Eu não sei quem você é

Eu não sei quem você é Penny Hancock

Resenhas - Eu não sei quem você é

Lua 14/06/2023

Não tava preparada
Gente, que loucura foi essa?! Esse livro é um achado! Li em menos de 24h porque simplesmente não conseguia ir adianta sem saber o que ia acontecer. A complexidade dos personagens, a forma como é brilhantemente escrito os pensamentos, as tomadas de decisões. Tudo é muito verídico e ao mesmo tempo chocante.

Acho que a palavra que posso caracterizar o livro é: animalesco. Duas amigas de mais de 20 anos se tornam LEOAS para defender seus filhos.

Tirei meia estrela porque algumas partes, como descrições de espaço, achei muito arrastadas. Ou não sei, talvez eu tivesse tão envolvida na história que não queria ler 2 parágrafos sobre o clima.

Mas fica o aviso: é um livro que desperta muita dor, pois o debate principal é sobre estupro. Eu não sabia disso e demorei um tempo pra me recuperar.

Mas de resto, perfeição!

Pri 14/06/2023

Não sei não?
Com sinceridade o final me irritou, o livro te deixa preso pra saber o que vai acontecer, mas lá pro final eu já não aguentava mais a enrolação e eu não gostei mesmo do final?

BeatrizViana0 14/06/2023

Perfeito!
Como uma acusação grave coloca em xeque o caráter de todos os personagens. Uma mentira inconsequente que leva a destruição de sonhos, amizades e família. Mas o que mais me chamou a atenção foi a capacidade do recomeço, depois de tudo esclarecido. É cruel o que o sistema faz com nós, mulheres, em qualquer idade e posição. Não consegui parar de ler, até descobrir o desfecho final. Livro muito bom e que nos leva a reflexão de várias coisas e situações na vida. Meu mais novo favorito!

Sthef 07/06/2023

Em relação a quantidade de páginas, eu acho que o livro poderia ser bem menor. A história se tornou repetitiva. Acho que, para esse tipo de história, algo mais conciso funcionaria melhor.

Luiza 02/06/2023

Esse livro é uma obra extraordinária
Se aprofundando em várias questões, esse livro nos levanta perguntas as quais nós não estamos realmente preparados pra ouvir as respostas.
Nós realmente conhecemos quem divide a mesma casa com a gente? Qual as consequências e o peso que o abuso sexual traz consigo? Qual é o custo de acreditar ou não acreditar na vítima até o fim?

Esse livro é sensacional, sem dúvidas a minha melhor leitura de 2023 até o momento.

Além do belíssimo desenvolvimento e enredo, ele vai afundo, nos fazendo questionar o nosso próprio caráter e senso de julgamento.

Estou encantada em saber que os assuntos (super pesados) do livro foram demasiadamente desenvolvidos de uma forma sensacional!!

Marcello Ramalho 01/06/2023

A desconstrução de uma premissa equivocada: "todo homem é um estuprador em potencial". O raciocínio defendido pela própria protagonista é precisa ser reavaliado após viver na própria pele uma experiência incomoda. A escrita é fácil. As criticas ficam por conta do excesso. A protagonista - que é professora de escrita criativa - defende a teoria de um texto enxuto, conciso, sem excessos. Não é isso que a autora apresenta nas mais de 400 páginas. Personagens até bem apresentados, mas com muitas incongruências entre as personalidades e os fatos.

Ana 30/05/2023

Conflitante
A leitura é muito boa, você não sente vontade de parar de ler, principalmente depois de um acontecimento porque paira a dúvida do que aconteceu com aquele personagem.
Apesar de ter gostado muito, me incomodou alguns pontos. Primeiro, vale falar que o livro trata de um assunto muito sensível, e não é para todos. Mas a forma que tratou, não sei, parece que sempre que acontecer você pode simplesmente lidar com os envolvidos sem colocar a polícia no meio?
Outro ponto foi como foram perdoados muito fácil, eu pelo menos guardo rancor kkkk e acho difícil depois de tudo que rolou, na semana seguinte serem melhores amigas novamente
E por último, achei um final aberto, sem contar muito do que rolou com alguns personagens e isso me incomoda sempre, não quero imaginar, se fosse assim eu
mesma escreveria um livro

Isabela Cestari 28/05/2023

São tantas coisas pra dizer que eu nem sei se dou conta de colocar tudo aqui. Até a metade do livro eu fiquei completamente vidrada, presa, não conseguia largá-lo de maneira nenhuma. Pela revolta, pelo nojo ou pela sede da verdade, ele me prendeu.
A postura da Holly me incomodou de uma maneira mais profunda do que eu sequer poderia ter imaginado. Uma pessoa no cargo dela, na posição profissional que ocupava, nos feitos do seu passado... A conta não bate de jeito nenhum quando a corda arrebentou pro seu lado mais fraco. Independente do começo, do meio ou do fim do livro; por mais que de muitas maneiras eu me identifique com a personalidade da personagem, esse pano pra ela eu jamais conseguirei passar. O Rowan é problemático em tantos níveis que merecia um livro só dele pra trabalhar todas as camadas de erro que culminam na sua existência.
Da metade pra frente, o rumo que a história segue ficou arrastado pra mim. Entendo que exista um desenvolvimento das duas famílias enquanto "um certo personagem" toma "um certo rumo desconhecido" (creio que quem leu vai entender kkkk), mas não necessitava de tanta demora assim para que as coisas se resolvessem, pra mim poderia ter sido mais enxuto. No último 1/4 do livro, quando as coisas finalmente voltaram a andar, foi quando fui fisgada novamente. A verdade foi revelada. E por mais que eu entenda que o desfecho é extremamente verossímil e faça mais sentido do que a proposta original, algo faltou pra mim. Achei que o personagem que é a chave de tudo para o final do livro não foi nada desenvolvido, me pareceu jogado (da mesma forma quando é revelada a identidade do @Machistinha). Sua posição fez todo o sentido, mas a pessoa não, pelo menos não pra mim. Também queria me expressar sobre a Saffie, mas acredito que ela é a única personagem em que não há nada que eu possa aqui dizer sem revelar o mínimo de spoilers do livro, provavelmente já devo ter revelado até demais kkkkk.
Em suma, na parte em que estava extremamente irritada com a Holly e que a trama não estava mais me pegando, cogitei dar 3 estrelas, mas agora, observando como um todo, dou as 4 que queria dar desde o começo porque ele é exatamente sobre isso: uma montanha russa de emoções. Pelo bem ou pelo mal, ele vai mexer com você. Mesmo que a minha opinião seja água e a sua vinho, ele vai mexer com você. Um assunto extremamente necessário, uma abordagem que talvez não tenha me agradado tanto quanto eu gostaria, mas ainda assim preciso reconhecer que foi uma jornada incrível.

P.S. mais de um ano depois: o número de estrelas deveria ter sido 3 desde o início. Quando penso nesse livro, por mais que me lembre do mix de emoções que senti, a única que me marcou foi a raiva. Você só passa raiva do início ao fim. Entendo o que a autora quis fazer, mas pra mim ela cagou no pau. Pra terminar: pode passar o tempo que for, a Holly sempre vai ser uma egoísta escrota do 🤬 #$%!& que só pensa em si mesma. Se bobear, três estrelas ainda é muito.

Thaís 24/05/2023

Qual o peso de mentira? Quais as consequências um fato mal contado pode trazer? Um livro que te faz pensar te faz ficar neutra, te faz ter medo de tomar um partido. De faz ter outra visão sobre o tema contado. Estou saindo como uma pessoa que vera todos os âmbitos, que não irá falar besteira e que tem a cabeça bem mais centrada sobre o tema. Compensa demais lê e mergulhar. E arrisco dizer que foi uma das minhas melhores leitura de 2023.

skuser02844 24/05/2023

Esperava mais
No início do livro eu fiquei mega empolgada, ja no meio dei uma bela enrolada p terminar e no final fiquei bem decepcionada, esperava um plot incrível no fim (oq nao aconteceu). o livro nao eh ruim mas nao chega nem perto dos meus favoritos também.

Lê Farias 23/05/2023

É um livro de leitura fácil, uma coisa que gostei foi conhecer as personagens pelos seus pontos de vista é bom para entendermos melhor quem elas são e como pensam. O tema abordado é pesado, nunca é fácil ler sobre estupro, ainda mais de uma criança. Acho que é uma escolha inteligente não descrever o estupro e como de fato ele aconteceu, isso deixa o tema um pouco mais leve.
Eu fiquei em dúvida em todo momento de quem realmente era o culpado, todos os suspeitos pareciam prováveis de ter cometido o crime. Até a verdade ser revelada eu desconfiava de todo mundo.

Bia 21/05/2023

Complexo
Todo mundo fala tão bem desse livro que eu tava super ansiosa pra ler mas não me prendeu tanto quanto eu esperava e a história não foi tão boa.

A construção dos personagens é muito bem feita, consegui entender os dois lados da situação e fiquei bem dividida em quem acreditar, embora eu tenha me irritado com os pais algumas vezes. A Holly por achar que ela é a única pessoa sofrendo e o mundo gira em torno dela, a Jules por ser praticamente incapaz de tomar uma decisão sozinha e o Rowan eu não preciso nem comentar quem salva mais é o Archie.

A premissa do livro é boa e traz um debate muito importante a história também é, mas não acho que seja um livro bom pra dialogar sobre estupro e outras coisas. Me passou a impressão de que a autora se perdeu no meio do caminho e foi contra tudo que construiu na narrativa. Também acho que não é um livro bom pra representar ou acolher pessoas que sofreram abuso sexual, fora todos os possíveis gatilhos.

Recomendo sim, mas com ressalvas, tem um bom enredo mas o debate que a autora traz não é dos melhores e acaba deslegitimando certos caso.