Pança de burro Andrea Abreu
Andrea Abreu

Resenhas - Panza de burro

sofia136 01/04/2024

Que experiência
Nunca li algo assim, nem de história nem de escrita. Esse livro foi lindo, algumas partes me fizeram rir de verdade. É incrível a cabeça de uma criança e acho que a autora soube descrever e passar exatamente isso pro leitor. Sinto que, pra quem não tem costume de ler esse estilo (que eu nem sei qual é direito), como foi meu caso, a maioria das pessoas não vai gostar, por isso não é recomendável pra qualquer um. Gostei muito mesmo, o final foi muito tocante.

Lais 26/03/2024

Eu amei o livro mas não acredito que seja para todo mundo
Como uma amiga me disse esses dias, "é muito bom quando você começa a ler um livro e ele não é nada daquilo que você esperava". Pança de burro, é essa frase para mim.

Lendo a sinopse eu esperava ler sobre a amizade de duas meninas, porém me deparei com uma história não linear, que mostra o ambiente, as pessoas e a cidade, apartir da visão de uma menina e poder entender toda essa construção apartir do desse olhar é muito interessante.

Fiquei com gostinho de quero mais, queria poder ler mais, poder viver mais com elas e poder ve-las crescendo.

Rafael.Gomes 18/03/2024

?Shit?
O livro não conseguiu me ganhar. A história poderia ser mais interessante e o livro é escrito por uma protagonista de 10 anos de uma forma oral e infantil? infelizmente não conseguiu me cativar de forma alguma. Não recomendo?

monteirobiaaa 15/09/2023

Original
Esse livro é diferente de tudo que ja li. demorei p resenhar aqui pq não sabia se tinha gostado ou não. no começo eu fiquei ?mds pq to lendo isso? no meio e final ja tava apegada com as personagens. a escrita da autora é diferente de tudo q ja li kkk. o livro aborda muitos e muitos temas, e achei um pouco pesado algumas coisa p uma criança de 10 anos.. o final, nao esperava de jeito nenhum. ?

Julia 23/07/2023

Pança de burro
Não sei muito bem o que achar desse livro, a leitura pra mim foi um pouco arrastada e algumas vezes difícil de continuar. Um livro sobre amizade e abusos entre crianças, com um palavreado não muito comum, situações cotidianas e o final sem muita elaboração...

Nota 3/5

Debora 02/07/2023

Mais um livro triste com narradora criança
Talvez minha avaliação deste livro fosse melhor se eu já não estivesse enjoada da fórmula livro-triste-narrado-por-criança. E este tem uma dose de escatologia extra.

Hiária 23/05/2023

Achei ok!
É um livro lírico e sim a escrita é boa pelo contexto.

Embora a personagem tenha 10 anos, considerei a escrita um pouco agressiva, palavrões, que mesmo eu adulta não costumo ouvir de crianças.

O final ficou um pouco confuso, mas se subentende-se o que aconteceu. E embora eu tenha considerado um livro ok, ou seja, não é um livro que eu vá de novo e recomende para alguém , dei muita risada em alguns momentos, pois sim, tem momentos engraçados.

Também tem histórias de abuso, aceitação, preconceito, descoberta e sim achei a personagem muito nova para viver tudo isso, principalmente a parte da da descoberta sexual.

Geisi.Ferla 16/05/2023

Será?
Achei o livro chato do início ao fim. Escrita feia, não agradou a forma, o enredo nem os personagens.

fer 06/05/2023

Pança de burro
ATORDOANTE! original, dolorido, estranho, às vezes até engraçado, QUESTIONADOR, duma linguagem que conseguiu ser inovadora e MUITA, muita discussão social! fala sobre DESIGUALDADE, SEXUALIDADE e MISOGINIA de uma forma CRUA. extremamente necessário! uma leitura que não indico pra todos pq não são todos dispostos a embarcar nesse mundo, que? até enoja! mas é muito sério e faz uma demonstração explícita da miséria e do descaso social com crianças, pessoas, seres humanos.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

Com uma narrativa centrada numa comunidade pobre e altamente conservadora, Abreu vai enfileirando temas como bulimia, menstruação, desigualdade, descoberta sexual e homofobia numa prosa marcada pela oralidade, pelas repetições e pelo feliz encontro de uma poética cotidiana que desafia as comparações fáceis, mostrando que um mero ponto de partida semelhante não é capaz de contê-la no quadrado de “nova Ferrante” que querem reservar a ela.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212217

Gabriel 29/03/2023

É divertido! Mas esquisito, e não é pra todo mundo.
O livro conta a história da Shit, uma menina de 10 anos, e sua melhor-amiga-crush-quase-irmã Isora.

A autora é Andrea Abreu, nascida em 1995 nas ilhas Canárias. Pelo que entendi, seu primeiro romance gostaria de retratar como seria a infância de uma menina millenial em um ambiente parecido com o qual a autora cresceu - e ela consegue fazer isso muito bem.

O decorrer do livro é toda a história das duas meninas, descobrindo diversas coisas, novos interesses, sexualidade e tensões que criam todo aquele drama que sentimos na infância. Toda a narrativa é sobre a ótica da Shit, então nada mais natural do que ser infantilizada, ter erros de grafia e outras coisas que aumentem a imersão.

Sendo um homem hetero, demorei muito para me conectar à história. Mas, quando clicou, foi uma leitura ótima. Eu curti demais, foi muito breve, divertida e intensa essa leitura :)

Sens0 24/03/2023

Talvez o livro mais original que já li
Assim como li em outras resenhas, também tive muito dificuldade em que nota dar para esse livro.

Ele apenas foi uma experiência única, ele é de uma originalidade enorme, com um palavriado feito para deixar desconforto

Com uma história linda sobre descobrimento da sexualidade misturado com a passagem forcada da infância a adolescência que toda mulher provavelmente já passou.

Só queria um pouco mais no final, apesar de ter gostado dele

jonatan7 20/02/2023

Isora
Pança de burro é um livro engraçado. Uma história de amizade narrada por uma garotinha de dez anos, localizada em uma ilha com praias turísticas em seu litoral. A narrativa entrelaça a vida da duas garotas diferentes entre si, mas com um elo que vai além da amizade.

Isora, a amiga, é a magnitude. Tão a frente da sua idade, dialoga com os mais velhos com facilidade, inteligente e dona do gameboi com um montão de jogos. Ela tá sempre pronta para qualquer situação e disposta a descobertas ? ela pensava que a vida era só uma e era preciso experimentar um tiquinho sempre que tivesse a chance. Tudo isso fascina a pequena narradora de dez aninhos, e faz com ela se apaixone cada dia mais pela amiga.

Pança de burro é sobre apego emocional, infância, descobertas, amor, aconchego, nostalgia, ?barbis?, gringos e ?queque?.

?? de quando Isora e eu ainda não éramos amigas mas estávamos predestinadas a ser, porque se tinha uma coisa que eu sabia era que Isora e eu fomos feitas como foram feitas as coisas que nascem para viver e morrer juntas e eu me virei e disse shit??

gabriela 20/01/2023

esquisito estranho e mto bom
peguei esse livro por acaso, em algum momento tirei print de alguém postando a capa dele. sem saber nada sobre e sem conhecer a autora, me surpreendi muito, positivamente. esse livro provoca todos os tipos de sentimentos possíveis e, por ser narrado por uma criança e tudo que compõe essa narrativa, traz uma ?sensibilidade imensa. que lindo e esquisito.