Um pouco de ar, por favor!

Um pouco de ar, por favor! George Orwell

Resenhas - Um pouco de ar, por favor!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

NathyBean 21/02/2022

Tristemente maravilhoso.
George Orwell, o autor consagrado de 1984 e A revolução dos Bichos, retrata neste livro o momento em que a II Guerra Mundial está prestes a estourar, mostrando George Bowling, um homem gordo de 45 anos, que começou a usar dentadura, e vive dias terríveis que não tem fim. Então, decide recuperar um dinheiro guardado e voltar para o lugar que cresceu, com o objetivo de recuperar coisas tão preciosas que desapareceram. "Um pouco de ar, por favor!", mostra a busca de uma memória em um momento tão desesperador da história da Inglaterra.
Ainda que de forma simples, a perspectiva em primeira pessoa narrada por Bowling nos apresenta cenários simples de sua vida, mas que ao analisarmos o contexto político/histórico ambientado no livro, torna-se um redemoinho ao qual o protagonista se vê, sem saída, ao qual já se habituou.
Com um olhar realista e quase pessimista - característico de suas obras -, George Orwell consegue deixar muitas pistas sobre a forma como a trama se desenvolverá até seu fim, mas o apego gerado entre leitor-narrador, contribuído pela história dramática de Bowling, nos faz crer que seus interesses e objetivos o trarão resultados positivos, quando, o que encontra em seus atos gerados por suas emoções, é a realidade que o mesmo tenta fugir, mas que o persegue e o sufoca até o desfecho.
Não é um livro fácil, mas é emocionante.

Vini 24/08/2021

Razoável!
George Bowling, um senhor de 45 anos em sua vida pacata de vendedor de seguros, relembra momentos importantes, marcantes e monótonos (até de mais) da sua infância enquanto vive uma opressão psicológica pós primeira guerra.
Estes acontecimentos da guerra são notoriamente difíceis de esquecer para o George, juntamente com os traumas de infância, o que causa no personagem uma tensão de uma outra guerra que ainda não vira à tona mas que estava prestes a acontecer, e isso causava muito temor.
O vendedor de seguros passa um capítulo inteiro narrando a saudosa pesca, diferenciando a tranquilidade do mar com a fúria que era a guerra.
Por mais que Bowling tivesse outras lembranças, nenhuma era mais imersiva que a da pesca, talvez por isso o título ?um pouco de ar por favor?, que pode fazer referência tanto à questão da guerra quando da imersão nas memórias de pescaria. Em algum momento ele precisa respirar outros ares enquanto ainda há tempo de vida.
A narrativa de George segue a mesma linha, o personagem principal parece q é o próprio autor falando, e apesar de alguns momentos meio chatos, da pra ler tranquilo.

Léia Viana 21/01/2022

Melancólico
"Você sabe a sensação que eu tive. Um pouco de ar, por favor! Como as grandes tartarugas marinhas quando chegam a superfície, elas enfiam o nariz para fora e enchem os pulmões com grande gole antes de afundar novamente entre as algas e os povos. Estamos todos sufocando no fundo de uma lata de lixo, mas eu encontrei o caminho para o topo."

Que livro mais melancólico! Não me recordo de ter lido algo nesse formato em toda a minha vida de leitora até aqui.

George Bowling sente-se sufocado e resolve buscar um novo "fôlego" no seu passado. É um saudosista que frustrado e insatisfeito com sua vida, busca em uma viagem ao passado o "ar" do qual ele anseia tanto.

As reflexões que ele faz sobre a vida miserável dos proletariados e a visão de tempos futuros sombrios, uma previsão da Segunda Guerra Mundial, o terror da guerra pairava a mente de George com a certeza cada vez maior de que isso iria acontecer. E, são os pensamentos sombrios e forte do narrador sobre a guerra que comove.

Achei a leitura cansativa e muito melancólica. Arrastei com ela porque quando ele começa a confrontar, em uma tentativa de resgate, o passado com o presente é um pouco enfadonho.

Dos livros de Orwell esse até o momento foi o que menos gostei.

Gabriel.Marques 20/09/2021

Um livro irônico, pessimista e contemplativo. Não convidativo, mas que expressa a verdade do interlocutor e de quebra ainda possibilita paralelos entre o as mudanças do pós-guerra e as mudanças contemporâneas do pós-covid.

Silvio 11/12/2021

Gostei do livro! Ele me levou a recordar muito bem a minha infância, adolescência e juventude, nada muito diferente do protagonista. Isso me fez pensar que as coisas, o mundo, a vida de uma pessoa comum, normal não mudam muito, não importam o local ou o tempo. Realmente o passado e o futuro não interessam, até por que as mudanças são insignificantes.
Entretanto não há muita criatividade do autor, é só uma biografia detalhada de um homem comum. Se eu escrevesse a minha ou você escrevesse a sua, seria um livro bem parecido com esse.

AlessandroNunes 27/08/2023

Clássico recomendado
? Um pouco de ar, por favor!
?? George Orwell (Editora Pé da Letra @editorapedaletra)
? 272 páginas
?34/2023
????????
?? Resenha:

Um livro reflexivo, por vezes, denso e com mensagens interessantes. Retrata, com maestria, as angústias, frustações e expectativas de um homem inglês às vésperas e durante o desenrolar das duas grandes guerras mundiais.
George Orwell (1903-1950) é considerado um dos maiores escritores da era contemporânea. Sua produção literária é altamente motivada por sua vivência em meio aos conflitos armados e de sua visão peculiar sobre o Império Britânico. Sua crítica social e política é tão convincente que faz com que suas obras sejam atemporais.
George, um corretor de seguros, relata sua infância e juventude em uma Inglaterra romântica. Com o amadurecimento, a vida muda, as responsabilidades de um adulto aparecem e as preocupações e ansiedade por uma guerra que se aproximam são os motivadores para que esse homem busque um descanso, um retorno às origens, um tempo somente para ele!
Nesse contexto, o protagonista viaja para os locais caros de sua infância, mas se depara com as mudanças do futuro, novas conjunturas e o desconhecimento das pessoas de um passado distante. Um momento que proporciona a George várias reflexões importantes sobre família, valorização própria, política e comportamento humano perante às crises.
Um livro que consegue expor a personalidade do autor, com vários questionamentos e análises sobre a situação de uma nação às vésperas de uma guerra de proporção mundial.
A leitura não é fácil. Alguns momentos enfadonhos, pois o autor descreve, com detalhes, toda a trajetória infantil e juvenil do protagonista, porém, ao folhear as páginas à frente e com o desenrolar da história, a narrativa vai ficando interessante!
Leitura clássica, recomendada!

cams 10/03/2023

Um pouco de ar, por favor!
O livro é muito reflexivo e tem passagens bem inteligentes. Apesar de ser bemm enrolado e o personagem principal (George) ser meio pessimista (tbm né, dps de viver a primeira guerra mundial eu também seria KKKKKKK), gostei bastante de algumas coisas que ele disse pq realmente fez pensar! Recomendo pra quem tá acostumado com livros desse tipo!!

ju.c 25/10/2022

Um livro critico e claro sobre a violência e caos que a sociedade deixa nas pessoas, sendo pela guerra ou por causa das relações.

Um pouco cansativo, detalhado demais. Mas, extremamente real.

Amanda.Carolyne 14/08/2022

Nunca erra
George Orwell é um gênio, com uma escrita simples ele transmite o que acontecia com analogias o complexo período no qual se vivia. Apesar do livro não ser tão conhecido como os mais famosos do autor esse é tão bom quanto.

Helena 12/02/2023

Quantos George Bowling conhecemos por aí? Talvez nossos pais sejam um George Bowling da vida. Homens que não conhecem a si próprios e que fazem julgamento de tudo e todos como se nada importasse. Sinceramente, encontrei uma obra de Orwell que não gostei muito. Entendo como um retrato da mente masculina em uma sociedade em que as mulheres não passavam de esposas e mães. Tem momento na leitura que acho repugnante. Mas, de modo geral, foi interessante ler um livro que traz a visão do homem tão crua, sem escrúpulos; ou seja, tão natural. Gostei que não foi romantizado.

Aly 31/07/2022

É bom, mas não é ótimo. Achei simples, específico e rápido, mas não é um dos melhores do George! Porém é legal.

Cauã 27/01/2024

Interessante
Esse livro traz reflexões relevantes e uma escrita cansativa e massante. Faltou objetividade e um final bem desenvolvido. E ainda não citei os vários comentários machistas de tamanho absurdo, sendo possível relevar pelo contexto da época em que foi escrita.

Foi uma experiência. Para quem não conhece as obras revolucionárias de George Orwell, recomendo que não comece por essa.

Mari 18/07/2021

É um bom livro, não tão bom quanto os outros do autor mas ainda assim bom. É uma história parada e relativamente devagar, mas não entediante. O protagonista é muito bem construído e o seu redor também.

Isadora.Brito 09/03/2022

George Orwell é maravilhoso, os livros dele são incríveis e é é fazem refletir cada vez mais, com suas ideias, críticas e finais únicos, esse homem realmente sabe o que ele está fazendo, sem dúvidas é incrível como um livro pode mudar tanto a forma de pensar

Leiliane R. Falcão 21/11/2021

Fantástico!
Este é um livro sobre memórias e sobre as agonias do pré segunda guerra. Dito isso, é preciso fazer um certo exercício de empatia para entender o narrador e personagem principal da história, George Bowling, e assim tornar a leitura mais agradável.
Preciso set honesta aqui e dizer que a leitura foi arrastada. Diferente de Revolução dos Bichos e 1984, este não é um livro cheio de aventuras e reviravoltas. Pelo contrário, a vida de um corretor de seguros, pai de família aqui narrado, é extremamente monótona. E talvez aqui esteja o maior exemplo do brilhantismo do Orwell. Mesmo com uma história relativamente simples, o livro se torna interessante. A princípio foi difícil me conectar com a narrativa. Mas conforme a leitura vai avançando, percebi que mesmo num contexto completamente diferente do nosso hoje, algumas ideias do George Bowling não nos são tão estranhas.
Em 1939 George Orwell já falava sobre pessoas que preferiam árvores do que seres humanos. Impossivel ser mais atemporal que isso.
Eu terminei a leitura super satisfeita de ter dado uma chance para este livro, apesar das críticas negativas e da capa horrorosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5