A Arte de Ler

A Arte de Ler Émile Faguet

Resenhas - A arte de ler

Ana Pereira 19/11/2022

“Para aprender a ler é preciso, primeiramente, ler devagar, e, em seguida, ler até o último livro que terá a honra de ser lido por você.”
Com sutileza e inteligência, Faguet te ensina a arte de ler, e o que a releitura representa. Mostra o caminho para te tornar o bom leitor. Livrinho curto, inteligente e poderoso.

Rafael1548 14/12/2023

Gostei bastante!
Confesso que fui surpreendido pela obra. Tinha ouro na minha estante e não sabia.

O autor perpassa um caminho para uma leitura eficaz (ou arte de ler, como ele denominou).

Começou dizendo que a leitura é feita devagar. Continuou expondo as diferentes formas de ler alguns tipos de escritos (até porque é impossível ler uma epopeia da mesma forma que se lê um romance).

Reitera sobre uma possível necessidade de ler maus autores, não no intuito de admirá-los, mas para valorizar os bons autores.

O clímax da obra, aos meus olhos, está no capítulo VIII chamado de Inimigos da Leitura (Irretocável esse capítulo). Por fim, conclui a sua obra expondo sobre releitura de uma obra.

Com certeza hei de ler novamente este livro e sempre farei visitas constantes.
AndrAa58 14/12/2023minha estante
Você já leu "como ler e porque" do Harold Bloom? Sua resenha se encaixa como luva ?

Rafael1548 14/12/2023minha estante
Não o li. Na verdade nem sabia que existia. Vou procurar

Carolina 14/12/2023minha estante
Ano passado eu estava lendo muito rápido e percebi como isso impactou na qualidade da leitura

Esse ano a regra que me impus foi ler devagar, o que realmente me fez ler muito melhor

Rafael1548 14/12/2023minha estante
Essa questão deler devagar que ficou meio obscurecido porque, aos meus olhos, isso é meio relativo. Essa obra tem mesmo de 150 páginas e que pode ser lido em apenas um dia. Eu gastei 9 porque li 1 capítulo ao dia (isso pra mim é ler devagar). Mas, adaptando a cada um, esse princípio é muito válido

Dayse.Ariane 14/12/2023minha estante
Muito interessante. Ótima resenha ?

Você já leu Lit ?

Rafael1548 14/12/2023minha estante
Obrigado, Dayse.Ariane. eu não li o livro que indicou

Dayse.Ariane 14/12/2023minha estante
De nada. É muito bom também, sobre leitura. Do Tony Reinke, não sei se você conhece.

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Obrigada pela dica, Dayse. Vou ler ?

Cleciano.Souza 15/12/2023minha estante
Rapaz, vou até procurar pra ler também

Daniel-Ef2:8 02/09/2021

Pequeno porém completo
O autor começa falando sobre a leitura ser "devagar", devemos anotar o que lemos, ler com atenção afim de compreendermos o que um autor diz. Não ler com aquela obrigação de fazer resenhas ou bater uma meta, metas são importantes e resenhas também, porém ler com atenção, devagar e apreciando a leitura em si é bem melhor. Ele segue os capítulos falando sobre alguns gêneros literários que muitos fogem hoje em dia, como peças de teatro, poetas, etc.

Para mim os três capítulos finais resumem toda a ideia sobre o que é a arte de ler, por exemplo sobre a leitura de críticos o autor fala que o certo é lermos primeiro o livro e depois analisarmos suas críticas para assim termos uma compreensão própria sobre a experiência de leitura, muitos acabam ouvindo os "críticos" primeiro e sua experiência de leitura acaba enviesada pela opinião dos outros.

Depois ele fala dos benefícios da releitura, que reler nos ajuda a fixar o que aprendemos e reler ensina a arte de ler. No último capítulo ou epílogo ele reforça a tese do livro sobre o significado da arte de ler, alguns pontos tem que ser destacados:

- Deve-se pensar devagar;
- Deve-se ler devagar;
- Deve-se ler fazendo objeções ao autor;
- Existem livros "tolos' que devem ser evitados pois de vez trazer benefícios eles trazem malefícios;
- A leitura quando se toma os devidos cuidados é um meio de felicidade, pois conduz a sabedoria;

E por último, e esse ponto eu achei formidável é que, o próprio autor fala em como ele começou a ler os autores antigos, de acordo com ele, ele começou com os autores contemporâneos, depois foi progredindo aos poucos passando para os autores do passado e dessa forma foi se habituando a língua arcaica.

Bem é um livro excelente que vale a pena as reflexões nele impostas, eu ainda não adquiri o livro "Como ler livros", mais com certeza ele junto ao livro "Lit" se torna um boa ferramenta para estudo e para que quer aprender a ler com qualidade. Tem muitos outros pontos que eu poderia ter destacado porém acho que esses já resumem um pouco a ideia do livro.
Dayse.Ariane 02/09/2021minha estante
Deve ser muito bom este livro! Ia até comentar sobre Lit, lembrei dele enquanto li sua resenha, mas vi que você já o mencionou.

SamuellVilarr 18/06/2021

A arte de ler, Émile Faguet.
Livro extraordinário que trata dos assuntos que envolvem a leitura, o modo em que se lê, a maneira em que se lê, sobre os livros, os tipos de livros e algumas análises do ponto de vista da forma de leitura que fazemos e das orientações sobre algumas características de alguns aspectos dos livros e mais precisamente, dos tipos de livros. Absolutamente necessário e escrito com tamanha sabedoria desse escritor francês Émile Faguet. Ele nos orienta na importância da leitura e associa tal característica à importância dos livros, também, ao mesmo tempo, nos orientatando sabiamente de como deveríamos ler ou também, reler e criticar. Desenvolve uma argumentação sobre os autores, mais especificamente dos maus autores e faz uma relação com o nosso pensamento, nossa precisão ao pensar, pois, no primeiro capítulo intitulado "ler devagar" ele esclarece diretamente a forma em que devemos ler, pois, a leitura é uma forma de nos induzir ao pensamento, e para a precisão deste, devemos pensar com sabedoria e como ele diz, em um processo lento, associando assim a leitura á nossa condição e consciência humana.

Filipe378 15/04/2021

A arte de ler
Nesse livro o autor não nos ensina a ler de fato, como nos ensinam na escola. Aqui o autor pretende nos ensinar o propósito de cada tipo de leitura. Desta forma ele nos ensina a ler de forma verdadeira.
Ele não dá uma fórmula pronta, mas nos ensina o que devemos procurar em cada tipo de leitura que fazemos, deixando nosso espírito livre para ter seu contato com esses livros de forma pessoal e única. Como diz o mandaloriano: "como deve ser". Fãs de star wars vão entender.
Livro essencial para quem deseja ler por prazer e de forma a extrair o melhor de cada leitura.

AdriFlores 26/05/2021minha estante
Gostei! Já incluí para futura leitura.

Matheus 26/05/2021minha estante
Que bom Adri, tomara que seja do seu gosto, boa leitura.

Bel * Hygge Library 25/06/2021

A arte de ler (Émile Faguet)
Um livro breve, inteligente e com um humor refinado fantástico. Em poucas páginas, Faguet discorre sobre o ato da leitura e recomendações especiais sobre a leitura de diferentes gêneros literários, tudo isso junto a diversas referências e muita ironia e bom humor. Também trata dos Inimigos da Leitura e Maus Autores sem poupar críticas (e esses foram meus capítulos favoritos!).

O ponto no qual o autor mais insiste é a leitura lenta como modo de melhor aproveitamento do conteúdo e sua compreensão, bem como para incrementação de nossa inteligência e memória. É um livro primordial para quem almeja uma vida de estudos e não apenas de leituras. Para ambas as direções, estudos e leituras, ele é um ótimo apoio.

"Para aprender a ler é preciso, primeiramente, ler muito devagar; e, em seguida, é preciso ler muito devagar; e sempre, até o último livro que terá a honra de ser lido por você, é preciso ler muito devagar. É preciso ler devagar um livro tanto para se ter prazer na leitura quanto para se instruir ou criticá-lo. (...) Primeiro benefício da leitura lenta: ela ajuda a discernir, desde o início, entre o livro para ler e o livro que é feito tão-somente para não ser lido." - Cap. I - Ler devagar, p. 14.

É um ótimo complemento à leitura de "Como Ler Livros" (Mortimer Adler), "Didascalicon" (Hugo de São Vítor), "Como Estudar e Como Aprender" (Emilio Mira y López) e "Como Educar Sua Mente (Susan Wise Bauer), e também uma ótima introdução a essas questões sobre o ato de ler. Para quem não estiver disposto a enfrentar logo de cara o livro do Adler, esse é um começo muito bom! Apesar da linguagem mais densa, sua leitura é um deleite.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/

Lucas1028 27/08/2022

Leiam a crítica somente quando lerem o livro!
É quase surpreendente como minhas emoções mudaram ao final de cada capítulo do livro. O autor discorria sobre assuntos e imediatamente eu fazia várias observações internamente sobre o que eu tinha lido pra depois ler as mesmas observações um pouco mais à frente no fim do capítulo. A progressão da leitura é ótima e o livro é bem reflexivo, eu o achei muito simpático e útil.
Achei algumas partes um pouco datadas e até elitistas em certos momentos e digo isso sem ser anacrônico, já que o livro é de 1912, mas são tão pontuais que não mancham o objetivo principal do livro.
Vale mencionar o capítulo XVIII que trata dos inimigos da leitura. Que capitulo incrível! Há nele partes limitadas no que tange a abrangência da literatura e das obras literárias mas levar isso em consideração na crítica seria anacrônico. Foi nesse capítulo que descobri vícios na minha leitura que sequer sabia que existiam e consegui perceber como eles são prejudiciais quando se quer ler de forma prazeirosa.
Contudo, o que me impediu de dar 5 estrelas pra o livro foi a visão idealista e compartimentada, provavelmente influenciada pelo Iluminismo da época, que o autor demonstrou ter em certas partes no livro e que fica mais evidente no capítulo IX. O livro segue sendo muito válido e esses deslizes de forma alguma tiram o prestígio da obra.

Lucas Anderson 30/03/2023

Um método de leitura - A arte de ler, Émile Faguet
O autor retrata os diferentes tipos de leitura - embora não todos - e os métodos adequados para cada um.
Ao longo do obra há várias referências que podem ser utilizadas para as próximas leituras, ainda que a maioria não tenha uma tradução.
O capítulo que fala sobre ler devagar é interessante, já que uma leitura mais lenta ajuda na compreensão de uma obra, atentando-se a detalhes os quais muitas vezes passam despercebidos.
Já sobre os escritores obscuros, sabe-se apresentam ideias que já não são claras para eles, dificultando o entendimento da parte do leitor. Recomenda-se fugir destes.
Outro ponto marcante é o capítulo sobre a leitura dos críticos. O autor nos instrui a não lermos um crítico antes do autor, já que a primeira impressão sobre a primeira leitura deve ser nossa.
Por fim, a releitura pode ser imprescindível a captar elementos que a primeira leitura não foi capaz. Além de, com o tempo, a mente ir evoluindo e ganhando "bagagem" para entender melhor leituras passadas que eram ate certo ponto obscuras.
Em resumo, é um livro recomendado para os leitores que querem entender diferentes métodos e para o amante de leitura de modo geral.

Flora.Dantas 30/06/2022

Excelente leitura para o desenvolvimento pessoal
A arte de ler te conduz a realizar leituras com mais atenção e desconfiança na primeira impressão. Te faz enxergar a importância de ler devagar, de ler atentamente um filósofo a ponto de o analisarmos, não desejando que os autores nos encham de contradições, mas que nós leitores, saibamos encontrá-las; nos romances realistas, observações; nos romances idealistas, bons sentimentos; nos poetas, tudo isso e mais invenções de ritmo, melodia, descoberta e de toda uma técnica; nas peças de teatro, não ser enganado pelas manobras dos atores; nos escritores obscuros, a importância de compreendermos aqueles que querem que o pensamento se esconda, pela obscuridade, para atrair através dela os refinados, os adivinhos, que são inteligentes de uma maneira rara; e nos inimigos da leitura; a magnitude da leitura dos críticos, na qual é através deles que exercemos uma leitura meditada após termos feitos leituras desleixadas.
A obra também remete a importância de realizarmos a releitura para desfrutarmos dos detalhes, do estilo, para melhor compreendermos o autor.

?Ler é pensar com outro, pensar o pensamento de outro e pensar o pensamento que o autor sugere, conforme ou contrário ao seu.?

Lidiany.Mendes 20/05/2022

Ler melhor
Esse pequeno livro, são poucas páginas, é um perfeito manual da "arte de ler", o que o torna um grande livro.
Nele, o autor oferece preciosas sugestões de como melhorar o aproveitamento das leituras que fazemos, sejam elas de ideias ou de mero deleite temporário do espírito.
Como plus o autor ainda nos dá interessantes sugestões de leitura.
Gostei particularmente das sugestões de como ler peças de teatro. Apliquei as sugestões e devo admitir que contribuíram para o melhor aproveitamento da leitura.
Outro capítulo que merece destaque é o que fala sobre os inimigos da leitura.
Falou comigo o seguinte pensamento do autor: "os livros são nossos últimos amigos, que não nos enganam e que não nos censuram por envelhecer".
O livro é o melhor amigo que se pode ter.

Maria Amélia 30/06/2022

Esse livro de apenas 126 páginas é uma preciosidade. Apresenta dicas valiosas para uma leitura útil e proveitosa dos diversos tipos de obras. Saber ler é uma arte que começa com "ler devagar", o primeiro princípio para quem quer aprender a ler bem e ter gosto pela leitura.

"Em latim "legere" significa "ler" e também "colher"."

Boa colheita, boa leitura!

Isabelle Lopes 20/08/2021

Legere!
"A literatura, propriamente dita, é a pintura de nossa alma e de nossos costumes com certo exagero sábio, destinado a colocar em relevo as partes mais importantes e as mais interessantes da própria verdade".

Johny Cash 16/06/2021

Essencial
Após finalizar a leitura, o primeiro pensamento que me veio foi: ?porquê não o li antes??
O livro contém informações de base, essenciais para todo tipo de leitor, para àqueles que lêem por prazer, ou lêem por busca de conhecimento ou quaisquer que seja outros motivos. Pequeno livro com grandiosos ensinamentos a respeito de leitura em geral.

José Marcos 10/10/2021

Leitura agradável
O livro discorre desde a velocidade de leitura até quando ler a crítica de um livro. Bem simples, bem escrito e com alguns insights que ajudam a aprimorarmos nosso hábito de leitura.