Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

yas.min 19/01/2022

Diego Rivera e as cores da vida
Sinceramente, a estrela vai pra capa e edição do livro que são belíssimas.

O livro em si foi uma das coisas mais irritantes que eu já li.

O foco na arte da Frida é totalmente secundário até os últimos capítulos. Antes disso, é só Diego, Diego, Diego, Diego, arte do Diego, Diego (...). Parecia que estava lendo sobre a vida e arte dele, não o contrário.

Infelizmente não posso recuperar o tempo que perdi lendo esse livro. Só me resta usá-lo de decoração.

Daniella.Figueiredo 18/01/2022

Amor prisão, amor liberdade
Mesmo sabendo que o livro mistura ficção e realidade eu me envolvi tanto que para mim é tudo verdade e me despertou muito o interesse em pesquisar mais sobre a vida de Frida.

Separei vários trechos para reler depois e embarquei em muitas das reflexões dela.

A respeito do relacionamento que te aprisiona, mas também te dá liberdade, segurança e insegurança. Diego para mim é contraditório (para não dizer outra coisa), o discurso é um e a atitude outra.

Fico triste que tantos relacionamentos sejam assim, tóxicos. Mas que as pessoas se prendem tanto e muitas vezes se perdem?

Por fim, um livro ótimo que indico muito :)
Daniella.Figueiredo 18/01/2022minha estante
?A vida é bela demais, colorida demais para ser apenas suportada. Quero aprecia-la, quero sentir alegria e amor!?

Leticia.Zimmer 10/01/2022

Livro perfeito
Esse livro eh lindo! Fiquei emocionada lendo. A vida e os questionamentos de Frida me levaram a muitas reflexões sobre a minha vida. Eh um livro interessantíssimo e vale muito a leitura. Esse definitivamente eh um dos highlights de 2022, tenho certeza disso.

Nath 09/01/2022

Não imaginei que me envolveria tanto na história de Frida quanto me envolvi nesse livro. Sei que é uma obra que mistura ficção e realidade, mas a autora conseguiu fazer com que eu sentisse todas as felicidades, aflições e dores de Frida. Sua vida foi muito turbulenta, com diversas dificuldades médicas e um relacionamento co-dependente com seu marido Diego. Ele que é o protótipo de esquerdomacho abusivo, mas ainda assim era o amor da vida de Frida. Em minha opinião, o livro retratou como a relação deles teve diversos estágios e deicou de ser amor para ser mais uma relação de dependência emocional difícil para os dois.
Foi muito bonito ver como Frida passou por um desenvolvimento emocional gigantesco e evoluiu como artista para além de seu marido. A sua vontade de viver e a forma como ela faxia isso foram retratadas de forma belíssima nesse livro.
Acredito que muitas das coisas retratadas foram de inspiração na realidade. Me sinto inspirada em saber mais da artista. Sinto que ela tem um pedacinho do meu coração após essa leitura.

Raquel Faria 29/12/2021

Frida: uma mulher livre e aprisionada
Ler este romance biográfico me atiçou a curiosidade de aprofundar na história de Frida. Fiquei impressionada com a dicotomia entre o amor e apego a Diego Rivera e ao mesmo tempo o desejo de liberdade. Como pode alguém amar tanto, tolerar tanto, viver tudo o que passou e mesmo assim escolher ficar?

Quantas dificuldades enfrentadas por Frida. Suas obras são um fragmento de todos os dilemas vividos, sejam eles físicos, emocionais e psicológicos.

Esta leitura me permitiu ver a força desta mulher, tão conhecida por seu papel na sociedade da época, mas também me deixou ver o lado fraco que ela tinha: o amor à Diego.

Ana Caturelli 26/12/2021

História de amor sobre Frida Kahlo
O livro relata a história de vida de Frida, porém o enfoque direto é sobre a sua vida amorosa com Diego Rivera, sua paixão teve vários altos e baixos com com isso muitas consequências. História muito bem contada e muito envolvente.

Flávio 23/12/2021

A Frida me transformou...
Inspirado no romance ficcional que a autora nos apresenta com esse livro eu fiz uma pesquisa sobre a biografia da Frida Kahlo. Eu simplesmente me tornei fã dessa musa maravilhosa. Fiquei fissurado e consumi muito material audiovisual da/sobre a Frida. É lamentável que ela tenha encontrado o babaca do Diego Rivera em seu caminho. Frida que você descanse em paz e força.

Livia M. 23/12/2021

Rasa ou profunda,
Uma rica história?

Bell 15/12/2021

Surpreendente
Sempre ouvi muito sobre Frida Kahlo, mas nunca me aprofundei em sua história. Fiquei surpresa em saber quem essa mulher foi e quão forte e determinada era.
Percebo que tinha uma visão muito incompleta sobre ela, sempre a liguei a apenas revolução e feminismo, mas a força de ser quem foi é o mais importante. Toda a força, passar de cabeça erguida por inúmeros problemas de saúde, faz a gente rever nossos conceitos.
Enfim, agradeço a tag inéditos por me proporcionar essa leitura. Certamente eu não escolheria este livro em uma estante, mas nitididamente precisava desta leitura.
A escrita em forma de romance também trás uma leitura mais leve e fluida ao livro.
Recomendo!

Celia.Mattos 11/12/2021

Para iniciar a leitura é importante saber que não se trata de uma biografia, a autora utiliza fatos e elementos da vida da pintora Frida Kahlo para narrar uma ficção inspirada em suas ideias, sua arte, sua revolução, tudo que a tornou o ícone que conhecemos.
A história narra episódios da vida de Frida, seu acidente na juventude, o casamento com o também pintor Diego Rivera, e sua relação com a arte. A escrita é ágil e fácil de acompanhar, e é encantador como a autora dá voz à paixão de Frida pelas cores, pela natureza, pelo México e pela vida. O mais difícil, para mim em particular, foi entender sua relação com Diego, talvez seja necessário um coração muito mais romântico que o meu.
É uma leitura tranquila, não chega a ser um livro incrível, mas também não decepciona.

Vivs | vivsbookshelf 11/12/2021

Frida Kahlo aos olhos de Caroline Bernard
Está é a minha segunda leitura deste tipo de gênero, um romance fictício baseado em uma pessoal real, escrito como se fosse uma autobiografia. A autora usou de seu conhecimento sobre a artista e reconstruiu um romance colocando pontos da história que já conhecemos ou estudamos. Acaba sendo um livro com temas sensíveis, já que a artista passou por situações complicadas na saúde e no relacionamento.

O livro conseguiu despertar meu interesse sobre a artista, porém fico me questionando se a personalidade dela não era diferente. Entendo que é uma ficção, mas querendo ou não, a história pode passar uma percepção diferente para cada leitor sobre a Frida Kahlo. Infelizmente, o enredo fica limitado à visão da autora sobre os fatos. Então se você quiser uma biografia real sobre a artista, este não é o livro.

Letícia | @mamaeliteraria 11/12/2021

A lendária pintora mexicana Frida Kahlo retratada pela escritora Tania Schlie é bem mais apaixonada do que imaginei.
Tania usou o pseudônimo de Caroline Bernard para escrever sobre a artista que a intriga desde 1988, quando ganhou de amigas a biografia de #Frida escrita por Hayden Herrera.
O livro conta a história romantizada de Frida que uma vez pensava que seria médica até sofrer um acidente de ônibus e ter seu caminho desviado para a direção que conhecemos até hoje.
Tania imaginou uma Frida além de sua postura transgressora. Ao longo das páginas ficamos aflitos com o relacionamento que ela tem com Diego Rivera.
Frida descreve na história que o relacionamento deles é como um elástico que, quando estão longe, se estica ao máximo até que um deles faz algo que os traz para perto novamente.

🎨Minha parte favorita deste livro foi ver como acontecimentos de sua vida iam inspirando a pintora a começar alguns quadros. Não pude evitar em procurá-los na tal biografia de Herrera e analisá-los com outros olhos.

📦Frida Kahlo e as Cores da Vida veio no kit da tag inéditos de Janeiro, pela editora Tordesilhas.

Laryssa.Bravo 05/12/2021

Frida sua maravilhosa!!
Adorei a mistura de real e ficção!!!
A autora utiliza muito da biografia da Frida, e junta os acontecimentos, com ficção, criando uma cronologia entre cada fato com tanta maestria, que nos dá a impressão que aquilo realmente aconteceu, e não teria como ser diferente
as palavras, reações e atitudes de Frida que a autora criou para ela.
Enfim, leitura ótima! Super recomendo!

Matheus.Giovanazzi 01/12/2021

Muito legal conhecer sobre a vida da Frida, mas ficção histórica me incomoda um pouco, como se fosse um romance.