Cherry

Cherry Nico Walker




Resenhas - Cherry


51 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Pitaiazul 13/05/2021

Você provavelmente nunca leu algo parecido com Cherry
Em algumas resenhas que vi, a definição dada é de que a apatia com que o livro é narrado torna as coisas monótonas a ponto de parecer que nada acontece do início ao fim e por isso o livro foi decepcionante.
Veja bem, "Cherry" pode ser decepcionante porque é repleto de palavrões e diálogos pobres, porque em certa medida vai te fazer perder as esperanças na humanidade, porque você definitivamente vai sentir nojo do protagonista, das seringas e da quantidade absurda de drogas que um organismo pôde receber, mas essa apatia com que Cherry (ou Nico, entenda como preferir) narra sua própria história (romantizada é claro) apenas reflete o óbvio desde a primeira folha: nosso protagonista é um homem perdido que por acreditar que a vida simplesmente 'acontece', não planeja (ou almeja) um futuro e vive à parte da realidade aguardando uma mudança fantástica que lhe faça enxergar a beleza verdadeira da vida - e não a beleza carregada de dor e tristeza que ele, logo no início, diz enxergar.
Cherry não é um livro comum, mas isso não significa que seja bom. É uma crítica social bastante forte por mostrar um outro lado da realidade cotidiana. Nico apresenta com seu romance o dia a dia (seja ficcional ou não) de usuários de drogas ilícitas que, como podem, seguem sua rotina com seus empregos comuns, atuando no ensino superior ou mesmo no serviço militar estadunidense. Como esperado, a necessidade do vício precede a derrocada e, fazendo do fim o começo, crimes ajudam a sanar desejos imediatos.
Não espere uma leitura bonita, não existem floreios aqui, na verdade a velocidade e fluidez do livro é um dos pontos altos da narrativa permitindo a mudança de cenário de forma rápida e satisfatória (alguns capítulos tem menos de uma página inteira).
De alguma forma você até torce para o sucesso de Cherry, mas talvez estar lendo esse livro já seja o tal sinal de sucesso que esperamos.
saile 13/05/2021minha estante
amg pq vc deu duas estrelas? pela sua resenha entendi q gostou ou interpretei errado? tenho mt vontade de ler ele


Thais645 13/05/2021minha estante
Fiquei muito curiosa a respeito desse livro. Já quero ler para ontem!


Pitaiazul 13/05/2021minha estante
Thais, ele é o famoso 'ótimo em te deixar mal' kkkkj Os acontecimentos são tão fortes que te deixam com uma sensação de confusão mesmo, quase sujeira. Recomendo para quem curte livros nesse viés


Pitaiazul 13/05/2021minha estante
saile, fiquei em dúvida entre 3 ou 2 e meia e acabei optando pela 2ª opção exatamente pelo tema do livro, questão de preferência mesmo. A quantia de detalhes, a brutalidade de algumas cenas/relatos, o cômputo geral da situação do Cherry é tão ?????!? que me deixa um tanto enjoada. É só preferência pessoal mesmo, mas recomendo a leitura para quem curte essa vibe


saile 13/05/2021minha estante
ah entendi!!! faz sentido




@rccardopereira 11/06/2021

REAL, INTENSO, DIRETO, FORTE.
É um bom livro. Uma leitura extremamente intensa e direta desde o início. O autor está simplismente conversando com você numa linguagem coloquial, simples, fácil de entender. É um livro feito pra ser lido rápido mas nesse decorrer você vai viver praticamente numa montanha russa de altos e baixos. As coisas acontecem bem rápido. Num instante o protagonista vai estar bem e feliz e parágrafos seguintes, coisas horríveis estarão acontecendo. Todo o início sobre ele e a Emilly e principalmente o meio sobre ele no Iraque, me prendeu muito. Não curti a parte final, achei muito confusa. Eu comprei o livro depois de ver o filme. Do início ao meio, o livro é melhor. Mas acho que na conclusão, por mais que tenha sido invetada, gostei mais da do filme. O essencial é que o livro consegue passar os perigos do vício e o resultado da guerra na vida dos que voltam dela e como essas pessoas são largadas pelo governo.
Izaa 16/07/2021minha estante
Fiquei com medo de ler agora, final e muito confusso?


@rccardopereira 16/07/2021minha estante
Vale a leitura. Mas é que a parte final deixa muito a desejar (na minha opinião), é um final com cara de fim de capítulo. O confuso que disse é pelo fato de as coisas aceleradas que vão acontecendo, o looping dele nas drogas. Os personagens que vão surgindo e saindo, vc não tem tempo nem de decorar o nome. A parte final achei a desejar. Você vai entender a essência. É só que o início e o meio é melhor.


Izaa 26/07/2021minha estante
Comecei hoje,as primeiras 70 páginas foram de boas.
Eu confundo um pouco o nome dos amigos dele,Joe Roy ..


@rccardopereira 27/07/2021minha estante
Eu confudia direto tbm. É difícil saber quem é quem, as coisas acontecem muito rápido.




Nathalia184 17/03/2021

? ?
Cherry é um livro quase autobiográfico de Nico Walker, que escreveu durante o período que ficou na cadeia.
Acompanhamos a jornada do protagonista (que não é dito seu nome) em uma vida fadada ao desastre iminente, causados pela depressão, estresse pós-traumático e o uso de drogas pesadas.

É um livro gráfico, todos as cenas na guerra - mortes, estado dos corpos, doenças e etc - são narradas detalhadamente e de maneira quase distante.
O protagonista lembra muito o Holden de Apanhador no campo centeio, especialmente por ser incapaz de se manter em foco durante muito tempo em algo específico, sempre colocando assunto atrás de assunto em relatos chocantes de sua vida.

É uma leitura densa, mas ao mesmo tempo, você devora as páginas, já que os capítulos são curtos.
Vale a pena dar uma conferida, e agora é hora de ver o filme para fazer os comparativos entre livro e adaptação!

"Acho que a razão para eu ser tão triste é que acabei no lugar errado por engano. Provavelmente no momento errado também. Sei lá. É como se eu não tivesse nada em comum com porra nenhuma."
Thi 17/03/2021minha estante
Uau, fiquei com mais vontade de ver o filme do que quando vi o trailer.


Nathalia184 17/03/2021minha estante
????




Sergiosiqueira 22/03/2021

Leitura flui, mas a história fraca
O livro flui, mas a história é repetitiva, vc espera melhorar, mas quando vc vê o livro está no fim e não aconteceu nada surpreendente. Pela propaganda achei que seria excelente, mas não foi.
Victor.Carvalho 31/03/2021minha estante
Tenho q concordar com vc. Achei q ia ser bem mais violento, especialmente na parte da guerra, que iamos ver s cabeça do protagonista toda zuada. Mas nao eh basicamente um livro sobre alguem que nao ta nem ai com nada e usa drogas o tempo todo. Super repetitivo que chega a cansar


Sergiosiqueira 03/04/2021minha estante
Concordo Victor, descreveu muito bem, o que achei :)




Cami 25/04/2021

O livro narra a história de um veterano de guerra que é viciado em drogas, e que com o tempo vira ladrão de bancos para poder pagar pelo seu vício.

É um livro bem intenso e o fato de ser quase autobiográfico deixa a coisa mais real ainda, a escrita do Nico é crua e simples, fiquei muito satisfeita com o trabalho dele, gostei muito do que ele conseguiu escrever mesmo estando preso. A história é bem pesada em muitos aspectos, mas também é muito autodepreciativa, relata o efeito do abuso de dependência químicas e emocionais e como isso é devastador. Gostei muito dos personagens e de como a história caminha, não é aquele livro com vilão ou mocinho, não tem aquele final espetacular, é apenas uma história que ao mesmo tempo que é perturbadora e maravilhosa.
Vicente Tavares 25/04/2021minha estante
Gostei bastante da sua resenha. Achei legal o ponto que você falou que não tem mocinho ou vilão... são pessoas vivendo suas vidas.


Cami 25/04/2021minha estante
obg, tenho que concordar com vc são só pessoas vivendo, tomando suas próprias decisões e vivendo a consequência em suas vidas.




Noeli 22/04/2021

Decepcionante!
Primeiramente gostaria de dizer que quem escreve essas sinopses deveria ler o livro antes! O cara não buscou as drogas após a guerra...ELE JÁ ERA VICIADO!!!
Livro fraco, chato, sem pé nem cabeça. Parece ter sido escrito por uma criança de 9 ou 10 anos. Dinheiro e tempo desperdiçados... Sem falar nos erros de ortografia e pontuação. Essas editoras não se preocupam mais com a qualidade (tanto das histórias que publica quanto das revisões) , e sim, com o lucro das vendas e só! Lamentável! :( :( :(
Virna 23/04/2021minha estante
Perfeito, exatamente isso. Decepcionada!!




nabella 08/03/2021

Cherry: Inocência perdida
Esse não é um livro sobre a jornada de um herói em que no fim, o bom moço encontra redenção.

Cherry é um relato chocante de um personagem que vai para a guerra do Iraque, e lá vive uma série de momentos que o fazem se tornar um viciado.

A escrita é fluida, não há muitos aprofundamentos com relação aos momentos, mas da exatamente para compreender o que o personagem pensa (digo personagem porque, por mais que dê a entender que o livro é uma autobiografia de Nico Walker ? o autor ?, não há nenhum momento explícito em que seu nome é falado).

Recomendo bastante para aqueles que desejam ver um relato real e não heroico sobre a Guerra do Iraque e a consequência de que esse tipo de experiência pode trazer a cabeça de uma pessoa.
comentários(0)comente



Aline Araujo 09/03/2021

Relato denso
Cherry é um relato muito sincero que escancara o problema do vício e distúrbios psicológicos de veteranos de guerra dos EUA. Definitivamente não é um relato de amor à pátria, medalhas ou heróis. O leitor é conduzido pela evolução - até rápida - do vício do protagonista em medicamentos (opioides) e drogas em doses cada vez mais altas, ficando a par de como essa situação impacta o equilíbrio mental de alguém que vivenciou a guerra no Iraque. Vale muito a pena a leitura!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natalia.psico.literatura 01/04/2021

Uma história que choca e impressiona ao mesmo tempo!
Resenha completa: @psico.literatura

Fui atraída para esse enredo desde o seu lançamento e fiquei surpresa como Walker combina urgência emocional e o caos - mas talvez esses dois estejam interligados, porque a tristeza que vem com ele está enraizada no desejo de conexão e um propósito, um sentimento que assombra o narrador desde muito cedo.
comentários(0)comente



Naninha 11/04/2021

O que o vício pode fazer com a vida de alguém
Achei interessante o quanto foi possível emergirmos nos pensamentos do Nico Walker. Ao mesmo tempo, tinha alguns capítulos que tinham memórias muito vagas, que passavam muito rapido... mas o mesmo tempo, achei legal essa oportunidade de uma leitura muito parecida com um diálogo.
Sobre as experiências, pude perceber o quanto o vício pode submeter as pessoas: humilhações, necessidades e principalmente... MEDO.
O filme e o livro são muito parecidos em alguns aspectos, em outros nem tanto. Mas a atuação entregue pelo Tom Holland foi perfeita! Não teve um capítulo em que eu não conseguisse imaginar o personagem dele falando, agindo e pensando.
Realmente um livro muito diferente do que eu estava acostumada, mas que me fez pensar muito e com ctz me acrescentou em diversos aspectos.
comentários(0)comente



Vicente Tavares 14/04/2021

Texto rápido, cru, e bom!
Cherry é um livro que eu acho que vai agradar bastante às novas gerações.
O texto é cru, sem meias palavras, recheado de palavrões, cenas explícitas seja de sexo, uso de drogas ou morte.
Os capítulos são curtos, frases curtas e histórias curtas. Quase como se fosse uma coleção de pequenas histórias, como se dois amigos conversassem contando episódios soltos do que aconteceu, isso deixa a narrativa intensa e muito rápida. Nada dos parágrafos intermináveis de Saramago ou das descrições hiperdetalhadas de Tolkien, também não há a beleza poética de Garcia Marquez.
Nico Walker é cru, direto, rápido, um bocado deprimente e com tudo isso Cherry é um livro bom.

site: www.vicentetavares.com.br
comentários(0)comente



Wally.Mota 05/05/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
?? Alerta de conteúdo adulto, linguaguem chula, violência a animais e consumo excessivo de drogas ??

QUAL O LIMITE ENTRE O VÍCIO E A NECESSIDADE?

Nico foi um adolescente que nunca se identificou com o caminho que os pais planejavam trilhar pra ele. Sem metas definidas para a vida e quase sem ambição, acaba decidindo se alistar no exército como médico.
~
Após ser convocado para uma missão no Iraque, Nico passará por experiências pesadas que testarão suas crenças, seus medos e sua coragem. O tratamento recebido no Exército, os relacionamentos complicados e as mortes (traumáticas) de amigos o impactaram profundamente. Como solução para fugir da realidade, acaba se viciando em drogas e assaltando bancos para conseguir se manter "alto".
~
Cherry é uma leitura pesada e sem censura, tal qual é a realidade, mas altamente fluida e instigante. Sendo vendido como um relato autobiográfico, me frustrei um pouco ao ler a nota do autor logo no início, avisando que tudo ali era ficção, e ao descobrir que somente algumas coisas eram baseadas na realidade. Além disso, esperava que a história abordasse a época em que ele esteve preso, o que não aconteceu. Porém, nada disso estraga esta ótima leitura!
~
Mesmo indicando a vocês, acredito que esse livro NÃO SEJA RECOMENDADO para qualquer pessoa, pois em muitos casos senti como se o autor incentivasse indiretamente o uso de drogas ou tentasse normalizar o vício.

Até a próxima! ??
comentários(0)comente



Tatta 05/05/2021

bom pra caramba
o protagonista é carismático demais. me matou. aquela última frase do livro então... que delícia.

uma narrativa bem seca, irônica. ele é meio que um lunático atento a problemas sociais.

faltou ser um livro um pouquinho mais pessoal, ele devia ter explicado melhor algumas coisas que ele tava sentido.

o autor é fera. parece uma técnica de apanhador no campo de centeio
comentários(0)comente



Andrea 25/05/2021

Poderia ser melhor
Parece um meio de uma história. Talvez essa seja a intenção, mas não achei começo e nem fim. A história em si é legal, porém essa característica da narrativa deixou tudo meio solto no ar. Não leia esperando um final fechado.
comentários(0)comente



51 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR