do ponto de vista dele e com MUITO vai e volta que não acrescenta em nada.

? Adendo literário: A Casa Holandesa poderia ser facilmente contada em no máximo 200 páginas, mas é superestimada.

Vanessa.Mariano 11/02/2024

“*Olhamos para o passado pela lente do que sabemos agora, então não o vemos como as pessoas que éramos, vemos com os olhos das pessoas que somos hoje, o que significa que o passado foi radicalmente alterado.”*

Um livro de memórias, do desmoronamento de uma família , suas dores e superações. A casa da história é uma personagem que liga os personagens às suas memórias , aos momentos e decisões para que os personagens possam seguir em frente. Tem algumas reviravoltas ao final do livro.

Lua 10/02/2024

"Olhamos para o passado pela lente do que sabemos agora, então não o vemos como as pessoas que éramos, vemos com os olhos das pessoas que somos hoje, o que significa que o passado foi radicalmente alterado."

raqueltonete 09/02/2024

Gostei, é um drama familiar que proporciona algumas reflexões. Não tem grandes reviravoltas, é basicamente isso: acompanhar o crescimento dos personagens e como eles lidaram com seus traumas para, enfim, seguir em frente.

Sandra 07/02/2024

A casa holandesa
A casa holandesa conta a história da família Conroy, que se muda para uma mansão, que dá título à obra e vai afetar todo o desenvolvimento familiar. Os protagonistas são os irmãos Denny e Maeve. Sem a mãe, eles vão enfrentar as angústias de um pai distante diante de uma nova esposa, e todo desenrolar que esta relação vai causar ao longo de diversos anos.

Taly 06/02/2024

Um livro maravilhoso!
Que livro sensacional! Eu amei acompanhar a vida de Danny, que foi abandonado junto com sua irmã Maeve pela mãe, e viveu com seu pai, madrasta e as duas enteadas do pai.
Adorei a complexidade da história, dos personagens! Leitura muito agradável!

Alice 02/02/2024

Conflitos com o passado
O livro é um drama familiar, onde conhecemos a história da Maeve aos olhos de seu irmão mais novo Danny.
eu jurei que iria odiar o livro mas acabei gostando muito, ? é uma história muito bem construída com muitos detalhes, ? com personagens em momentos que podemos nos conectar, e personagens que podemos odiar (oi andrea). ? acho que é um livro que vale muito a pena se você gosta desse estilo de drama familiar.

FabiSaLi 01/02/2024

Envolvente
Pelo jeito, eu amo histórias de dramas familiares em que nada de extraordinário acontecer além da vida, que muitas vezes pode ser mais surpreendente que muita fantasia por aí.
A personagem principal desse livro é a Casa Holandesa, por onde muitas pessoas passam e muitas histórias se repetem.
Eu curti demais, me envolvi demais e acho que teve um ótimo desenrolar.
É muito fácil de se identificar e de ficar refletindo sobre as voltas que a vida dá.
Recomendo demais.
Foi uma ótima surpresa!

Bia* 30/01/2024

O livro conta a historia de Maeve e da casa holandesa através dos olhos de Danny, o irmão mais novo. A relação complicada e fria que tiveram com o pai após o sumiço da mãe e a chegada da segunda esposa de seu pai. A relação com Andrea foi dificil, mas se torna pior após a morte do pai, onde os irmãos serão expulsos da casa?

Raphaella.Saintclair 29/01/2024

Um livro de drama, que nos faz refletir, em diversos momentos em nossas vidas, se certos acontecimentos podiam ser diferentes.
, Talvez, talvez não. Talvez as coisas aconteçam como devem acontecer e, em certo momento, nos façam crescer.