Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Sel 29/12/2022

Cores do México
Já li tanto sobre a vida de Frida. Sou uma apaixonada por esta artista, mas esse livro conseguiu me emocionar com uma história que eu já conheço. Fascinante!

Nadia.Duarte 22/12/2022

Frida Kahlo é o tipo de personalidade que não se pode desassociar vida e obra, isso em todas as suas dimensões. FRIDA ERA VISCERAL e transbordava isso. Usualmente são escanteados fatos importantes, como Frida ter sido deficiente física, comunista e até mesmo sua produção artística. Frida pintou um número expressivo de quadros, mas só alguns recebem atenção e divulgação, os que são mais palatáveis são os amplamente propagandos. Meus quadros favoritos são: "Umas facadinhas de nada", "o marxismo dará saúde aos doentes " e "o que a água me deu".

A leitura do livro "Frida Kahlo e as cores da vida" me conduziu a um olhar com mais carinho pro quadro "as duas Fridas". Também percebi que já aprendi o suficiente com Frida e agora posso seguir para outras personalidades.

Liz 21/12/2022

Frida e suas cores
Esse livro mostra como uma mulher incrível e genial na sua área profissional como artista, sofrendo muito na sua vida pessoal e cometendo erros e como isso a fez ser quem é e a criar de acordo com sua dor e seus pensamentos!!
Obs:Gostei da Frida, mas foi difícil ler sobre o que ela passou com o Diego, porque me lembrou experiências pessoais

Andressa 18/11/2022

Inspiração
Nesse livro a autora interpreta, da sua maneira, da vida de uma das mulheres que mais admiro na História!

Leitura recomendada!

giheiden 05/11/2022

Revolução = Frida Kahlo
Uma leitura que eu indico pra quem quer saber mais sobre a história de Frida Kahlo e se aproximar dela, que em 1925 no México sofre um grave acidente e descobre ali o amor pela pintura. Frida é vibrante e corajosa.
Gostei da leitura, apesar de ser a vida dela sendo contada com detalhes biográficos, há algumas partes fictícias que eu revirei os olhos algumas vezes mas tudo bem? problemático, mas não me impediu de chegar ao fim da leitura.

taisbellini 10/10/2022

Uma maneira fluida de conhecer Frida Kahlo
O livro é uma maneira leve e fluida de conhecer a trajetória pessoal e profissional de uma das maiores artistas da história da América Latina. Apesar de eu gostar de romances e biografias, achei a narrativa bobinha, não é o tipo de literatura que me encanta. Mesmo assim, não deixa de ser uma forma muito original e criativa de homenagear uma biografia. O livro mostra bem a complicada e ambígua relação de Frida e Diego, e todo o seu sofrimento físico. Senti falta de imagens de suas obras para contextualizar os momentos do livro.

Gomor 26/09/2022

A história da famosa pintora mexicana, Frida Kahlo e seu grande amor Diego Rivera. O romance nos conta sua trajetória, sua paixão desenfreada por Diego e seus outros tantos amores. Adorei o texto! Recomendo super a leitura.

Michele485 11/09/2022

Superação
Esse é um clássico. Dificil alguém não ter ouvido falar em Frida.
História sofrida de amor, ódio, traição, arte e muita cor.
Ela é um exemplo de superação.
Quem não leu, deveria ler.

lbronski 22/08/2022

Pra se aproximar um pouco de Frida
Por ser um romance e não a biografia em si, existem muitos elementos criativos e formulados pela autora. Mas, a história foi muito envolvente e tive que ler muitas páginas enquanto revia as pinturas maravilhosas da Frida.

marcinha 22/06/2022

Frida Kahlo
Um romance sobre a vida e carreira da grande pintora Frida Kahlo e seus amores e casos como o seu casamento com o também pintor Diego Riviera. Gostei muito da leitura.

Cris @cristinadaitx 16/06/2022

Uma narrativa ficcional sobre uma das artistas mexicanas mais lembradas mundialmente. Uma mulher que marcou aqueles que conviveram com ela, demonstrando força, superação e amor à arte. É fundamental ressaltar que esse livros é uma ficção baseada na biografia de Frida, e que autora, Caroline Bernard, colocou, juntamente com a história, suas percepções sobre tudo aquilo que pesquisou sobre Frida e , principalmente, sobre sua relação com Diego. Esse casamento, que foi tão conturbado, foi abordado aqui, como uma grande história de amor, o que muitos consideram um erro, pois esse marido teria submetido Frida a um intenso sofrimento devido aos seus diversos casos extraconjugais. Porém, a leitura é encantadora, e reafirma a importância de Frida Kallo, uma mulher à frente de seu tempo e que jamais será esquecida.

Carol 15/06/2022

Na era das redes sociais e vídeos de 15s, é nítida a comercialização sem profundidade da figura de Frida Kahlo. A obra escrita por Caroline Bernard, pseudônimo utilizado pela conceituada autora alemã Tania Schlie, nos aproxima da personalidade ao misturar ficção e eventos reais (biográficos).

De alguma maneira, essa diferença entre figura real e figura comercializada me lembrou o caso da atriz estadunidense Marilyn Monroe, cultuada até por artistas que depois voltaram atrás na sua percepção. A fama e o sucesso, se vendáveis, causam essa separação. Mas aqui o assunto é Frida e o livro que a homenageia.

Para quem não conhece sua história de forma próxima, a obra é uma forma de entrada na história dessa mulher tão famosa e tão sofrida. Apesar da escrita envolvente e passagens de tempo marcadas, observo como ponto negativo a retratação da relação entre ela e Diego Rivera.

No geral, aqui, seus amores e dores são retratados e supostos, uma vez que a autora arrola vários títulos nos quais se baseou para o desenvolvimento do texto, incluso diários e cartas da artista.

É possível dizer que são gatilhos em cima de gatilhos (aborto, relacionamentos conturbados...), então é bom estar emocionalmente preparado antes de realizar essa leitura.

Carolina do Norte 25/05/2022

Frida Kahlo nova idóla
Nossa eu estou extremamente chocada com o quanto esse livro é bom. Primeiro que o livro me prendeu desde a primeira frase, demorei pra acabar EXCLUSIVAMENTE pela falta de tempo senão eu teria terminado a décadas. Tem uma estrutura que é quase como se a própria Frida estivesse me contando sobre sua vida e eu gosto muito deste tipo de leitura ( não é atoa que amo Evelyn Hugo). Segundo que eu sempre tive certa admiração por Frida mas não conhecia a sua história tão profundamente quanto agora e realmente, é quase gratificante me sentir próxima de uma artista tão grande. Obrigada Frida, foi um prazer.

Bruna B 21/05/2022

Confesso que apesar do interesse pela vida e obra da Frida Khalo, não tinha grandes expectativas com esse livro. Porém, foi uma grata surpresa.
Leitura leve e envolvente, que me fez que sentir uma amiga próxima dessa artista incrível.

Jeka 10/04/2022

Caroline coloca aqui sua visão de como foi a vida de frida kahlo e como ela se sentiu no processo de virar artista. Devo dizer que de um modo mais romântico do que a história retrata o relacionamento de Diego e Frida.

"Mira, ela disse, essas são novas, apontando para algumas imagens do tamanho de cartões-postais".