O clube dos anjos

O clube dos anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Erika Salvador 15/11/2018

Um dos livros mais intrigantes que já li. Te deixa confusa, é extremamente engraçado, mas ao mesmo tempo é crítico. Destaca o vício do ser humano, no caso específico a gula. E faz crítica no sentido que o vício leva a morte e que ninguém quer morrer, mas mesmo assim ninguém larga o vício.

O livro superou minhas espectativas, um dos melhores livros que já li, no sentido de me comover e me tirar gargalhadas altas.

Super recomendo.

Mari Ribeiro @oqueamarile 12/07/2018

Resenha por @leiturasdama
Oii amores, hoje a resenha será de um livrinho super fininho que eu li na escola há uns anos e reli recentemente e AMO muito.
Vamos falar então de ?O clube dos anjos ? Gula? de nada mais, nada menos que Luís Fernando Verissimo?
Este livro começa de uma maneira bem peculiar, pois o narrador personagem nos conta exatamente como a história termina, contudo sem nos revelar os motivos.
Nós somos apresentados a um grupo de dez amigos que tem duas coisas em comum: são ricos fracassados (como se autodenominam), que vivem à custa dos pais ou de outras pessoas e a fome. Mais conhecidos como ?O Clube do Picadinho? eles se reúnem uma vez por mês em jantares cujo cardápio possui variadas entradas e pratos principais requintados.
Daniel, nosso narrador personagem, se esbarra com Lucídio um cozinheiro muito excêntrico e um pouco estranho que desde o início parece saber demais a respeito do Clube, seus costumes e sua recente perda: Ramos, o que mais se empenhou, o que abriu os olhos, ou melhor, as bocas dos seus amigos, mostrando-os os mais sofisticados sabores da culinária.
Contudo, apesar de esquisito e misterioso, Lucídio possui lábia e habilidades na cozinha que ganham o estômago, fome e gula de Daniel, convidando-o para ser o cozinheiro do primeiro jantar da nova temporada do Clube.
Eis que Lucídio resgata o que a muito deixara de existir após a morte de Ramos, o prazer pela comida, o tesão que os levavam a insaciável gula. Mas algo estranho acontece, um dos integrantes, Abel, morre no dia seguinte. Mesmo com o luto, a fome fala mais alto, e os jantares não param, consequentemente as mortes continuam, levando-os a desvendar o mistério do destino que derrubará um a um.
A gula tem um preço, mas como diz Daniel, independente de qualquer coisa O Clube do Picadinho cuida dos seus.
Eu amo esse livro, cada detalhe dele, a escrita do autor, as repletas citações de Rei Lear de Shakespeare (que possui um significado incrível para a trama), a maneira como a história de desenrola, o humor ácido e o desfecho me prenderam de uma maneira que eu devorei as páginas.
Espero que tenham gostado.
Beijos, Má.

Victor 07/08/2017

Dá pra reconhecer o autor muito facilmente mesmo se não aparecesse seu nome na capa, ou em parte alguma do livro. É o primeiro romance dele que leio. E é muito bom.

amanda weibel 23/02/2022

não tem nem o que falar? foda foda foda! amo narradores irônicos pqp! ansiosa pra ler o resto da série dos pecados.

Luana De Martins 26/01/2016

A história se passa em torno de uma atmosfera de descontração e suspense; assim como apontado pelo Samuel, o maior mistério em torno do livro não está nas mortes ou em quem as está causando, mas no motivo pelo qual os membros do grupo insistem em continuar com os jantares, mesmo que significasse a própria morte. Este motivo nos traz para um dos sete pecados capitais, a gula. O autor nos leva a imaginar que os membros estão morrendo como uma forma de penalização por cometerem o tal pecado uma vez que escolhem comer o “melhor prato da comida preferida deles”, sabendo que poderia ser sua última refeição.
Outra questão levantada em O Clube dos Anjos é o comportamento autodestrutivo do ser humano, no caso, trocar a saúde por um prazer, particularidade facilmente encontrada no nosso cotidiano, seja um fumante consciente do quanto o cigarro é prejudicial para si ou até mesmo da opção de uma alimentação não saudável, coisas que trarão problemas de saúde ao longo prazo, mas ainda assim continuam presentes na vida das pessoas.

oclubedosanjos 07/02/2023

sempre vai estar na lista dos meus favoritos! ?

meu paizinho comprou pra mim, e foi meu primeiro contato com um livro MESMO, além de gibis e quadrinhos, então a leitura foi maravilhosa. um livro que me prendeu, sempre queria continuar e continuar pra não perder nada.
muito das frases escritas no mesmo ainda carrego comigo pois me marcaram muito.

Victoria136 24/01/2023

Simplesmente intrigante
Não posso dizer que é um livro surpreendente ou inovador, a mesma história já foi contada, o mistério não é tão misterioso mas a motivação, o que move aqueles dez homens a continuarem a aceitar sua morte, a forma da qual a história é contada... Tudo isso pra mim é um pouco mágico, me fez refletir sobre os anseios do homem, em o porque vivemos, para quê vivemos e tudo isso com personagens odiosos e idiotas dos quais não criamos nenhuma simpatia mas que reflete na sociedade de forma que seja a ser cômico.

Yasmim 07/08/2022

Simplesmente nao consegui terminar de ler de tão ruim que é, mano, nao entendi nada, e nao gostei, so marquei que terminei, pq nao gostei nao?

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

O CLUBE DOS ANJOS- LUIS FERNANDO VERISSIMO

O Clube dos Anjos conta a história de dez amigos que se entregam por completo ao prazer da GULA. Durante 21 anos, o “Clube do picadinho” fundado pelos amigos, possuía reuniões mensalmente para jantares cada vez mais sofisticados, até que acontecimentos estranhos que envolvem a morte dos membros, mudaram o rumo dos homens do clube.

O que eu achei?

Admito que não tinha pretensão de ler este livro, mas ele foi uma indicação e super deu certo para mim! Acompanhar essa história foi de tirar o fôlego. Embora a narração seja feita por apenas um dos membros do clube, os demais personagens são intensos e cada um possui suas particularidades e são explorados na medida certa no livro.

O livro em que a gula, um pecado capital, e a euforia do homem são relacionados de uma forma forte e que podemos notar o desejo da fome, vai certamente possuir passagens filosóficas e algumas frases que são metáforas para algo muito maior e isso é genial! Além disso, as citações de Shakespeare (Rei Lear) durante os capítulos do livro, dão uma sensação de suspense e nos fazem ter ideia do que de fato ocorreu na trama.

O livro é pequeno e pode ser lido em um dia apenas. Além disso, a narrativa te prende e te deixa curioso para saber como os fatos ocorreram, mesmo que logo no início do livro você já saiba do final. Mas, ele nos mantém presos e curiosos. O autor é criativo ao ironizar o desejo de comer misturado ao prazer, ao tesão de saber que ao se entregar a este pecado, o resultado é a morte. Logo, trama é cheia de mistérios que mexe com os sentidos dos leitores. A leitura é feroz e voraz, nos faz querer devorar! É realmente como a gula. Esta, elemento, ou pecado, é a grande chave da história do livro.

Ah, este livro faz parte de uma coleção chamada : “Plenos Pecados”. Espero poder ler os outros!
Boa leitura.

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Gustavo 07/04/2023

O Clube do Picadinho, a insólita transferência para a gula
Posso resumir o livro e uma frase da obra: "nossa afinidade animal, a nossa fome em bando, desde o tempo em que roncávamos juntos, como porcos, ao mastigar o picadinho do Alberi. Só nos restara a fome em comum."

Dirlene Rezende 02/08/2022

Gostei. Leitura que prende, só queria entender pq sobrou um. Bom o motivo me deixou bem surpresa. Eu achei uma leitura fácil.

Flavia 22/08/2013

O Clube dos Anjos
Com inigualável maestria, Veríssimo esparrama sobre a mesa principal um dos atos mais ordinários, e ao mesmo tempo, mais voluptosos que existe: o COMER. A história discorre as orgias alimentares de um grupo de amigos que desde sempre tem como seu elo principal a comida. E como "tudo que me nutre, também me destroi", de forma repentina os integrantes desse grupo passam a morrer um a um, após permitirem que um certo cozinheiro prepare os jantares. Uma história intrigante e envolvente, que prende a atenção e estimula o paladar de forma ímpar.