Círculos de Chuva

Círculos de Chuva Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Círculos de Chuva

Eddie Saraiva 16/09/2020

E assim termina uma trilogia
Círculos de Chuva é o terceiro volume da trilogia Dragões de Éter, do autor Raphael Draccon. Uma literatura fantástica nacional que simplesmente invadiu meu coração, logo eu que tenho um fraco para histórias que envolvam fantasia e, mais especificamente, contos de fada.

Círculos de Chuva se inicia com o que seria uma "adaptação" de "João e o Pé de Feijão", com o nosso jovem Jack Spriggins se aventurando no que seria a "Uma árvore capaz de nascer no fundo do mar, e terminar nas nuvens do céu. A Árvore do Criador. A Árvore que não se escala. [...] A Árvore do mundo." (p. 11).
Nesse prologo temos a apresentação do saudoso conto de fada do jovem que precisa vender sua vaca amiga, mas acaba trocando-a por feijões que alegam serem mágicos. Temos também uma conexão com contos nórdicos, dando referência a Yggdrasil, a Árvore da Vida, e a serpente Níðhöggr, como um lindo e belo Dragão de Éter.

O pequeno e inocente ato de subir a Árvore da Vida indo em direção ao reino dos Gigantes, Brobdingna - o reino proibido a qualquer humano de Nova Éter, repercuti em vários pequenos e grandes marcos na história do Continente Ocaso. Bruxas, Fadas Caídas, Bestas, Gigantes.... um grande e variada frente de inimigos ao longo do continente, cercando e confrontando nossos heróis, príncipes e princesas.

Círculos de Chuva vem pra fechar a trilogia (até então) de Dragões de Éter. Todas as desventuras e aventuras tecidas ao longo do primeiro e segundo volume, apresentam seu desfecho aqui. Ou será que ainda tem fio pra sair de tear? Só posso dizer que o final do livro, e não das histórias do livro, deixam uma interrogação (?).

Com relação aos relatos de guerra, senhor, sim senhor, presentes ao longo do enredo, podemos vislumbrar e imaginar um verdadeiro campo de batalha a lá Warcraft. Pelo menos, no meu ponto de vista, me fez relembrar muito esse jogo. De um lado a campanha dos humanos, com armamento e magia arcana. Do outro temos a campanha de bestas e feras com seus druídas.

Mas vamos falar dos contos de fada que o volume apresenta.
Com exceção dos que já foram mencionados ao longo do primeiro e segundo volume, temos aqui:
- João é o pé de feijão;
- Mulan (demorei pra perceber, mas percebi);
- Atlântida;
- Patinho feio;
- Os três porquinhos (temos uma menção, não exatamente personagens);
- Sinbad;
- Peter Pan;
- O Quebra-Nozes
- Rapunzel
Caso tenha me escapado alguma, por favor, mencionem.

E pra fechar, não posso esquecer de mencionar a religiosidade, misticismo e espiritualidade que o início e meio do livro nos trazem. Lembra dos covens e das reuniões dos mais poderosos Feiticeiros, bruxas, magos, Necromantes e etc do volume anterior. Algumas menções também são feitas à alguns desses personagens, Madame Viotti e Mãe Gorda estão presentes, em momentos, em marcos. Além disso, a menção ao Avatar de Nova Éter é questionada no início, no meio e retomada no fim. Quem será o Avatar, o escolhido, a própria essência de éter, o dragoniano?

Eu confesso que amei ler esse volume, como os anteriores também. A simbiose entre os contos de fadas, unidos como um só é magnífica, a duplicidade de personagens que de certo modo faz sentido quando vistos isolados. Espero ansiosamente pelo volume 4 que foi anunciado antes de terminar a minha leitura, e deixo aqui minha sugestão e apelo.... @RaphaelDraccon faça uma história que envolva Oz, Alice no país das Maravilhas, Alladim e O quebra-nozes, por favor!

Matt O. 02/01/2021

"Ainda que por vezes pareça difícil, ainda que doa, ainda que você fraqueje, percorra o círculo completo. Seja caminhando pelo círculo de fogo, seja caminhando pelo círculo de chuva, o final de todo círculo da vida ainda terá sempre o mesmo valor." (p.472)
E são por escritos como esse, que tocam em nossos corações, que vale a pena ser leitor. Pois enquanto os livros nos dão vida, nós damos vida a eles.

Yas 27/08/2021

Pior dos três
Sinceramente, diálogos incríveis e enredo fraco são os aspectos que definem esse terceiro livro.

Me apaixonei pelos personagens mas achei as provações extremamente arrastadas, cenas que não foram explicadas e quebras de expectativas muito grandes. Simplesmente na metade do livro já sabia que ninguém ia morrer, pq magicamente todos se livraram da morte por algum motivo.

Apesar de tudo, referências nacionais e boa escrita sempre são boas experiências!! Continuo indicando a tetralogia para quem tem paciência e carinho por personagens marcantes.

Eduardo.Staque 29/06/2021

Bom! Mas poderia ser bem melhor.
Gostei do livro, porém achei muito lento e travado, deixando a leitura cansativa e me dando sono várias vezes.
Aqui temos mais drama do que nos anteriores, levando a um possível grande clímax, porém deixa muito aberto ainda o que pode ser esse clímax, ainda mais faltando só mais um livro.

Achei que aqui faltou desenvolvimento das informações apresentadas, pois temos a consequências de algo do passado, mas sem entender direito o que fez acontecer o que aconteceu, dando a impressão de que o autor apenas quis justificar, de forma preguiçosa, o que levou tal personagem a agir da forma que agia e, quando necessário, fazer com que ele mude de forma mais fácil possível, sem conflito ou sem apresentar um contra-argumento.
Não só de um personagem específico, mas de outra situações que são resultados de coisas que não vivenciamos anteriormente, ficando assim muita duvida do caminho percorrido até aquele momento, o que faz com que o acabamos de ler não tenha importância para nós e talvez muito menos pra história narrada.

mais um ponto negativo aqui a ser dito é essa jogada de informações rápidas, às vezes sem ligação direta uma com a outra e tudo no fim do livro, o que parece ser a marca registrada do autor. É negativo pois parece livro de estudo do ensino médio com as respostas no fim, assim caso vocês esteja cansado, pode ir direto ver a resolução, pois tudo está didaticamente separado por pequenos capítulos para que possamos escolher o que nos interessa. Some isso ao fato de que muito tempo de criação e desenvolvimento de conceitos e personagens foi desperdiçado durante as batalhas, que são chatas pela forma como são descritas, e temos quase 1/3 do livro sendo inútil.

Mesmo com tudo isso dou 3, pois as releituras feitas aqui e a desculpa de que o ocorre da forma que ocorre é em parte culpa minha, acaba valendo a pena continuar e ver como vai ser o desfecho dessa salada.

Iparisclarke 27/05/2020

Ué, cadê os dragões???
Minha primeira impressão nesse livro foi de que quase todos os personagens sofreram um retrocesso, não preciso nem falar da escrita do Raphael nesse que apesar de ter evoluído(é evidente o contraste desde o primeiro livro) não caiu muito bem nesse?? Se fosse em livro separado seria bacana, mas depois de ter feito todo aquela narrativa conversando com o leitor fica chato mudar drasticamente.

No quesito guerra, foi quase incrível... Eu disse quase, tem muito blá blá blá e informações desnecessárias que cansam o leitor. Nesse livro falaram sobre os gigantes, elfas-amazonas e sobre a prometida do axél, coisas que não deram indício de existir nos últimos dois livros e do nada nesse caiu de paraquedas aqui.

Não vamos nem falar do romance... Mds do céu que bosta aconteceu ai??? Axél terminou com a Maria da pior maneira possível, na metade do livro tentaram enfiar outro romance com a Maria envolvendo dois rapazes de famílias diferentes, e o desenvolvimento dela enfia onde??? João e Ariane ficou pra escanteio, Axél e a Elfa no final tava quase fazendo jurias de amor... Basicamente tava tudo uma bosta era melhor não ter feito.

Pensei que esse livro ia ser a resposta pra todas as perguntas que ficaram pendentes, estava tão TÃO enganada, ficou tanta ponta solta que prefiro nem falar. A política desse livro foi medíocre, o final do livro não tinha pé nem cabeça. Teve muitas partes incoerentes que dava a impressão que o escritor não sabia o que estava fazendo. Fora que passei três livros esperando os dragões aparecerem e no final deram certos dragões bem mixurucas...

Apesar dos pesares o livro não é de todo ruim se você não estiver com muita expectativas.
Gabriel.Vitor 29/05/2020minha estante
Concordo acabei de terminar de ler e com muito custo pra isso, parece que tudo que foi construído nos dois primeiros n serviu pra não no final das contas, e não sei com que o autor pretende concertar (e é que é possível) alguma coisa no próximo, que tô muito em dúvida se vai mesmo valer a pena continuar com essa história

mafe 12/02/2022

Demorei quase um mês e meio pra terminar esse livro, porém ADOREI!!!! A leitura foi mais arrastada, talvez pq a guerra foi se desenrolando aos poucos, mas ainda assim foi sensacional.
Amei muuuuuitas cenas, sofri um pouquinho mas tudo certo, e estou muito ansiosa para o próximo.
Matheus 12/02/2022minha estante
O fim desse livro me desidratou, o próximo... se prepara akaksksks

mafe 12/02/2022minha estante
ai mds que medooo kkkkkkkkkk

Jeni 16/01/2022

círculos de chuva
Sem dúvidas o melhor livro da saga, e novamente Raphael Draccon me fez ter inúmeros surtos. Não exagero quando digo que dragões de éter deveria ter mais reconhecimento, até por que essa saga é incrível.

Adny 15/05/2020

A impressão que tive durante a leitura foi que o livro foi escrito às pressas, várias coisas sem sentido, diversas pontas soltas e senti que Draccon possuía um desejo enorme de encaixar todos os contos de uma única vez, mas isso não funcionou muito bem.
Porém, o que mais me deixou frustrada foi ver os personagens que antes eram principais, quase se tornarem figurantes nesse volume, Maria Hanson, coitada, não teve importância nenhuma para o desenvolvimento da trama.
Enfim, ele não me prendeu em nenhum instante e de uma forma geral, apesar de continuar admirando o talento descritivo do autor, estou bem desapontada.
Encerro com uma das poucas partes que realmente gostei do livro:
?Todo ciclo um dia irá terminar, é verdade. Mas o que sobrará dentro de você, e o que sobrará de você nesse ciclo, jamais irá se perder. Ou se romper. Ou se apagar. ?

Loba Literária 11/08/2021

Sofrimento do início ao fim
Toda vez que eu olho para esses livros, me pergunto se não deveria dar notas menores a eles. Uma execução infeliz.

Alessandra224 27/07/2022

Continue a completar seu círculo...
Simplesmente perfeito, não vou narrar o que acontece na história, pois por ser o 3 de uma série pode estragar a magia.
Mas eu afirmo que é uma das melhores fantasias já escrita, a cena da grande guerra faz a guerra dos filmes Senhor dos Anéis parecer brincadeira de criança, fora a cena de luta da grande gueirreira, se aquilo não e empoderamento eu não sei o que é.
Uma pena que essa série não seja tão exaltada, provavelmente por ser de um autor brasileiro, mas eu afirmo ela é perfeita!!!
Eu imploro para que alguém que leia essa resenha e goste de fantasia de uma chance a esses livros, pois além de uma história fantástica trás também reflexões incríveis.

"Bom esse livro vai ficar marcado em mim por muito tempo, esse livro será uma marca que deixamos mesmo quando não estamos mais presentes!"

Evambertson 28/02/2020

Não foi o melhor da trilogia, foi um desfecho razoável (no mínimo aceitável). O desenvolvimento de alguns personagens se perdeu e durante todo a história encontramos furos. Em contrapartida, alguns momentos da história foram realmente emocionantes o desenvolvimento da guerra e de alguns poucos personagens se deu de maneira espetacular, me fazendo querer mais de alguns momentos e menos de outros, mas é realmente gratificante terminar uma série assim.

Arlete.Tury 31/08/2020

Partiu meu coração em mil pedacinhos decepcionados
A trilogia me ganhou pela escrita deliciosa e pela maravilha da reinvenção de histórias classicas. Me apeguei aos personagens, amei todos eles, até mesmo os vilões. então veio círculos de chuva e me deixou confusa.
A trama de guerra é bem construída, há novos personagens muito bem trabalhados, a filosofia que o livro envolve é interessante. A escrita ganhou um ar mais sombrio e triste, contudo não foi um problema, já que, mesmo desviando um pouco do estilo mais leve e juvenil dos dois primeiros, continuou sendo uma escrita gostosa de ler e bem envolvente.
O que me destruiu foi a completa reviravolta na personalidade de alguns personagens (especialmente meu amado rei por quem morreria e mataria) sem qualquer explicação aparente.
Sim, há uma guerra e guerra mudam pessoas. Mas QUE ATO de guerra os fizeram mudar ideias tão enraizados nos primeiros dois livros?
O que acontece com você, meu pobre Dracon, para que desgraçasse a vida dos meus bebês com tamanha violência? É visível que o autor passou por um momento sombrio enquanto escrevia o livro, sente-se até nas separações dos parágrafos.
ainda assim, tudo seria perdoado se esse livro não fosse o último. Por quê? Porque se espera que aconteçam desventuras nas histórias, contudo, sendo esse o último, deveria ao menos ter encerrado as histórias, ou dado uma breve explicação que fosse sobre o rumo que tomaram.
O livro, pelo contrário, é cheio de finais abertos, com todos os personagens sem rumo definido e com uma trilha enorme de desafios pela frente que, com toda certeza, eu pagaria o que fosse para ler.
Passei quase uma semana acordando no meio da noite questionando POR QUÊ? Por que não tem outro livro? Porque tinha que terminar assim? O que aconteceu com João, Maria, Adriane e todos os personagens? Até o anões! Quero saber, mas não terei resposta.
26/10/2020minha estante
Também fiquei com essa mesma impressão, mas o quarto volume da série vai ser lançado dia 13 de novembro aparentemente.