Tomie - Volume 1

Tomie - Volume 1 Junji Ito

Resenhas - Tomie, Volume 1

I.don't.know 24/11/2023

Perturbador
O terror oriental, diferentemente do ocidental que se concentra no suspense e susto, o oriental é macabro se tornando uma tortura psicológica. " Tomie " é um ótimo exemplo, um clássico dos mangás terror, a história e bizarra, o desenho perturbador e os elementos cada um deles, em bora não façam sentido " nesse mundo " são a chave para a experiência que não assusta mas perturba profundamente - minha pele até coçou -.

jeonstinny 23/11/2023

Amo demais
Te prende muito todas as histórias e a arte também é muito boa e assustadora vale a pena se você gosta de terror!!!

Eduardo.Neves 21/11/2023

Um Clássico Moderno do Terror Japonês
Junji Ito vai muito além do terror ocidental que conhecemos, utilizando de temas como narcisismo e obsessão pra não saber não só quando é possível confiar na Tomie(a resposta é nunca) ou em qualquer outro personagem, o tipo de terror que te deixa preso nele e faz você perder o sono(por te fazer esquecer a hora de parar de ler).

Manu 19/11/2023

Junji Ito incível como sempre
Eu ja li duas coletâneas do Junji Ito, mas acho que esse mangá foi meu favorito dele. O fato de a Tomie ser a criatura, e nao ser a q sofre as coisas foi muito legal. Como sempre, tiveram alguns que eu gostei mais que outros, mas num geral foi sensasional. Não fiquei com medo como aconteceu com o Fragmentos do Horror, mas gostei de mais histórias e achei a ideia muito legal.

Nataloid0 17/11/2023

Que?
Mano, isso foi estranho e bom pra caramba. Eu não consigo entender direito o que tinha de tão especial na Tomie.. todos simplesmente obedeciam ela? Mas.. eu tenho tantas perguntas. A leitura é rápida, e surpreendentemente boa. Oque eu achei que não poderia piorar, piorou

Bruna3810 11/11/2023

Tomie
Nunca tinha lido Junji Ito até hoje, mas preciso dizer que isso aqui é muito bom. A história, as bizarrices, tudo te prende.
Curti pra caramba

Maria17274 06/11/2023

Resenha: Tomie - Junji ito
Sinceramente o Junji ito é incrível, eu estou completamente viciada nos mangás dele. A história se desenvolveu de uma maneira surpreendente, onde cada capítulo estava ligado ao outro e não sabíamos quem era realmente o vilão da história.
Vale muita a pena ler, gostei principalmente do design onde era tudo muito bem ilustrado.Mas não recomendo para pessoas de menor de idade , porquê tem bastante gore e é uma história meio pesada. Muito em breve espero poder ler o segundo livro de Tomie ou ler outros mangás do próprio autor, portanto por agora preciso ler os livros que estão saindo poeira da minha estante.

Erica 06/11/2023

Tomie v1
Manga incrível, a história é muito interessante e prende o leitor, recomendo bastante para quem gosta de terror

Lissa Marry 02/11/2023

Primeiro mangá de horror
Li poucos mangás, e este foi o meu primeiro de horror, um dos meus, se não o principal, gênero preferido.

Tomie possui histórias que não são 100% independentes umas das outras, mas que se cruzam para poder descrever a trajetória de horror feita por Tomie.

Os capítulos que mais me marcaram foram ?fotografia?, ?beijo? e ?mansão?, que são, respectivamente, o início, meio e fim de uma das trajetórias da Tomie.

Já irei começar o segundo volume. ?

Velosokk 01/11/2023

Caramba.
Eu já tinha ouvido falar de Tomie, mas nunca lido, apesar de já tê-la visto diversas vezes. Eu fiquei impressionada com essa leitura, super fluída. Estou pensando seriamente em comprar o segundo volume e mais obras do autor ? já conheço algumas. Junji Ito é um autor fantástico, ele sabe como criar uma obra de terror. É comum que os autores usem a violência no terror, para gerar medo, mas o terror não é apenas violência, mas uma atmosfera, história e diversos fatores que o autor sabe trabalhar. Ele usa a violência/o grotesco e os outros recursos em conjunto para criar o terror e não criar uma obra repleta de violência e chamá-la de terror.
O livro pode te deixar levemente entediado no final pelo ciclo, mas eu diria que é bem instigante. Eu, não sei se apenas eu, mas sinto pena das vítimas dela.

emmanuel_arankar 30/10/2023

"Tomie, Volume 1" de Junji Ito

"Tomie (vol. 1)" é uma obra do mestre do horror Junji Ito e faz parte do catálogo da editora Pipoca e Nanquim. Publicada em 2021, a edição brasileira apresenta uma coletânea de contos que exploram o horror psicológico, a obsessão e a capacidade única da personagem principal, Tomie, de se regenerar e multiplicar a partir de seus fragmentos. Essa coletânea marca o trabalho de estreia de Junji Ito no mundo dos mangás de terror.

Tomie, a personagem central, é uma jovem extremamente bela e carismática que exerce um estranho poder de atração sobre os homens. No entanto, esse encanto não é apenas superficial, pois desperta neles um desejo obsessivo de possuí-la, muitas vezes resultando em uma vontade insana de esquartejá-la. A reviravolta assustadora é que, toda vez que Tomie é assassinada, seus pedaços se regeneram, gerando cópias idênticas dela, perpetuando o ciclo de morte e violência.

O livro é composto por uma série de contos independentes que exploram diferentes aspectos da natureza bizarra de Tomie e as consequências devastadoras de seu poder de sedução. Cada história apresenta personagens que se tornam obcecados por ela e acabam envolvidos em um pesadelo de violência e horror.

O primeiro conto, "Tomie", estabelece a premissa da obra ao mostrar o esquartejamento da personagem principal e sua subsequente regeneração, deixando uma atmosfera de mistério e perturbação. O leitor é apresentado a Tomie como uma figura enigmática e cativante.

"Subsolo" e "Hospital Morita" aprofundam a compreensão do fenômeno que cerca Tomie, destacando sua capacidade única de regeneração celular e a influência perturbadora que exerce sobre as pessoas ao seu redor. Essas histórias também exploram o horror psicológico e a decadência da sanidade dos personagens.

"Fotografia" oferece uma visão diferente, pois apresenta Tomie como uma vítima de uma entidade sobrenatural que a possui, dando uma perspectiva única sobre sua existência. O conto desdobra-se em um enredo intrigante sobre fotografias sobrenaturais e a luta para se livrar dessa influência maligna.

"Mansão" introduz personagens misteriosos, como o professor Takagi, que parecem estar envolvidos na tentativa de compreender e controlar a natureza de Tomie. A história sugere que Tomie pode ser uma força da natureza em si, com o objetivo de se reproduzir e ocupar o mundo.

"Beijo" e "Vingança" continuam a explorar as façanhas de Tomie ao envolvê-la em situações que provocam obsessão e violência em seus seguidores. Os contos revelam sua habilidade de usar objetos alheios para apoiar sua regeneração, tornando os eventos ainda mais sinistros.

"Queda D'água" leva a narrativa para um ambiente de vila e uma queda d'água, onde fragmentos da Tomie começam a se desenvolver, explorando ainda mais a natureza misteriosa de sua existência.

O último conto, "Pintor", enfatiza o aspecto artístico da obsessão por Tomie, mostrando como sua beleza inspira artistas a criar obras grotescas e macabras em sua homenagem. No entanto, a narrativa não se desenrola de forma surpreendente, já que o resultado final é previsível.

Em relação à qualidade da obra, o livro "Tomie (vol. 1)" recebe críticas mistas. Junji Ito é conhecido por seu estilo distinto de horror, e a coletânea apresenta momentos verdadeiramente perturbadores e grotescos. No entanto, alguns leitores podem achar a arte do autor, em particular nas primeiras páginas, como descrita, pouco atrativa e até mesmo amadora em comparação com suas obras posteriores.

Alguns contos da coletânea são elogiados por sua criatividade e capacidade de criar uma atmosfera de horror psicológico eficaz. No entanto, outros consideram que a trama se torna repetitiva à medida que a obra avança, com histórias que, em última análise, seguem uma fórmula semelhante de obsessão e violência.

Apesar das críticas, "Tomie (vol. 1)" estabelece a premissa central da série e explora as características únicas da personagem principal, criando um ambiente de horror que, para muitos leitores, permanece assustador e intrigante. A coletânea também levanta questões mitológicas e misteriosas em torno da natureza de Tomie, mantendo os leitores curiosos sobre o que está por vir na série.

No entanto, a impressão geral é que o primeiro volume de "Tomie" não atinge o mesmo nível de excelência de outras obras de Junji Ito, como "Uzumaki", e, portanto, pode ser considerado uma introdução ao mundo do autor, mas não necessariamente sua melhor obra. A coletânea apresenta contos individuais que, embora perturbadores, podem não atender completamente às expectativas de todos os leitores.

Myrella.sena 19/10/2023

Tomie
Gostei bastante do livro. Releria com certeza e eu fiquei apaixonada com as obras do autor. A Tomie é a extremamente bonita e assim com Uzumaki da medo.

Lucas1429 18/10/2023

Surreal
Depois de ter lido Uzumaki do Junji ito em inglês, peguei o volume 01 de Tomie em português, e que maravilha! A história é bizarra, é extremamente empolgante. Não vou falar muito sobre a história para não estragar o momento de vocês com esta obra maravilhosa. Super Recomendo e agora partiu volume 2 na sequência!

samarelooo 11/10/2023

Amo uma franjuda
Gostei do volume 1, mas não achei tão assustador assim. No começo do volume, achei o traço feio. Mas ao longo dos capítulos, o traço ia ficando mais lapidado e mais característico do Junji Ito

Kleyton 08/10/2023

Tomie é uma entidade demoníaca, porém muito bela, que desperta admiração de todas as pessoas que estão em sua volta. Ela é uma jovem extremamente egocêntrica, acha que tudo tem que girar ao seu favor. Tomie desperta nos homens um estranho desejo de querer matar-lo e esquarteja-lá em pedacinhos (sem nenhum motivo), porém ela sempre se regenera; quanto mais pedaços o corpo dela for esquartejado, maior o poder de regeneração, não importa qual a forma de morte.. ela sempre volta sendo uma Tomie ou várias Tomies.

Esse mangá foi publicado pela primeira vez em 1987, trabalho do incrível mangaká japonês, mestre do horror, Junji Ito.
Aqui no Brasil o mangá foi publicado pela editora Pipoca e Nanquim em dois volumes, ambos com 376 páginas. Os capítulos não são interligados, portanto, pode-se começar por qualquer um dos volumes.

Recomendo para quem quer ler um mangá não convencional, com uma história bizarra, sem explicação e com imagens extremamente fortes e bizarras.
A classificação indicativa é a partir dos 16 anos.
Para quem se interessar, tem outras publicações do autor na editora Pipoca e Nanquim.