Pança de burro

Andrea Abreu

Resenhas - Panza de burro

Hiária 23/05/2023

Achei ok!
É um livro lírico e sim a escrita é boa pelo contexto.

Embora a personagem tenha 10 anos, considerei a escrita um pouco agressiva, palavrões, que mesmo eu adulta não costumo ouvir de crianças.

O final ficou um pouco confuso, mas se subentende-se o que aconteceu. E embora eu tenha considerado um livro ok, ou seja, não é um livro que eu vá de novo e recomende para alguém , dei muita risada em alguns momentos, pois sim, tem momentos engraçados.

Também tem histórias de abuso, aceitação, preconceito, descoberta e sim achei a personagem muito nova para viver tudo isso, principalmente a parte da da descoberta sexual.

Maria 11/01/2023

Dei uma nota só pra poder escrever a "resenha", mas a verdade é que é um livro complexo demais pra isso, apesar de ser muito bom de ler. Particularmente, não lido muito bem com escatologia, mas o tom da história me lembrou algo que Hilda Hilst escreveria misturado com Mariana Salomão Carrara e no fim, eu gostei. Achei graça em alguns momentos e senti bastante incômodo/pena em outros. É uma leitura bem estranha no geral, melancólica e cômica.

?Mas Isora me acompanhava até minha casa. Ela sempre me acompanhava.
E eu acompanhava ela.
E ela me acompanhava.?

mari | @marisbookshelf 04/01/2023

Leitura de tirar o fôlego.
Começando o ano com uma história arrebatadora, divertida, crua e emocionante sobre a amizade entre Isora e shit, meninas vivendo a fase de transição entre a infância e a adolescência e lidando com o peso de tantas mudanças. A sinopse já me deixou interessada por lembrar da minha amada tetralogia napolitana, e no decorrer do livro confirmei diversas semelhanças entre as personagens. A narradora ,apelidada shit, é, acima de tudo, amiga de Isora. De shit sabemos muito pouco, de Isora sabemos quase tudo. Essa amizade alterna entre momentos de amor e ódio, mas acima de tudo prevalece a união entre as duas a necessidade que uma tem da outra, inseparáveis ?ainda que?.

?Eu nunca sabia dizer adeus a Isora. Eu a olhava como quem se prepara para dizer adeus por muitos anos.
Mas Isora me acompanhava até a minha casa. Ela sempre me acompanhava.
E eu acompanhava ela.
E ela me acompanhava.?

Lorran6 09/11/2022

pança de burro
a descoberta e a vulnerabilidade da infância e adolescência carregada de uma narrativa crua e muita das vezes, incômoda. mas sem deixar de ser completamente verdadeira e original.

Lili 20/08/2022

Tão atrevidinha, tão sem medo: Andrea Abreu
Na zona rural de sua terra natal, a nebulosa Tenerife nas Ilhas Canárias, Andrea Abreu constrói uma história cotidiana sobre duas amigas inseparáveis: Isora e a narradora, apelidada de “Shit”, a qual jamais sabemos o nome que diferente de Isora — a quem nutre quase uma veneração que entra em conflito volta e meia com a discordância de atitudes tomadas pela amiga, o desejo de ser como ela e o lamento de às vezes pensar que a própria individualidade está desaparecendo — não conseguia dizer “não”, tinha medo que as pessoas, tinha medo que Isora deixasse de gostar dela.
“Nos dias em que Isora queria morrer eu também sentia que queria morrer [...] Eu me perguntava como ela sabia tantas coisas que eu não sabia e então ficava triste porque pensava que eu não tinha tristeza própria, que a minha tristeza era a dela só que dentro do meu corpo, uma tristeza tipo de imitação, duas tristezas duplicadas, a marca falsa de uma tristeza, essa era eu, porque eu não tinha motivos pelos quais estar triste mas os inventava.” (p.97)
“Pança de Burro” é antes de tudo um romance corajoso, ousado, é essa a razão do título desse texto, que também é um dos capítulos de Andrea que assim como Isora parece não ter medo qualquer que as pessoas deixem de gostar dela ou gostar do livro. Ela poderia ter escolhido contar essa história de um jeito polido, menos chocante, menos ultrajante, mais limpo, de certo modo, mais comercial, e ainda conseguir passar boa parte do que queria de mensagem, eu acredito.
Mas ela é mais Isora, não é “Shit”, é vulcânica e entrega, joga pra fora, despeja essa história cheia de incômodos, nessa transição de fim da infância e início da adolescência de muitas descobertas e muita dúvida, muito questionamento, sem filtro, um relato íntimo e cheio de elementos do meu próprio fim de infância de Hamtaro, de Pokémon, de tentar se espelhar em alguém, de fingir conhecimento das coisas.
Apesar de ser o foco, Andrea não deixa também de comentar a dicotomia que é viver na pobreza em um lugar paradisíaco, enquanto as casas luxuosas ali ao lado são ocupadas por estrangeiros, que cortam as estradas com seus carros de milhões. Tudo isso em metáforas peculiares, colocadas até de um jeito descontraído em alguns momentos, mas atingindo de uma forma aguda, um tanto doída, principalmente para quem se vê um pouco na narradora.

Bruna 08/06/2022

Livro arrebatador
Este livro me arrebatou por completo. Acompanhamos a história central da amizade de Isora e Shit, que foi apelidada dessa maneira pela própria Isora, e que narra o livro.
Mas o livro vai muito além disso. A história transgride qualquer convenção linguística de escrita, o que garante sentimentos vívidos e situações das quais nos identificamos, como a perda de inocência e a transgressão para a vida adolescente.

Não consigo listar em quantas partes essa amizade me lembrou a de Lila e Lenu, da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. A relação ambígua, os sentimentos à flor da pela, a fusão de personalidades que se emaranham dentro da narradora, a Shit, me remeteram em vários momentos à amizade das meninas italianas.

Em suma, é um livro arrebatador e viciante. Foi muito interessante, complexo e intenso acompanhar algumas fases dessa amizade tão forte.

Joanne.G.P. 05/06/2022

Amizade, descobertas e muitos sentimentos
Que livro! Perfeito para ser lido em um dia, intenso, real, marcante. Amei cada minuto com as meninas.