Uma Família Quase Perfeita

Resenhas - Uma Família Quase Perfeita

1 | 2 | 3 | 4

Luliane.Machado 13/07/2022

Surpreendente
Confesso que estava com um certo preconceito na leitura dessa obra.
Logo de início pensei essa Stella matou o Olsen, qual a surpresa dessa história?
Dividido entre três narradores: primeiro, o pai, pastor, que narra o problema que a família se meteu e sua visão de família; em segundo, a filha, que narra seus dias na prisão e sua visão dos pais, bem como coisas que somente ela sabe; e, por fim, em terceiro, a mãe (advogada), que narra o julgamento, o suspense maior da história (clímax). Ao finalizar tem-se dúvida sobre quem matou o Olsen.

Mas ainda bem que a autora soube arrematar a história e escreveu o epílogo, eliminando as possíveis dúvidas.

Gostei muito da divisão das história, de ver a visão de cada membro familiar e a astúcia da mãe. Fiquei surpresa com o pensamento dela e da amiga de Stella, a Amina.
A parte narrada pela mãe me ganhou super! Não imaginava o que ela faria! Muito bom. Recomendo.

Let 11/07/2022

Gostei mto
Um thriller que prende bastante e te deixa confuso o tempo todo, pois cada hora vc trilha uma linha de raciocínio diferente. O final podia ter sido mais elaborado mas gostei muito do livro como um todo. Questões interessantes e importantes sendo tratadas.

Karini.Couto 21/05/2022

Esse é um drama familiar bem do jeito que eu gosto, que te deixa ávido por mais a cada virada de página, já que temos um mistério, uma família que em um primeiro olhar parece normal, mas assim como na vida real, possui diversas camadas que vão sendo expostas pouco a pouco e com elas, vamos descobrindo que nada é o que parece ser!

Adam, é um respeitado pastor local, pai de Stella, uma jovem que acabou de completar dezoito anos e esposo de Ulrika, advogada de defesa experiente. Eles foram comemorar os dezoito anos de Stella, mas o que não sabiam, é que no dia seguinte suas vidas iria virar de ponta cabeça.

Stella é detida e presa em uma investigação de assassinato, e com isso vamos descobrindo mais a respeito de cada membro dessa família, que parecia apenas mais uma em meio a tantas.

A escrita de M.T. Edvarsson é viciante. O livro é dividido em três partes, intercalando o ponto de vista desses três personagens e suas lembranças do passado e momentos do presente. Isso faz com que possamos pouco a pouco, perceber o quanto já haviam "rachaduras na fachada" e muitos segredos guardados, bem como mágoas e que em algum momento eles se perderam uns dos outros na rotina de seus dias, fecharam os olhos, quando deveriam estar com eles bem abertos a todos os sinais ao redor! Afinal, as vezes estamos tão envolvidos em nossa própria rotina, que não nos damos conta do que está bem ali diante dos nossos olhos.

"Nossa fracasso e omissão para com Stella foram imperdoáveis."

Gostei de conhecer principalmente Adam, que por ser um pastor local e ter sua crença enraizada na sua fé, vamos vendo como é sua relação com a comunidade, onde é respeitado em sua posição, assim como vamos vendo seu desespero em provar a inocência de sua filha, porém com isso também vamos percebendo como falhamos tentando acertar, e que a omissão, mesmo inocente pode ser um caminho perigoso!

"Com uma filha de dezoito anos, você tem duas opções: ou você vive morto de preocupação ou se recusa a pensar em todos os riscos que ela parece adorar correr. É simplesmente uma questão de autopreservação."

Stella, vai nos mostrando a experiência de sua prisão e de todo esse processo que está enfrentando, além de podermos ver como é sua relação com seus pais através do seu ponto de vista, sua relação com Amina, sua melhor amiga, e o relacionamento com Chris, até então desconhecido pelos seus pais, e o homem que foi morto, ao qual Stella está sendo acusada de sua morte.

E por fim, vamos acompanhar o ponto de vista de Ulrika sobre o julgamento de sua filha em especial e o desenrolar desse caso e todos os segredos que nos serão revelados no decorrer da leitura. E até onde cada um está disposto a ir para proteger uns aos outros.

"..Ulrika disse uma vez que o amor é deixar o outro livre, deixar as pessoas que você ama voar, mas tenho a impressão de que Stella só está batendo asas, sem decolar. Eu imaginara uma coisa diferente."

Eu sou bem experiente com esse tipo de enredo e posso dizer que fui surpreendida pelo autor, que consegue manter o mistério, me fazendo pender para um lado e depois para outro, sempre na dúvida do que realmente aconteceu com Chris. Isso é um ponto muito positivo em enredos do gênero e como gosto de tramas Suecas, seja nas telas ou nas páginas!

"Mentir é uma arte que poucas pessoas dominam completamenta

Por fim, posso afirmar que esse título é cheio de mistérios e muitas reviravoltas, trazendo o fator surpresa que deixa o leitor extasiado! Os personagens são bem delineados e do tipo que te deixa com raiva, asco, vontade de falar umas boas verdades, e isso não é ruim, pois os torna palpáveis, reais, falhos, humanos!

Uma lição que o livro levanta, é que não conhecemos a fundo ninguém, nem mesmo as pessoas que moram conosco, afinal, todos temos nossos segredos e aquelas coisas que guardamos em camadas mais internas. Adam quer acreditar a todo custo na filha que idealizou, Ulrika apesar de ser bem realista, ultrapassa limites perigosos e Stella, me irritou diversas vezes, achei ela ingrata, em outros momentos mimada e irritante. E no fim veremos até onde vai o limite entre o certo e o errado, e até onde as pessoas estão dispostas a descer e quais são verdadeiramente seus valores e o que é mais importante, justiça? Lei? Proteção? Negação?

A pergunta que a história deixa é, até onde você iria para proteger quem ama? Para proteger sua família? E o que isso iria te custar, vale a pena?!

Vivi 13/03/2022

Uma família " perfeita" e em seguida um crime até então cometido pela filha de acabou de fazer 18 anos e a partir daí as ações de cada um passa a ser questionada.
Achei bacana a forma que o autor fez em dividir cada personagem a filha, o pai, a mãe. Para nos apresentar o mais profundo de cada um. Com essa divisão já fica claro o que houve de verdade. Para as mães de plantão acredito que como eu vão apedrejar Ulrika ( a mãe) afinal a jogada que ela faz em um dado momento aqui foi corajosa. Mas a questão maior aqui por incrível que pareça não está no crime e sim na família. As perspectivas que criamos em cima dos filhos, os perigos da perfeição que pode sufocar aqueles que amamos. As cobranças de uma mãe consigo mesma em ter decidido mais pela profissão do que a família. E tb a culpa de ver mais a melhor amiga da filha como dela do que a própria filha e isso em determinado ponto vai ser complicado. Afinal a moça é tudo o que ela queria que a filha fosse.
É muito complexo o que se passa na psique dessa família. São mais questionáveis as razões das ações do que o próprio crime. Eu amei a mente da Stella a forma de analisar as pessoas que ela tinha.
A questão de estupro tb é tratada aqui. Mulheres que guardam para si esse momento difícil com medo do julgamento alheio.
Psicopatia tb é pincelada por aqui.
Eu adorei a escrita que é viciante e ver o mais profundo desses personagens e claro o quebra- cabeça montado. Com certeza quero ler algo mais do autor.
? Uma adolescente é acusada de assassinar brutalmente um homem muito mais velho. O crime de Stella, filha de um casal adorado pela comunidade, beira o inacreditável. Só pode ser um terrível engano. Certo?

"Impossível parar de ler. Um livro sobre os sacrifícios que fazemos para nos tornarmos aquilo que as pessoas que amamos esperam de nós." ? The New York Times

Nayra 07/02/2022

Uma história interessante, e só.

Conforme as visões dos personagens são mostradas, é possível compreender um pouco melhor a dinâmica da família, e porque as coisas são como são.

Antes da metade do livro já deu pra sacar o final, por isso a história perdeu um pouco a graça.

A ideia do autor foi legal, mas o desenvolvimento ficou um tanto previsível - o que é algo um tanto negativo para uma história de suspense policial.

Erika 31/01/2022

Frenético!
Leitura em um ritmo frenético. Viciante!
Adam, um pastor muito correto de uma igreja situada na Suécia de repente vê sua vida e sua reputação ir por água abaixo. Stella, sua filha, é bem diferente do que se esperava ser a filha de um pastor. Nada recatada, cheia de personalidade e indisciplinada ela testa os limites da família se metendo em várias confusões até que um dia suas ações podem ir longe demais.
Cris Olsen foi encontrado assassinado à facadas. Stella tinha uma certa ligação com ele. Um fato que seus pais desconhecem. Aliás. Adam é Ulrika parecem não saber nada sobre quem realmente Stella é.
A filha de Adam é presa como suspeita. E esse pai vai entrar em conflito consigo mesmo entre proteger a quem ama e fazer o que é certo.
O livro é dividido em três partes e mostra a perspectiva do pai,da mãe e da filha. Mostrando que nenhuma familia é perfeita. E coisas graves também acontecem nas melhores famílias.
Adorei o livro. Muito bem escrito.
Super recomendo.

C. Aguiar 07/01/2022

Nesse livro o leitor é apresentado para uma família sueca quase perfeita, a filha única da família foi acusada de um crime brutal e com uma história dividida em três partes vamos acompanhando esse thriller psicológico que brinca com o leitor. Afinal Stella cometeu ou não assassinato?
A primeira parte é narrada pelo pai da garota, um pastor da igreja local; a segunda é narrada por Stella que já está encarcerada e a última parte é narrada pela mãe da garota, que é uma advogada de sucesso e está defendendo a filha.

Adam é um pastor que teve toda a sua vida guiada por seus princípios rígidos, ele não consegue aceitar que sua filha cometeu o crime e a medida que acompanhamos a leitura percebemos que ninguém neste livro é completamente mal, de alguma forma todos tem sua parcela de culpa nas situações.
Na segunda parte narrada por Stella vamos acompanhando o desenrolar da situação, mas ainda não sabemos de tudo e percebemos o quanto ela é um ser humano ruim (para não usar uma palavra pesada). Infelizmente o autor não explica nada sobre a personalidade de Stella e não sabemos se ela tem algum desvio de conduta, teve algum trauma que a deixou assim, simplesmente o leitor só vê o quanto ela é nojenta e nada mais.

Na terceira e última parte vemos sua mãe Ulrika reconhecendo que Stella poderia ser diferente e que tem alguns problemas, mas isso não importa porque ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar a filha do pior. Apesar de gostar desse sistema de narração para o leitor ir construindo um quebra-cabeça e montando a trama, esse livro tem alguns pontos muito ruins e um deles é: os personagens são chatos/insuportáveis.

Stella é muito mal educada, grosseira e mimada, o pai não entende que sua filha não é a pessoa perfeitinha que ele acredita ser e a mãe é o ser mais ou menos "pé no chão" dessa história, mas eles realmente não se importam muito se ela matou pessoas com requintes de crueldade ou não, eles só querem que ela esteja livre.
A história é bem maçante em alguns momentos e está mais para um drama de família do que um thriller psicológico. Percebemos o quanto que os pais da garota são omissos e só estão se importando agora que ela foi acusada.
No mais não encontrei erros enquanto li e fiquei bem decepcionada, pois estava com altas expectativas nessa leitura.

- Lembre-se de ler e tirar suas próprias conclusões, não funcionou para mim, mas pode muito bem funcionar para você.

Celi Gomes 06/01/2022

Na primeira parte, a narrativa do pai, passei raiva, Stella é uma garota irritante que não sabe lidar com a frustração e só faz merda e os pais não sabem lidar com ela. A maior parte do tempo acredito que ela fez o que a acusam e torci para ela ficar trancafiada na cadeia. Já na segunda parte, narrada pela Stella, começo a ter raiva da sonsa da amiga.... ô garota mais besta, chego a pensar que ela é uma falsa e que Stella é manipulada por ela o tempo todo. Só na terceira parte, narrada pela mãe, que tudo é revelado e as coisas fazem sentido. De qualquer forma, peguei nojo da Amina, garota besta, se ela fosse mais leal à amiga, que fazia tudo por ela, não teriam chegado àquela situação. Sim, me envolvi na leitura e gostei bastante do livro mesmo tendo pegado nojo de algumas personagens.... rsrsrs

Aline Navarro 31/12/2021

Muito lento pro meu gosto
Adam é o pastor da comunidade onde reside, um homem admirado e respeitado. Ulrika é a esposa de Adam, uma advogada criminalista competente. Stella é a filha de Ulrika e Adam, acabou de completar 18 anos, tem a vida pela frente. Até que no dia seguinte ao aniversário de Stella, ela é presa por suspeita de assassinato. E essa família perfeita começa a se mostrar com sérios problemas estruturais. Chris, um homem de 32 anos, filho de uma personalidade conhecida da cidade, é encontrado morto em um parque, esfaqueado. A polícia descobre que ele estava envolvido com uma jovem, Stella. Uma testemunha viu Stella ir ao apartamento de Chris, gritar várias vezes, e depois sair na direção do parque. Durante o período que a polícia estima que Chris foi assassinado, Stella não tem um álibi. Torna-se a principal suspeita e é presa. Os pais de Stella correm contra o tempo para conseguirem provar que a filha é inocente. O livro é dividido em três partes, cada parte com um narrador diferente: Adam, Stella e Ulrika. Com Adam, o leitor acompanha o desespero de um pai que ainda enxerga na filha uma adolescente frágil e despreparada para enfrentar o mundo dos adultos. A versão de Stella é um pouco diferente. Já na prisão, esperando pelo dia do julgamento, Stella conta como são seus dias, e intercala com os eventos do passado até o dia do assassinato. E nesse ponto, conhecemos um Adam diferente, um pai autoritário, possessivo. A terceira parte é o julgamento de Stella, e acompanhamos a narrativa de Ulrika. É a parte mais surpreendente, principalmente pelas revelações do que Ulrika fez para proteger a filha e qual seu plano para comprovar a inocência de Stella. Pra mim, o livro é lento demais e não teve um final tão empolgante. Não gostei tanto. Muita análise e pouca investigação.

Thaís Vilas Bôas 14/12/2021

E o jardim do vizinho é sempre mais verdinho
Comecei essa leitura com altas expectativas depois de ouvir tantos elogios sobre o livro. Sim, eu gostei. Mas não achei toda essa Coca-Cola no deserto não.

O livro é dividido em três partes: a visão do pai, da filha e, por fim, da mãe. A primeira parte eu achei bem morna. Quando começou a parte da filha, deu uma boa aquecida! Mas logo diminuiu novamente o ritmo com a parte final.

Sim, o livro prendeu minha atenção!! No final eu queria saber o que realmente tinha acontecido e como tudo iria se resolver. Mas nada que tirasse o meu fôlego.

Achei um bom livro, mas não entrou pra minha lista de favoritos.

Racestari 12/11/2021

Inacreditável!
Que livro fascinante! São três os narradores, pai, filha e mãe, e odiei e amei os três. Mudei de ideia o tempo todo, discordei, me insurgi, mas o desfecho foi sensacional, afinal a perfeição é uma miragem...sempre.

jefranklin 09/09/2021

Gostei dos personagens e de como a história se desenrola, mas em se tratando de suspense com grandes reviravoltas , deixou a desejar?

Nih 13/08/2021

Péssimo !!!
Que livro chato e previsível ! Enrolação sem fim. A trama foi tão maçante que eu achei que não ia terminar nunca. Foi uma tortura, com um final que eu já nem lembro mais.
Bruno Malini 23/09/2021minha estante
Hummm, depois dessa resenha vou tirar da minha wish list

1 | 2 | 3 | 4