Pança de burro Andrea Abreu
Andrea Abreu

Resenhas - Panza de burro

Rafael.Gomes 18/03/2024

?Shit?
O livro não conseguiu me ganhar. A história poderia ser mais interessante e o livro é escrito por uma protagonista de 10 anos de uma forma oral e infantil? infelizmente não conseguiu me cativar de forma alguma. Não recomendo?

@buenos_livros 29/07/2022

Pança de Burro - Andrea Abreu ??
?Azul-marinho, rosado, amarelo, mais amarelo, amarelo-queimado, amarelo-ovo-frito, vermelho. Assim eram as casas do bairro, de muitas cores, como pecinhas de ludo. De todas as cores, e começadas pela metade, terminadas pela metade, mas nenhuma completa, eram casas como monstros incompletos. Quase todas com alguma parte sem caiar, com os tijolos sem acabamento, tijolos com limo e umidade. Quase todas construídas por seus próprios moradores. Pedra por pedra, tijolo por tijolo.?
. 54/2020
. Pança de Burro (2020)
. Andrea Abreu ??
. Tradução: Livia Deorsola
. Romance | 185p. | Livro
. @companhiadasletras
. O livro narra as aventuras e descobertas de duas amigas no interior das Ilhas Canárias, região turística espanhola na cola da África Ocidental. Com uma linguagem rápida, refletindo o vocabulários e pensamentos dos pré-adolescentes, o livro explora a transição do rural para a era da internet, às tradições locais e a influência da TV e programas estrangeiros e o impacto disso nas relações das duas amigas. Apesar de reconhecer o valor da leitura, achei chatinho, uma história esquecível.
. ????

Liz Silva 24/06/2022

Os sentimentos e o corpo
Pança de burro é um livro especial, tanto por sua história quanto pela forma como é escrito. Capaz de despertar os mais diversos sentimentos no leitor, é impossível passar impune por ele

É um livro divertido, engraçado, triste, escatológico, sensível, intenso. Um retrato muito potente da passagem da infância para a adolescência, com todas as descobertas e vulnerabilidades dessa fase.

O título do livro funciona de forma perfeita como símbolo dessa bruma que impede que se veja as coisas de forma concreta, mas em contrapartida que se sente intensamente.

Sem poder entender de forma consciente nem expressar em palavras, é o corpo que sente e expressa nas suas diversas formas todas as alegrias, desejos, dores e traumas.

Retalhos e Prefácios 09/06/2022

Indigesto
Acho que essa foi a primeira vez em que tive tanta dificuldade em avaliar uma leitura. Acabei dando três estrelas mas, a real, é que não sei se estou sendo justa.

Achei uma leitura densa e indigesta em muitas partes. Gostei muito de tantas outras e, principalmente, da originalidade da obra.

Não sei, até agora, reduzir a experiência em
um "gostei ou não gostei". Acho que é uma obra que merece ser lida e sentida. E que, cada um, extraia dela algo diferente para si.

Independente de qualquer coisa, não é uma história esquecível, pelo contrário. Consigo compreender o sucesso que tem feito mundo a fora. Mas, realmente, ainda não sei falar muito sobre. Talvez eu volte aqui daqui uns dias, depois de digeri-la melhor.

Lulu 18/09/2022

O QUÊ????
vou fingir que não li esse final, assim ele não partiu meu coração :(
que livro emocionante gente, não tava pronta.

jonatan7 20/02/2023

Isora
Pança de burro é um livro engraçado. Uma história de amizade narrada por uma garotinha de dez anos, localizada em uma ilha com praias turísticas em seu litoral. A narrativa entrelaça a vida da duas garotas diferentes entre si, mas com um elo que vai além da amizade.

Isora, a amiga, é a magnitude. Tão a frente da sua idade, dialoga com os mais velhos com facilidade, inteligente e dona do gameboi com um montão de jogos. Ela tá sempre pronta para qualquer situação e disposta a descobertas ? ela pensava que a vida era só uma e era preciso experimentar um tiquinho sempre que tivesse a chance. Tudo isso fascina a pequena narradora de dez aninhos, e faz com ela se apaixone cada dia mais pela amiga.

Pança de burro é sobre apego emocional, infância, descobertas, amor, aconchego, nostalgia, ?barbis?, gringos e ?queque?.

?? de quando Isora e eu ainda não éramos amigas mas estávamos predestinadas a ser, porque se tinha uma coisa que eu sabia era que Isora e eu fomos feitas como foram feitas as coisas que nascem para viver e morrer juntas e eu me virei e disse shit??

Gabriel 29/03/2023

É divertido! Mas esquisito, e não é pra todo mundo.
O livro conta a história da Shit, uma menina de 10 anos, e sua melhor-amiga-crush-quase-irmã Isora.

A autora é Andrea Abreu, nascida em 1995 nas ilhas Canárias. Pelo que entendi, seu primeiro romance gostaria de retratar como seria a infância de uma menina millenial em um ambiente parecido com o qual a autora cresceu - e ela consegue fazer isso muito bem.

O decorrer do livro é toda a história das duas meninas, descobrindo diversas coisas, novos interesses, sexualidade e tensões que criam todo aquele drama que sentimos na infância. Toda a narrativa é sobre a ótica da Shit, então nada mais natural do que ser infantilizada, ter erros de grafia e outras coisas que aumentem a imersão.

Sendo um homem hetero, demorei muito para me conectar à história. Mas, quando clicou, foi uma leitura ótima. Eu curti demais, foi muito breve, divertida e intensa essa leitura :)

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

Com uma narrativa centrada numa comunidade pobre e altamente conservadora, Abreu vai enfileirando temas como bulimia, menstruação, desigualdade, descoberta sexual e homofobia numa prosa marcada pela oralidade, pelas repetições e pelo feliz encontro de uma poética cotidiana que desafia as comparações fáceis, mostrando que um mero ponto de partida semelhante não é capaz de contê-la no quadrado de “nova Ferrante” que querem reservar a ela.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212217

fer 06/05/2023

Pança de burro
ATORDOANTE! original, dolorido, estranho, às vezes até engraçado, QUESTIONADOR, duma linguagem que conseguiu ser inovadora e MUITA, muita discussão social! fala sobre DESIGUALDADE, SEXUALIDADE e MISOGINIA de uma forma CRUA. extremamente necessário! uma leitura que não indico pra todos pq não são todos dispostos a embarcar nesse mundo, que? até enoja! mas é muito sério e faz uma demonstração explícita da miséria e do descaso social com crianças, pessoas, seres humanos.

Geisi.Ferla 16/05/2023

Será?
Achei o livro chato do início ao fim. Escrita feia, não agradou a forma, o enredo nem os personagens.

Julia 23/07/2023

Pança de burro
Não sei muito bem o que achar desse livro, a leitura pra mim foi um pouco arrastada e algumas vezes difícil de continuar. Um livro sobre amizade e abusos entre crianças, com um palavreado não muito comum, situações cotidianas e o final sem muita elaboração...

Nota 3/5

sofia136 01/04/2024

Que experiência
Nunca li algo assim, nem de história nem de escrita. Esse livro foi lindo, algumas partes me fizeram rir de verdade. É incrível a cabeça de uma criança e acho que a autora soube descrever e passar exatamente isso pro leitor. Sinto que, pra quem não tem costume de ler esse estilo (que eu nem sei qual é direito), como foi meu caso, a maioria das pessoas não vai gostar, por isso não é recomendável pra qualquer um. Gostei muito mesmo, o final foi muito tocante.

Maria 11/01/2023

Dei uma nota só pra poder escrever a "resenha", mas a verdade é que é um livro complexo demais pra isso, apesar de ser muito bom de ler. Particularmente, não lido muito bem com escatologia, mas o tom da história me lembrou algo que Hilda Hilst escreveria misturado com Mariana Salomão Carrara e no fim, eu gostei. Achei graça em alguns momentos e senti bastante incômodo/pena em outros. É uma leitura bem estranha no geral, melancólica e cômica.

?Mas Isora me acompanhava até minha casa. Ela sempre me acompanhava.
E eu acompanhava ela.
E ela me acompanhava.?

Bruna 08/06/2022

Livro arrebatador
Este livro me arrebatou por completo. Acompanhamos a história central da amizade de Isora e Shit, que foi apelidada dessa maneira pela própria Isora, e que narra o livro.
Mas o livro vai muito além disso. A história transgride qualquer convenção linguística de escrita, o que garante sentimentos vívidos e situações das quais nos identificamos, como a perda de inocência e a transgressão para a vida adolescente.

Não consigo listar em quantas partes essa amizade me lembrou a de Lila e Lenu, da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. A relação ambígua, os sentimentos à flor da pela, a fusão de personalidades que se emaranham dentro da narradora, a Shit, me remeteram em vários momentos à amizade das meninas italianas.

Em suma, é um livro arrebatador e viciante. Foi muito interessante, complexo e intenso acompanhar algumas fases dessa amizade tão forte.