Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Renata 21/07/2022

Leitura fácil e reflexiva
Klara e o Sol apresenta a jornada de uma "amiga artificial" desde o seu início na loja até sua vida após ser comprada. A escrita é bem fácil de ler e tem um ritmo mais lento, não espere ação e tensão. A história em si não apresenta grandes "plot twists" e ser simples, nos faz encarar questionamentos como solidão, amizade, tecnologia, isolamento social etc. A personagem principal Klara é bastante ingênua em alguns pontos e tem uma relação muito interessante com o Sol. É uma ficção light e interessante para quem quer começar com o gênero.

Wesley 12/07/2022

Um clima melancólico
Klara e o Sol é um livro bastante melancólico. Existe um certo ar denso, diferente, ao longo de toda a narrativa.

Gostei muito de acompanhar a leitura através do ponto de vista da Klara, ao mesmo tempo em que alguns momentos me senti confuso justamente por ela ser uma personagem não totalmente capaz de responder tudo o que ficamos curiosos pra saber.

Existem algumas ideias legais e passadas rapidamente, mas que infelizmente não tem aprofundamento. É um livro simples, basicamente sobre lições de humanidade.

Adélia 05/07/2022

Klara e o sol é um livro diferente do que costumo ler. Foi difícil entender se a dificuldade que tive para me conectar com o livro foi devido a ficção científica atrelada a história do livro ou ao ritmo da escrita mesmo. A história é interessante, e como o livro é narrado pela visão de uma inteligência artificial as informações e detalhes da realidade em que o livro se passa são reveladas muito lentamente. Trás algumas discussões interessantes, como divisões sociais, o que nos torna humanos, etc. Mas de modo geral, justamente por ser narrado por uma inteligência artificial desenvolvida para companhia de crianças e adolescentes, achei que muitas vezes foi desnecessariamente bobo. Vale a pena, consegue ser bem emocionante em alguns trechos, mas em outros precisei de paciência para insistir.

júlia 03/07/2022

3 estrelas é bom!!!
fui inventar de ler quando tava de ressaca e demorei quase 2 meses pra terminar

conclusão: foi bom mas não bombom

Igor.Camilo 29/06/2022

Levemente frustrante.
Uma junção de IA: Inteligência Artificial com Toy Story. Um pseudo sci-fi com boas ideias, porém com execução não tão boa assim.

Thais Souza 12/06/2022

Notável
Sou muito fã de um jogo chamado detroit become human, protagonizado por androides que começam a desenvolver sentimentos. Quando soube que Klara e o Sol tinha uma pegada similar, e também era protagonizado por um robô, rapidamente fui comprar o livro.
(Por sinal, no jogo coincidentemente tem uma personagem androide chamada Kara)
A Klara é muito especial e você sente sensações muito boas lendo os pensamentos dela, chega a ser aconchegante. Confesso que imaginava um final diferente que, na minha leiga opinião, seria bem mais surpreendente e interessante. Mas não deixa de ser um livro bom, de amadurecimento e reflexão, tudo que eu gosto.

Bia 18/05/2022

Meu Deus?
Perto do fim do livro eu tinha certeza de que ia dar 4 estrelas, porque apesar de ter sido uma leitura boa, um pequeno detalhe do enredo não tinha me agradado. No último capítulo eu chorei minha alma pra fora e isso ganhou meia estrela. Eu te amo, Kazuo, Klara, Sol.

nardo3 09/05/2022

Acho importante encarar a leitura como uma fábula meio realista pra conseguir imergir mto bem no universo sem ficar se apegando em alguns detalhes e explicações, tem bem o jeitinho objetivo mas profundo do Kazuo de narrar histórias, gostei bastante

Cello 09/05/2022

Adoro o estilo do autor, cada livro seu é único, com seus próprios cenários e temáticas, mas todos com seu estilo inconfundível, fico perdido tentando entender seus mundos ricos e misteriosos e ao mesmo tempo me pego refletindo sobre as questões que nos são apresentadas o tempo todo por seus personagens.

Susan.Kelle 24/04/2022

Devo dizer que pelo menos na minha cabeça, passei por dois momentos muito distintos na leitura desse livro. A escrita não chega a ser complexa e truncada, porém não se trata também de um livro exatamente fluído. Minhas primeiras reflexões, talvez fruto da impaciência com o lento desenrolar, foram de sincera indignação, como um robô capaz de decifrar emoções e mesmo afirmar senti-las é incapaz de concluir que os humanos e eles têm necessidades "nutricionais" diferentes? Klara com toda sua capacidade de observação e aprendizado era incapaz de compreender o movimento diário do sol. O fato das crianças serem divididos em elevados e não elevados também me irritou porque afinal de contas nada nada sobre isso foi bem explicado. Lá pro final minhas reflexões mudaram de foco, se até então a inteligência limitadíssima de Klara me fazia revirar os olhos, a partir daqui minha cabeça traçou um paralelo entre a relação de Klara com o sol e suas conclusões acerca de sua nutrição especial e a fé cega que algumas pessoas tem. Assim como Klara estava cega pelo parco conhecimento que tinha e pela esperança que o sol lhe trazia, muitas pessoas também se cegam e se apegam em esperanças que testam os limites da fé. Achei uma leitura muito densa e interessante mas cheia de coisinhas que a acabamos por nem ter oportunidade de entender.

Natsume 15/04/2022

Fantástico como a Klara
O livro tem uma perspectiva muito única e crível, o jeito como Kazuo constrói a visão da Klara(e a diferencia de um narrador humano) é simplesmente muito interessante! O livro levanta debates muito importantes sobre as I.A's e suas consequências, assim como a sociedade... Recomendo a leitura.
Ana 16/04/2022minha estante
Amooooo

@leiolivros 13/04/2022

Eu gosto quando os livros te conquistam com pouco. No caso de Klara e o Sol, tudo nele é delicadamente apresentado. Sua capa, sua narrativa e o quanto é importante o leitor saber.

Klara é um Amigo Artifical e nosso primeiro contato com ela é nas vitrines da loja na qual está esperando ser vendida. Observadora e atenta aos detalhes, ela estuda tudo ao seu redor.

Acompanhar a história pelos olhos de Klara é o verdadeiro deleite do livro. Senti que mesmo em momentos em que ela demonstrava seus sentimentos da forma mais profunda, ainda restava ali a frieza de ser uma robô, o que a tornou ainda mais autêntica. Ela não quer ser humana, quer apenas cumprir seu papel como uma AA, proteger e acompanhar sua criança designada até o dia em que ela não será mais necessária.

No meio disso tudo, Klara descobre os sentimentos. E mais bonito ainda é a forma que ela escolhe verbalizá-los. Sua relação com Josie, sua criança, e sua família são expostos com muita naturalidade em meio ao absurdo discretamente apresentado no pano de fundo da distopia em que o livro se passa.

Não foi um livro que me deixou obcecada ou que me despertou emoções enormes, mas foi doce e interessante, e isso me bastou. Um bom livro.