A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Carolina2600 22/05/2024

Um livro bem diferente de tudo o que li, história muito interessante e com muitas camadas, que te faz pensar em até que ponto é saudável se prender ao passado.

Nickie Dias 15/05/2024

Uma história envolvente, mas sem grandes emoções.
O livro é narrado pelo filho mais novo dos Conroy, como a história começa quando ele tem apenas oito anos, pensei, já gostei! Adoro livros com drama familiar e narrado por crianças, porém durante a leitura fui percebendo que é o Danny adulto narrando sobre o passado.
Quando o pai de Danny adquiriu A Casa Holandesa não imaginava que ela impactaria a vida de todos mesmo após décadas. Ela parece ser a grande protagonista dessa história, onde todos os outros personagens parecem coadjuvantes, mas não é. Foram Danny e Maeve que me conquistaram, com o amor e a dedicação que há entre eles, tudo que eles passaram, o abandono da mãe, a negligência do pai e a rejeição da madrasta, só aumentou esse afeto.
Já Andrea me lembrou a madrasta da Cinderela, apesar das filhas não serem nada parecidas com as irmãs malvadas, Danny não ser um dos bichinhos da Gata Borralheira e nem Maeve precisar de um príncipe para salvá-lá. E na primeira oportunidade a madrasta má colocou os enteados para fora, fiquei passada, como um homem inteligente como Cyril Conroy não previu isso? Mas, diferente do que diz a sinopse, os irmãos não são jogados a pobreza, perdem seus privilégios, mas pobreza mesmo não chegou nem perto.
Porém, mesmo após serem expulsos, a Casa Holandesa continuou presente em suas vidas, tornando uma verdadeira obsessão, eles vão crescendo contemplando a casa de fora como se fossem dois estranhos.
Quanto a redenção da mãe Elna Conroy e os motivos dela ter ido embora não me convenceram, nem me emocionaram, como é Danny que narra e ele não tem lembranças da mãe, acho que sua apatia em relação a ela me contagiou.
A escrita da autora é muito boa, mas acho que gostaria que a narrativa tivesse sido intercalada entre Maeve e o Danny.

Nay C 12/05/2024

Você é o que fizeram com você
Essa história é sobre não conseguir esquecer o passado, não conseguir superá-lo. É sobre ter um evento na sua vida que te marca tanto que chega a definir todas as suas escolhas a partir daquele momento, mesmo que você não queira ser dependente daquilo. E você não percebe que suas ações giram em torno desse evento.

"O hábito é uma coisa engraçada. Podemos achar que o compreendemos, mas nunca vemos exatamente como ele é quando o estamos praticando."

O livro é um drama familiar, muito bem narrado e bem escrito, que me envolveu bastante, mesmo com a ausência de um clímax. O grande problema dessa família é a falta de diálogo, do pai com os filhos, da madrasta, da irmã com irmão, que por mais que os irmãos conversem e sejam tudo um para o outro, muitas vezes não desbravam tópicos sensíveis, que poderiam abrir os olhos uns dos outros. É pela visão de Danny, o filho da Casa Holandesa, que temos a história contada, e ele apresenta a sua percepção do passado, e quando os fatos aconteceram, ele ainda era uma criança e depois um adolescente, e não enxergava com clareza tudo o que se passava, até porque sua irmã mais velha Maeve o protegia demais das situações, por isso não temos um panorama completo do que como foi a infância deles na Casa Holandesa.

O que foi vivido na infância fez com que os personagens fossem quem eles são. E isso serve de reflexão para nós hoje. Muito do que somos vem da nossa infância e quem teve uma infância difícil pode carregar mais peso do que imaginamos.

“– Eu vejo o passado como ele realmente aconteceu – respondeu Maeve, olhando para as árvores. – Mas nós sobrepomos o presente a ele. Olhamos para o passado pela lente do que sabemos agora, então não o vemos como as pessoas que éramos, vemos com os olhos das pessoas que somos hoje, o que significa que o passado foi radicalmente alterado.”

yescristal 09/05/2024

E se pudesse ter sido diferente
Muito doloroso seguir a história dessa casa e dessa família, faz o leitor pensar em tantos "e se" que poderiam ter mudado completamente o curso da vida desses personagens.

Início meio travado, confesso que tentei iniciar esse livro umas 2 vezes, mas depois que consegui não me arrependi nem um pouco.

O final também agarra um pouco, e é corrido demais, juro quando vi as crianças já estavam tudo grande, meu Deus como pode isso.

Uma leitura que te faz refletir sobre família, legado, vida e sonhos.

lipelimma 09/05/2024

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Cris 03/05/2024

03.05.2024
História interessante de uma família que vai morar na casa holandesa. Em que pese a casa seja um sonho para o pai, é um martírio para a mãe. Aqui vemos os ideais de vida bem distintos: o pai sempre sonhou em ter uma casa grande, com criadas e espaço para as crianças, pois tinham um casal, Maeve e Danny. E a mãe, achava que era um desperdício terem essa casa tão grande com piscina e ainda por cima, pessoas a servindo, sem poder mais cozinhar, coisa que gostava tanto. Então, um dia, ela saiu de casa para ajudar os pobres na Índia. E a partir daí vamos acompanhando as consequências desse acontecimento na vida dos filhos. Enredo muito intenso e a reflexão sobre os problemas psicológicos que o abandono de uma mãe pode causar na vida adulta.

Vladia Castro 29/04/2024

A casa holandesa
Ann Patchett. Talvez a personagem principal desse romance. As pessoas que moram ou moravam orbitam em torno dela. Maeve é Danny são irmãos. A mãe foi embora sem dar muitas explicações e o pai não demonstra muito afeto. Maeve é inteligente, mas se acomoda em um emprego. Danny vai fazer medicina, mesmo sem querer, por influência da irmã. Ambos, adultos, sentam no carro, em frente à casa, só para olhar. A história é bem construída e vc fica se perguntando porque os irmãos se acomodam naquele tipo de vida.

Alexandra50 27/04/2024

Comecei este livro três vezes pra conseguir engatar a leitura. Mas depois das 30 primeiras páginas, o livro pega um ritmo ótimo. Uma história de relações familiares e todos os desdobramentos das decisões que tomamos.

Alessandra 26/04/2024

Tudo dói
O que dizer deste livro que não tem nenhuma acontecimento terrivelmente triste, mas ao mesmo tempo, parece que o livro inteiro tem um ar de tristeza, dor e esperança?
Cada coisa que acontecia aqui parecia horrível, mas nem era tanto. O livro tem diálogos lindos e eu vou ficar muito tempo pensando nas coisas que li aqui
Lucas.Godoi 26/04/2024minha estante
????????

kmarti 26/04/2024

No começo eu adorei. adorei mesmo.
achei que seria uma história e tanto!
mas, do meio pro final começou a dar uma desandada. ficou tudo muito monótono.
e ai nas últimas páginas a autora resolve jogar as bombas e correr muito.
eu pisquei e os filhos do danny estavam na faculdade (???)
acredito que a história tinha potencial pra um final melhor... menos confuso, menos reflexivo.
é um livro excelente pra quem gosta de pensar. especialmente sobre a vida.
no geral, não achei ruim! mas posso dizer que o único drama familiar que funcionou comigo foi malibu renasce

Luciana 07/04/2024

Um livraço!
O livro narra a história de uma família e todas suas desventuras, contando grande parte de suas vidas!!
O livro é muito bem escrito, impossível parar de ler, gera raiva, tristeza, carinho e tantos outros sentimentos!
Todos os personagens citados, são explorados e vão conquistando um lugar no coração?Vale demais ler, super recomendo!
Me emocionei!

Bruna Lima 03/04/2024

Quando comecei essa leitura, achei que era uma coisa, mas ao longo fui percebendo que não era nada que imaginei.

É um drama que explora as relações familiares durante as décadas que acompanhamos a história, tendo a ?casa? um papel importante nas conexões dos personagens, refletindo intrinsecamente no passado, presente e futuro.

Acho que a autora poderia ter trabalhado melhor alguns aspectos da trama, o que iria agregar bastante para história, algumas ?respostas? senti que não foram tão bem pensadas.

A história não é ruim, só não funcionou comigo da melhor forma (além dos pontos que comentei), tinha algumas expectativas (talvez erro meu) que não foram alcançadas.