O clube dos anjos

O clube dos anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

CinMeireles 29/03/2024

Em O Clube dos Anjos somos apresentados ao “Clube do Picadinho”, um grupo de amigos que, após décadas se reunindo mensalmente para grandes e luxuosos jantares, entrou em declínio com a morte do mentor do grupo. Quando um misterioso cozinheiro aparece, a emoção e o prazer dos jantares é reavivada... A custo da vida dos participantes.

Mais conhecido por seus contos e crônicas, Fernando Veríssimo é igualmente talentoso em seus romances, como podemos atestar em O Clube dos Anjos. Partindo de uma situação trivial, o autor vai inserindo pequenos elementos que, aos poucos, conseguem levar a trama a uma situação de absurdo e surrealismo.

A história é uma mistura de comédia com mistério - mas o mistério não está nos assassinatos em si, e sim nas motivações - tanto do assassino quanto das próprias vítimas. Qual é, afinal, o preço de sua vida, e pelo que valeria a pena abrir mão dela?

O humor de Veríssimo é sutil, irônico, sarcástico e, muitas vezes, beira o surreal. Equilibra-se entre o tolo e o genial com maestria. Sua habilidade narrativa é primorosa, tornando a leitura agradável e viciante - assim como os personagens, ficamos desejando sempre mais e mais.

site: https://www.instagram.com/p/C5E9gReLPeQ/

Thalyta 15/03/2023

"O homem é o homem porque quer mais"
Divertida e rápida de ler, uma das melhores combinações possíveis, gostei muito de conhecer o autor através dessa narrativa tão instigante.

Maria.Thereza 16/09/2020

Que história doida
O livro é muito bem escrito e te deixa fascinado! Fiquei presa e não conseguia parar de ler! Amei!

Neptocat 10/12/2023

Um dos melhores livros que li esse ano
Honestamente, já fazia tanto tempo que eu não ficava obcecada assim por uma história de mistério, eu fiquei abismada com todos os fatores desse livro, e uma escrita gostosa de ler, uma história que não fica entediante no meio, o tempo todo eu queria ler mais e mais, e nem é um livro tão grande assim? indico muito pra quem gosta de mistério ou do autor

Ana 16/01/2022

O clube dos anjos
Como fazer uma resenha desse livro sem spoilers?

Já nos primeiros parágrafos o autor já revela parte dos acontecimentos finais, o que em nenhum momento cria desinteresse. História fluida e engraçada.
As citações de Shakespeare são um mistério a parte e adicionam ainda mais suspense da maneira que são inseridas...

Pretendo ler novamente para apreciar os detalhes que passaram despercebidos da primeira vez!

E. Dantas 09/02/2010

UM ERRO FUNDAMENTAL
Não dá pra reclamar de LFV. Porque, como eu já havia dito antes na resenha dos "espiões", o cara mexe com o que há de real, portanto tudo é possível, e logo, acreditável.

Óbvio que não estou falando de criar um clube com gente morrendo à cada prato ( fiquem tranquilos, não é spoiler, isso está na sinopse ), mas vá lá, é preciso trama.

Aliás, trama e um bom narrador. Verissímo falhou no segundo. O Daniel, que narra a estória é insosso e chato. Tudo bem que é a proposta para o personagem, mas ele realmente ficou chato. Bastava outro narrar e talvez a excelente amarra do livro ficaria mais interessante.

O livro é bom, mas não é ótimo.
( Acho que dá pra notar pelo meu desânimo ao escrever.)

Sem mais,
beijos e inté.

Ruth106 04/02/2010

bom, não estava esperando uma história de suspense do Veríssimo. Sei que ele é eclético e tudo.. porém eu esperava um pouco mais. Bem que no inicio ele diz logo quem é o assassino, só que sendo um veríssimo eu pretendia encontrar no desenrrolar da história algo mais ou talvés no fim. Foi legal mais ou menos, não me arrependo de ter lido

Só Sobre Livros 24/05/2013

Qual o seu pecado favorito?
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/06/qual-o-seu-pecado-favorito-carla.html

Angelica185 06/02/2023

O clube dos anjos - Gula
Um grupo de dez velhos amigos redescobre os laços de amizade ao participarem de jantares mensais preparados por um cozinheiro misterioso, porém, a cada rodada do clube gastronômico, depois de apreciar o melhor prato de sua  vida, um deles amanhece morto.

Liz 05/01/2012

Desafio literário 2012 - Janeiro (literatura gastronômica)
Este volume da coleção Plenos Pecados é dedicado à gula e conta o desfecho trágico do Clube do Picadinho. Formado por dez homens, o grupo se reunia de tempos em tempos por uma noite para dedicá-la ao prazer da gastronomia. Era um clube bem sucedido e muito popular, até que um dos membros morreu e quase levou a irmandade junto. Quando um homem se oferece para cozinhar para eles, sua maravilhosa comida fez todos pensarem que o grupo teria chances de voltar, porém perceberam que isso foi o que realmente selou o fim não só das reuniões, mas deles mesmos.

O enredo principal me interessou muito, assim como a forma de contá-lo. Veríssimo acertou em escrever a história já contando o final. Essa foi a única coisa que me prendeu desde o começo, saber as razões da conseqüência. A narração, feita pelo membro Daniel, é bem chata, assim como o próprio. Além disso, não conseguia prender minha atenção, tanto que eu demorei quase uma semana para ler esse livro, que eu poderia ter terminado em uma tarde. Não consegui sentir nada por nenhum dos personagens, a não ser raiva pela idiotice que eles estavam praticando – pelo menos os que sabiam que iriam morrer pela boca.

É o seguinte: se eu soubesse que uma comida oferecida a mim estava envenenada, por mais que eu gostasse do prato, eu não comeria. Eu a jogava na cara do cozinheiro e sairia correndo. Os personagens faziam o contrário, e faziam com prazer. Segundo eles, ficava melhor ainda sabendo que tinha esse risco de morrer. Entendo que o autor queria mostrar justamente isso, como os humanos podem ser tão idiotas quando o assunto tem a ver com comida. Mas eu não consegui me emocionar, não consegui me identificar com essas ações dos personagens.

Além disso, o desfecho, a razão para isso tudo, que se tornou na única coisa que eu queria saber dessa leitura, foi muito idiota. Imprevisível sim, mas decepcionante demais. Tive vontade de jogar o livro pela janela, fiquei com raiva mesmo. Veríssimo poderia ter escrito essa mesma história de um jeito MUITO melhor, poderia ter sido excelente.

Resenha em: http://bit.ly/x1qfVj

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

O CLUBE DOS ANJOS- LUIS FERNANDO VERISSIMO

O Clube dos Anjos conta a história de dez amigos que se entregam por completo ao prazer da GULA. Durante 21 anos, o “Clube do picadinho” fundado pelos amigos, possuía reuniões mensalmente para jantares cada vez mais sofisticados, até que acontecimentos estranhos que envolvem a morte dos membros, mudaram o rumo dos homens do clube.

O que eu achei?

Admito que não tinha pretensão de ler este livro, mas ele foi uma indicação e super deu certo para mim! Acompanhar essa história foi de tirar o fôlego. Embora a narração seja feita por apenas um dos membros do clube, os demais personagens são intensos e cada um possui suas particularidades e são explorados na medida certa no livro.

O livro em que a gula, um pecado capital, e a euforia do homem são relacionados de uma forma forte e que podemos notar o desejo da fome, vai certamente possuir passagens filosóficas e algumas frases que são metáforas para algo muito maior e isso é genial! Além disso, as citações de Shakespeare (Rei Lear) durante os capítulos do livro, dão uma sensação de suspense e nos fazem ter ideia do que de fato ocorreu na trama.

O livro é pequeno e pode ser lido em um dia apenas. Além disso, a narrativa te prende e te deixa curioso para saber como os fatos ocorreram, mesmo que logo no início do livro você já saiba do final. Mas, ele nos mantém presos e curiosos. O autor é criativo ao ironizar o desejo de comer misturado ao prazer, ao tesão de saber que ao se entregar a este pecado, o resultado é a morte. Logo, trama é cheia de mistérios que mexe com os sentidos dos leitores. A leitura é feroz e voraz, nos faz querer devorar! É realmente como a gula. Esta, elemento, ou pecado, é a grande chave da história do livro.

Ah, este livro faz parte de uma coleção chamada : “Plenos Pecados”. Espero poder ler os outros!
Boa leitura.

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Dirlene Rezende 02/08/2022

Gostei. Leitura que prende, só queria entender pq sobrou um. Bom o motivo me deixou bem surpresa. Eu achei uma leitura fácil.

Mari Ribeiro @oqueamarile 12/07/2018

Resenha por @leiturasdama
Oii amores, hoje a resenha será de um livrinho super fininho que eu li na escola há uns anos e reli recentemente e AMO muito.
Vamos falar então de ?O clube dos anjos ? Gula? de nada mais, nada menos que Luís Fernando Verissimo?
Este livro começa de uma maneira bem peculiar, pois o narrador personagem nos conta exatamente como a história termina, contudo sem nos revelar os motivos.
Nós somos apresentados a um grupo de dez amigos que tem duas coisas em comum: são ricos fracassados (como se autodenominam), que vivem à custa dos pais ou de outras pessoas e a fome. Mais conhecidos como ?O Clube do Picadinho? eles se reúnem uma vez por mês em jantares cujo cardápio possui variadas entradas e pratos principais requintados.
Daniel, nosso narrador personagem, se esbarra com Lucídio um cozinheiro muito excêntrico e um pouco estranho que desde o início parece saber demais a respeito do Clube, seus costumes e sua recente perda: Ramos, o que mais se empenhou, o que abriu os olhos, ou melhor, as bocas dos seus amigos, mostrando-os os mais sofisticados sabores da culinária.
Contudo, apesar de esquisito e misterioso, Lucídio possui lábia e habilidades na cozinha que ganham o estômago, fome e gula de Daniel, convidando-o para ser o cozinheiro do primeiro jantar da nova temporada do Clube.
Eis que Lucídio resgata o que a muito deixara de existir após a morte de Ramos, o prazer pela comida, o tesão que os levavam a insaciável gula. Mas algo estranho acontece, um dos integrantes, Abel, morre no dia seguinte. Mesmo com o luto, a fome fala mais alto, e os jantares não param, consequentemente as mortes continuam, levando-os a desvendar o mistério do destino que derrubará um a um.
A gula tem um preço, mas como diz Daniel, independente de qualquer coisa O Clube do Picadinho cuida dos seus.
Eu amo esse livro, cada detalhe dele, a escrita do autor, as repletas citações de Rei Lear de Shakespeare (que possui um significado incrível para a trama), a maneira como a história de desenrola, o humor ácido e o desfecho me prenderam de uma maneira que eu devorei as páginas.
Espero que tenham gostado.
Beijos, Má.

sueli 01/03/2012

Clube dos Anjos: O Gula - Luís Fernando Veríssimo
Mais uma obra de Veríssimo, em que a gastronomia está na berlinda. O genial escritor consegue, desta feita, com humor refinado, produzir um livro sobre os pecados da gula, contando uma história de dez amigos que se reúnem uma vez por mês para celebrar um dos pecados capitais, a gula, cheia de mistério, romance, suspense e desvario.
Eles são conhecidos como “Clube do Picadinho”, que tem esse nome porque, quando eram garotos, sempre se encontravam no bar do Albieri para comer o famoso “picadinho do Albieri”, que todos adoravam.
Mas no decorrer do tempo o paladar desses amigos foi evoluindo, e foram tomados pela avidez de saborear pratos cada vez mais sofisticados.
O grupo de amigos perdeu a vontade de perseverar na requintada comilança mensal quando um dos membros morreu. Então, Daniel, o narrador e protagonista encontra Lucídio, um gourmet misterioso, ao qual fala sobre o Clube do Picadinho e sua decadência após a morte de um dos membros.
Lucídio então se oferece para preparar o próximo jantar do Clube, que será na casa de Daniel. No dia do jantar, Lucídio preparou o prato favorito de Abel. Tudo saiu perfeito e o grupo percebeu que ele seria a salvação do Clube, que voltara a ter o encanto que havia se quebrado com a morte de Ramos. No fim, como havia sobrado um prato de comida, Lucídio perguntou qual deles iria querer. Como os outros recusaram e sendo o prato preparado o favorito de Abel, este se propôs a comê-lo.
Entre pratos exóticos, deliciosos, requinte, vinhos, mágoas, lembranças e recitações de O Rei Lear, de Shakespeare, a cada jantar, misteriosamente, um membro do Clube morre.
E é interessante notar que os amigos membros do Clube, mesmo ante a morte paulatina de cada um, se entregam ao pecado da gula e à ansiedade por mais um encontro gastronômico sofisticado, sem escrúpulos ou remorsos: a adrenalina ante esta perspectiva aumenta muito mais o prazer pela comida.
A história não está somente nos assassinatos, pois se mistura com o pecado da gula, na falta de vontade de continuar a se reunirem num determinado momento, na certeza do fracasso que suas vidas se transformaram, coroada por um indistinguível anseio de alguém que aspira morrer comendo sua refeição favorita, concluindo, os amigos, que o fim da existência terrena tem tanto significado quanto o prazer de comer.
Eles sabem e gostam disso.
O livro é muito bom e às vezes se torna um pouco imprevisível, à medida que a postura de certos personagens se torna confusa.
Ao longo do livro, a história entretece uma trama sobre a gula e a euforia e avidez que cada um dos integrantes desse grupo nutrem pela comida.
Só Veríssimo para conseguir prender a atenção do leitor com um argumento que, à primeira vista parece simples (a reunião inocente de um grupo de amigos para degustar comidas sofisticadas), para, paulatinamente, jogá-lo num emaranhado suspense, que o leva a experimentar um sentimento de incredulidade, que é a idéia de alguém ansiar por uma morte em grande estilo, resultante da degustação de um saboroso e requintado jantar.
Mais uma vez, uma obra de Luís Fernando Veríssimo coloca a gastronomia no centro das atenções, para, a partir dela, colocar em evidência uma gama de sentimentos e emoções confusos e complexos do ser humano.