Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

distritodoslivros 05/12/2022

Klara, o sol e a moral da história (?)
Esse livro definitivamente não marcou a minha vida do jeito que eu esperava, deve ser por isso que até esqueci de escrever a resenha dele.

O livro mostra uma Inteligência Artificial (ou amiga artificial como eles chamam) que tem um senso de percepção avançado e é uau tão moderna e profunda, mas eu achei ela bem bobinha.

A história em si não tem muito nexo, mas acho que o foco principal era o comportamento da Klara perante as situações, mas levando em consideração o fim do livro, não entendi muito bem a moral da história e o objetivo da narrativa.

Ouvi falar mto bem desse livro e esperava uma coisa que me deixasse ???, mas no fim achei um texto tão cabeça que perdi o fio da meada.

Sara 04/12/2022

Bonito livro sobre alguém que cuida da outra pessoa (uma AA, amigo artificial) e a analisa, até mesmo porque sua vida é isso, um complemento da vida de outra pessoa que está se deteriorando aos poucos. Um estudo sobre o carinho, sobre o que é ser humano, sobre como um humano vê outro e como ele vê o mundo ou deveria ver ou se permitir ver.

Daniel 04/12/2022

Kazuo tem uma escrita límpida e doce. Trata com gentileza o seus personagens e consequentemente o seu leitor.
Em cada obra o autor se reinventa, buscando fugir de gêneros. Claro, repetindo alguns aspectos dos personagens, como Klara possuir um senso de dever como o do mordomo Stevens de Vestígios do Dia.
Klara, uma pessoa artificial, sintética, possuí capacidade intelectual para compreender o que é certo, mas o que não é certo, o que é enviesado na relação entre humanos para ela é surpreendentemente incompreensível, ao menos em um primeiro momento. Ela, que deveria ser perfeita, deve se adequar a imperfeição daqueles que a rodeiam.
São as impressões de Klara a respeito do mundo que rodeia Josie, sua dona, que propiciam a Kazuo estudar o humano para com outro humano e para com o mundo.

Andre 27/11/2022

Kazuo, um prêmio de leitura
Não conhecia a obra de Kazuo Ishiguro, apenas que ele havia ganho o Prêmio Nobel de Literatura.
Mais do que merecido!
Em Klara e o Sol, Ishiguro conta a história de Klara, uma amiga artificial criada para ser s amiga perfeita. Nos mostra a sensibilidade de Klara, sua capacidade de aprender detalhes e, acima de tudo, sua enorme gentileza e carinho com sua dona, o nascem e doente Josie.
Um livro que trata de amizade, carinho e esperança!

Camila 15/11/2022

Um livro muito bom
Eu nunca tinha lido nada do autor, mas me surpreendi com a fluidez da história. Quando percebi, estava super presa na trama e me envolvendo cada vez mais com os personagens. O livro aborda aquela velha questão moral da ?humanidade? das inteligências artificiais, entretanto, de uma maneira que eu nunca tinha visto. A gente acompanha o altruísmo da Klara, e como ela consegue, muitas vezes, ser mais empática que os próprios seres humanos dessa história. Quando li outros livros que abordavam essa questão, não tinha me deparado ainda com uma personagem tão singular quanto ela, nem com uma inteligência artificial que acreditasse em uma força maior (no caso, o Sol) como fonte de esperança. Achei esse diferencial bem legal de ter sido explorado. Tirei uma estrela porque achei alguns diálogos muito prolixos e enrolados, em momentos em que, ao meu olhar de leitora, não faziam sentido de serem tão prolongados. De modo geral, foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Quero ler mais livros do autor.

O resenheiro 06/11/2022

Muito mais do que uma mera relação de amizade!
Klara é uma AA, Amiga Artificial. Sol é aquele mesmo que conhecemos, que vemos muitas vezes em nossa vida, mas que talvez não damos tanta relevância como Klara. A sua relação com ela é de suma importância, já que é sua fonte de alimentação, sua nutrição.

De cara entendemos que a ideia aqui é mostrar o quanto somos seres humanos complexos, cheios de sentimentos difíceis de se traduzir e compreender. A AA, de sua vitrine da loja, observa a tudo e a todos, não deixando passar nenhum detalhe do que acontece do lado de fora, onde táxis passam a todo momento, transeuntes conversam ou andam acelerados em seus pensamentos sob a luz do sol.

Até que um dia tudo muda na vida de Klara. A querida Josie, uma adolescente que anda esquisito, se interessa muito por essa AA em específico, e não sossega até conseguir convencer a Mãe a comprá-la. Começa assim uma relação de amizade que vai gerar muitas situações interessantes, principalmente porque a narração vem de Klara, que aprende um pouco mais a cada dia de convivência na casa de Josie.

Podemos então entrar na mente dessa Inteligência Artificial, acompanhar ao longo de toda a narrativa suas deduções, interpretações e aprendizados do que vê nos seres humanos. Kazuo Ishiguro é muito feliz em suas observações, conta uma história com uma leveza e suavidade impressionantes, consegue nos envolver e tocar em sentimentos íntimos, no significado de uma vida, nos problemas humanos.

Impossível não se deixar influenciar por essa obra. Queremos saber em todo momento qual será o destino de Josie, e se Klara conseguirá atingir seus objetivos com a ajuda do grandioso Sol!

Ari 05/11/2022

terminei na misericórdia
achei o livro massante, com história fraca e final previsível. tive que me esforçar muito pra terminar e li outro livro no meio dele pra não ter ressaca.
poderia facilmente ter 150 páginas.

mari | @marisbookshelf 30/09/2022

?De manhã, quando o Sol voltar. Podemos ter esperança.?
Adiei por meses essa leitura, pois sempre pensei que seria um livro complexo e até mesmo lento, mas não poderia estar mais enganada. A história me envolveu desde o início e acredito que o livro vale todo o hype que recebeu (pelo menos fora do Brasil). Kazuo Ishiguro conseguiu colocar em evidência coisas simples do cotidiano, como o sol, que é praticamente um dos personagens principais na narrativa, e fazer com que essas coisas tenham um significado profundo e uma relação fundamental com as emoções humanas, tudo pelo ponto de vista da AA (Amiga Artificial) Klara, uma boneca de Inteligência Artificial que faz o possível para entender tudo ao seu redor. Recomendo a leitura, com certeza a história de Klara vai ficar comigo por muito tempo.

Beatriz.Cruz 27/08/2022

Klara e o Sol é um livro delicado e encantador
Klara e o Sol conta a história de uma robô (Klara) que tem a tarefa de cuidar de Josie, uma adolescente doente. A história começa na loja em que Klara é exibida para potenciais compradores até sua acomodação e cotidiano na casa de Josie.

Apesar de ser um livro sutil e muito bem escrito, surpreende por ser fácil de ler. Algumas partes desse mundo futurista são enigmáticas e paulatinamente, acabam sendo desvendadas pelo leitor, tornando a obra um pequeno quebra-cabeças.

Trata-se de um excelente drama misterioso com uma pitada de sci-fi. Recomendo a todos que gostam de uma leitura leve e estão dispostos a derrubar algumas lágrimas.

fran 17/08/2022

klara e o sol
uma história linda, as vezes um pouco confusa mas nós faz refletir bastante. a klara é uma personagem maravilhosa, eu me identifiquei bastante com ela

fabio.orlandini 14/08/2022

Uma fábula
Klara e o sol é um livro lindo. Uma fábula sobre a modernidade, mas, nos propondo questionamentos a todo tempo sobre as atitudes e os sentimentos humanos. Pode até haver quem não concorde com o final, mas isso não diminui a grandeza da obra.

anselmo.pessoal 06/08/2022

Esperava mais de um Nobel?
Durante toda a leitura fiquei em dúvida se se tratava de um livro infantil ou adulto e acabei sem saber! Podia ser tipo uma parábola que seria os dois. Gosto muito de vários livros que tem essa ambiguidade, como O Pequeno Príncipe, por exemplo. Entretanto, neste caso, muito embora o plote e a narrativa sejam interessantes, para mim, a narrativa não chegou a lugar nenhum!
Talvez o problema, por se tratar de um Nobel, tenha sido minhas expectativas.

Fabi.Filippo 30/07/2022

Sensível e emocionante
Primeiro contato que tenho com o ganhador do Nobel de Literatura de 2017 e estou encantada com a escrita.

Klara e o sol tem pitadas de ficção científica, de distopia e tem sensibilidade de sobra.

Klara é uma AA ( amigo artificial ) , uma espécie de boneco com inteligência artificial e algumas habilidades especiais, que foram criados para serem melhores amigos de crianças elevadas. Assim como nossos computadores, celulares que ganham melhorias a cada geração , o mesmo acontecia com os AA.
Klara era de uma geração inferior porém tinha uma particularidade que os mais modernos não tinham. Ela conseguia captar a essência das pessoas e ler suas emoções e personalidade.

Klara foi a AA de Josie , uma menina frágil e doente. Movida a energia solar tinha uma relação de admiração e respeito pelo Sol.
Como disse acima , Josie era frágil e doente, e além disso já tinha perdido uma irmã vítima de alguma moléstia .A vontade de Josie ter uma AA foi de encontro aos objetivos de sua mãe de presentear Josie com aquele boneco.
Me apaguei demais a Klara , que não tinha maldade , apesar de ser um boneco tinha um coração puro e só queria o bem daquela família que a levou da loja, principalmente Josie.

A narrativa simples e sensível do livro me fez refletir sobre algumas tais como a maneira que queremos que as pessoas nos vejam, sobre solidão , sobre as características que nos tornam únicos, não como espécie humana mas como pessoas. Reflexão que vai muito além de sermos substituídos por máquinas.

Ultimamente ouço muito a frase que não somos insubstituíveis. Pode até ser para aqueles que nos usam para atender seus interesses mas para aqueles que nos amam e nos respeitam nunca seremos substituídos.