Um pouco de ar, por favor!

Um pouco de ar, por favor! George Orwell




Resenhas - Um pouco de ar, por favor!


63 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Marcella 28/05/2021

meh....
É um livro mt bom para usar na redação como repertório sociocultural de vários temas, porém tiveram umas partes q eu achei meio sem noção, mas assim o livro foi escrito 1939 ent........
comentários(0)comente



Michel.Nascimento 31/12/2021

O livro retrata da vida até então de um homem de meia idade na Inglaterra. A história se passa antes da primeira guerra mundial e início da segunda. Temos uma noção como era viver em um local em que era certo a guerra. Relembra a juventude deste é seus medos e anseios.
comentários(0)comente



Lu Lobo 23/04/2021

:/
não gostei... estava com a expectativa altíssima por ser do george orwell mas achei tudo chato demais
comentários(0)comente



Luisa575 18/08/2023

"Tudo vai acontecer. Todas as coisas que você tem em sua mente, as coisas das quais você tem pavor, as coisas que diz a si mesmo que são apenas um pesadelo ou que acontecem apenas em países estrangeiros." Só pra constar ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Andrea.Portocarrero 11/02/2024minha estante
Leu rapidinho




spoiler visualizar
comentários(0)comente



RANY 16/11/2021

UM POUCO DE AR POR FAVOR
George Orwell e suas histórias. Essa é boa, acho bacana o humor que ele usa. Quando se percebe as entrelinhas se torna mais interessante. E realmente, não só George que precisa de ar. Eu também!!!
comentários(0)comente



Silvio 11/12/2021

Gostei do livro! Ele me levou a recordar muito bem a minha infância, adolescência e juventude, nada muito diferente do protagonista. Isso me fez pensar que as coisas, o mundo, a vida de uma pessoa comum, normal não mudam muito, não importam o local ou o tempo. Realmente o passado e o futuro não interessam, até por que as mudanças são insignificantes.
Entretanto não há muita criatividade do autor, é só uma biografia detalhada de um homem comum. Se eu escrevesse a minha ou você escrevesse a sua, seria um livro bem parecido com esse.
comentários(0)comente



NathyBean 21/02/2022

Tristemente maravilhoso.
George Orwell, o autor consagrado de 1984 e A revolução dos Bichos, retrata neste livro o momento em que a II Guerra Mundial está prestes a estourar, mostrando George Bowling, um homem gordo de 45 anos, que começou a usar dentadura, e vive dias terríveis que não tem fim. Então, decide recuperar um dinheiro guardado e voltar para o lugar que cresceu, com o objetivo de recuperar coisas tão preciosas que desapareceram. "Um pouco de ar, por favor!", mostra a busca de uma memória em um momento tão desesperador da história da Inglaterra.
?
Ainda que de forma simples, a perspectiva em primeira pessoa narrada por Bowling nos apresenta cenários simples de sua vida, mas que ao analisarmos o contexto político/histórico ambientado no livro, torna-se um redemoinho ao qual o protagonista se vê, sem saída, ao qual já se habituou.
?
Com um olhar realista e quase pessimista - característico de suas obras -, George Orwell consegue deixar muitas pistas sobre a forma como a trama se desenvolverá até seu fim, mas o apego gerado entre leitor-narrador, contribuído pela história dramática de Bowling, nos faz crer que seus interesses e objetivos o trarão resultados positivos, quando, o que encontra em seus atos gerados por suas emoções, é a realidade que o mesmo tenta fugir, mas que o persegue e o sufoca até o desfecho.
?
Não é um livro fácil, mas é emocionante.
comentários(0)comente



Léia Viana 21/01/2022

Melancólico
"Você sabe a sensação que eu tive. Um pouco de ar, por favor! Como as grandes tartarugas marinhas quando chegam a superfície, elas enfiam o nariz para fora e enchem os pulmões com grande gole antes de afundar novamente entre as algas e os povos. Estamos todos sufocando no fundo de uma lata de lixo, mas eu encontrei o caminho para o topo."

Que livro mais melancólico! Não me recordo de ter lido algo nesse formato em toda a minha vida de leitora até aqui.

George Bowling sente-se sufocado e resolve buscar um novo "fôlego" no seu passado. É um saudosista que frustrado e insatisfeito com sua vida, busca em uma viagem ao passado o "ar" do qual ele anseia tanto.

As reflexões que ele faz sobre a vida miserável dos proletariados e a visão de tempos futuros sombrios, uma previsão da Segunda Guerra Mundial, o terror da guerra pairava a mente de George com a certeza cada vez maior de que isso iria acontecer. E, são os pensamentos sombrios e forte do narrador sobre a guerra que comove.

Achei a leitura cansativa e muito melancólica. Arrastei com ela porque quando ele começa a confrontar, em uma tentativa de resgate, o passado com o presente é um pouco enfadonho.

Dos livros de Orwell esse até o momento foi o que menos gostei.




comentários(0)comente



Nag 01/08/2021

Meu Deus, Orwell
O começo é até interessante mas na metade do livro eu me vi me empurrando pra terminar, demorei justamente por isso, e olha que o livro é pequeno hein.
comentários(0)comente



Francyelle9 30/03/2023

Um pouco de Ar por favor!
Um homem pacato, relata sua história, onde cresceu, seu trabalho e família sempre se lembrando como tudo era melhor antes da guerra (1° Guerra Mundial), sempre obserando e pensando sobre como as pessoas se sentiam vive novamente o sentimento de guerra iminente (2° Guerra Mundial), decide reviver seus sentimentos de infância, arquiteta um plano de fuga da sua realidade para realizar sua vontade que imagina não poder ser compreendida por ninguém.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vini 24/08/2021

Razoável!
George Bowling, um senhor de 45 anos em sua vida pacata de vendedor de seguros, relembra momentos importantes, marcantes e monótonos (até de mais) da sua infância enquanto vive uma opressão psicológica pós primeira guerra.
Estes acontecimentos da guerra são notoriamente difíceis de esquecer para o George, juntamente com os traumas de infância, o que causa no personagem uma tensão de uma outra guerra que ainda não vira à tona mas que estava prestes a acontecer, e isso causava muito temor.
O vendedor de seguros passa um capítulo inteiro narrando a saudosa pesca, diferenciando a tranquilidade do mar com a fúria que era a guerra.
Por mais que Bowling tivesse outras lembranças, nenhuma era mais imersiva que a da pesca, talvez por isso o título ?um pouco de ar por favor?, que pode fazer referência tanto à questão da guerra quando da imersão nas memórias de pescaria. Em algum momento ele precisa respirar outros ares enquanto ainda há tempo de vida.
A narrativa de George segue a mesma linha, o personagem principal parece q é o próprio autor falando, e apesar de alguns momentos meio chatos, da pra ler tranquilo.
comentários(0)comente



Romicley 16/05/2022

Seria esse título mesmo?
Essa foi uma leitura no início chata, até porquê já havia tempo em que lia livros desse contexto. Porém, da metade pra frente comecei a me envolver na história do personagem e de alguma forma, coisas que ele conversava principalmente sobre memórias, não das guerras mais de coisas da infância " como pescar" na cidade Natal me trouxe boas lembranças. Em resumo é um texto denso, que conta a história de um homem de meia idade cheio de frustrações, que tenta voltar ao passado em quase toda a história até descobrir que o que importa é o presente. Com isso mudaria o título kkkk
comentários(0)comente



63 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR