O clube dos anjos

O clube dos anjos Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Clube dos Anjos

Liz 05/01/2012

Desafio literário 2012 - Janeiro (literatura gastronômica)
Este volume da coleção Plenos Pecados é dedicado à gula e conta o desfecho trágico do Clube do Picadinho. Formado por dez homens, o grupo se reunia de tempos em tempos por uma noite para dedicá-la ao prazer da gastronomia. Era um clube bem sucedido e muito popular, até que um dos membros morreu e quase levou a irmandade junto. Quando um homem se oferece para cozinhar para eles, sua maravilhosa comida fez todos pensarem que o grupo teria chances de voltar, porém perceberam que isso foi o que realmente selou o fim não só das reuniões, mas deles mesmos.

O enredo principal me interessou muito, assim como a forma de contá-lo. Veríssimo acertou em escrever a história já contando o final. Essa foi a única coisa que me prendeu desde o começo, saber as razões da conseqüência. A narração, feita pelo membro Daniel, é bem chata, assim como o próprio. Além disso, não conseguia prender minha atenção, tanto que eu demorei quase uma semana para ler esse livro, que eu poderia ter terminado em uma tarde. Não consegui sentir nada por nenhum dos personagens, a não ser raiva pela idiotice que eles estavam praticando – pelo menos os que sabiam que iriam morrer pela boca.

É o seguinte: se eu soubesse que uma comida oferecida a mim estava envenenada, por mais que eu gostasse do prato, eu não comeria. Eu a jogava na cara do cozinheiro e sairia correndo. Os personagens faziam o contrário, e faziam com prazer. Segundo eles, ficava melhor ainda sabendo que tinha esse risco de morrer. Entendo que o autor queria mostrar justamente isso, como os humanos podem ser tão idiotas quando o assunto tem a ver com comida. Mas eu não consegui me emocionar, não consegui me identificar com essas ações dos personagens.

Além disso, o desfecho, a razão para isso tudo, que se tornou na única coisa que eu queria saber dessa leitura, foi muito idiota. Imprevisível sim, mas decepcionante demais. Tive vontade de jogar o livro pela janela, fiquei com raiva mesmo. Veríssimo poderia ter escrito essa mesma história de um jeito MUITO melhor, poderia ter sido excelente.

Resenha em: http://bit.ly/x1qfVj

sueli 01/03/2012

Clube dos Anjos: O Gula - Luís Fernando Veríssimo
Mais uma obra de Veríssimo, em que a gastronomia está na berlinda. O genial escritor consegue, desta feita, com humor refinado, produzir um livro sobre os pecados da gula, contando uma história de dez amigos que se reúnem uma vez por mês para celebrar um dos pecados capitais, a gula, cheia de mistério, romance, suspense e desvario.
Eles são conhecidos como “Clube do Picadinho”, que tem esse nome porque, quando eram garotos, sempre se encontravam no bar do Albieri para comer o famoso “picadinho do Albieri”, que todos adoravam.
Mas no decorrer do tempo o paladar desses amigos foi evoluindo, e foram tomados pela avidez de saborear pratos cada vez mais sofisticados.
O grupo de amigos perdeu a vontade de perseverar na requintada comilança mensal quando um dos membros morreu. Então, Daniel, o narrador e protagonista encontra Lucídio, um gourmet misterioso, ao qual fala sobre o Clube do Picadinho e sua decadência após a morte de um dos membros.
Lucídio então se oferece para preparar o próximo jantar do Clube, que será na casa de Daniel. No dia do jantar, Lucídio preparou o prato favorito de Abel. Tudo saiu perfeito e o grupo percebeu que ele seria a salvação do Clube, que voltara a ter o encanto que havia se quebrado com a morte de Ramos. No fim, como havia sobrado um prato de comida, Lucídio perguntou qual deles iria querer. Como os outros recusaram e sendo o prato preparado o favorito de Abel, este se propôs a comê-lo.
Entre pratos exóticos, deliciosos, requinte, vinhos, mágoas, lembranças e recitações de O Rei Lear, de Shakespeare, a cada jantar, misteriosamente, um membro do Clube morre.
E é interessante notar que os amigos membros do Clube, mesmo ante a morte paulatina de cada um, se entregam ao pecado da gula e à ansiedade por mais um encontro gastronômico sofisticado, sem escrúpulos ou remorsos: a adrenalina ante esta perspectiva aumenta muito mais o prazer pela comida.
A história não está somente nos assassinatos, pois se mistura com o pecado da gula, na falta de vontade de continuar a se reunirem num determinado momento, na certeza do fracasso que suas vidas se transformaram, coroada por um indistinguível anseio de alguém que aspira morrer comendo sua refeição favorita, concluindo, os amigos, que o fim da existência terrena tem tanto significado quanto o prazer de comer.
Eles sabem e gostam disso.
O livro é muito bom e às vezes se torna um pouco imprevisível, à medida que a postura de certos personagens se torna confusa.
Ao longo do livro, a história entretece uma trama sobre a gula e a euforia e avidez que cada um dos integrantes desse grupo nutrem pela comida.
Só Veríssimo para conseguir prender a atenção do leitor com um argumento que, à primeira vista parece simples (a reunião inocente de um grupo de amigos para degustar comidas sofisticadas), para, paulatinamente, jogá-lo num emaranhado suspense, que o leva a experimentar um sentimento de incredulidade, que é a idéia de alguém ansiar por uma morte em grande estilo, resultante da degustação de um saboroso e requintado jantar.
Mais uma vez, uma obra de Luís Fernando Veríssimo coloca a gastronomia no centro das atenções, para, a partir dela, colocar em evidência uma gama de sentimentos e emoções confusos e complexos do ser humano.

Vini o + cria 12/06/2020

Veríssimo sendo genial, de novo...
O Livro Clube dos Anjos mostra a história de um grupo de amigos de classe média alta que através de diversos jantares, construíram um clube. Após um dos jantares um integrante morre, e a partir daquele jantar, cada integrante passara a morrer. A questão é: porquê parar? A cada jantar eles experimentavam outra coisa além do sabor, eles experimentavam a morte. O Livro não deixa de ser em partes erudito, mas o popoular cultural inscrito nos textos do livro de Veríssimo o faz compreender uma leitura leve e fluida.

Flavia 22/08/2013

O Clube dos Anjos
Com inigualável maestria, Veríssimo esparrama sobre a mesa principal um dos atos mais ordinários, e ao mesmo tempo, mais voluptosos que existe: o COMER. A história discorre as orgias alimentares de um grupo de amigos que desde sempre tem como seu elo principal a comida. E como "tudo que me nutre, também me destroi", de forma repentina os integrantes desse grupo passam a morrer um a um, após permitirem que um certo cozinheiro prepare os jantares. Uma história intrigante e envolvente, que prende a atenção e estimula o paladar de forma ímpar.

Tecio Ricardo 23/05/2023

Perdoe o palavrão... Que 🤬 #$%!& de livro bom foi esse. ?

Que autor é Luís Fernando Veríssimo, o cara consegue escrever de uma forma inteligente sem se tornar arrogante.

Confesso que quando cheguei no final fiquei preocupado como terminaria, já que o início da leitura te prende a ponto de querer chegar logo na conclusão da história, mas o autor mandou bem e terminou de uma forma magnífica.

Recomendo muito a leitura. ???

Gustavo 07/04/2023

O Clube do Picadinho, a insólita transferência para a gula
Posso resumir o livro e uma frase da obra: "nossa afinidade animal, a nossa fome em bando, desde o tempo em que roncávamos juntos, como porcos, ao mastigar o picadinho do Alberi. Só nos restara a fome em comum."

oclubedosanjos 07/02/2023

sempre vai estar na lista dos meus favoritos! ?

meu paizinho comprou pra mim, e foi meu primeiro contato com um livro MESMO, além de gibis e quadrinhos, então a leitura foi maravilhosa. um livro que me prendeu, sempre queria continuar e continuar pra não perder nada.
muito das frases escritas no mesmo ainda carrego comigo pois me marcaram muito.

Lethiciia 07/01/2024

Ah os excessos!
Não poderia haver um título melhor, um dos livros que a gente tem vontade de devorar mais e mais e mais e quando acaba parece que foi pouco. GENIAL!

Luana De Martins 26/01/2016

A história se passa em torno de uma atmosfera de descontração e suspense; assim como apontado pelo Samuel, o maior mistério em torno do livro não está nas mortes ou em quem as está causando, mas no motivo pelo qual os membros do grupo insistem em continuar com os jantares, mesmo que significasse a própria morte. Este motivo nos traz para um dos sete pecados capitais, a gula. O autor nos leva a imaginar que os membros estão morrendo como uma forma de penalização por cometerem o tal pecado uma vez que escolhem comer o “melhor prato da comida preferida deles”, sabendo que poderia ser sua última refeição.
Outra questão levantada em O Clube dos Anjos é o comportamento autodestrutivo do ser humano, no caso, trocar a saúde por um prazer, particularidade facilmente encontrada no nosso cotidiano, seja um fumante consciente do quanto o cigarro é prejudicial para si ou até mesmo da opção de uma alimentação não saudável, coisas que trarão problemas de saúde ao longo prazo, mas ainda assim continuam presentes na vida das pessoas.

gonzalez2799 08/06/2023

Todo desejo é um desejo de morte
Esse livro é fantástico. Recomendo, no entanto, que leiam antes de assistirem à adaptação, processo inverso do que fiz.

O livro é leve, direto, engraçado e melancólico, e faz tudo isso sem perder a tensão do mistério.

A única reclamação se faz quanto ao excesso de nomes semelhantes, como saulo e samuel, pedro e paulo, que me deixou um pouco confuso durante o texto, fora isso o texto é muito bom e faz reflexões muito interessantes.

Me deu até vontade de ver de novo o filme e depois ler novamente, muito bom.

Victor 07/08/2017

Dá pra reconhecer o autor muito facilmente mesmo se não aparecesse seu nome na capa, ou em parte alguma do livro. É o primeiro romance dele que leio. E é muito bom.

Mari Ribeiro @oqueamarile 12/07/2018

Resenha por @leiturasdama
Oii amores, hoje a resenha será de um livrinho super fininho que eu li na escola há uns anos e reli recentemente e AMO muito.
Vamos falar então de ?O clube dos anjos ? Gula? de nada mais, nada menos que Luís Fernando Verissimo?
Este livro começa de uma maneira bem peculiar, pois o narrador personagem nos conta exatamente como a história termina, contudo sem nos revelar os motivos.
Nós somos apresentados a um grupo de dez amigos que tem duas coisas em comum: são ricos fracassados (como se autodenominam), que vivem à custa dos pais ou de outras pessoas e a fome. Mais conhecidos como ?O Clube do Picadinho? eles se reúnem uma vez por mês em jantares cujo cardápio possui variadas entradas e pratos principais requintados.
Daniel, nosso narrador personagem, se esbarra com Lucídio um cozinheiro muito excêntrico e um pouco estranho que desde o início parece saber demais a respeito do Clube, seus costumes e sua recente perda: Ramos, o que mais se empenhou, o que abriu os olhos, ou melhor, as bocas dos seus amigos, mostrando-os os mais sofisticados sabores da culinária.
Contudo, apesar de esquisito e misterioso, Lucídio possui lábia e habilidades na cozinha que ganham o estômago, fome e gula de Daniel, convidando-o para ser o cozinheiro do primeiro jantar da nova temporada do Clube.
Eis que Lucídio resgata o que a muito deixara de existir após a morte de Ramos, o prazer pela comida, o tesão que os levavam a insaciável gula. Mas algo estranho acontece, um dos integrantes, Abel, morre no dia seguinte. Mesmo com o luto, a fome fala mais alto, e os jantares não param, consequentemente as mortes continuam, levando-os a desvendar o mistério do destino que derrubará um a um.
A gula tem um preço, mas como diz Daniel, independente de qualquer coisa O Clube do Picadinho cuida dos seus.
Eu amo esse livro, cada detalhe dele, a escrita do autor, as repletas citações de Rei Lear de Shakespeare (que possui um significado incrível para a trama), a maneira como a história de desenrola, o humor ácido e o desfecho me prenderam de uma maneira que eu devorei as páginas.
Espero que tenham gostado.
Beijos, Má.

Erika Salvador 15/11/2018

Um dos livros mais intrigantes que já li. Te deixa confusa, é extremamente engraçado, mas ao mesmo tempo é crítico. Destaca o vício do ser humano, no caso específico a gula. E faz crítica no sentido que o vício leva a morte e que ninguém quer morrer, mas mesmo assim ninguém larga o vício.

O livro superou minhas espectativas, um dos melhores livros que já li, no sentido de me comover e me tirar gargalhadas altas.

Super recomendo.

Giulia143 09/04/2020

Só mesmo Verissimo pra falar da morte de forma tão leve
Este livro pertence a uma serie chamada "Plenos Pecados" onde sete autores brasileiros foram desafiados a escrever, cada um, sobre um pecado capital. Luis Fernando Verissimo ficou com o pecado da gula e ninguem melhor do que ele pra falar sobre isso.
Ele nos apresenta um grupo de dez amigos(e nunca mais que dez) que se entitula o clube do picadinho. Eles se encontram uma vez por mês pra comer e beber, cada vez na casa de um deles. A coisa muda quando Daniel, o primeiro anfitrião do ano, conhece um cozinheiro de mão cheia chamado Lucidio e o convida para fazer o primeiro jantar. Na madrugada após o jantar um dos amigos morre.
Esta é uma historia rapida e envolvente, divertida e misteriosa, mesmo sabendo quem é o autor dos crimes desde a primeira página. Nos traz varias reflexoes a cerca da morte e da gula, que convenhamos, é o pecado mais gostoso. Rsrs