Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 03/03/2022

Ficção e a história de Frida
Esse é um romance ficcional biográfico baseado na vida de Frida Kahlo. O livro faz um panorama da vida da artista, iniciando em 1925, quando Frida tem sua juventude interrompida por um grave acidente, até seu falecimento aos 47 anos.
Frida encontra o alento a suas dores na arte. Ela, uma mulher extremamente forte, tem um objetivo de vida, mas não é escrava dele. Mas se permite ser fraca, tomando o caminho longo, se necessário. É a saga de Frida pelos seus amores, sua arte e o seu autoconhecimento.
Mas em alguns momentos a história é um tanto superficial, principalmente no romance com Diego Rivera. Quem conhece um pouco mais da história de Frida se questiona se ela de fato agiria daquela forma: por exemplo, no romance de Bernard, Frida chega a ser retratada várias vezes como dona de casa submissa. Isso não me desceu.
A personalidade de Frida Kahlo não se encaixa a esse cenário, ela nunca demonstrou se importar com os padrões estéticos e as convenções sociais impostos às mulheres. Suas pinturas demonstram, inclusive, que ela sempre gostou de se impor.
As pinturas citadas no livro são um ponto forte. Foram contextualizadas e pesquisar a respeito delas no decorrer da leitura com certeza a enriquece.
Vejo como um bom livro principalmente para quem desconhece a história de Frida, é um bom primeiro contato.

Gabi Amadeu 27/02/2022

Eu li há poucos meses, mas me recordo de ter adorado a leitura e pude criar um contexto pra compreender quem foi Frida. Tão forte, tão sofrida. Também me recordo de pensar muito "como pode suportar esse homem Diego, desprezível?", mas sem julgar as decisões dela, sim com indignação.

Ana Livia 25/02/2022

Frida Kahlo e as Cores da Vida
Foi uma trajetória incrível para conhecer melhor Frida Kahlo (porque não conheci antes?), suas obras, sua força como mulher a frente do seu tempo.
Apaixonada, leva uma vida conjunta de mútuo apoio com Diego Rivera, um grande artista mexicano. Uma vida sofrida, devido a saúde frágil, causada por um acidente de bonde muito grave.
Este livro é uma obra ficcional da autora após um estudo profundo sobre a vida de Frida, não é uma biografia.
Nota: ler uma biografia de Frida Kahlo.

bibliostella 23/02/2022

Muito bonito
O livro é bastante bonito, embora por vezes retrate uma Frida frágil demais, algo que provavelmente não é real.

Me encantou o modo como descreve os quadros e todas as descrições me fizeram ter vontade de paralisar a leitura, buscar o quadro na Internet e ficar uns bons minutos absorvendo cada detalhe. Certamente lerei a biografia oficial!

Rafaella.Mendes 22/02/2022

Amor e ódio
Ler esse livro pra mim foi uma relação de amor e ódio, amor em conhecer e aprofundar mais na história incrível da Frida, e ódio por tudo que ela teve que aguentar.

Assim como a maioria, imagino eu, eu conhecia o nome Frida Kahlo e algumas obras, mas nunca tinha me aprofundado na história dela e realmente fiquei maravilhada com o quanto essa mulher foi forte, guerreira, com tamanha originalidade e beleza!

Frida é simplesmente um fenômeno! A definição de originalidade é ela. Mesmo enfrentando tantos problemas, cirurgias, doenças, conseguiu passar por cima de todas as adversidades através da sua arte, e lutou até o final por ela! Casou com um escroto hipócrita mas amou ele até o último segundo, amou sem medo, amou incondicionalmente (e bota incondicional nisso rsrs). Acima de qualquer coisa, viveu intensamente!

Em alguns momentos no livro achei que a história acabou ficando um pouco repetitiva. Porém, no geral achei muito interessante enxergar todo o contexto histórico, as lutas políticas, a interpretação da autora do contexto de cada quadro? Frida tem uma história e tanto! Difícil não virar fã. E cá estou eu fazendo parte das estatísticas rs

Laura 17/02/2022

Eu AMEI, nunca tinha lido nada da Frida, gostei muito da história e fiquei com vontade de conhecer mais sobre ela

Sabrina320 12/02/2022

Demais
Gostei verdadeiramente dessa história, me envolveu completamente, mesmo sabendo que tem muitos trechos de ficção, é uma história e tanto.

Rafa 11/02/2022

Que leitura maravilhosa, um livro bem diferente já que não se trata de uma biografia, mas a autora pega fatos da vida de Frida e transforma com um toque de ficção.
Uma vida difícil com uma saúde bem frágil. Um casamento conturbado com Diego Rivera, mas com muito amor. Diversas pinturas que retratam a sua vida. O livro nos envolve e nos encanta com a força que Frida tem de enfrentar tantos desafios. No decorrer da história, a autora descreve diversos quadros da artista e os ambienta em qual momento de fragilidade foi pintado. Durante a leitura, eu procurava na internet o quadro citado, para mergulhar ainda mais fundo na história. Foi uma experiência incrível conhecer diversas obras da Frida e saber em qual contexto ele foi pintado.

Lizandra.Mirelle 07/02/2022

História incrível
Esse foi o primeiro livro sobre Frida Kahlo que li, antes eu tinha uma visão totalmente diferente dela e depois desse livro, passei a admirar mais ainda.
Frida foi a mulher mais humana que ja vi, lutou pelo reconhecimento e direito dos mexicanos, amou com toda intensidade, viveu sua vida de um jeito extraordinário e sempre com a melhor pose, a de rainha.
Apesar de ter passado por tantas coisas ruins, que a levaram a falecer tão jovem, ela não deixou de viver e fazer sua arte. De expressar seus sentimentos através da pintura, de levar suas raízes mexicanas onde fosse.
Com certeza Diego Rivera se sentiu sortudo por ter amado, casado e está com Frida. Essa mulher foi extraordinária.
Apesar de ser uma obra de ficção, foi toda baseada na sua história de vida real.
Frida merecia mais!! Que o mundo sempre a conheça e saiba da mulher forte e destemida que ela foi.

Ligia 06/02/2022

Viva la vida !!
A enigmática e intensa vida de Frida Kahlo é apresentada nesse livro de leitura agradável e fluida.
Do começo ao fim o livro prende o leitor com história, pensamento e arte de Frida.
O livro se apresenta como um ?romance biográfico? mas para quem já leu um pouco sobre a vida de Frida identifica inúmeras passagens reais.
Como mulher é impossível não ser tocada pelo sofrimento das traições de Diego e também pelos abortos sofridos Frida.
Mas ela foi forte, soube viver e foi feliz, deixou um legado de arte e amor pela vida. Viva la vida !!!

@omeunomeemaira 04/02/2022

Eu queria ter gostado tanto desse livro como as outras pessoas, não entendo o hype em cima dele! Eu sei que a ideia era falar da vida da Frida e focar no relacionamento dela, mas eu achei romantizado demais. Fora isso, gostei muito da escrita e saber mais sobre a vida dela foi muito bacana, principalmente sobre as pinturas, eu abria o Google o tempo toda para pesquisar.

yas.min 19/01/2022

Diego Rivera e as cores da vida
Sinceramente, a estrela vai pra capa e edição do livro que são belíssimas.

O livro em si foi uma das coisas mais irritantes que eu já li.

O foco na arte da Frida é totalmente secundário até os últimos capítulos. Antes disso, é só Diego, Diego, Diego, Diego, arte do Diego, Diego (...). Parecia que estava lendo sobre a vida e arte dele, não o contrário.

Infelizmente não posso recuperar o tempo que perdi lendo esse livro. Só me resta usá-lo de decoração.