O clube dos anjos

O clube dos anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Kami34 25/11/2023

O clube dos anjos
Só li pq uma amiga leu e gostou muito e ficou falando pra mim ler. mas claramente não faz meu tipo de livro. mesmo se fizesse, não achei lá essas coisas. claro, aborda assunto importante, mas não foi um livro que me cativou tanto. a leitura é fluída e rápida, mas achei ele fraquinho

Teles 15/12/2009

Prato insosso
Ler este livro é como assistir a uma fila de bois indo em direção ao matadouro. Ao longo de 10 capítulos, Verissimo vai eliminando um por um dos membros do "Clube do Picadinho" e ao mesmo tempo contando suas histórias - qual era o papel do cada um no grupo e suas características marcantes.

A premissa é interessante, eleva a fome ao status de transe espiritual, pena que o desenvolvimento do enredo seja tão fraco e previsível. Nem mesmo as pontadas de ironia que abundam o livro ajudam a deixar a narrativa mais interessante. No final, senti como se o livro todo fosse uma notícia de jornal que não mudou em nada a minha vida.

Vale a leitura para passar o tempo (o livro é bem curto, inclusive), mas não espere uma obra-prima.
Cristina 18/01/2013minha estante
Eu, pelo contrário, considero esse livro uma obra-prima. Um livro que foi encomendado e para mim ficou ótimo. Opiniões, né? Vai entender...

Gláucia 12/11/2010

Delicioso pecado
Este livro foi encomendado para compor a coleção Plenos Pecados e LFV foi convidado a escrever sobre o seu predileto, a gula. Ele deve ter se deleitado ao escrever, misturando ao seu romance policial ingredientes dos mais variados como humor, vingança, sangue, risos, sabores, ódio, vinhos, manjares e suspense.
A receita resultou num prato leve e delicioso.

Gabriela1598 14/02/2020

Perfeito
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo o Veríssimo, autor incrível demais e essa obra não decepciona. Sete autores brasileiros foram chamados para cada um escrever sobre um pecado capital, Veríssimo escreveu sobre a Gula. Um livro cheio de humor que conta a história de um grupo de 10 homens que sempre se reúne para comer bastante.

Thamara 28/03/2022

DANIEL, CHEGA!
Que livro fascinante, pequeno, que pode-se apreender várias sobre nossos vícios secretos... Uma lição também sobre LIMITES.!

Ryanne 20/01/2023

Surpreendente seria forte demais?
?E o desafio filosófico na gastronomia: a apreciação que exige a destruição do apreciado.?

Posso dizer que é surpreendente e ao mesmo tempo não. Que aguça a curiosidade, mas ao mesmo tempo você já sabe o que vai acontecer.

De toda forma: é uma leitura fluida, que me deixou intrigada sem saber o que era aquilo. Eu só conseguia me ver no papa-mel de Livia, ao repetir ?eu não acredito, eu não acredito?.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/11/2021

" Tudo começou na adolescência, com os encontros diários no bar do Alberi para comer o picadinho de carne, a farofa de ovo e a banana frita. Depois o grupo de amigos passou a se reunir em diferentes restaurantes até realizar reuniões mensais na casa de cada um, quando fundaram o Clube do Picadinho, uma homenagem ao prato que durante anos definiu seu gosto culinário. Por muito tempo saborearam juntos as mais finas iguarias, até que foram perdendo a motivação. Mas nunca se esqueceram daquelas adoráveis reuniões gastronômicas. Então quando um misterioso cozinheiro aparece para reavivar a confraria, assassinatos em série começam a acontecer após cada jantar. E o grupo entra numa espiral, em que a perspectiva de morte só aumenta o prazer da comida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556520845

Cibele 12/03/2020

Ótimo
Adorei o livro, LFV escreve de uma maneira muito gostosa de ler, dei boas risadas com a história, ao mesmo tempo que vivi o suspense junto das personagens.

Margo_livros 30/12/2022

O homem e seus pecados
Maravilha, leitura rápida, prazerosa, retém nossa atenção seja pela incerteza dos acontecimentos, pela estranheza do personagens.

Daniel conta as aventuras de um grupo de amigos, e o objetivo do clube restrito a estes, amizade de longa data, de esbaldarem em boa comida, a gula em pessoa, bem como outros pecados inerentes à condição humana.

A leveza em apontar as inúmeras imperfeições, mistérios, é simplesmente espetacular, além de uma pitada de humor ácido, mas gratificante.

Simplesmente ímpar, único ???????????

moacircaetano 25/11/2021

Luis Fernando Veríssimo é sempre bom, mesmo quando não é tão bom.
Uma leitura rápida, instigante, se avança sem esforço.

Everson 21/07/2011

...
"Poxa, pensei que seria mais engraçado. Acho que o Luis nesse livro queria era tirar um sarro, mostrando toda sua erudição. Recomendo a leitura, mas não espere dar muitas risadas.
Agora duas boas teorias levantadas no livro:
"A história Humana começa quando a fêmea homínida substituíra o cio dos bichos pela disponibilidade permanente, inaugurando ao mesmo tempo o ciclo menstrual, o tempo lunar e esta longa fuga da vulva desimpedida que era a civilização." (Luis Fernando Verissimo)
"Todas as mulheres vinham de duas linhagens, a judaico-cristã e a grega. As de linhagem judaico-cristã descendiam de Eva, que Deus tinha feito de uma costela de Adão para servir o homem, tentá-lo e acompanhá-lo na sua queda e na sua ruína. As da linhagem Grega descendiam de Atena, que Zeus tirara do seu próprio cérebro, e não perdiam oportunidade de lembrar que vinham da cabeça de um deus e nada tinham a ver com as nossas estranhas ou a nossa danação.” (Luis Fernando Verissimo)

Luis 15/08/2020

Saboroso!
Este é um livro da coleção 'Plenos Pecados', na qual cada livro é em torno de um pecado capital diferente. Neste aqui, para tratar da Gula, Luis Fernando Verissimo brinca com os romances policiais e cria uma história de mistério na qual quase tudo está revelado desde o começo.

Ainda assim, não consegui parar de ler, saboreando cada página, degustando os acontecimentos. As alegorias bíblicas estão presentes desde a capa do livro e temperam bem a história.

De leitura rápida, essa foi uma experiência curta e prazerosa, como uma boa refeição.

Adamastor Portucaldo 20/07/2023

Picadinho Angelical
O Clube do Picadinho, com gastronomia do outro mundo, cheio de citações de Shakespeare, com nomes em francês (já é língua morta?) de pratos tirados do guia Michelin, onde uma carne de panela ganha um fresquè (hahaha) e acaba que vira Agatha Christie e ... uma triste estória de fracassados, teúdos e manteúdos, com vidas chinfrins, descrevendo dos personagens seus fins!
Prefiro o filho do Érico escrevendo textos humorísticos, mas neste livro ele faz uma salada de personagens, como se fosse uma narração de um autor atrapalhado, dificultando um pouco seguir o plot pela poluição de nomes. No final a trama até que é simples, mas fica a duvida (...). Será que ele pensou (?) numa continuação?

sotnasallim 23/05/2021

Surpreendente.
Esse foi o primeiro livro que li do Luis Fernando Verissimo e de cara já gostei bastante. Comecei a leitura esperando que fosse alguma história de comédia, ou alguns contos envolvendo os sete pecados capitais (por causa da capa), então me surpreendi bastante quando percebi que era uma história de mistério.

A escrita é impecável. O Daniel narra a história em primeira pessoa, misturando memórias com suas ações na hora da escrita, então me senti dentro da cabeça do personagem. Verissimo quebra a quarta parede e o personagem não só narra o que aconteceu, mas também tem a chance de interagir conosco. É muito envolvente, apesar de não gostar do caráter do Daniel (nem de ninguém do Clube do Picadinho).

A história é surpreendente, apesar de previsível (até certa parte, pelo menos pra quem tem o costume de ler livros de mistério e romance policial), o livro em nada fica cansativo (talvez só um pouco com o tanto de personagens e o tanto de história, mas tudo bem). É um mistério com fundo cómico, leve se comparado a outros, rápido e envolvente.

Recomendo pra quem procura um livro tranquilo antes de ir pra outro.