Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Giovanaacampos 08/07/2022

Um livro leve, rápido e gostoso de ler.
Apague a luz se for chorar foi uma grata surpresa, principalmente por ser um livro nacional.
Passei o livro todo esperando as histórias se entrelaçarem e senti por, no final, não se amarrarem, mas me peguei chorosa ao final.
Apenas leiam!
Dandara Virgínia | @dandaravmachado 08/07/2022minha estante
Sim miga, fiquei me perguntando onde eles iam se entrelaçar e quando peguei o insigth fiquei "coroi" kkkkkkk

Giovanaacampos 09/07/2022minha estante
Dands, quando entrelaçou eu fiquei ?nãooooo? ahahaha mas esperei por algo mais fechado

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 11/07/2022minha estante
Minha maior queixa foi essa também. Acho que merecia um desfecho melhor, eu tbm n gosto de livro de final aberto demais

ellen s 12/03/2022

os fins justificam os meios,cara.
Literatura nacional contemporânea,apenas.
Um livro de Fabiane Guimarães,com um título que realmente chama sua atenção e te deixa envolvido.
Uma escrita profunda que ao mesmo tempo que te conta uma história te faz pensar sobre as coisas na vida e sobre suas dificuldades,sobre quem você ama e como você chegou até aqui.
Um livro relativamente curto,com apenas 176 páginas mas nem por isso deixa algo a desejar.
Repleto de desenvolvimento do início ao fim,trama envolvente e personagens bem definidos dentro de todo o roteiro.
Apague a luz se for chorar é narrado por dois personagens,Cecília e João.Cecília uma mulher que cresceu em Brasília,se mudou para o Rio e agora recebe a notícia de que seus pais morreram (uma notícia um tanto suspeita).João um veterinário que trabalha nas zoonoses,tem um filho com paralisia cerebral e busca condições financeiras melhores para que consiga pagar o tratamento do filho (uma de suas últimas esperanças) na China.
Na maioria dos livros em que se tem mais de um pov você geralmente espera ansiosamente pelo capítulo de um determinado personagem,mas aqui isso não ocorre,você realmente lê e sente satisfeito se envolvendo em ambas histórias e vendo as dificuldades que cada um sofrem.
A vida não é fácil e cada um sofre e lida com ela de uma maneira e é isso que esse livro quer nos mostrar.
Com uma pitada/ar de suspense,trama bem elaborada,histórias e personagens interligados,escrita fluída,fácil e profunda,você irá ler este em uma sentada só.
Ótimo pra quem quer sair de uma ressaca ou para quem procura algo pra se ler no fim de semana!!
xelaoloc 13/03/2022minha estante
????

ellen s 13/03/2022minha estante
a vibe de milhões

Paola.Grossl 27/08/2023

Bom no que se propõe
Depois de participar da roda de conversa sobre esse livro, minha visão sobre ele expandiu em muitos sentidos. É maravilhoso ver a visão de cada pessoa, cada detalhe que as vezes deixamos passar, mas que para outros são muito importantes. Minha nota continua a mesma, gostei muito do livro no limite do que ele se propôs.
Quando terminei de ler, já pensei "nossa poderia ter mais páginas explicando certos tópicos e personagens", depois do encontro com o Leia Mulheres só confirmei isso.
ju.aguiar 27/08/2023minha estante
???

Rosina.Forteski 27/08/2023minha estante

JurúMontalvao 04/09/2021minha estante
O título é instigante!

Grazie A. 05/09/2021minha estante
A história também, recomendo!

Cris 02/04/2021

Perfeito!
Sabe aquela sensação de querer aplaudir o livro assim que finaliza? MEU DEUS É ISSO QUE EU TÔ SENTINDO NESTE MOMENTO!

Que thriller maravilhoso! Eu achei que soubesse alguma coisa sobre a relação dos dois personagens que dão nome aos capítulos, mas não sabia de nada e fui pega de surpresa!

?Apague a luz se for chorar? é um título tão poético que se a pessoa for ler sem saber dos temas da obra vai se surpreender. Eu que já sabia de tudo fiquei surpresa, então imagina...

Ai totalmente favoritado!
Alê | @alexandrejjr 28/04/2021minha estante
Pois é, Cris, quem faz a literatura contemporânea brasileira tá de parabéns! Esse, os dois da Aline Bei - "O peso do pássaro morto" e "Pequena coreografia do adeus" -, "O avesso da pele" e vários outros! A nossa língua pode ser muito poética às vezes. ?

Cris 29/04/2021minha estante
Com certeza!

Rosangela Max 29/12/2023

Literatura brasileira contemporânea de qualidade.
Pelo título, esperava um drama daqueles de doer a alma e fiquei feliz por não ter sido assim.
Claro que tem sofrimento, dificuldades e luto, mas estão misturados com outros ingredientes que deixou o enredo menos pesado e mais fácil para reconhecer as nuances que envolve os protagonistas.
Gostei também da escrita clara, direta e realista, sem perder a sensibilidade para lidar com a melancolia que permeia estas duas histórias paralelas que se entrelaçam em segredo.
Não foi perfeito, mas foi bom o suficiente para que eu queira adquirir o novo romance da autora.
A Alfaguara tem apresentado um ótimo trabalho de curadoria.
Recomendo a leitura.
Alan kleber 29/12/2023minha estante
Esse livro foi uma grata surpresa

CPF1964 03/01/2024minha estante
Não conhecia, Rosangela. Muito Obrigado pela dica.

Pri Faria 26/02/2021

História com potencial
O livro tem uma história interessante, com uma proposta diferente que eu particularmente nunca tinha visto abordado em nenhuma outra leitura, porém para que esse tema fosse abordado (não vou especificar para evitar spoiler) a autora teve que trazer para história o trabalho de veterinários na zoonoses, onde faltou tato, onde faltou informações precisas e até mesmo conhecimento. O livro acaba somente propagando um preconceito maior da sociedade sobre o trabalho de profissionais na zoonoses, onde diariamente estão lutando para mudar, dar qualidade para os animais e não ser só um "abatedouro de cães sarnentos" como a autora retrata no livro. A zoonoses de Brasília mesmo, que foi a retratada no livro, tem um trabalho belíssimo onde voluntários incansavelmente lutam para dar dignidade aos animais e arrumar lares para eles, com amor e carinho.

E faltou empatia da autora também ao retratar um dos personagens que tem paralisia cerebral e a autora usou diversos nomes e termos preconceituosos para retrata-lo, entendo a intenção mas deixou apenas a imagem de preconceito e falta de empatia, carinho e até mesmo noção.

Tinha potencial, tinha uma história boa nas mãos. Mas pela má escolha das palavras, tornou a leitura arrastada, com certa repulsa por tantos preconceitos descritos.
Alê | @alexandrejjr 21/04/2021minha estante
Priscila, mas será que a intenção da autora não era colocar na boca das personagens esse tipo de atitude preconceituosa, justamente pra mostrar as pessoas que pensam assim? ?

Luciana de Gnone 30/03/2023

Trama bacana
Com duas narrativas aparentemente independentes, as tramas vão se emaranhando de forma bem bacana. Gostei muito do livro.
Biafort.Meireles 30/03/2023minha estante
Me interessei, porque fala de Brasília e por causa da sua resenha.

Rodrigo de Lorenzi 30/03/2022

Lindo
Eu adoro quando leio livros que aparentemente são muito simples e rápidos, mas que se mostram obras profundas e emocionantes em pequenas frases e reflexões dos personagens. Esse livro aqui é um drama, mas tem resquícios de suspense e uma leve comédia, o que pode dar a impressão de que é um livro raso. Não é. Me peguei muito tocado e emocionado com os dois personagens principais, especialmente em frases como:

"Não dá para pedir permissão para ir embora de quem nos ama tanto, e vai sentir nossa falta" ou

"No abismo, o escuro é morno" ou

"Eu estava cega, provavelmente trafegando em plena rodovia a uns trinta quilômetros por hora, com a janela meio aberta espirrando gotas geladas na minha cara. Tinha água até dentro dos meus olhos" ou

"Os animais tinham essa qualidade maior de saber que não daria certo. Os cães, em especial, com toda uma linguagem corporal do fracasso: orelhas caídas, pelo eriçado, rabo em descenso. Eles não sabiam fingir. Eles não tinham que fingir, mais importante de tudo." ou

"porque dizer adeus não adianta. a gente carrega conosco as pessoas, mesmo as mortas, mesmo as desconhecidas"

Tá vendo? Em meio a um drama familiar, personagens quebrados, com saudade, machucados, vão nos mostrando como é viver com o fardo das lembranças, do que poderia ter sido, do porque não fizemos diferente, do que por que não ligamos, por que não tomamos uma decisão diferente, do por que precisamos seguir em frente, porque quando a gente não sabe o que fazer, seguir em frente é a única opção.

Que livro lindo. Não esperava sentir tanto.

site: https://www.tiktok.com/@rodrigodelorenzi
Millena198 19/10/2023minha estante
Estou com ele aqui na estante há um tempo, já vou resgatá-lo agora rs

Helder 01/04/2021

Deixe-se surpreender por este livro
Apague a Luz se for chorar é o belo e poético título do livro da escritora Fabiane Guimarães lançado pela Editora Alfaguara agora em março.
Confesso que não entendi o motivo do título, mas a leitura me agradou muito e me surpreendeu positivamente.
Este é o primeiro romance da autora, mas já digo que lerei outros livros que ela venha a publicar, pois Fabiane tem o dom da narrativa.
O livro é contado sobre dois pontos de vista.
Em alguns capítulos conhecemos Cecilia, uma mulher beirando os 40 anos, veterinária, separada, sem filhos, que recebe a notícia de que seus pais morreram e precisa voltar para casa em uma cidadezinha turística de Goiás para arrumar o enterro e as documentações.
Estranhamente, seus pais morreram juntos, mas de ataque cardíaco. Nada mais romântico do que um casal morrendo juntos, certo?
Porém ao chegar à cidade ela conhece uma vizinha dos pais que lhe coloca uma pulga atrás da orelha.
A senhorinha foi a pessoa que estranhou o silencio na casa e acabou encontrando os corpos, porém ela tem dúvidas de que as mortes foram realmente uma coincidência do destino.
Em outros capítulos conhecemos João, um homem de quase 40 anos, veterinário que é pai solteiro e mora em Brasília com seu filho que possui paralisia cerebral, enquanto trabalha na Zoonose do estado sacrificando animais que estão doentes ou simplesmente ocupando espaço, já que não conseguiram ser adotados.
João ama demais o menino e sonha conseguir um tratamento especial para ele na China, porém por mais que trabalhe, este sonho está cada vez mais distante. Até que ele tem uma ideia para um novo negócio, que pode lhe render bastante dinheiro. Mas...
Fabiane nos pega pela mão e nos envolve na leitura logo nos primeiros capítulos, intercalando sempre entre Cecilia e João.
Às vezes, em livros com duas narrativas, nos apegamos mais a um personagem do que a outro, e assim queremos mais ler certos capítulos do que outros, mas para mim isso não aconteceu aqui, pois ambas as histórias me cativaram.
A partir de um ponto, vamos percebendo que as histórias vão se encontrar e aí fica mais difícil de parar a leitura, até que, de maneira perfeita, a autora vem e nos dá uma rasteira, trazendo uma solução muito mais profunda e surpreendente do que eu esperava.
Adorei ser enganado.
Além disso, ainda achei a conclusão do livro muito bonita.
Fiquei muito feliz em ver a confiança da autora em sua narrativa e como conseguiu contar uma história tão bem amarrada em tão poucas páginas.
Recomendo a leitura!
Uma otima opção para prestigiar a nova literatura contemporânea brasileira.
Lorena Beatriz 12/02/2022minha estante
spoiler.

Boa resenha!

Na carta de Raul e Margarette, eles contam que Cecília apagava as luzes do quarto e chorava sozinha no escuro, por isso o título, imagino.

Cristiane 22/09/2022

Apague a luz se for chorar
A vida e o amor... O amor e a vida... A autora entrelaça a vida de seus personagens com maestria... O final foi detalhado demais...
DANILÃO1505 22/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Cleber 23/07/2022

Drama nacional com uma pitada de suspense
Li esse livro na LC do Clube Literário Café e Boas Leituras, todos os meses lemos um livro de uma autor nacionale contemporâneo. Tem sido uma ótima experiência conhecer novos autores e ver a qualidade da literatura brasileira.
Em Apague a luz se for chorar, temos duas narrativas contadas de forma intercaladas. Temos a historia da Cecília que viaja para uma pequena cidade do interior para o velório dos seus pais e é onde fica a mair parte do suspense, pois Cecília desconfia que seus pais morreram de maneira muito misteriosa. De forma intercalada temos a história do João que tem um filho com paralisia celebral e precisa levar seu filho para um tratamento na China. Até então, a única ponte de ligação entre a Cecília e o João é que os dois são veterinários, mas fica claro que os dois não se conhecem e ficamos esperando através da narrativa que uma hora eles possam se encontrar.
Os capítulos são curtos, adoro livros assim, e a escrita é simples e direta o que torna a leitura rápida e dinâmica, principalmente com os capítulos intercalados, algumas partes a história é narrada em primeira pessoa e em outras na terceira, o que faz o leitor ter algumas teorias de quem deve estar contando a história. O livro trata com temas sensíveis e é melhor não comentá-los para não estragar a surpresa, mas leva o leitor a pensar de qual forma tratamos nossa família e nossos animais.
Gostei muito da escrita da Fabiane Guimarães e certamente gostaria de ler outros trabalhos dela.
Ana Usui 23/07/2022minha estante
Bela resenha, leituras coletivas são tão divertidas, adoro as reuniões no final.

Olivia.Loyola 31/08/2021minha estante
Esse ponto me intrigou tb!! Tinha ctz que eles eram ex!!!

Juliana.Nogueira 30/05/2021

Surpreendente
Mais um ponto super merecido para a literatura nacional! Apesar de não esse extenso o livro consegue entregar uma profundidade impressionate para os personagens.
A história, em si, também foge do comum e acaba com uma revelação surpreendente. Super indico a leitura ?
Marcella.Mendonca 11/08/2021minha estante
Vou colocar na lista

Amanda1585 28/04/2024

Não lembro como cheguei a este livro, mas fico muito agradecida por ter chegado! O livro gira em torno de dois personagens que sequer sabem que suas vidas foram cruzadas. Quantos estrnahos nos deparamos na vida sem saber que ele pode ter nos impactado de alguma forma? Não vejo a hora de outros livros da Fabiane!