A odisseia de Hakim

Resenhas - A odisseia de Hakim

1 | 2 | 3 | 4

cici 04/07/2023

Uau
Muito grata à minha irmã que me indicou os livros, assim como a de Hakim, existem milhares de histórias como esta, indico esse livro a toda gente!

_lendogibi 25/04/2023

SENSACIONAL!
Isso aqui tem que ser lido por todo mundo, é um relato muito forte que nos faz entender oqe refugiados passam, e com isso podemos ter mais empatia.

A verdade é que reclamamos de barriga cheia, apesar dos problemas que temos aqui no Brasil nada se compara com você ser obrigado a deixar sua família, sua vida, suas raízes para trás por conta de uma guerra.
Hakim é um sobrevivente, um super herói.

É forte, é tocante, é necessário!

Maria13245 19/04/2023

Da Macedônia à França
Finalmente chegando ao fim da jornada de Hakim. Foi um prazer conhecer essa história, os personagens e saber que conseguiram atingir seus objetivos.
Sabendo que é uma história real, não deixo de ficar curiosa sobre a situação atual de Hakim e sua família, desejando tudo de melhor para eles.

angel lita 31/01/2023

fiquei segurando a respiração por grande parte da leitura dessa hq. não consigo nem imaginar tudo isso que hakim passou com seu filho, mostrando ainda como o ser humano pode ser cruel com os migrantes refugiados a troco de nada. no fim, só consigo esperar que a vida dele e de sua família possa prosperar para poderem ter pelo menos um pouco de paz, seja na França ou qualquer outro lugar.

Bruno Henrique 24/01/2023

Odisseia de Hakim é uma obra incrível. Fabien consegue nos jogar dentro do périplo de Hakim e nos faz viver sentimentos como se o conhecêssemos. Emocionante por várias vezes e sempre inacreditável imaginar que tantas histórias se cruzam com a de Hakim nessa tragedia humanitária que tanta gente ignora

Gusta . 24/01/2023

Boa vida, Hakim.
Eu realmente não sei o que falar sobre essa história, é cruel, mas ao mesmo tempo divertida. Gostei muito de acompanhá-la.

É muito triste toda essa situação... Enfim. É de lamentar por cada pessoa que morreu, buscando a liberdade, ou/e ainda sofre com tudo isso.

Obrigado Fabien por essas odisseias, foram excelentes, lindas de cruéis, mas desenhos sensacionais.

Uma boa vida a Hakim, e de certa forma, um adeus...

Lisboa 06/12/2022

Um quadrinho muito explicativo sobre os desafios enfrentados por Hakin. Bem gostosinho de ler, mas também te passa aquela dor e preocupação por conta da história.

Odivany 08/11/2022

Conclusão da Odisseia
Essa foi uma HQ que posso dizer que acrescentou muito no meu entendimento da situação dos refugiados, principalmente da Síria.
A trajetória de Hakin foi contada em detalhes por Fabien Tolmé.
De desenhos simples e leitura fácil, o livro soube passar um mensagem bonita e ao mesmo tempo realista.
Valeu a pena!

Sabrina 16/10/2022

A odisseia de Hakim v3 15/10/22

5? Apenas perfeito, que testemunho incrível, todo mundo que tiver a oportunidade de ler por favor o faça. Fui sem pretensão nenhuma nessa jornada de leitura e não me arrependo! Foi uma das mais brilhantes e incríveis histórias de se ler, e não poderia amar mais!

Bastos 06/09/2022

Sinceramente sem palavras pra essa trilogia, finalmente a jornada de Hakim chega ao fim e é surreal toda dor e dificuldade que teve que passar, mesmo pois de tudo isso ainda é visto como um invasor por alguns. São milhares de refugiados que passam por situações como essa ou até piores.

A trilogia é extremamente emocionante, com uma jornada inimaginável para nós e que nos faz perceber o quão privilegiados somos.

Flavio - @geekcorp303 23/08/2022

Impecável
A maneira que o Fabien Toulmé escreve é incrível, ele traz o peso do drama, com pitadas de humor, e entrga um história poderosa, bem construída e muito necessária, com seu estilo simples de desenhar, mas que entrega tudo que a história pede!

Sandra Silva 08/08/2022

Enfim.. a Terra Prometida!
Nesse terceiro volume da série, temos Hakim narrando o último trecho do percurso que percorreu, desde que saiu da Síria, rumo à França.
Todas as adversidades, os perigos, os julgamentos daqueles que veem os refugiados como ladrões e mendigos..
Tudo isso ainda agravado por ter consigo seu filho, ainda bebê.
Eu gostei muito dessa trilogia porque trata de um tema tão importante para os dias atuais, para aprendermos mais sobre essas pessoas que, nos noticiários de TV nos são apresentados de forma tão genérica, apenas como estatísticas numéricas.
Essas HQ?s trazem, de forma muito sensível, mas muito forte também, os pormenores que nós só podemos imaginar e, quase sempre de forma muito rasa.
Aqui temos um relato muito impactante de alguém que vive e viveu experiências terríveis, tudo para poder viver de forma segura e digna, e ainda assim é constantemente julgado e desmerecido.
Fabien Toulmé foi muito perspicaz e efetivo em seu objetivo de nos trazer uma realidade tão diferente da nossa, nos fazendo rir e chorar, mas principalmente nos tornando mais empáticos com a situação dos refugiados.

AsereT 07/08/2022

Sensível e extremamente importante
A série foi uma marca me reaproximar dos quadrinhos. Toulmé consegue narrar a história de Hakim com uma sensibilidade maravilhosa e nos ajuda a ter noção de todos os acontecimentos que podem ocorrer nessa viagem. Incrível. Uma história que deve ser contada para nunca ser esquecida e repetida.

Nalaura 22/06/2022

Esse último volume, definitivamente, foi o que me deixou mais triste, feliz e indignada.
Imagino como fazer uma travessia dessa deva ser difícil pelo simples fato de estar sozinho, é você por você mesmo. Imagina fazer isso com um bebê, com a polícia e civis te tratando como lixo. Revoltante demais.
Espero que Hakim e sua família estejam bem. Quem sabe não ganharam um dinheirinho com as HQs?
Muita sorte, força, amor e esperança pra todos os migrantes.

Phelipe.Pompilio 06/06/2022

Uma leitura essencial.
Nesse último volume foi difícil de segurar as lágrimas. É muito importante entender tudo o que essas pessoas passaram e ainda passam para ter um pouco de dignidade e um lugar para reconstruir a vida que lhes foi tomada.

1 | 2 | 3 | 4