O clube dos anjos

O clube dos anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Alexia180 19/08/2022

"Todo desejo é um desejo de morte..."
"Um grupo de velhos amigos vê os laços de amizade restaurados em um nababesco banquete proporcionado por um cozinheiro misterioso. Porém, depois da noite mágica de gula e alegria, um deles amanhece morto."

Não comece a história imaginando ter algum tipo de simpatia pelos personagens, eu odiei cada um deles e fiquei feliz quando eles morrem. A minha pena é das coitadas das mulheres da história que tinham que conviver com eles.

É uma daquelas histórias que você gosta de odiar.

As reflexões sobre os pecados, as inspirações em Shakespeare, as análises sobre a nossa mortalidade, tudo isso torna a história deliciosa.

Um livro excelente, a leitura e fluida e fácil, é pequeno e pode ser lido em um único dia. Veríssimo é um dos meus autores preferidos, as partes mais filosóficas são as minhas preferidas.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/11/2021

" Tudo começou na adolescência, com os encontros diários no bar do Alberi para comer o picadinho de carne, a farofa de ovo e a banana frita. Depois o grupo de amigos passou a se reunir em diferentes restaurantes até realizar reuniões mensais na casa de cada um, quando fundaram o Clube do Picadinho, uma homenagem ao prato que durante anos definiu seu gosto culinário. Por muito tempo saborearam juntos as mais finas iguarias, até que foram perdendo a motivação. Mas nunca se esqueceram daquelas adoráveis reuniões gastronômicas. Então quando um misterioso cozinheiro aparece para reavivar a confraria, assassinatos em série começam a acontecer após cada jantar. E o grupo entra numa espiral, em que a perspectiva de morte só aumenta o prazer da comida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556520845

Adamastor Portucaldo 20/07/2023

Picadinho Angelical
O Clube do Picadinho, com gastronomia do outro mundo, cheio de citações de Shakespeare, com nomes em francês (já é língua morta?) de pratos tirados do guia Michelin, onde uma carne de panela ganha um fresquè (hahaha) e acaba que vira Agatha Christie e ... uma triste estória de fracassados, teúdos e manteúdos, com vidas chinfrins, descrevendo dos personagens seus fins!
Prefiro o filho do Érico escrevendo textos humorísticos, mas neste livro ele faz uma salada de personagens, como se fosse uma narração de um autor atrapalhado, dificultando um pouco seguir o plot pela poluição de nomes. No final a trama até que é simples, mas fica a duvida (...). Será que ele pensou (?) numa continuação?

Everson 21/07/2011

...
"Poxa, pensei que seria mais engraçado. Acho que o Luis nesse livro queria era tirar um sarro, mostrando toda sua erudição. Recomendo a leitura, mas não espere dar muitas risadas.
Agora duas boas teorias levantadas no livro:
"A história Humana começa quando a fêmea homínida substituíra o cio dos bichos pela disponibilidade permanente, inaugurando ao mesmo tempo o ciclo menstrual, o tempo lunar e esta longa fuga da vulva desimpedida que era a civilização." (Luis Fernando Verissimo)
"Todas as mulheres vinham de duas linhagens, a judaico-cristã e a grega. As de linhagem judaico-cristã descendiam de Eva, que Deus tinha feito de uma costela de Adão para servir o homem, tentá-lo e acompanhá-lo na sua queda e na sua ruína. As da linhagem Grega descendiam de Atena, que Zeus tirara do seu próprio cérebro, e não perdiam oportunidade de lembrar que vinham da cabeça de um deus e nada tinham a ver com as nossas estranhas ou a nossa danação.” (Luis Fernando Verissimo)

sotnasallim 23/05/2021

Surpreendente.
Esse foi o primeiro livro que li do Luis Fernando Verissimo e de cara já gostei bastante. Comecei a leitura esperando que fosse alguma história de comédia, ou alguns contos envolvendo os sete pecados capitais (por causa da capa), então me surpreendi bastante quando percebi que era uma história de mistério.

A escrita é impecável. O Daniel narra a história em primeira pessoa, misturando memórias com suas ações na hora da escrita, então me senti dentro da cabeça do personagem. Verissimo quebra a quarta parede e o personagem não só narra o que aconteceu, mas também tem a chance de interagir conosco. É muito envolvente, apesar de não gostar do caráter do Daniel (nem de ninguém do Clube do Picadinho).

A história é surpreendente, apesar de previsível (até certa parte, pelo menos pra quem tem o costume de ler livros de mistério e romance policial), o livro em nada fica cansativo (talvez só um pouco com o tanto de personagens e o tanto de história, mas tudo bem). É um mistério com fundo cómico, leve se comparado a outros, rápido e envolvente.

Recomendo pra quem procura um livro tranquilo antes de ir pra outro.

Helenapessoa 16/02/2023

Nao gostei muito do livro, mas nao consegui abandonar. Ele resume o título do livro: gula. Eu ja estava farta da mesmisse que os personagens persistiam em fazer, mas mesmo nao consegui parar de ler

alekele_ 21/01/2023

Rápido e divertido
Se tu estás procurando um livro divertido e bem escrito, recomendo este do Luís Fernando Veríssimo. É um livro rápido com uma história aparentemente maluca, mas que te prende do início ao fim.

Angelica185 06/02/2023

O clube dos anjos - Gula
Um grupo de dez velhos amigos redescobre os laços de amizade ao participarem de jantares mensais preparados por um cozinheiro misterioso, porém, a cada rodada do clube gastronômico, depois de apreciar o melhor prato de sua  vida, um deles amanhece morto.

Lisbeth.Pereira 28/02/2021

Veríssimo, sempre veríssimo.
?..., mas todos os dias se quer comer.?
Desejo, humor, mistério, pecado, são alguns dos ingredientes desse livro que vc devora rapidamente pela leveza com que ele trata dos assuntos. A maneira como Veríssimo descreve cada prato aumentou meu apetite pela literatura e tb pelos pratos em si...
só ficou uma pergunta: qual seria o meu ultimo prato?!?

Thalyta 15/03/2023

"O homem é o homem porque quer mais"
Divertida e rápida de ler, uma das melhores combinações possíveis, gostei muito de conhecer o autor através dessa narrativa tão instigante.

Gabrielbneres97 25/02/2023

Mas sobrou um
Leitura rápida e interessante. Uma história peculiar de mistério que não envolvia um mistério em si, mas sim um clube de amigos cuja gula falava mais alto do que a lógica e o bom senso. Por que parar mesmo com as mortes e perder uma deliciosa refeição de despedida?

É meio que uma tentativa de emular Agatha Christie e seu famoso "E Não Sobrou Nenhum", mas, de novo, sem um mistério em si, apenas mortes e a gula.

Malau 03/08/2021

Final do livro...
Eu gostei muito desse livro, e o plot que tem no final, deixa tudo muito melhor, você tem que pegar no ar o desfecho, mas juro, vale a pena ler só pra entender o final, porque ninguém espera. ;)

Ruth106 04/02/2010

bom, não estava esperando uma história de suspense do Veríssimo. Sei que ele é eclético e tudo.. porém eu esperava um pouco mais. Bem que no inicio ele diz logo quem é o assassino, só que sendo um veríssimo eu pretendia encontrar no desenrrolar da história algo mais ou talvés no fim. Foi legal mais ou menos, não me arrependo de ter lido

sarittah 23/11/2022

Clube dos anjos
Li por recomendação do meu pai e nao achei que ia gostar até começar a ler.

Basicamente uma sociedade de dez amigos se reuniam todo mês para fazer jantares na casa um do outro, um deles falece e o grupo desanda. Até que um deles conhece num dia qualquer um homem chamado Lucidio, que se oferece para cozinhar os jantares e reviver a tradição. Entretanto esses jantares acabam tendo desfechos um pouco diferentes do que esperado?

A leitura é bem fluida até, e adorei as personalidades dos personagens. Apesar de serem bem estereotipadas e um tanto machistas (mas ai tem que levar em conta que o livro tem mais de 30 anos) mas são bem engraçadas e leves. A história também é um tanto previsível, mas serve de leitura para fim de tarde ou antes de dormir.

Tive raiva deles depois de certo ponto pela burrice deles, mas no geral gostei do livro. recomendo. 3,5/5

Maria.Thereza 16/09/2020

Que história doida
O livro é muito bem escrito e te deixa fascinado! Fiquei presa e não conseguia parar de ler! Amei!