Tomie - Volume 1

Tomie - Volume 1 Junji Ito

Resenhas - Tomie, Volume 1

Tatiane554 24/06/2021

Bizarro!!
Minha primeira experiência lendo mangá!
Tomie não tem explicação, ela tem sequências de morte super violentas, morre das piores maneiras possível e sempre volta,ela é uma grande manipuladora,consegue tudo que quer... cada conto fui me surpreendendo com ela!!
Gostei muito da maneira como Junji Ito detalha a história, quero ler mais obras dele!! Queira ficar bem longe das Tomies da vida real!
Will 24/06/2021minha estante
É incrível como sempre encontramos a palavra "bizarro" nas resenhas das obras do Junji Ito. Até eu caí na tendência de usar esse adjetivo (ao resenhar Uzumaki). Junji Ito é a personificação do bizarro.

Tatiane554 24/06/2021minha estante
Simm ...Eu ainda não conheço outras obras dele,esse foi meu primeiro contato com o autor,mas Tomie define muito bem esse adjetivo ?.

Will 24/06/2021minha estante
Recomendo que vá em Uzumaki agora. Tomie tbm já está na minha lista.

Tatiane554 24/06/2021minha estante
Sim,vou adicionar as minhas próximas leituras .

bell 18/08/2021minha estante
algm sabe onde da o ler as obras do uzumaki???? eu so consegui alguns capítulos,mas queria ler tudo

Will 19/08/2021minha estante
Eu li scans, mas creio q pra comprar, deve ser fácil de encontrar, por se tratar de uma obra bem conhecida.

joaoggur 30/04/2021

Junji Ito VOCE ME PAGA!
Sinceramente, posso estar sendo leigo, pois admito que não foram muitos quadrinhos de terror que li, mas Tomie foi a coisa mais nojenta, perversa e aterrorizante que já vi, não só nos mangás, mas em toda a nona arte.

Ito faz contos de cair o queixo. Não só pelo terror das páginas, e sim pela construção das histórias.

Dando uma resumida geral dos contos: Tomie é.... uma menina que morreu mas... bem, eu não sei.
Tudo no quadrinho é um pouco incerto. Na verdade, a Tomie deixa tudo incerto. Parece que todas as pessoas são doidas, todas as bizarrices são banalizadas. Pessoas veem o inimaginável e continuam as suas vidas. Isso é um artifício de um universo paralelo criado por Junji Ito ou uma influência de Tomie?? Eu não sei.

O autor não tem medo de deixar os desenhos horripilantes. Os traços são calculados e muito bem feitos; quando ele quer fazer o leitor passar madrugadas em claro, ele consegue.

Tomie é quadrinho brutal e muito assustador. Não é um mangá para qualquer um, dado que a violência gráfica e o terror psicológico são explícitos, mas é um prato cheio para qualquer fã do gênero.
Soph 30/04/2021minha estante
Eu definitivamente preciso ler esse mangá. Ótima resenha!

joaoggur 30/04/2021minha estante
Muito obrigado!

Nelson 30/04/2021minha estante
Caramba João, sempre torci o nariz para esses mangas de terror, apesar de gostar muito dos caras do pipoca e nanquim. Mas com essa sua resenha, sou obrigado a dar uma chance ao junji ito. ?

joaoggur 30/04/2021minha estante
Sim! Vale a pena.

Eduarda.Camposano 02/05/2021minha estante
Tava procurando um quadrinho de terror,obrigadaa

joaoggur 02/05/2021minha estante
Naaaaada

Lucas Lima 15/03/2021

transtorno narcisista
Tomie é o cão encarnado. Sedutora, mentirosa e manipuladora. Ela hipnotiza a todos e faz o que quer para entretenimento próprio. Ela sente inveja das pessoas e decide acabar com a saúde mental delas. Tomie é o exemplo de pessoa narcisista. Esse mangá é uma metáfora sobre relacionamentos abusivos. O que é aterrorizante é saber que existem muitos com a mesma personalidade que a personagem principal.
Fernanda Fonseca 15/03/2021minha estante
Ansiosa espetando o meu chegar :D

Lucas Lima 15/03/2021minha estante
aeee! ???? eu gostei muito.

Fernanda Fonseca 15/03/2021minha estante
Bom saber, pq assim que chegar já vou ler :3

Eric Adams 21/03/2021minha estante
Ansioso pelo segundo volume desta "beldade" kkk

Gisele Gondim 06/04/2021minha estante
também acho que ela representa algum tipo de metáfora... existem mesmo pessoas tão cínicas e manipuladoras como a tomie

giginha 19/01/2023

ficar lendo os contos da tomie um atrás do outro eu confesso que não me apeteceu muito não - como todos têm o mesmo conceito dela ser igual uma planária que fica atormentando todo mundo, acho que perde um pouco da surpresa que eu senti lendo as outras coletâneas do junji ito :-( mas não é ruim não. em algum momento devo pegar o segundo volume pra ler também.
Eduardo Rockwell 21/01/2023minha estante
Concordo, o mesmo conceito se repetindo por diversos contos também não me apeteceu a alma. Foi ai que passei a ler os contos com intervalos de tempo kkkkk está me fazendo gostar mais e também a odiar cada vez mais essa nojenta AAAAAAAAAA

giginha 22/01/2023minha estante
nossa eu nem tinha parado pra pensar em ler os contos com um intervalo de tempo maior ekeiwkkk vou fazer isso com o segundo volume!!!!!!!

giginha 22/01/2023minha estante
e pior que nem consigo odiar a tomie porque fico mais irritada com o pessoal caindo na dela KKKKKKK a outra lá ENTRANDO NO CARRO COM ELA depois de ver ela morrer e aparecer de novo umas 15 vezes me poupe

Eduardo Rockwell 22/01/2023minha estante
Simmmm, isso me deu TANTA RAIVA KKKKKKKKK Que garota broca do carai?? E ela com frio mandando o cara tirar a roupa toda pra dar pra ela e o outro amigo nem pra mandar ela se mancar ??? me poupe

~Ana J.F 06/01/2024

"? Tomie não vai voltar. ? Desculpem o atraso."
Dentre obras tão bem aclamadas pela crítica: Tomie.
A história de uma jovem garota com uma beleza sobrenatural escrita pelo mangaká de horror favorito dos leitores Junji Ito.

A obra traz como principal foco a personagem Tomie e as consequências de sua beleza destrutiva.

Sendo uma figura extremamente manipuladora e sedutora, Tomie utiliza desses meios para destruir a vida das pessoas que tem o azar de cruzarem o seu caminho.
Ela representa a beleza como um força destrutiva, com a capacidade terrível de fazer com que os outros a amem e a odeiem obsessivamente. E, por esse motivo, Tomie é morta. Várias e várias vezes. Na sua maioria sendo esquartejada. Parte por parte se tornando uma nova "Tomie" e é dessa forma que ela sempre retorna. Cada vez mais bela, para enlouquecer ainda mais os seus assassinos e desfilar em seus cadáveres.

No ano passado li três obras do Junji Ito, e entre elas: "Uzumaki".
Foi o meu mangá favorito do ano!?
Então pensei comigo mesma que seria "adorável" (?) começar esse ano com mais uma obra horripante e extramente gráfica.?

O mangá como um todo é fluído, interessante e bizarramente bom.?
Os traços únicos do autor juntamente com a sua forma maestral de frizar as partes mais bizarras e grotescas, faz com que seja difícil não para e olhar por vários segundos o mesmo painel.

Adorei esse Vol. 1!??
Ansiosa para começar o próximo
Carrietta 08/01/2024minha estante
Você poderia me dizer quantos capítulos e em qual para no volume um?

~Ana J.F 08/01/2024minha estante
Os dois volumes juntos tem 20 capítulos. O volume 1 termina no capítulo 9.

Carrietta 08/01/2024minha estante
Obrigada!

pazuzuls 21/08/2021

Esse não foi meu primeiro contato com Junji Ito pois li Uzumaki quando era mais nova, mas como isso foi há pelo menos 10 anos atrás eu considero como se fosse o primeiro. Num primeiro momento não sabia muito bem o que esperar pois comprei sem nem mesmo ler a sinopse e posso dizer que não me arrependo de forma alguma, muito pelo contrário, adorei a história e me apaixonei pela Tomie haha

No começo achei um pouco estranha a narrativa, sinto que é mais por conta da época do pelo autor em si (mangás/animes mais antigos me dão a impressão de corte mais evidente, assim como acontece em Tomie), sem contar que fiquei um pouco confusa com a continuidade, mas com o tempo fui me situando e entendendo aos poucos. De fato adorei e super recomendo! Adoro a protagonista inclusive, difícil não gostar mesmo com as atitudes dela com os outros.
Magorinai 21/08/2021minha estante
Um clássico do horror que inspirou muitos, quando descobri esse mangá me afundei nas outras obras dele, sem palavras pra essa obra de arte.

pazuzuls 22/08/2021minha estante
Sim!!! Eu já estava namorando esse mangá há tempos porque eu gosto muito de livros e filmes de terror, mas nunca tinha lido um mangá de terror, então ontem teve promoção na Amazon e cada volume estava só 30 reais aí não teve como.... Assim que chegou já corri pra ler e amei, não só a história em si mas a edição também que é linda e de ótima qualidade.

leiturasdaursula 28/12/2021

Esquisitão
Eu fiquei curiosa para ler Tomie porque é o quadrinho de estreia do autor e ainda por cima premiado! Fiquei fascinada pelo seu jeito peculiar de escrever e desenhar histórias de terror e horror. Porém, como já tinha lido Fragmentos do horror e Uzumaki, acabei me decepcionando aqui. Para um mangá de estreia, é muito bom com traços incríveis e ambientação sombria. Eu gostei mas não amei! A Tomie é uma garota que tem uma habilidade misteriosa de seduzir homens e os induzir a um desejo bizarro de a esquartejar. Porém, o mais bizarro é que seu corpo consegue se regenerar e se multiplicar. Ela causa terror e confusão por onde passa, mexendo com o psicológico do leitor pois Junji Ito não mede esforços para nós chocar com imagens gore e horríveis. Recomendo, mas, de todas as três obras que li do autor, prefiro Uzumaki. Porém, vou ler o volume 2, afinal já está aqui rsrs
Thais 17/01/2022minha estante
Comigo foi ao contrário, comecei por Uzumaki com grandes expectativas e não gostei me decepcionei, mas já Tomie eu adorei rs. Fragmentos do horror também é muito bom.

leiturasdaursula 17/01/2022minha estante
Ahhh lembro que você comentou que gostou muito Tomie, quero ler logo o volume 2, quem sabe ali a história ganha meu coração!

Maritza Castro 25/08/2021

Tomie chata
Só dei três estrelas pq é um Junji ito. Não me apeguei nem um pouco na história e a Tomie é chata pra [*****]!!! O terror é muito bom e muito exagerado, mas foi uma leitura de certa forma cansativa também? esperava bem mais da obra.
Uma coisa que gostei demais de acompanhar foi a evolução dos desenhos do Junji, se você ler o primeiro e o último capítulos, da até para achar que são de dois mangakas diferentes, ele evolui muito rápido no desenho, junto com a evolução e multiplicação da protagonista Tomie.
Me incomoda um pouco essa violência 100% gratuita, e o fato de que hora nenhuma há nenhuma pista sobre a origem da Tomie, mas essas são duas coisas que consegui relevar.
Minhas histórias favoritas foram as da fotografia, a da neve, do suicidio e a do pintor :)
Edição do pipoca e nanquim tá lindona demais, melhor investimento!
alpacakkkj 03/01/2022minha estante
Nao fala mal da minha tomie sua recalcada, eu mataria por ela ?

Luiz 12/03/2022minha estante
Minha experiência com o mangá foi muito parecida com a sua. Eu achei legal, mas longe dessa genialidade toda que jogam pra cima do autor. Não sei se comecei a ler hypado demais.

"hora nenhuma há nenhuma pista sobre a origem da Tomie". Isso foi o que mais gostei. Você começa a ler achando que está começando do "início", mas, depois de ler o mangá e ver como as coisas funcionam a Tomie, você começa a refletir "será que a primeira história foi realmente o começo?". O mesmo vale pro fim que você não sabe.

Gabriel.Tomita 13/07/2022

O Horror de Junji Ito
Essa foi a primeira vez que li algo desse autor e agora eu entendo a sua fama, Tomie é muito bom!!!
A personagem principal, Tomie, não tem só aquela maldade sobrenatural, ela é sádica e manipulativa, além de ser inteligente.
A ideia de uma nova Tomie ser formada a partir de desmembramentos e até o sangramento de outra Tomie traz ideias geniais para a história, o desejo dos personagens de esquarteja-la e o seu real aspecto ser visível em fotografias também trás maior riqueza pra narrativa.
Curti demais, recomendo para quem quer ver uma história de terror com toques de criatividade, me deixou com gosto de quero mais!
William LGZ 13/07/2022minha estante
Recomendo ler Uzumaki também, é do mesmo autor ??

Gabriel.Tomita 13/07/2022minha estante
Uzumaki é o que mais quero ler, mas não encontro em lugar nenhum pra comprar.

Pacp0 31/01/2023

Atroz e fascinante. Primeira obra do Junji Ito que li, bizarro do jeitinho que gosto. Lembrei de Garota de Fora lendo, acho que a série foi inspirada em Tomie. Curti!
Larissa Amaral 31/01/2023minha estante
É bom?

Pacp0 02/02/2023minha estante
Na minha opinião, é sim! Recomendo.

Mila 18/12/2022

Garota de fora é melhor
O mangá é bom porém, ele passa a ser cansativo e previsível até mais ou menos na metade da história devido a forma de agir ser sempre a mesma. A Tomie é uma personagem completamente desprezível, fútil e má ao extremo. Diferentemente da Nanno que é uma personagem que age como karma na vida de pessoas problemáticas, a Tomie acaba com a vida de qualquer um que cruze o seu caminho...
Os últimos contos realmente são muito melhores que os primeiros, até geram emoção e uma atmosfera mais sombria, o roteiro é interessante e surpreendente.
barbara1487 18/12/2022minha estante
mas a nanno é literalmente uma cópia barata da tomie, e a tomie a detonaria FÁCIL, porém respeito sua opinião..

Mila 18/12/2022minha estante
Garota de fora é inspirada em Tomie sim, mas na minha opinião ela é melhor porque a Nanno é quase uma "justiceira", enquanto a Tomie é completamente repugnante, com maldades injustificáveis. Não acho que garota de fora seja uma cópia barata, Mas cada um tem sua opinião e gostos.

Maria18128 12/01/2023

Amei tudo porém tenho só uma crítica quando vai chegando pro final vai ficando um pouco chato mais mesmo assim amei
maressafns 12/01/2023minha estante
ai eu vi a helena falando desse manga e to doida pra ler, mas nunca li nenhum então to com medo ???

Maria18128 13/01/2023minha estante
Leia..
Leia

xmilkykitty 23/02/2023minha estante
você chegou a ler os outros? li esse super na expectativa já que falavam muito bem e achei terrível, nada de terror, só umas imagens bizarrinhas pra dizer que tem. Sabe me dizer se as outras obras dele são similares ou melhores? Como essa foi a primeira imagino que ele tenha evoluído, mas não consigo evitar pensar na decepção que ler tomie foi.

Dominguesz 24/02/2023minha estante
mdssss SIMMMM.
fui total na expectativa, por sempre ouvir elogios e comentários do tipo "é perfeito" "muito bom" "Tomie é perfeita" e a leitura foi totalmente desagradável.
eu já havia lido "fragmentos do terror/horror" NN lembro bem o nome, então imaginei que Tomie seria tão perfeito como o anterior.
leia esse "fragmentos do terror/horror" talvez você goste e sem dúvidas é muito melhor que Tomie!

Yuri Ferreira 29/03/2021

O início obsessivo.
Do pouco que já li de Junji Ito, posso dizer que ele tem seus vícios e manias. O que acaba dando mais elementos interessantes e características únicas para os seus mangás; desde os relacionamentos disfuncionais entre personagens, até à naturalidade em que o medonho e o bizarro são encarados.

Mas, em "Tomie", vemos o nascer do que seria o Ito, mangaká e mestre do horror, e o início das suas obsessões; dos vícios de linguagem e narrativa e da talvez maior obsessão de sua carreira: Tomie.

Tomie é mais do que uma entidade, ou mal absoluto, é o afunilamento das obsessões e temas que Ito resolve tratar, o que nem sempre pode ser bom, ainda mais nesse início de carreira. Vemos aqui um Junji Ito jovem com ideias interessantes e prematuras, uma execução ok, que vai melhorando com o tempo de forma exponencial, mas, ainda assim, um artista um pouco cru. Por tratar de assuntos como a figura feminina numa sociedade machista, a idealização da beleza e o próprio machismo em si dos homens em relação à Tomie, é esperado uma abordagem crítica do autor, mas não é o que acontece; ou talvez não é o que o mangaká quis propor.

O desejo é violento, isso é um ponto interessante e até um tanto controverso no mangá de Ito. A obsessão e o desejo dos homens pela Tomie, um ser que representa uma beleza inimaginável e ideal, leva à violência. O que não deixa de ser verdade fora do mangá, em situações cotidianas também. A forma como os homens se relacionam é baseada no desejo, na tentativa de posse, gerando relacionamentos tóxicos e abusivos, que acabam tendendo à diversos tipos de violência. A questão é que Junji Ito não deixa claro se está fazendo esse tipo de crítica ao comportamento dos homens, ou se está apenas reforçando tais estereótipos.

Não há uma distinção entre os pontos lendo apenas esse mangá. Até que ponto Tomie é uma representação crítica do que há de ruim na sociedade (como o culto à estética, a objetificação da mulher, a busca pelo ideal, etc.) ou só um recurso estilístico, mantendo o status quo, sem criticar nada?

Se faltou profundidade crítica e política em "Tomie" (afinal, toda arte é política), Junji Ito compensa com a criatividade em retratar o horror, principalmente no desdobramento do que é possível e impossível com a figura da Tomie. Aqui é possível ver alguém tentando inovar na área dos mangás de horror (e conseguindo, de certa forma).

É nesse primeiro volume de "Tomie" que Junji Ito estabelece o chão para a criação do que viria a ser o seu estilo, assim como esse quase ser mitológico que assombra a eternidade.
dani 04/04/2021minha estante
adorei tua resenha

Yuri Ferreira 04/04/2021minha estante
obrigado!!

Myke 17/03/2021

Tomie
Primeira obra que leio do mestre do horror japonês e é também, a primeira obra dele, a princípio a arte não é muito boa e você sente a evolução e no fim ele conta a história dele e o sacrifício para terminar aquela obra e evoluir como artista.
Com relação ao conteúdo é um horror muito bem construído, não te entrega tudo, deixa muito pra sua imaginação e respeita os conceitos que são entregues nos contos, não desconstruindo o que vai definindo. São vários contos, alguns sem nenhuma ligação, mas devido a mesma protagonista e o respeito pelos conceitos construídos você sente uma continuidade na história.
Para quem gosta de Horror, no estilo Poe, vai adorar a obra.
A obra também me trouxe a sensação e clima de um RPG de horror que jogo, chamado Kult, Divindade Perdida.
Maju 17/03/2021minha estante
Junji Ito é um monstro de tão fantástico! ??

Myke 17/03/2021minha estante
É mesmo, estou ansioso pra ler o Volume 2 e outras obras dele, o Uzumaki já me aguarda.